12283
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 4º ano > Terra e Universo

Plano de aula - Atração e Repulsão

Plano de aula de Ciências com atividades para 4o ano do EF sobre Atração e Repulsão

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Roberta Braga Manes da Silva

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas

Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
- Documentos colaborativos Google: Apresentações ou Docs.
- Gravação de aulas: Loom ou Google meet.

Optativas:
- Vídeos partilhados: Flipgrid.

Contexto e questão disparadora

Grave um pequeno vídeo para introduzir esta aula para a turma. Convide os alunos a fazerem o experimento, chamando para uma corrida científica.
Proponha a “questão disparadora”, de modo que se sintam instigados e curiosos.

Mão na massa

Grave um vídeo com toda a explicação da atividade “mão na massa” e envie uma lista de materiais a serem utilizados na montagem. Peça aos alunos que, se puderem, façam a simulação e filmem.

É possível que muitos alunos não possuam imãs e, por isso, não conseguirão realizar a atividade. Faça com que se sintam tranquilos e deixe claro que você fará a demonstração.

Para os alunos que fizeram a bússola nas aulas anteriores dessa sequência, é provável que consigam simular esse “mão na massa”.

Grave o experimento em um momento anterior a aula e reserve-o para o momento síncrono. Peça aos alunos que também gravem as simulações deles.

Faça uma videochamada, por Zoom ou Hangouts, para dar início às atividades.

Apresente o vídeo, conforme orientação do slide 5, e vá pausando à medida que faz os questionamentos aos alunos.

Sistematização

Ainda na videochamada, chame os alunos que montaram os barcos para demonstrarem os experimentos.

Finalize a aula com os questionamentos sugeridos no slide 6 e formalize a construção dos conceitos, fazendo as relações entre a bússola e o movimento dos barcos.

Registre esses conceitos em tela compartilhada com os grupos, para que todos tenham acesso. Garanta que os vídeos das simulações cheguem a todos os colegas. Você pode usar o Flipgrid para isso.

Convite às famílias

As famílias serão convidadas a orientarem as crianças na atividade de “mão na massa”. Peça a um responsável para auxiliar na montagem dos barcos e na gravação dos vídeos.

Sugestão Enviada Por: Aline Soares Silva


Código: CIE4_07T&U06

(EF04CI09) Identificar os pontos cardeais, com base no registro de diferentes posições relativas do Sol e da sombra de uma vara (gnômon).

(EF04CI10) Comparar as indicações dos pontos cardeais resultantes da observação das sombras de uma vara (gnômon) com aquelas obtidas por meio de uma bússola.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Terra e Universo do 4º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 4º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas