12334
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 3º ano > Matéria e Energia

Plano de aula - Formação de imagens

Plano de aula de Ciências com atividades para 3o ano do EF sobre Formação de imagens

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: ERIKA CARLA ALVES CANUTO DA COSTA

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas

Essenciais:

- Videochamadas: Zoom ou Hangout.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, WhatsApp ou Google Classroom.
- Gravação de aulas: Loom ou Google meet.
- Compartilhamento de materiais: Google Apresentações
- Vídeo introdutório e auxiliar: Youtube
- Mural virtual: Padlet

Contexto e questão disparadora

Monte uma apresentação Google e insira o tema da aula por meio do questionamento:

- Você já parou para pensar em como se formam as imagens?

Na sequência, insira fotos bem antigas e a questão do slide, para que os alunos reflitam.

Para instigar a imaginação, inclua no Documento o link para o vídeo (disponível aqui).

Ao final, apresente a questão disparadora e questione os alunos sobre o que fazer para descobrir como se formam as imagens em uma câmera.

Mão na massa

Grave um vídeo instruindo e convidando os alunos a construírem a câmera fotográfica. Para isso, monte a sua e mostre-a pelo vídeo, a fim de instigar o grupo e deixá-los curiosos.

As crianças podem encontrar outros modelos de câmera escura na internet, como esse (disponível aqui).

Envie por email ou mensagem a lista de materiais a serem usados, juntamente com os links que podem auxiliá-los na montagem da câmera. Dê um tempo para que os alunos providenciem os materiais e sugira outros materiais alternativos, que possam ser substituídos.

Contate as famílias, por e-mail ou Whatsapp, antes da aula e verifique se todas podem providenciar os materiais para a execução da atividade.

Peça aos alunos que testem as câmeras, conforme orientado. Ao final, peça para que fotografem as câmeras feitas e postem a foto no link do Padlet, enviado anteriormente. Solicite que enviem o registro junto com um relato do que foi observado.

Sistematização

Em uma videoconferência, promova a mostra de criações projetando as fotos postadas no Padlet. Na sequência, discuta com o grupo os experimentos criados, aqueles que deram ou não deram certo e os motivos para tal resultado. Sistematize com as orientações do slide final.

Convite às famílias

As famílias serão convidadas a auxiliarem as crianças na organização dos materiais para o experimento, na montagem e na testagem. Podem fazer um passeio curto até a frente da casa/prédio, para que as crianças testem o experimento.

Sugestão Enviada Por: Aline Soares Silva


Código: CIE3_02M&E04

(EF03CI02) Experimentar e relatar o que ocorre com a passagem da luz através de objetos transparentes (copos, janelas de vidro, lentes, prismas, água etc.), no contato com superfícies polidas (espelhos) e na intersecção com objetos opacos (paredes, pratos, pessoas e outros objetos de uso cotidiano).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Matéria e Energia do 3º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 3º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas