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2º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano de aula - Transparência dos materiais

Plano de aula de Ciências com atividades para 2o ano do EF sobre Transparência dos materiais

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Helisabety Barros Mendes de Melo

 

Sobre este plano select-down

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Materiais necessários para a aula:

Cópia dos slides 6 e 7 para registro das observações (uma cópia para cada grupo de até quatro integrantes), um pedaço de cartolina; uma folha de acetato incolor; um papel celofane; uma folha de polipropileno (espécie de plástico utilizado na fabricação de pastas escolares), uma lanterna para a experiência que deverá ser realizada para que a turma, dividida em grupos de até quatro integrantes, observe e faça os registros necessários.

Título da aula select-down

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Organize os alunos em um semicírculo. Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão discutir sobre transparência dos materiais. Após, prossiga com a apresentação.

Contexto select-down

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 3, 4, 5 e 6).

Orientações: Leia a informação do slide e discuta sobre cada par de objetos representado nas imagens:

Qual deles é transparente? Por quê?

Quais as vantagens ou desvantagens do objeto transparente em relação ao não transparente?

De que material são feitos os objetos transparentes? E os não transparentes?

Que outros exemplos de objetos e/ou materiais transparentes e não transparentes nós temos em nosso cotidiano?

Qual a aplicabilidade destes objetos (transparentes e não transparentes) no nosso dia a dia?

Imagine um líquido dentro de cada um dos dois copos. Em qual deles você identificaria o líquido mais facilmente?

Qual sacola você utilizaria para transportar um objeto que não deseja que os outros vejam? Por quê?

Após as discussões geradas pelas questões iniciais propostas, prossiga com a apresentação.

Questão disparadora select-down

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia a Questão disparadora do slide e explique para a turma que todos irão participar de uma atividade experimental para verificar a passagem da luz em alguns materiais e que esta questão será retomada no fim da aula. Organize os alunos em grupos de até quatro, distribua os materiais necessários para o experimento e mais uma cópia do slide 6 para cada grupo.

Após, prossiga com a apresentação.

Mão na massa select-down

Tempo sugerido: 25 minutos (slides 5 e 6).

Orientações: Leia as informações do slide, identifique cada material e apresente para a turma. Logo após, realize a experiência em ambiente pouco iluminado e solicite que cada grupo registre as observações na cópia do slide 6. Em seguida, prossiga com a apresentação.

Resultados esperados:

Materiais transparentes - Permitem que os raios de luz os atravessem completamente. Ex: acetato incolor e papel celofane.

Materiais translúcidos - Permitem que os raios de luz os atravessem parcialmente. Ex: polipropileno.

Materiais opacos - Não permitem que os raios de luz os atravessem. Ex: cartolina.

Mão na massa select-down

Tempo sugerido: 25 minutos (slides 5, 6 e 7).

Orientações: Distribua uma cópia do slide para cada grupo e solicite que os mesmos registrem, assinalando com um X, a forma como observam a passagem da luz através de cada material utilizado no experimento.

Mão na massa select-down

Tempo sugerido: 25 minutos (slides 5, 6 e 7).

Orientações: Distribua uma cópia do slide para cada grupo e peça que os(as) alunos(as), com base nas observações em relação à passagem da luz através de cada material utilizado no experimento, discutam as questões que foram propostas neste slide. Determine um tempo para a tarefa e, após, solicite que cada grupo exponha para turma os resultados de suas discussões.

Sugestões de respostas:

A função principal da estufa é proteger as plantas e manter as melhores condições para o perfeito desenvolvimento do cultivo. As plantas precisam de terra, água e luz solar, e o vidro ou plástico incolor, como materiais transparentes, permitem a passagem da luz solar e ainda protege as plantas de possíveis pragas, como besouros, gafanhotos etc.

Sugestão de link para leitura: http://www.revistaagropecuaria.com.br/2018/07/04/fique-por-dentro-de-alguns-detalhes-sobre-a-utilizacao-das-estufas-agricolas/

O vidro ou acrílico incolor são materiais transparentes e permitem que possamos ver através deles. Assim, o peixe dentro do aquário poderá ser visto e apreciado pelos que estão em volta.

Sugestão de link para leitura: https://fortichapas.com.br/placa-acrilica-e-usada-em-aquario/

Após, prossiga com a apresentação.

Sistematização select-down

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 10 e 11).

Orientações: Leia as informações do slide e dialogue com os(as) alunos(as) sobre o que é uma hipótese e proponha a construção escrita coletiva de uma hipótese baseada na observação da atividade prática e que responda a Questão disparadora e que foi retomada aqui.

Sugestão:

O material é transparente quando os raios de luz o atravessam completamente. E, também, quando nos permite ver através dele outro objeto ou paisagem.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Materiais necessários para a aula:

Cópia dos slides 6 e 7 para registro das observações (uma cópia para cada grupo de até quatro integrantes), um pedaço de cartolina; uma folha de acetato incolor; um papel celofane; uma folha de polipropileno (espécie de plástico utilizado na fabricação de pastas escolares), uma lanterna para a experiência que deverá ser realizada para que a turma, dividida em grupos de até quatro integrantes, observe e faça os registros necessários.

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Organize os alunos em um semicírculo. Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão discutir sobre transparência dos materiais. Após, prossiga com a apresentação.

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 3, 4, 5 e 6).

Orientações: Leia a informação do slide e discuta sobre cada par de objetos representado nas imagens:

Qual deles é transparente? Por quê?

Quais as vantagens ou desvantagens do objeto transparente em relação ao não transparente?

De que material são feitos os objetos transparentes? E os não transparentes?

Que outros exemplos de objetos e/ou materiais transparentes e não transparentes nós temos em nosso cotidiano?

Qual a aplicabilidade destes objetos (transparentes e não transparentes) no nosso dia a dia?

Imagine um líquido dentro de cada um dos dois copos. Em qual deles você identificaria o líquido mais facilmente?

Qual sacola você utilizaria para transportar um objeto que não deseja que os outros vejam? Por quê?

Após as discussões geradas pelas questões iniciais propostas, prossiga com a apresentação.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia a Questão disparadora do slide e explique para a turma que todos irão participar de uma atividade experimental para verificar a passagem da luz em alguns materiais e que esta questão será retomada no fim da aula. Organize os alunos em grupos de até quatro, distribua os materiais necessários para o experimento e mais uma cópia do slide 6 para cada grupo.

Após, prossiga com a apresentação.

Tempo sugerido: 25 minutos (slides 5 e 6).

Orientações: Leia as informações do slide, identifique cada material e apresente para a turma. Logo após, realize a experiência em ambiente pouco iluminado e solicite que cada grupo registre as observações na cópia do slide 6. Em seguida, prossiga com a apresentação.

Resultados esperados:

Materiais transparentes - Permitem que os raios de luz os atravessem completamente. Ex: acetato incolor e papel celofane.

Materiais translúcidos - Permitem que os raios de luz os atravessem parcialmente. Ex: polipropileno.

Materiais opacos - Não permitem que os raios de luz os atravessem. Ex: cartolina.

Tempo sugerido: 25 minutos (slides 5, 6 e 7).

Orientações: Distribua uma cópia do slide para cada grupo e solicite que os mesmos registrem, assinalando com um X, a forma como observam a passagem da luz através de cada material utilizado no experimento.

Tempo sugerido: 25 minutos (slides 5, 6 e 7).

Orientações: Distribua uma cópia do slide para cada grupo e peça que os(as) alunos(as), com base nas observações em relação à passagem da luz através de cada material utilizado no experimento, discutam as questões que foram propostas neste slide. Determine um tempo para a tarefa e, após, solicite que cada grupo exponha para turma os resultados de suas discussões.

Sugestões de respostas:

A função principal da estufa é proteger as plantas e manter as melhores condições para o perfeito desenvolvimento do cultivo. As plantas precisam de terra, água e luz solar, e o vidro ou plástico incolor, como materiais transparentes, permitem a passagem da luz solar e ainda protege as plantas de possíveis pragas, como besouros, gafanhotos etc.

Sugestão de link para leitura: http://www.revistaagropecuaria.com.br/2018/07/04/fique-por-dentro-de-alguns-detalhes-sobre-a-utilizacao-das-estufas-agricolas/

O vidro ou acrílico incolor são materiais transparentes e permitem que possamos ver através deles. Assim, o peixe dentro do aquário poderá ser visto e apreciado pelos que estão em volta.

Sugestão de link para leitura: https://fortichapas.com.br/placa-acrilica-e-usada-em-aquario/

Após, prossiga com a apresentação.

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 10 e 11).

Orientações: Leia as informações do slide e dialogue com os(as) alunos(as) sobre o que é uma hipótese e proponha a construção escrita coletiva de uma hipótese baseada na observação da atividade prática e que responda a Questão disparadora e que foi retomada aqui.

Sugestão:

O material é transparente quando os raios de luz o atravessam completamente. E, também, quando nos permite ver através dele outro objeto ou paisagem.


2º ano

Objetivos de aprendizagem
Reconhecer que os materiais transparentes, por deixar a luz passar
e possibilitar que possamos ver através deles, são importantes na construção de alguns objetos.

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF02CI02) Propor o uso de diferentes materiais para a construção de objetos de uso cotidiano, tendo em vista algumas propriedades destes materiais (flexibilidade, dureza, transparência etc.).

Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Professor-autor: Helisabety Melo

Mentor: Lisandra Amaral

Especialista: Margareth Polido


Código: CIE2_02M&E04

(EF02CI02) Propor o uso de diferentes materiais para a construção de objetos de uso cotidiano, tendo em vista algumas propriedades desses materiais (flexibilidade, dureza, transparência etc.).


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