12116
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 4º ano > Matéria e Energia

Plano de aula - Misturas no dia a dia

Plano de aula de Ciências com atividades para 4o ano do EF sobre Misturas no dia a dia

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Elisa Greenhalgh Vilalta

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Google meet.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
- Documentos colaborativos Google: Apresentações e Docs.
- Lousa virtual: Google Jamboard.

Contexto e questão disparadora
Apresente o contexto da aula através de uma videochamada pelo Zoom ou Google meet. Disponibilize, antes da aula, o texto sugerido, por e-mail ou Google Classroom. Siga as orientações sugeridas no plano para instigar os alunos e apresente a “questão disparadora”.

Mão na massa
Explique aos alunos que agora vocês farão uma atividade em grupos.

Faça a divisão da turma, conforme orientação do slide 4 ou em grupos maiores. Estimule a conversa e explique que podem discutir e se reunir pelo Whatsapp.

Organize as imagens sugeridas no material complementar em um documento Google Jamboard. Para registros dos grupos, deixe os nomes dos integrantes organizados por slides, você pode fixar post its.

Peça aos grupos para executarem a atividade sugerida, porém, em um cartaz virtual. Eles devem fazer as associações, colocando as figuras que combinam mais próximas. Você pode sugerir que façam uma tabela para separar.

Enquanto fazem os registros, provoque os alunos sobre as questões do slide 5.

Dê um tempo para a execução da atividade e provoque os alunos com as questões do slide 6.

Sistematização
Ainda em videochamada com a turma, peça para que um integrante de cada grupo compartilhe as conclusões. Faça intervenções para que os alunos compreendam os conceitos trabalhados e finalize a aula com a leitura do slide 8. Antes de encerrar a aula, registre as considerações do grupo, proponha a escrita de um parágrafo coletivo e registre em tela compartilhada para que os alunos tenham os registros.

Convite às famílias
As famílias serão convidadas a ajudarem os alunos na organização dos grupos de Whatsapp, para a realização do “mão na massa”.

Sugestão Enviada Por: Aline Soares Silva


Código: CIE4_01M&E02

(EF04CI01) Identificar misturas na vida diária, com base em suas propriedades físicas observáveis, reconhecendo sua composição.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Matéria e Energia do 4º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 4º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas