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Plano de aula - Influências da temperatura nos fluxos de água

Plano de aula de Ciências com atividades para 5o ano do EF sobre Influências da temperatura nos fluxos de água

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fransueli Bahr da Silva de Góes

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas

USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: ferramenta para compartilhamento de mensagem (grupo de Whatsapp, por exemplo).
- Optativas: videochamada (Hangouts, Zoom ou YouTube).

Contexto e questão disparadora

Compartilhe o link da reportagem “Correntes do Oceano Atlântico afetam clima global, dizem cientistas” aos alunos (disponível aqui) e peça que a leiam. Após todos terem lido, questione-os:
- Como a temperatura pode influenciar no deslocamento das águas?

Mão na massa

Solicite que os alunos, antes da aula, produzam gelo colorido, colocando água com um pouco de corante em forminhas de gelo. Em uma proposta de videochamada, peça que as crianças tenham três recipientes iguais (podem ser pratos, por exemplo). Solicite que, um recipiente, encham com água na temperatura ambiente, no outro, água com sal na temperatura ambiente, e, no último, água quente.

Peça que os alunos coloquem os cubos de gelo e questione-os:
- O que acontecerá quando colocarmos as pedras de gelo coloridas nos três recipientes?

Sugere-se que as crianças respondam ao questionamento enquanto observam o derretimento do gelo. Caso não seja viável a realização dessa proposta sincronamente, grave um vídeo realizando o experimento e peça para que os alunos respondam ao questionamento por mensagem de texto, antes de assistirem ao resultado final.

Sistematização

Após todas as pedras de gelo derreterem, peça que os alunos analisem o que aconteceu e questione-os:
- O que aconteceu com as pedras de gelo?
- O que você observou?
- Como o que foi observado pode ajudar a explicar o deslocamento das águas?

Permita que os alunos apresentem as conclusões livremente. Depois, comente que quando colocamos o gelo nos recipientes com água ele começa a derreter. Como ele é colorido, conseguimos ver a água que acabou de derreter e ainda é mais fria que a água que já estava nos recipientes.

A água colorida (mais fria) se comportou de maneira diferente em cada recipiente. A água mais quente tende a ficar acima da água fria. Este movimento de águas quentes e frias tem grande responsabilidade nas correntes oceânicas. No recipiente com água e sal, há ainda um comportamento diferente. Isso acontece porque a salinidade da água também altera o fluxo dela, e, portanto, tem importante papel na formação das correntes oceânicas.

Convite às famílias

Envolva-se na realização do experimento junto com o aluno, propondo hipóteses com o que irá acontecer e relacionando com o que ocorre nas correntes oceânicas.

Sugestão Enviada Por: Cíntia Diógenes


Código: CIE5_02M&E02

(EF05CI02) Aplicar os conhecimentos sobre as mudanças de estado físico da água para explicar o ciclo hidrológico e analisar suas implicações na agricultura, no clima, na geração de energia elétrica, no provimento de água potável e no equilíbrio dos ecossistemas regionais (ou locais).


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