12730
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Associação Nova Escola
Fale conosco

Entrar ou crie uma conta

Entrar com Facebook Entrar com Facebook
Entrar com Google Entrar com Google

Esqueci minha senha

Área usuário Assine Nova Escola
Acesse conteúdos exclusivos

Assine

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos
  • Notícias
  • BNCC na Prática
  • Bem-estar
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar

Fale Conosco

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 2º ano > Matéria e Energia

Plano de aula - Transparência dos materiais

Plano de aula de Ciências com atividades para 2o ano do EF sobre Transparência dos materiais

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Helisabety Barros Mendes de Melo

  • Atividade
  • Materiais e Atividades
  • Sobre o plano
 
1. Sobre este plano 2. Título da aula 3. Contexto 4. Questão disparadora 5. Mão na massa 6. Sistematização Materiais e Atividades
download Baixar plano

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Materiais necessários para a aula:

Cópia dos slides 6 e 7 para registro das observações (uma cópia para cada grupo de até quatro integrantes), um pedaço de cartolina; uma folha de acetato incolor; um papel celofane; uma folha de polipropileno (espécie de plástico utilizado na fabricação de pastas escolares), uma lanterna para a experiência que deverá ser realizada para que a turma, dividida em grupos de até quatro integrantes, observe e faça os registros necessários.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Organize os alunos em um semicírculo. Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão discutir sobre transparência dos materiais. Após, prossiga com a apresentação.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 3, 4, 5 e 6).

Orientações: Leia a informação do slide e discuta sobre cada par de objetos representado nas imagens:

Qual deles é transparente? Por quê?

Quais as vantagens ou desvantagens do objeto transparente em relação ao não transparente?

De que material são feitos os objetos transparentes? E os não transparentes?

Que outros exemplos de objetos e/ou materiais transparentes e não transparentes nós temos em nosso cotidiano?

Qual a aplicabilidade destes objetos (transparentes e não transparentes) no nosso dia a dia?

Imagine um líquido dentro de cada um dos dois copos. Em qual deles você identificaria o líquido mais facilmente?

Qual sacola você utilizaria para transportar um objeto que não deseja que os outros vejam? Por quê?

Após as discussões geradas pelas questões iniciais propostas, prossiga com a apresentação.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia a Questão disparadora do slide e explique para a turma que todos irão participar de uma atividade experimental para verificar a passagem da luz em alguns materiais e que esta questão será retomada no fim da aula. Organize os alunos em grupos de até quatro, distribua os materiais necessários para o experimento e mais uma cópia do slide 6 para cada grupo.

Após, prossiga com a apresentação.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos (slides 5 e 6).

Orientações: Leia as informações do slide, identifique cada material e apresente para a turma. Logo após, realize a experiência em ambiente pouco iluminado e solicite que cada grupo registre as observações na cópia do slide 6. Em seguida, prossiga com a apresentação.

Resultados esperados:

Materiais transparentes - Permitem que os raios de luz os atravessem completamente. Ex: acetato incolor e papel celofane.

Materiais translúcidos - Permitem que os raios de luz os atravessem parcialmente. Ex: polipropileno.

Materiais opacos - Não permitem que os raios de luz os atravessem. Ex: cartolina.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos (slides 5, 6 e 7).

Orientações: Distribua uma cópia do slide para cada grupo e solicite que os mesmos registrem, assinalando com um X, a forma como observam a passagem da luz através de cada material utilizado no experimento.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos (slides 5, 6 e 7).

Orientações: Distribua uma cópia do slide para cada grupo e peça que os(as) alunos(as), com base nas observações em relação à passagem da luz através de cada material utilizado no experimento, discutam as questões que foram propostas neste slide. Determine um tempo para a tarefa e, após, solicite que cada grupo exponha para turma os resultados de suas discussões.

Sugestões de respostas:

A função principal da estufa é proteger as plantas e manter as melhores condições para o perfeito desenvolvimento do cultivo. As plantas precisam de terra, água e luz solar, e o vidro ou plástico incolor, como materiais transparentes, permitem a passagem da luz solar e ainda protege as plantas de possíveis pragas, como besouros, gafanhotos etc.

Sugestão de link para leitura: http://www.revistaagropecuaria.com.br/2018/07/04/fique-por-dentro-de-alguns-detalhes-sobre-a-utilizacao-das-estufas-agricolas/

O vidro ou acrílico incolor são materiais transparentes e permitem que possamos ver através deles. Assim, o peixe dentro do aquário poderá ser visto e apreciado pelos que estão em volta.

Sugestão de link para leitura: https://fortichapas.com.br/placa-acrilica-e-usada-em-aquario/

Após, prossiga com a apresentação.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 10 e 11).

Orientações: Leia as informações do slide e dialogue com os(as) alunos(as) sobre o que é uma hipótese e proponha a construção escrita coletiva de uma hipótese baseada na observação da atividade prática e que responda a Questão disparadora e que foi retomada aqui.

Sugestão:

O material é transparente quando os raios de luz o atravessam completamente. E, também, quando nos permite ver através dele outro objeto ou paisagem.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Materiais necessários para a aula:

Cópia dos slides 6 e 7 para registro das observações (uma cópia para cada grupo de até quatro integrantes), um pedaço de cartolina; uma folha de acetato incolor; um papel celofane; uma folha de polipropileno (espécie de plástico utilizado na fabricação de pastas escolares), uma lanterna para a experiência que deverá ser realizada para que a turma, dividida em grupos de até quatro integrantes, observe e faça os registros necessários.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Organize os alunos em um semicírculo. Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão discutir sobre transparência dos materiais. Após, prossiga com a apresentação.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 3, 4, 5 e 6).

Orientações: Leia a informação do slide e discuta sobre cada par de objetos representado nas imagens:

Qual deles é transparente? Por quê?

Quais as vantagens ou desvantagens do objeto transparente em relação ao não transparente?

De que material são feitos os objetos transparentes? E os não transparentes?

Que outros exemplos de objetos e/ou materiais transparentes e não transparentes nós temos em nosso cotidiano?

Qual a aplicabilidade destes objetos (transparentes e não transparentes) no nosso dia a dia?

Imagine um líquido dentro de cada um dos dois copos. Em qual deles você identificaria o líquido mais facilmente?

Qual sacola você utilizaria para transportar um objeto que não deseja que os outros vejam? Por quê?

Após as discussões geradas pelas questões iniciais propostas, prossiga com a apresentação.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia a Questão disparadora do slide e explique para a turma que todos irão participar de uma atividade experimental para verificar a passagem da luz em alguns materiais e que esta questão será retomada no fim da aula. Organize os alunos em grupos de até quatro, distribua os materiais necessários para o experimento e mais uma cópia do slide 6 para cada grupo.

Após, prossiga com a apresentação.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos (slides 5 e 6).

Orientações: Leia as informações do slide, identifique cada material e apresente para a turma. Logo após, realize a experiência em ambiente pouco iluminado e solicite que cada grupo registre as observações na cópia do slide 6. Em seguida, prossiga com a apresentação.

Resultados esperados:

Materiais transparentes - Permitem que os raios de luz os atravessem completamente. Ex: acetato incolor e papel celofane.

Materiais translúcidos - Permitem que os raios de luz os atravessem parcialmente. Ex: polipropileno.

Materiais opacos - Não permitem que os raios de luz os atravessem. Ex: cartolina.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos (slides 5, 6 e 7).

Orientações: Distribua uma cópia do slide para cada grupo e solicite que os mesmos registrem, assinalando com um X, a forma como observam a passagem da luz através de cada material utilizado no experimento.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos (slides 5, 6 e 7).

Orientações: Distribua uma cópia do slide para cada grupo e peça que os(as) alunos(as), com base nas observações em relação à passagem da luz através de cada material utilizado no experimento, discutam as questões que foram propostas neste slide. Determine um tempo para a tarefa e, após, solicite que cada grupo exponha para turma os resultados de suas discussões.

Sugestões de respostas:

A função principal da estufa é proteger as plantas e manter as melhores condições para o perfeito desenvolvimento do cultivo. As plantas precisam de terra, água e luz solar, e o vidro ou plástico incolor, como materiais transparentes, permitem a passagem da luz solar e ainda protege as plantas de possíveis pragas, como besouros, gafanhotos etc.

Sugestão de link para leitura: http://www.revistaagropecuaria.com.br/2018/07/04/fique-por-dentro-de-alguns-detalhes-sobre-a-utilizacao-das-estufas-agricolas/

O vidro ou acrílico incolor são materiais transparentes e permitem que possamos ver através deles. Assim, o peixe dentro do aquário poderá ser visto e apreciado pelos que estão em volta.

Sugestão de link para leitura: https://fortichapas.com.br/placa-acrilica-e-usada-em-aquario/

Após, prossiga com a apresentação.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 10 e 11).

Orientações: Leia as informações do slide e dialogue com os(as) alunos(as) sobre o que é uma hipótese e proponha a construção escrita coletiva de uma hipótese baseada na observação da atividade prática e que responda a Questão disparadora e que foi retomada aqui.

Sugestão:

O material é transparente quando os raios de luz o atravessam completamente. E, também, quando nos permite ver através dele outro objeto ou paisagem.

Slide Plano Aula

Sobre o plano select-down

Compartilhe este conteúdo:

facebook-color pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULA 01

Permeabilidade dos materiais

AULA 02

Flexibilidade dos materiais

AULA 03

Resistência dos materiais

AULA 05

AÇO X BORRACHA

AULAS DE Matéria e Energia do 2º ano :

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Objetos e Materiais

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo O plástico

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Os materiais dos brinquedos fabricados no passado e nos dias atuais

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo O papel

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Permeabilidade dos materiais

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo O Vidro

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Flexibilidade dos materiais

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Resistência dos materiais

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Transparência dos materiais

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo AÇO X BORRACHA

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Eletricidade: benefícios e riscos

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Intoxicações: medicamentos e produtos de limpeza

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Cuidado, fogo!

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Cuidado: isso corta!

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Os perigos dentro de casa

MAIS AULAS DE Ciências do 2º ano:

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

Objetos e Materiais

2º ano / Ciências / Vida e Evolução

O Mundo Animal: Animais Domésticos e Silvestres

2º ano / Ciências / Vida e Evolução

A transpiração das plantas

2º ano / Ciências / Terra e Universo

Fontes Naturais e Artificiais de Luz

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

O plástico

2º ano / Ciências / Vida e Evolução

Animais aquáticos

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

Os materiais dos brinquedos fabricados no passado e nos dias atuais

2º ano / Ciências / Vida e Evolução

Seres Vivos

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

O papel

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

Permeabilidade dos materiais

2º ano / Ciências / Vida e Evolução

O Mundo Animal nas Alturas: Animais Voadores

2º ano / Ciências / Vida e Evolução

Animais brasileiros: A importância de Preservar

2º ano / Ciências / Terra e Universo

Jogo de espelho

2º ano / Ciências / Terra e Universo

Brincando com o Caminho da Luz

2º ano / Ciências / Terra e Universo

O Sol e as Cores

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

O Vidro

2º ano / Ciências / Vida e Evolução

A importância da água na vida das plantas

2º ano / Ciências / Terra e Universo

O sol e os seres vivos

2º ano / Ciências / Terra e Universo

A propagação da luz e as superfícies

2º ano / Ciências / Vida e Evolução

Animais Terrestres

2º ano / Ciências / Vida e Evolução

As Plantas e o Ambiente

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

Flexibilidade dos materiais

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

Resistência dos materiais

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

Transparência dos materiais

2º ano / Ciências / Vida e Evolução

As plantas e sua interação com a luz solar

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02CI02 da BNCC

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

Permeabilidade dos materiais

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

Flexibilidade dos materiais

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

Resistência dos materiais

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

Transparência dos materiais

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

AÇO X BORRACHA

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Ciências 1º ANO Ciências 2º ANO Ciências 3º ANO Ciências 4º ANO Ciências 5º ANO Ciências 6º ANO Ciências 7º ANO Ciências 8º ANO Ciências 9º ANO

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Educação Infantil Matemática Língua Portuguesa Ciências História Geografia Inglês
Baixar plano
Associação Nova Escola
Fale Conosco

    Produtos

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos
  • Bem-estar
  • Notícias
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar
  • BNCC na prática
  • Vagas e Oportunidades

    Institucional

  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Seja Parceiro
  • Trabalhe Conosco
  • Termos de uso

Newsletter

Quero receber novidades!

Redes Sociais

  • Facebook Nova Escola Twitter Nova Escola Instagram Nova Escola Linkedin Nova Escola Youtube Nova Escola

Associação Nova Escola © 2019 - Todos os direitos reservados.

Mantenedora

Fundação Lemann