12746
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Tecidos: onde os encontramos e como eles são

Plano de aula de Ciências com atividades para 6o ano do EF sobre Tecidos: onde os encontramos e como eles são

Plano 04 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ariclenes de Almeida Mélo Araújo

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: é melhor desenvolvida quando aplicada após o plano de aula CIE6_05VE03.

Materiais necessários para a aula: papel A4 ou similar (branco e colorido), papel Kraft grande o suficiente para que os alunos possam desenhar o contorno de seu corpo, materiais diversos para desenho a sua escolha (grafite, lápis de cor, lápis cera, lápis hidrocor, etc.), tesoura, cola, fita adesiva e materiais de descarte que possam ser reutilizados (ex.: ).

Materiais de referência conceitual como fonte de informações auxiliares relacionadas a essa aula:

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente o título da aula e questione se eles recordam de exemplos de tecidos presentes no corpo humano. Caso se mostre necessário, retome o conceito de tecido trabalhado no plano de aula CIE6_05VE03.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: O objetivo dessa etapa da aula é construir o conceito de que as características de um objeto estão relacionadas à função que esse objeto é especializado em realizar. Os utensílios domésticos e as ferramentas mecânicas ilustradas no slide servem como auxílio para alcançar esse conceito com os alunos. Pergunte aos alunos quais dos objetos ilustrados no slide são familiares. Em seguida, questione se eles sabem para que esses objetos são utilizados no dia a dia e suas funções. Provoque também a seguinte reflexão: diferentes objetos podem ser utilizados para diferentes tarefas de forma eficiente (ex.: usar uma colher para aparafusar um parafuso; usar uma chave de boca para cortar carne; usar uma chave de fenda para colocar sopa em um prato)? Espera-se que os alunos demonstrem a percepção de que nem todo objeto é adequado para todo tipo de tarefa e que as características que cada objeto possui geralmente estão relacionadas à melhoria de sua eficiência na função que realiza. É possível que os alunos exemplifiquem situações em que objetos distintos podem ser utilizados para uma mesma função, mesmo que eles não tenham sido projetados para essa função. Um exemplo disso é um uso de uma faca para desparafusar um parafuso. Caso isso aconteça, busque fazer com que os alunos tenham a percepção de que esses objetos, mesmo sendo distintos, possuem algo em comum, alguma característica similar que os permite ter eficiência na execução da tarefa. Ou seja, no exemplo dado da faca, esse objeto possui uma forma laminar que o permite se encaixar no parafuso de maneira eficiente. Finalize essa etapa expondo que os tecidos do corpo funcionam da mesma forma, ou seja, são especializados em determinadas tarefas.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente a questão disparadora. A relação entre a questão disparadora com a ideia apresentada na contextualização (slide anterior) é a de que os tecidos também são especializados em determinadas tarefas, assim como as ferramentas e utensílios. Escute a opinião daqueles alunos que quiserem apresentar possíveis respostas para a questão, mantendo-se imparcial a todas as ideias apresentadas e sem indicar quais ideias estão próximas do real ou do correto. Ou seja, esse momento é apenas para dar início à construção das ideias.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 19 minutos.

Orientações: Organize os alunos em grupos. A quantidade de grupos sugerida é de sete. Cada grupo será responsável por um tipo de tecido diferente (epitelial, muscular, nervoso, adiposo, cartilaginoso, ósseo e sanguíneo), entretanto, a quantidade de grupos pode ser menor (alguns dos tecidos mencionados seriam escolhidos para a atividade proposta) ou maior (mais de um grupo responsável por trabalhar um mesmo tipo de tecido). É recomendável que cada grupo seja composto de 3-5 alunos.

Os alunos realizarão a atividade com base em um material conceitual de apoio chamado “Pistas sobre o tecido”, disponível no material complementar.

Esse material de apoio contém apenas informações básicas sobre a estrutura e funções dos tecidos que serão destinados aos grupos de alunos, não fornecendo muitos detalhes sobre as principais características de cada tecido e nem mesmo o nome deles. Isso se dá porque um dos objetivos dessa etapa é de que os alunos idealizem as características necessárias para que cada tecido realize a tarefa a qual está destinado. Em “Pistas sobre o tecido”, cada tipo de tecido recebeu uma numeração específica: epitelial (1), muscular (2), nervoso (3), adiposo (4), cartilaginoso (5), ósseo (6) e sanguíneo (7). Certifique-se de que esse material de apoio seja impresso antes da realização da aula, para que possa ser entregue aos grupos.

Cada grupo também precisará receber uma ficha de preenchimento de informações chamada “onde está esse tecido”, para que registrem algumas informações que a própria ficha solicita: desenhar um molde do corpo humano em papel Craft e utilizá-lo para informar em quais partes do corpo espera-se que esse tecido esteja presente e fornecer a justificativa dessas previsões. A ficha “onde está esse tecido” está disponível no material complementar.

Após entregar os materiais impressos (“Pistas sobre o tecido” e “Onde está cada tecido”), explique que eles precisarão ler as informações que receberam sobre algum tipo de tecido e as utilizar para duas atividades: o preenchimento dos itens que são solicitados pela ficha “Onde está cada tecido” e a construção de um modelo (maquete) que represente as principais características que devem estar presentes no tecido que ficaram responsáveis. Recomende que cada grupo eleja um aluno responsável pela leitura do “Pistas sobre o tecido” (aluno leitor), outro aluno responsável pelo preenchimento da ficha “Onde está esse tecido” (aluno escriba) e um terceiro responsável pela apresentação do que foi produzido pelo grupo na etapa de Sistematização da aula (aluno orador). Busque realizar a entrega dos materiais impressos e explicação das etapas da atividade em, no máximo, 3 minutos, para que os alunos tenham 16 minutos disponíveis para a realização da atividade em si. Existem diferentes possibilidades para a construção desses modelos com base no material que estiver disponível. Os alunos podem construir esse modelo a partir de desenho, pintura, recorte e colagem de papéis coloridos ou através da reutilização de materiais que seriam descartados (garrafas plásticas, canudos, palitos, papelão, elásticos, etc.). Acompanhe a construção dos modelos e observe se algum grupo precisa de maior direcionamento, intervindo quando julgar necessário. Mantenha a turma atenta ao passar do tempo destinado a essa etapa, indicando quando estiver perto de sua finalização.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos.

Orientações: Os próximos slides, têm como objetivo apresentar a estrutura básica de cada tipo de tecido, assim como as características mais marcantes. Ao todo, são três slides: o primeiro abordando os tecidos epitelial e muscular, o segundo abordando os tecidos nervoso e adiposo e o terceiro abordando os tecidos cartilaginoso, ósseo e sanguíneo. É importante pedir que cada grupo apresente o que desenvolveu antes de expor as informações contidas nos próximos slides sobre os respectivos tecidos de cada grupo. Por exemplo, antes de apresentar o próximo slide, que aborda os tecidos epitelial e muscular, garanta que os grupos que trabalharam com esses dois tecidos apresentem o que produziram primeiro.

Apresentar o conteúdo dos próximos slides antes da apresentação dos modelos pode causar inibição dos alunos na hora que for solicitado que eles apresentem o que produziram. Os grupos devem apresentar de maneira resumida (por volta de 1-1,5 minuto) o que desenvolveram: o desenho e pintura no papel Craft e o modelo construído representando o tecido que ficaram responsáveis. Os dois grupos que devem apresentar o que desenvolveram nessa etapa, antes de passar para o próximo slide, são os que ficaram responsáveis pelos tecidos 1 (epitelial) e 2 (muscular). O tempo sugerido para este slide em específico é de 3 minutos, pois a etapa de Sistematização desse plano de aula possui quatro slides no total.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Nesse slide é apresentada, de forma breve, a estrutura básica e as características mais marcantes dos tecidos epitelial e muscular (denominados como tecidos 1 e 2 nas “Pistas sobre o tecido”) . Apresente cada tipo de tecido estabelecendo uma relação comparativa com o que foi construído pelos grupos que ficaram responsáveis pelos mesmos. Sobre o tecido epitelial, enfatize o quanto as células são bem próximas umas das outras e o quanto quase não há substâncias preenchendo o espaço entre elas. Destaque também o quanto esse tecido é importante para a proteção do organismo (através da pele) e para o revestimento especializado de alguns órgãos (ex.: a mucosa gástrica, que protege as paredes do estômago da acidez do suco digestivo). Sobre o tecido muscular, enfatize a importância da contração e relaxamento de suas células para que o corpo realize movimentos de grande importância (ex.: a locomoção, os batimentos cardíacos, o movimento da respiração pulmonar, o movimento de deslocamento do alimento ao longo do processo de digestão etc.). Em seguida, os próximos dois grupos que devem apresentar o que desenvolveram nessa etapa, antes de passar para o próximo slide, são os que ficaram responsáveis pelos tecidos 3 (nervoso) e 4 (adiposo). O tempo sugerido para este slide em específico é de 6 minutos (3 para as apresentações dos alunos e 3 para a exposição do professor), pois a etapa de Sistematização desse plano de aula possui quatro slides no total.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Nesse slide é apresentada, de forma breve, a estrutura básica e as características mais marcantes dos tecidos nervoso e adiposo (denominados como tecidos 3 e 4 nas “Pistas sobre o tecido”) . Apresente cada tipo de tecido estabelecendo uma relação comparativa com o que foi construído pelos grupos que ficaram responsáveis pelos mesmos. Sobre o tecido nervoso, reforce a informação sobre o quanto sua estrutura lembra uma rede de fiação elétrica, mas ressalte o quanto é bem mais complexa (ramificada), e enfatize o quanto suas células possuem uma forma totalmente relacionada a esse fato. Sobre o tecido adiposo, é importante romper com o senso comum social que trata o consumo de qualquer tipo de gordura como algo ruim, ou seja, é importante deixar claro para os alunos que o consumo e armazenamento de gordura é importante para o organismo, desde que se consuma de maneira qualitativamente e quantitativamente correta. Em seguida, os próximos três grupos que devem apresentar o que desenvolveram nessa etapa, antes de passar para o próximo slide, são os que ficaram responsáveis pelos tecidos 5 (cartilaginoso), 6 (ósseo) e 7 (sanguíneo).O tempo sugerido para este slide em específico é de 8 minutos (5 para as apresentações dos alunos e 3 para a exposição do professor), pois a etapa de Sistematização desse plano de aula possui quatro slides no total.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Nesse slide é apresentada, de forma breve, a estrutura básica e as características mais marcantes dos tecidos cartilaginoso, ósseo e sanguíneo (denominados como tecidos 5, 6 e 7 nas “Pistas sobre o tecido”) . Apresente cada tipo de tecido estabelecendo uma relação comparativa com o que foi construído pelos grupos que ficaram responsáveis pelos mesmos. Sobre os três tecidos apresentados neste slide, enfatize a presença da grande quantidade de substâncias extracelulares (formando a matriz intercelular) e como o que compõe essas substâncias está diretamente relacionado à função que esses tecidos desempenham: a matriz intercelular do tecido cartilaginoso é rica em fibras, conferindo a ele certa rigidez e flexibilidade; a matriz intercelular do tecido ósseo é impregnada de sais de cálcio, conferindo a ele grande rigidez e resistência; a matriz intercelular do tecido sanguíneo é líquida, conferindo a ele a capacidade de fluidez das células e componentes que o constitui. Por fim, retome a questão disparadora e pergunte aos alunos se eles conseguem respondê-la a partir das ideias propostas pelos modelos construídos. Nesse momento é possível questionar se os modelos executariam de forma eficiente ou não as funções de tecidos que foram apresentados por outros grupos, assim como o porquê. O tempo sugerido para este slide em específico é de 6 minutos, pois a etapa de Sistematização desse plano de aula possui quatro slides no total.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: é melhor desenvolvida quando aplicada após o plano de aula CIE6_05VE03.

Materiais necessários para a aula: papel A4 ou similar (branco e colorido), papel Kraft grande o suficiente para que os alunos possam desenhar o contorno de seu corpo, materiais diversos para desenho a sua escolha (grafite, lápis de cor, lápis cera, lápis hidrocor, etc.), tesoura, cola, fita adesiva e materiais de descarte que possam ser reutilizados (ex.: ).

Materiais de referência conceitual como fonte de informações auxiliares relacionadas a essa aula:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente o título da aula e questione se eles recordam de exemplos de tecidos presentes no corpo humano. Caso se mostre necessário, retome o conceito de tecido trabalhado no plano de aula CIE6_05VE03.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: O objetivo dessa etapa da aula é construir o conceito de que as características de um objeto estão relacionadas à função que esse objeto é especializado em realizar. Os utensílios domésticos e as ferramentas mecânicas ilustradas no slide servem como auxílio para alcançar esse conceito com os alunos. Pergunte aos alunos quais dos objetos ilustrados no slide são familiares. Em seguida, questione se eles sabem para que esses objetos são utilizados no dia a dia e suas funções. Provoque também a seguinte reflexão: diferentes objetos podem ser utilizados para diferentes tarefas de forma eficiente (ex.: usar uma colher para aparafusar um parafuso; usar uma chave de boca para cortar carne; usar uma chave de fenda para colocar sopa em um prato)? Espera-se que os alunos demonstrem a percepção de que nem todo objeto é adequado para todo tipo de tarefa e que as características que cada objeto possui geralmente estão relacionadas à melhoria de sua eficiência na função que realiza. É possível que os alunos exemplifiquem situações em que objetos distintos podem ser utilizados para uma mesma função, mesmo que eles não tenham sido projetados para essa função. Um exemplo disso é um uso de uma faca para desparafusar um parafuso. Caso isso aconteça, busque fazer com que os alunos tenham a percepção de que esses objetos, mesmo sendo distintos, possuem algo em comum, alguma característica similar que os permite ter eficiência na execução da tarefa. Ou seja, no exemplo dado da faca, esse objeto possui uma forma laminar que o permite se encaixar no parafuso de maneira eficiente. Finalize essa etapa expondo que os tecidos do corpo funcionam da mesma forma, ou seja, são especializados em determinadas tarefas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente a questão disparadora. A relação entre a questão disparadora com a ideia apresentada na contextualização (slide anterior) é a de que os tecidos também são especializados em determinadas tarefas, assim como as ferramentas e utensílios. Escute a opinião daqueles alunos que quiserem apresentar possíveis respostas para a questão, mantendo-se imparcial a todas as ideias apresentadas e sem indicar quais ideias estão próximas do real ou do correto. Ou seja, esse momento é apenas para dar início à construção das ideias.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 19 minutos.

Orientações: Organize os alunos em grupos. A quantidade de grupos sugerida é de sete. Cada grupo será responsável por um tipo de tecido diferente (epitelial, muscular, nervoso, adiposo, cartilaginoso, ósseo e sanguíneo), entretanto, a quantidade de grupos pode ser menor (alguns dos tecidos mencionados seriam escolhidos para a atividade proposta) ou maior (mais de um grupo responsável por trabalhar um mesmo tipo de tecido). É recomendável que cada grupo seja composto de 3-5 alunos.

Os alunos realizarão a atividade com base em um material conceitual de apoio chamado “Pistas sobre o tecido”, disponível no material complementar.

Esse material de apoio contém apenas informações básicas sobre a estrutura e funções dos tecidos que serão destinados aos grupos de alunos, não fornecendo muitos detalhes sobre as principais características de cada tecido e nem mesmo o nome deles. Isso se dá porque um dos objetivos dessa etapa é de que os alunos idealizem as características necessárias para que cada tecido realize a tarefa a qual está destinado. Em “Pistas sobre o tecido”, cada tipo de tecido recebeu uma numeração específica: epitelial (1), muscular (2), nervoso (3), adiposo (4), cartilaginoso (5), ósseo (6) e sanguíneo (7). Certifique-se de que esse material de apoio seja impresso antes da realização da aula, para que possa ser entregue aos grupos.

Cada grupo também precisará receber uma ficha de preenchimento de informações chamada “onde está esse tecido”, para que registrem algumas informações que a própria ficha solicita: desenhar um molde do corpo humano em papel Craft e utilizá-lo para informar em quais partes do corpo espera-se que esse tecido esteja presente e fornecer a justificativa dessas previsões. A ficha “onde está esse tecido” está disponível no material complementar.

Após entregar os materiais impressos (“Pistas sobre o tecido” e “Onde está cada tecido”), explique que eles precisarão ler as informações que receberam sobre algum tipo de tecido e as utilizar para duas atividades: o preenchimento dos itens que são solicitados pela ficha “Onde está cada tecido” e a construção de um modelo (maquete) que represente as principais características que devem estar presentes no tecido que ficaram responsáveis. Recomende que cada grupo eleja um aluno responsável pela leitura do “Pistas sobre o tecido” (aluno leitor), outro aluno responsável pelo preenchimento da ficha “Onde está esse tecido” (aluno escriba) e um terceiro responsável pela apresentação do que foi produzido pelo grupo na etapa de Sistematização da aula (aluno orador). Busque realizar a entrega dos materiais impressos e explicação das etapas da atividade em, no máximo, 3 minutos, para que os alunos tenham 16 minutos disponíveis para a realização da atividade em si. Existem diferentes possibilidades para a construção desses modelos com base no material que estiver disponível. Os alunos podem construir esse modelo a partir de desenho, pintura, recorte e colagem de papéis coloridos ou através da reutilização de materiais que seriam descartados (garrafas plásticas, canudos, palitos, papelão, elásticos, etc.). Acompanhe a construção dos modelos e observe se algum grupo precisa de maior direcionamento, intervindo quando julgar necessário. Mantenha a turma atenta ao passar do tempo destinado a essa etapa, indicando quando estiver perto de sua finalização.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos.

Orientações: Os próximos slides, têm como objetivo apresentar a estrutura básica de cada tipo de tecido, assim como as características mais marcantes. Ao todo, são três slides: o primeiro abordando os tecidos epitelial e muscular, o segundo abordando os tecidos nervoso e adiposo e o terceiro abordando os tecidos cartilaginoso, ósseo e sanguíneo. É importante pedir que cada grupo apresente o que desenvolveu antes de expor as informações contidas nos próximos slides sobre os respectivos tecidos de cada grupo. Por exemplo, antes de apresentar o próximo slide, que aborda os tecidos epitelial e muscular, garanta que os grupos que trabalharam com esses dois tecidos apresentem o que produziram primeiro.

Apresentar o conteúdo dos próximos slides antes da apresentação dos modelos pode causar inibição dos alunos na hora que for solicitado que eles apresentem o que produziram. Os grupos devem apresentar de maneira resumida (por volta de 1-1,5 minuto) o que desenvolveram: o desenho e pintura no papel Craft e o modelo construído representando o tecido que ficaram responsáveis. Os dois grupos que devem apresentar o que desenvolveram nessa etapa, antes de passar para o próximo slide, são os que ficaram responsáveis pelos tecidos 1 (epitelial) e 2 (muscular). O tempo sugerido para este slide em específico é de 3 minutos, pois a etapa de Sistematização desse plano de aula possui quatro slides no total.

Slide Plano Aula

Orientações: Nesse slide é apresentada, de forma breve, a estrutura básica e as características mais marcantes dos tecidos epitelial e muscular (denominados como tecidos 1 e 2 nas “Pistas sobre o tecido”) . Apresente cada tipo de tecido estabelecendo uma relação comparativa com o que foi construído pelos grupos que ficaram responsáveis pelos mesmos. Sobre o tecido epitelial, enfatize o quanto as células são bem próximas umas das outras e o quanto quase não há substâncias preenchendo o espaço entre elas. Destaque também o quanto esse tecido é importante para a proteção do organismo (através da pele) e para o revestimento especializado de alguns órgãos (ex.: a mucosa gástrica, que protege as paredes do estômago da acidez do suco digestivo). Sobre o tecido muscular, enfatize a importância da contração e relaxamento de suas células para que o corpo realize movimentos de grande importância (ex.: a locomoção, os batimentos cardíacos, o movimento da respiração pulmonar, o movimento de deslocamento do alimento ao longo do processo de digestão etc.). Em seguida, os próximos dois grupos que devem apresentar o que desenvolveram nessa etapa, antes de passar para o próximo slide, são os que ficaram responsáveis pelos tecidos 3 (nervoso) e 4 (adiposo). O tempo sugerido para este slide em específico é de 6 minutos (3 para as apresentações dos alunos e 3 para a exposição do professor), pois a etapa de Sistematização desse plano de aula possui quatro slides no total.

Slide Plano Aula

Orientações: Nesse slide é apresentada, de forma breve, a estrutura básica e as características mais marcantes dos tecidos nervoso e adiposo (denominados como tecidos 3 e 4 nas “Pistas sobre o tecido”) . Apresente cada tipo de tecido estabelecendo uma relação comparativa com o que foi construído pelos grupos que ficaram responsáveis pelos mesmos. Sobre o tecido nervoso, reforce a informação sobre o quanto sua estrutura lembra uma rede de fiação elétrica, mas ressalte o quanto é bem mais complexa (ramificada), e enfatize o quanto suas células possuem uma forma totalmente relacionada a esse fato. Sobre o tecido adiposo, é importante romper com o senso comum social que trata o consumo de qualquer tipo de gordura como algo ruim, ou seja, é importante deixar claro para os alunos que o consumo e armazenamento de gordura é importante para o organismo, desde que se consuma de maneira qualitativamente e quantitativamente correta. Em seguida, os próximos três grupos que devem apresentar o que desenvolveram nessa etapa, antes de passar para o próximo slide, são os que ficaram responsáveis pelos tecidos 5 (cartilaginoso), 6 (ósseo) e 7 (sanguíneo).O tempo sugerido para este slide em específico é de 8 minutos (5 para as apresentações dos alunos e 3 para a exposição do professor), pois a etapa de Sistematização desse plano de aula possui quatro slides no total.

Slide Plano Aula

Orientações: Nesse slide é apresentada, de forma breve, a estrutura básica e as características mais marcantes dos tecidos cartilaginoso, ósseo e sanguíneo (denominados como tecidos 5, 6 e 7 nas “Pistas sobre o tecido”) . Apresente cada tipo de tecido estabelecendo uma relação comparativa com o que foi construído pelos grupos que ficaram responsáveis pelos mesmos. Sobre os três tecidos apresentados neste slide, enfatize a presença da grande quantidade de substâncias extracelulares (formando a matriz intercelular) e como o que compõe essas substâncias está diretamente relacionado à função que esses tecidos desempenham: a matriz intercelular do tecido cartilaginoso é rica em fibras, conferindo a ele certa rigidez e flexibilidade; a matriz intercelular do tecido ósseo é impregnada de sais de cálcio, conferindo a ele grande rigidez e resistência; a matriz intercelular do tecido sanguíneo é líquida, conferindo a ele a capacidade de fluidez das células e componentes que o constitui. Por fim, retome a questão disparadora e pergunte aos alunos se eles conseguem respondê-la a partir das ideias propostas pelos modelos construídos. Nesse momento é possível questionar se os modelos executariam de forma eficiente ou não as funções de tecidos que foram apresentados por outros grupos, assim como o porquê. O tempo sugerido para este slide em específico é de 6 minutos, pois a etapa de Sistematização desse plano de aula possui quatro slides no total.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 6º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06CI05 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06CI06 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano