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Plano de aula - Fatores que influenciam a formação de nuvens e possibilidade de chuva

Plano de aula de Ciências com atividades para 5o ano do EF sobre Fatores que influenciam a formação de nuvens e possibilidade de chuva

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fransueli Bahr da Silva de Góes

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas

USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: compartilhamento no Whatsapp (grupo de Whatsapp, por exemplo).
- Optativas: videochamada (Hangouts, Zoom); site de criação de fórum (Forumeiros, por exemplo).

Contexto e questão disparadora

Solicite que os alunos observem pela janela como está o tempo naquele dia. Oriente que protejam os olhos dos raios solares e vejam as características do céu, se há nuvens, a coloração etc. Então, peça que registrem o que observaram por meio de desenho e compartilhem com os colegas.

Mão na massa

Oriente que os alunos pesquisem sobre a previsão do tempo do local onde eles moram e compartilhem o que encontrarem com os colegas. É provável que, por morarem, em grande parte, na mesma cidade, a previsão seja semelhante para todos. Então, peça que comparem a previsão do tempo com o que observaram da janela e questione-os:
- Quais seriam os fatores que interferem na previsão do tempo?
- A previsão do tempo está de acordo com o meu registro feito da janela de casa? - Por que a previsão do tempo pode sofrer variação?

Os alunos devem ter liberdade para responder aos questionamentos, levantando hipóteses e compartilhando conhecimentos prévios. Essa discussão pode acontecer por videochamada ou por fórum, seja através de grupo de Whatsapp, ou por site, como o Forumeiros (disponível aqui), por exemplo.

Sistematização

Sistematize todas as informações discutidas durante o mão na massa e comente sobre os principais fatores que interferem na previsão do tempo:

Temperatura: a condensação ocorre mais rapidamente quando há maior diferença de temperatura entre o vapor de água e o ambiente.

Umidade relativa do ar: quanto maior a umidade relativa do ar, mais vapor de água há nele, e, portanto, maior será a probabilidade de formação de nuvens.

Incidência solar: para que haja vapor de água no ar, é necessário que a água líquida presente nos lagos, rios e oceanos, seja evaporada. Esse processo depende da incidência solar.

Direção e intensidade dos ventos: tem importante influência no processo de evaporação e no movimento das nuvens.

Imagens via satélite: indicam a quantidade de nuvens já formadas. Quanto mais nuvens maior a possibilidade de chuva.

Convite às famílias

Criem um diário do tempo. A família pesquisará a previsão do tempo para os próximos dez dias e, conforme os dias forem passando, devem observar como está o tempo e fazer um registro por desenho e por escrito. A família também pode registrar propostas de atividades divertidas para se fazer junto em cada um dos dias.

Sugestão Enviada Por: Cíntia Diógenes


Código: CIE5_02M&E04

(EF05CI04) Identificar os principais usos da água e de outros materiais nas atividades cotidianas para discutir e propor formas sustentáveis de utilização desses recursos.

(EF05CI02) Aplicar os conhecimentos sobre as mudanças de estado físico da água para explicar o ciclo hidrológico e analisar suas implicações na agricultura, no clima, na geração de energia elétrica, no provimento de água potável e no equilíbrio dos ecossistemas regionais (ou locais).


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