Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
- Documentos colaborativos Google: Apresentações ou Docs.
- Gravação de aulas: Loom ou Google meet.
Optativas:
- Vídeos partilhados: Flipgrid.
Contexto e questão disparadora
Grave um pequeno vídeo para introduzir esta aula para a turma. Convide os alunos a fazerem o experimento, chamando para uma corrida científica.
Proponha a “questão disparadora”, de modo que se sintam instigados e curiosos.
Mão na massa
Grave um vídeo com toda a explicação da atividade “mão na massa” e envie uma lista de materiais a serem utilizados na montagem. Peça aos alunos que, se puderem, façam a simulação e filmem.
É possível que muitos alunos não possuam imãs e, por isso, não conseguirão realizar a atividade. Faça com que se sintam tranquilos e deixe claro que você fará a demonstração.
Para os alunos que fizeram a bússola nas aulas anteriores dessa sequência, é provável que consigam simular esse “mão na massa”.
Grave o experimento em um momento anterior a aula e reserve-o para o momento síncrono. Peça aos alunos que também gravem as simulações deles.
Faça uma videochamada, por Zoom ou Hangouts, para dar início às atividades.
Apresente o vídeo, conforme orientação do slide 5, e vá pausando à medida que faz os questionamentos aos alunos.
Sistematização
Ainda na videochamada, chame os alunos que montaram os barcos para demonstrarem os experimentos.
Finalize a aula com os questionamentos sugeridos no slide 6 e formalize a construção dos conceitos, fazendo as relações entre a bússola e o movimento dos barcos.
Registre esses conceitos em tela compartilhada com os grupos, para que todos tenham acesso. Garanta que os vídeos das simulações cheguem a todos os colegas. Você pode usar o Flipgrid para isso.
Convite às famílias
As famílias serão convidadas a orientarem as crianças na atividade de “mão na massa”. Peça a um responsável para auxiliar na montagem dos barcos e na gravação dos vídeos.