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Plano de aula > Ciências > 5º ano > Matéria e Energia

Plano de aula - Influências da temperatura nos fluxos de água

Plano de aula de Ciências com atividades para 5o ano do EF sobre Influências da temperatura nos fluxos de água

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fransueli Bahr da Silva de Góes

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta aula poderá ser melhor desenvolvida se implementada posteriormente à aula Densidade.

Materiais necessários para a aula: Pedras de gelo coloridas (antes da aula coloque água com corante em formas de gelo, são necessárias nove pedras de gelo por grupo); três recipientes transparentes para cada grupo; água na temperatura ambiente, água em torno de 60°C e sal. Se preferir, realize a experiência de maneira demonstrativa. Neste caso, só será necessário um kit para toda a turma.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia o título com a turma e questione sobre o que os alunos entendem por correntes oceânicas.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientações: Apresente o trecho da reportagem à turma e proponha uma breve discussão sobre as informações apresentadas. O objetivo desta etapa é contextualizar os estudantes sobre a importância do fenômeno que será investigado. Ainda não é o momento de aprofundar conceitos relacionados às trocas de calor e ao controle do sistema climático, no entanto, podem surgir questões a esse respeito. Para saber mais sobre o assunto acesse: https://www.researchgate.net/publication/282644031_Oceanos_reguladores_do_clima_do_planeta

Para ler a reportagem na íntegra, acesse: https://ciencia.estadao.com.br/noticias/geral,correntes-do-oceano-atlantico-afetam-clima-global,1857377.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia a questão disparadora com a turma. Promova uma breve discussão sobre o que eles entendem a respeito do assunto.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações: Organize a turma em pequenos grupos, de três a cinco estudantes. A atividade experimental pode ser realizada por cada grupo ou pelo professor, de maneira que todos os estudantes consigam visualizar. Considerando que há a necessidade de usar água quente, o mais apropriado é que seja realizado pelo professor. O mais importante nesta atividade é que haja reflexão antes e após a observação do fenômeno.

Antes da aula, faça pedras de gelo com água colorida. Disponha de três recipientes transparentes: um com água na temperatura ambiente, outro com água e sal na temperatura ambiente e o último com água quente (em torno de 60°C). Apresente os materiais para a turma e questione: O que acontecerá quando colocarmos as pedras de gelo nos três recipientes?. Oriente os alunos a refletir sobre a pergunta, discutir com o seu grupo e a registrar suas hipóteses antes de realizar o experimento.

Após os registros, coloque as pedras de gelo dos recipientes. Peças aos estudantes que observem o comportamento das pedras de gelo e que também façam registros.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Leia as questões propostas com a turma e oriente os estudantes a refletir sobre o que foi observado. Em seguida, peça que registrem as informações. Incentive uma discussão com a turma para que cada pequeno grupo possa expressar o que observou e suas explicações para o fenômeno.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Leia o slide com a turma e finalize a aula evidenciando como a temperatura influencia no deslocamento da água e conte que isso provoca o comportamento observado na atividade experimental em uma escala muitíssimo maior nos oceanos. A mudança de temperatura provoca uma alteração da densidade da água e isso explica seu comportamento. Para um melhor entendimento desse conceito, utilize os planos “Construindo a ideia de densidade” e “Densidade”.

Para saber mais acesse:https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/densidade-correntes-conveccao.htm

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/densidade-agua-gelo.htm

https://www.infoescola.com/termodinamica/corrente-de-conveccao/

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta aula poderá ser melhor desenvolvida se implementada posteriormente à aula Densidade.

Materiais necessários para a aula: Pedras de gelo coloridas (antes da aula coloque água com corante em formas de gelo, são necessárias nove pedras de gelo por grupo); três recipientes transparentes para cada grupo; água na temperatura ambiente, água em torno de 60°C e sal. Se preferir, realize a experiência de maneira demonstrativa. Neste caso, só será necessário um kit para toda a turma.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia o título com a turma e questione sobre o que os alunos entendem por correntes oceânicas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientações: Apresente o trecho da reportagem à turma e proponha uma breve discussão sobre as informações apresentadas. O objetivo desta etapa é contextualizar os estudantes sobre a importância do fenômeno que será investigado. Ainda não é o momento de aprofundar conceitos relacionados às trocas de calor e ao controle do sistema climático, no entanto, podem surgir questões a esse respeito. Para saber mais sobre o assunto acesse: https://www.researchgate.net/publication/282644031_Oceanos_reguladores_do_clima_do_planeta

Para ler a reportagem na íntegra, acesse: https://ciencia.estadao.com.br/noticias/geral,correntes-do-oceano-atlantico-afetam-clima-global,1857377.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia a questão disparadora com a turma. Promova uma breve discussão sobre o que eles entendem a respeito do assunto.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações: Organize a turma em pequenos grupos, de três a cinco estudantes. A atividade experimental pode ser realizada por cada grupo ou pelo professor, de maneira que todos os estudantes consigam visualizar. Considerando que há a necessidade de usar água quente, o mais apropriado é que seja realizado pelo professor. O mais importante nesta atividade é que haja reflexão antes e após a observação do fenômeno.

Antes da aula, faça pedras de gelo com água colorida. Disponha de três recipientes transparentes: um com água na temperatura ambiente, outro com água e sal na temperatura ambiente e o último com água quente (em torno de 60°C). Apresente os materiais para a turma e questione: O que acontecerá quando colocarmos as pedras de gelo nos três recipientes?. Oriente os alunos a refletir sobre a pergunta, discutir com o seu grupo e a registrar suas hipóteses antes de realizar o experimento.

Após os registros, coloque as pedras de gelo dos recipientes. Peças aos estudantes que observem o comportamento das pedras de gelo e que também façam registros.

Slide Plano Aula

Orientações: Leia as questões propostas com a turma e oriente os estudantes a refletir sobre o que foi observado. Em seguida, peça que registrem as informações. Incentive uma discussão com a turma para que cada pequeno grupo possa expressar o que observou e suas explicações para o fenômeno.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Leia o slide com a turma e finalize a aula evidenciando como a temperatura influencia no deslocamento da água e conte que isso provoca o comportamento observado na atividade experimental em uma escala muitíssimo maior nos oceanos. A mudança de temperatura provoca uma alteração da densidade da água e isso explica seu comportamento. Para um melhor entendimento desse conceito, utilize os planos “Construindo a ideia de densidade” e “Densidade”.

Para saber mais acesse:https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/densidade-correntes-conveccao.htm

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/densidade-agua-gelo.htm

https://www.infoescola.com/termodinamica/corrente-de-conveccao/

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