12291
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 5º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - Pâncreas e fígado: auxiliares da digestão

Plano de aula de Ciências com atividades para 5o ano do EF sobre Pâncreas e fígado: auxiliares da digestão

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Alexandre Tolentino de Carvalho

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: ferramenta para compartilhamento de mensagens (grupo de Whatsapp, por exemplo); documento compartilhado no Google Drive.
- Optativas: videochamada (Zoom ou Hangouts); conversa por chats.

Contexto e questão disparadora
Encaminhe uma imagem do sistema digestório para os alunos. Após observarem a imagem, eles devem produzir um modelo de sistema digestório utilizando algum material que possuam em casa. Pode ser um desenho com tinta guache ou canetinha, massinha de modelar etc.

Cada aluno deve compartilhar o próprio modelo uns com os outros por meio de fotografia. Retome os órgãos pelos quais o alimento passa e depois chame atenção para algumas estruturas presentes no sistema digestório, nas quais os alimentos não passam (fígado e pâncreas).
- Qual seria a função dessas estruturas?

Mão na massa
A sala deve ser dividida em dois grupos. Esses grupos devem trabalhar colaborativamente (podem marcar videochamada, conversarem por chats etc.) para realizar, cada qual, um dos experimentos a seguir:

Grupo Fígado:
Em um copo, o grupo precisa misturar água, óleo e grãos (se for possível, cozidos, como arroz, feijão, milho etc.). Em seguida, adicionar detergente à mistura.
Observem e respondam: o que ocorreu com cada ingrediente da mistura?

Grupo Pâncreas:
Em um copo, o grupo precisa misturar leite e vinagre (ou limão). Em seguida, observar o que aconteceu com o leite.

Oriente que os grupos realizem o experimento e, ainda colaborativamente, pesquisem sobre a função de cada estrutura, produzindo um texto coletivo que responda à seguinte pergunta:
- Como esse órgão ajuda no processo de digestão?

Por fim, os grupos devem informar, uns ao outros, como foi a realização do experimento, quais observações fizeram e a que conclusões chegaram.

Sistematização
Compartilhe uma tabela no Google Drive com os nomes dos órgão estudados nesta aula (fígado e pâncreas) e colunas, as quais os alunos preencherão com as informações:
- O que produz? Onde lança? O que digere?

Cada aluno deve preenchee uma tabela. Avalie se ainda resta alguma dúvida, orientando e esclarecendo, se necessário.

Convite às famílias
Os familiares podem contribuir com a produção do sistema digestório na contextualização desta aula. Enquanto colaboram com a produção, podem comentar o que lembram de ter aprendido sobre esse sistema, enquanto estudantes, estimulando o envolvimento e o interesse do aluno sobre a temática.

Sugestão Enviada Por: Cíntia Diógenes


Código: CIE5_05V&E04

(EF05CI06) Selecionar argumentos que justifiquem por que os sistemas digestório e respiratório são considerados corresponsáveis pelo processo de nutrição do organismo, com base na identificação das funções desses sistemas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 5º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas