12055
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 3º ano > Matéria e Energia

Plano de aula - Poluição visual e ambientes visualmente saudáveis

Plano de Aula de ciências com atividades para 3º Ano do EF sobre Poluição visual e ambientes visualmente saudáveis

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Bruna Albieri Cruz da Silva

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências presentes na BNCC. Observe que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários para a aula: papel kraft, páginas de revistas, panfletos de propagandas, jornais, cola, lápis e papel.

Para saber mais sobre poluição visual, acesse um artigo referente ao tema clicando aqui.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão discutir sobre poluição visual, seus impactos na saúde e ambientes visualmente adequados. Aproveite o momento e faça um levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos, questionando se já ouviram algo sobre o tema.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Leia a situação apresentada para os alunos e mostre a imagem. Permita que eles observem os elementos presentes na paisagem e faça os questionamentos sugeridos no slide. Deixe que expressem hipóteses e, em seguida, questione:

  • Para que servem as placas de sinalização?
  • Vocês já precisaram procurar alguma informação em placas assim?
  • No caso de Mariana, o excesso de informações e placas presentes no caminho podem ter dificultado o encontro da informação desejada por ela? Por quê?

Os questionamentos são importantes para que os alunos já comecem a refletir sobre o tema que será trabalhado na aula.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia a questão disparadora. Deixe que os alunos compartilhem opiniões sobre o tema e levantem hipóteses sobre a forma como a poluição visual pode afetar a realização de atividades diárias. Não se preocupe em corrigir as respostas deles neste momento, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações: Organize os alunos em grupos, de acordo com a quantidade de alunos da sala. Explique sobre o que eles deverão fazer, ou seja, observar os painéis e encontrar a informação que for solicitada ao grupo. Os grupos devem revezar na observação, permitindo que todos realizem a atividade ao mesmo tempo.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Com o papel kraft, confeccione três painéis. Um painel deve conter pouca informação visual, ou seja, com as páginas de revistas, jornais, panfletos, etc., organize-o de maneira harmônica, permitindo que a informação solicitada seja facilmente encontrada. O segundo painel deve ser confeccionado com um pouco mais de informações, já dificultando o cumprimento da tarefa. O terceiro painel deve conter muitas informações, organizadas de maneira não harmônica e confusa. A intenção é que os alunos percebam que, quanto mais informações visuais, mais difícil será cumprir a tarefa solicitada. A informação a ser procurada em cada painel dependerá do material disponibilizado por você. No caso dos exemplos contidos no slide, podemos solicitar:

Painel 1: Procure o anúncio do encanador e anote o número do telefone.

Painel 2: Encontre o anúncio do celular e anote o preço que está na propaganda.

Painel 3: Encontre o panfleto do restaurante e anote o valor do sanduíche.

Caso queira imprimir o modelo do slide ou utilizar alguma imagem presente no exemplo, acesse aqui. Você também encontrará uma atividade complementar.

Acesse a resolução da atividade complementar clicando aqui.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Proponha uma roda de conversa e explore as questões apresentadas no slide para que os alunos possam compartilhar o que aprenderam durante a atividade. Os questionamentos são importantes para que os alunos reflitam sobre hipóteses e as justifiquem, contribuindo para a sistematização do conceito explorado nesta aula (poluição visual). Espera-se que os grupos façam apontamentos sobre a interferência da poluição visual na realização das atividades cotidianas e dos ambientes adequados em termos de estímulos visuais. Caso isso não ocorra, retome ao contexto e peça para que observem o que poderia ter influenciado a realização da atividade.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Projete o slide ou leia as informações para sistematizar as aprendizagens da aula. Explique que a poluição visual pode trazer diversos prejuízos à saúde humana e causar acidentes, além de deixar a cidade “feia”. Retome o que os alunos haviam dito na apresentação da questão disparadora e ressalte o que eles aprenderam na aula.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências presentes na BNCC. Observe que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários para a aula: papel kraft, páginas de revistas, panfletos de propagandas, jornais, cola, lápis e papel.

Para saber mais sobre poluição visual, acesse um artigo referente ao tema clicando aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão discutir sobre poluição visual, seus impactos na saúde e ambientes visualmente adequados. Aproveite o momento e faça um levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos, questionando se já ouviram algo sobre o tema.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Leia a situação apresentada para os alunos e mostre a imagem. Permita que eles observem os elementos presentes na paisagem e faça os questionamentos sugeridos no slide. Deixe que expressem hipóteses e, em seguida, questione:

  • Para que servem as placas de sinalização?
  • Vocês já precisaram procurar alguma informação em placas assim?
  • No caso de Mariana, o excesso de informações e placas presentes no caminho podem ter dificultado o encontro da informação desejada por ela? Por quê?

Os questionamentos são importantes para que os alunos já comecem a refletir sobre o tema que será trabalhado na aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia a questão disparadora. Deixe que os alunos compartilhem opiniões sobre o tema e levantem hipóteses sobre a forma como a poluição visual pode afetar a realização de atividades diárias. Não se preocupe em corrigir as respostas deles neste momento, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações: Organize os alunos em grupos, de acordo com a quantidade de alunos da sala. Explique sobre o que eles deverão fazer, ou seja, observar os painéis e encontrar a informação que for solicitada ao grupo. Os grupos devem revezar na observação, permitindo que todos realizem a atividade ao mesmo tempo.

Slide Plano Aula

Orientações: Com o papel kraft, confeccione três painéis. Um painel deve conter pouca informação visual, ou seja, com as páginas de revistas, jornais, panfletos, etc., organize-o de maneira harmônica, permitindo que a informação solicitada seja facilmente encontrada. O segundo painel deve ser confeccionado com um pouco mais de informações, já dificultando o cumprimento da tarefa. O terceiro painel deve conter muitas informações, organizadas de maneira não harmônica e confusa. A intenção é que os alunos percebam que, quanto mais informações visuais, mais difícil será cumprir a tarefa solicitada. A informação a ser procurada em cada painel dependerá do material disponibilizado por você. No caso dos exemplos contidos no slide, podemos solicitar:

Painel 1: Procure o anúncio do encanador e anote o número do telefone.

Painel 2: Encontre o anúncio do celular e anote o preço que está na propaganda.

Painel 3: Encontre o panfleto do restaurante e anote o valor do sanduíche.

Caso queira imprimir o modelo do slide ou utilizar alguma imagem presente no exemplo, acesse aqui. Você também encontrará uma atividade complementar.

Acesse a resolução da atividade complementar clicando aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Proponha uma roda de conversa e explore as questões apresentadas no slide para que os alunos possam compartilhar o que aprenderam durante a atividade. Os questionamentos são importantes para que os alunos reflitam sobre hipóteses e as justifiquem, contribuindo para a sistematização do conceito explorado nesta aula (poluição visual). Espera-se que os grupos façam apontamentos sobre a interferência da poluição visual na realização das atividades cotidianas e dos ambientes adequados em termos de estímulos visuais. Caso isso não ocorra, retome ao contexto e peça para que observem o que poderia ter influenciado a realização da atividade.

Slide Plano Aula

Orientações: Projete o slide ou leia as informações para sistematizar as aprendizagens da aula. Explique que a poluição visual pode trazer diversos prejuízos à saúde humana e causar acidentes, além de deixar a cidade “feia”. Retome o que os alunos haviam dito na apresentação da questão disparadora e ressalte o que eles aprenderam na aula.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Matéria e Energia do 3º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 3º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03CI03 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano