Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências presentes na BNCC. Observe que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários para a aula: papel kraft, páginas de revistas, panfletos de propagandas, jornais, cola, lápis e papel.
Para saber mais sobre poluição visual, acesse um artigo referente ao tema clicando aqui.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão discutir sobre poluição visual, seus impactos na saúde e ambientes visualmente adequados. Aproveite o momento e faça um levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos, questionando se já ouviram algo sobre o tema.
Contexto
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Leia a situação apresentada para os alunos e mostre a imagem. Permita que eles observem os elementos presentes na paisagem e faça os questionamentos sugeridos no slide. Deixe que expressem hipóteses e, em seguida, questione:
- Para que servem as placas de sinalização?
- Vocês já precisaram procurar alguma informação em placas assim?
- No caso de Mariana, o excesso de informações e placas presentes no caminho podem ter dificultado o encontro da informação desejada por ela? Por quê?
Os questionamentos são importantes para que os alunos já comecem a refletir sobre o tema que será trabalhado na aula.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Leia a questão disparadora. Deixe que os alunos compartilhem opiniões sobre o tema e levantem hipóteses sobre a forma como a poluição visual pode afetar a realização de atividades diárias. Não se preocupe em corrigir as respostas deles neste momento, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema.
Mão na massa
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações: Organize os alunos em grupos, de acordo com a quantidade de alunos da sala. Explique sobre o que eles deverão fazer, ou seja, observar os painéis e encontrar a informação que for solicitada ao grupo. Os grupos devem revezar na observação, permitindo que todos realizem a atividade ao mesmo tempo.
Mão na massa
Orientações: Com o papel kraft, confeccione três painéis. Um painel deve conter pouca informação visual, ou seja, com as páginas de revistas, jornais, panfletos, etc., organize-o de maneira harmônica, permitindo que a informação solicitada seja facilmente encontrada. O segundo painel deve ser confeccionado com um pouco mais de informações, já dificultando o cumprimento da tarefa. O terceiro painel deve conter muitas informações, organizadas de maneira não harmônica e confusa. A intenção é que os alunos percebam que, quanto mais informações visuais, mais difícil será cumprir a tarefa solicitada. A informação a ser procurada em cada painel dependerá do material disponibilizado por você. No caso dos exemplos contidos no slide, podemos solicitar:
Painel 1: Procure o anúncio do encanador e anote o número do telefone.
Painel 2: Encontre o anúncio do celular e anote o preço que está na propaganda.
Painel 3: Encontre o panfleto do restaurante e anote o valor do sanduíche.
Caso queira imprimir o modelo do slide ou utilizar alguma imagem presente no exemplo, acesse aqui. Você também encontrará uma atividade complementar.
Acesse a resolução da atividade complementar clicando aqui.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Proponha uma roda de conversa e explore as questões apresentadas no slide para que os alunos possam compartilhar o que aprenderam durante a atividade. Os questionamentos são importantes para que os alunos reflitam sobre hipóteses e as justifiquem, contribuindo para a sistematização do conceito explorado nesta aula (poluição visual). Espera-se que os grupos façam apontamentos sobre a interferência da poluição visual na realização das atividades cotidianas e dos ambientes adequados em termos de estímulos visuais. Caso isso não ocorra, retome ao contexto e peça para que observem o que poderia ter influenciado a realização da atividade.
Sistematização
Orientações: Projete o slide ou leia as informações para sistematizar as aprendizagens da aula. Explique que a poluição visual pode trazer diversos prejuízos à saúde humana e causar acidentes, além de deixar a cidade “feia”. Retome o que os alunos haviam dito na apresentação da questão disparadora e ressalte o que eles aprenderam na aula.