Atividade para impressão - Mão na Massa - Tipos de Lente
Plano de Aula
Plano de aula: Tipos de lente
Plano 5 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Lentes corretivas
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Este plano é parte de uma sequência didática que busca comparar e relatar a trajetória de um raio sendo refratado por uma lente convergente ou divergente. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida nas aulas que tratam dessa habilidade acesse os links: https://bit.ly/2sYe1mk e https://bit.ly/2HGACZQ.
Materiais necessários para a aula: Duas garrafas pequenas de plástico transparentes (uma cheia d'água e outra vazia); dois copos de vidros transparentes
(um liso e um trabalhado); água para pôr nos copos (leve em uma ou duas garrafas PET de 2 litros); uma lupa e um laser. Se for possível providencie de quatro
a cinco peças de cada material (kits) ou mais para que sejam compartilhados entre os alunos (dependendo da quantidade de alunos na sala). Caso seja possível utilize também lente convexa ou convergente e côncava ou divergente. Pode, inclusive, utilizar lentes de óculos usadas, que poderão ser adquiridas, sem custo ou mais barato, nas óticas (as pessoas, ao trocar de óculos, descartam as lentes anteriores). Se tiver dúvidas em relação aos materiais veja a lista disponível no link: https://docs.google.com/document/d/1caO7Yzs8m8XrhU__AzX8ncfl0lAvTtfDq2tOHJYed_4/edit
Observação: Peça com antecedência para que os alunos providenciem o laser e a lupa. Faça o teste para verificar possíveis dificuldades que poderão aparecer e, assim, poder auxiliar os alunos a superar as dificuldades. Leve para a aula pelo menos um kit completo dos materiais necessários, caso os alunos não consigam providenciá-los, para que que você possa fazer a experimentação.
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Leia o tema da aula ou anote no quadro. Comente com os alunos que eles irão discutir sobre os tipos de lente e descobrir como se comporta a luz quando passa por uma lente.
Contexto
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Leia o texto explicativo, com antecedência, no link https://bit.ly/2kzYYeQ e conte para os alunos como se fosse uma história. Imprima as imagens no link https://bit.ly/2H3Uy8Z ou providencie outras que mais lhe agradem e cole no quadro. Leia as questões: Você conhece alguns desses instrumentos ópticos? Sabe para que eles são usados? Que tipo de lente eles usam? Como podemos diferenciar os tipos de lente? Sabemos que para ver precisamos da luz, mas será que a luz tem alguma coisa a ver com as lentes? Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sem se preocupar em dar respostas mas sim, em incentivá-los a pensar. Em seguida, comente sobre a atividade que eles irão realizar: Hoje vocês irão descobrir como podemos comparar as lentes e relatar a trajetória de um raio sendo refratado por uma lente.
Observações apenas para o professor: (não mencionar aos alunos). As lentes apresentadas no slide são utilizadas no dia a dia, a saber: são lentes convergentes ou convexas, o binóculo que é usado para ampliar objetos que estão a distância; o microscópio é utilizado para visualizar seres microscópicos ampliando as imagens; os óculos servem para correções visuais; a lupa é usada para ampliar objetos. Os óculos, dependendo do tipo de correção, podem ser convergentes (hipermetropia) ou divergentes (miopia).
Questão disparadora
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Leia a Questão disparadora ou escreva no quadro. Diga para os alunos pensarem de que forma podemos diferenciar as lentes e o que acontece com a luz quando passa pela lente.
Mão na massa
Tempo sugerido: 30 minutos.
Orientações: O tempo total do Mão na massa é de 30 minutos, sendo 15 minutos para esta primeira parte e 15 minutos para a segunda parte (slide 6). Verifique quem trouxe a lupa e o laser. Monte uma ou duas mesas à frente da sala e coloque todos os materiais conforme relação disponível no link https://docs.google.com/document/d/1caO7Yzs8m8XrhU__AzX8ncfl0lAvTtfDq2tOHJYed_4/edit e uma ou duas garrafas PET de 2 litros com água para abastecer os copos durante a experiência. Apague as luzes e feche as cortinas para que a sala fique escurecida. Forme grupos de três alunos. As projeções do laser podem ser na direção da parede, ou, se preferir, use as carteiras dos alunos, mas forre com papel sulfite branco ou outro disponível (pode até ser um tecido claro), para facilitar a visualização dos raios. Estabeleça os lugares para cada grupo, assim evita confusão entre os alunos. Diga para os alunos serem solidários e pacientes, pois todos terão o momento de usar os materiais. Imprima as instruções do slide, disponíveis no link https://bit.ly/2LLtTBi e, também, a tabela de comparação no link https://bit.ly/2L910Oi. Distribua uma cópia de cada documento para cada grupo. Explique que todos os integrantes do grupo deverão fazer pelo menos um dos experimentos. São seis etapas e, para cada uma delas, um aluno do grupo, por vez, fará a experimentação enquanto os outros observam e anotam na tabela, e assim sucessivamente, até cumprirem todas as etapas da experimentação. Explique que o trajeto é o percurso ou caminho que a luz faz ao passar pelas lentes, e que este caminho pode ser direcionado a um foco ou espalhar em várias direções. Oriente os alunos que este trajeto é o que diferencia a lente convergente da lente divergente, portanto eles devem ficar atentos a essas situações. Estabeleça o tempo de 1 minuto para cada experimentação. Oriente os alunos para que eles peguem apenas um objeto de cada vez da mesa, sigam as instruções do experimento e depois devolva-os na mesa para que outros grupos usem.
Observação: Caso os alunos não tenham providenciado os materiais pedidos, adeque a aula da melhor forma possível, por exemplo, faça você a experiência e peça que os alunos observem e façam as anotações na tabela. Fale para os alunos terem cuidado com o laser e não apontá-lo de forma nenhuma para os olhos dos colegas, pois isso pode ser muito perigoso.
Mão na massa
Orientações: Diga aos alunos para comparar as anotações feitas na tabela com as de outro grupo e discutirem sobre a experiência feita na sala. Pergunte quais as conclusões que eles tiveram sobre como podemos diferenciar as lentes e o que aconteceu com a luz quando passou por uma lente. Peça que comparem os resultados da investigação da lupa com o copo liso com água, que eles verifiquem o que têm em comum. Solicite que os alunos separem os objetos em que a luz fez a mesma trajetória. Peça que, entre os objetos que foram separados, escolha um de cada relação e façam um desenho esquematizando as trajetórias da luz,
no caderno e anotem também suas conclusões. Leia o texto de apoio, com antecedência, disponível no link: https://bit.ly/2kDUhAK e explique para os alunos que, dependendo da trajetória da luz, as lentes podem ser convergentes ou divergentes. Caso tenha conseguido trazer para a sala de aula lentes convexas e côncavas, após as conclusões dos alunos faça uma experiência com o laser e as lentes e explique a diferença entre lente convergente e lente divergente. Peça, ainda, que observem as anotações feitas na tabela e no caderno e identifiquem quais delas seriam convergentes ou divergentes e, também, anotem no caderno.
Sistematização
Tempo sugerido: 12 minutos.
Orientações: Faça um esquema coletivo de forma a diferenciar lentes convergentes e divergentes comparando a trajetória da luz. Para isso, utilize as conclusões dos alunos e as informações obtidas durante a aula, adequando-as da melhor forma possível. Em seguida, peça que um aluno de cada grupo diga o que concluíram ou o que anotaram no caderno e vá esquematizando no quadro. Se achar necessário utilize o esquema de apoio no link https://bit.ly/2IZiSKO.
Retome o que os alunos haviam dito na apresentação da Questão disparadora: O que acontece com os raios de luz quando passam por uma lente? Verifique se houve alguma mudança de opinião. Ressalte o que eles descobriram na aula. Solicite aos alunos que corrijam as anotações feitas no caderno. Espera-se que os alunos consigam comparar e relatar a trajetória de um raio sendo refratado por uma lente convergente ou divergente.
Materiais Complementares
Imagem para impressão - Contexto - Tipos de Lente
Tabela para impressão - Mão na massa - Tipos de Lente
Texto para impressão - Contexto - Tipos de Lente
Texto para impressão - Mão na massa - Tipos de Lente
Texto para impressão 2 - Sistematização - Tipos de Lente
Texto para impressão - Sistematização - Tipos de Lente
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
Contexto e questão disparadora
Marque uma videochamada com a turma e utilize o slide “contexto”. Faça as perguntas propostas para iniciar uma reflexão sobre a temática da aula.
Apresente a questão disparadora:
- O que acontece com os raios de luz quando passam por uma lente?
Peça aos estudantes que reflitam sobre a pergunta.
Mão na massa
Peça aos estudantes que separem um copo transparente com água e setas desenhadas em um papel.
Oriente-os a assistirem ao vídeo “EXPERIMENTO: LENTES ESFÉRICAS COM ÁGUA (FÍSICA)” (disponível aqui) e tentarem reproduzir o experimento em casa.
Peça a ele que observem o que acontece e busquem justificativas para explicar o que está sendo observado.
Sistematização
Marque outra videochamada com toda a turma e dê espaço para que os estudantes compartilhem o que descobriram com o experimento. Siga as orientações propostas no slide “sistematização”.
Convite às famílias
As famílias poderão auxiliar os estudantes na realização do experimento e nas reflexões para buscarem justificativas sobre o que foi observado.
6º ano
Objetivos de aprendizagem
Comparar e relatar a trajetória de um raio sendo refratado por uma lente convergente ou divergente.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF06CI08) Explicar a importância da visão (captação e interpretação das imagens) na interação do organismo com o meio e, com base no funcionamento do olho humano, selecionar lentes adequadas para a correção de diferentes defeitos da visão.
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA.
Professor-autor: Sândira de Oliveira Barbosa
Mentor: Neusa Nogueira Fialho
Especialista: Leandro Holanda