11934
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 3º ano > Matéria e Energia

Plano de aula - Meios de Propagação

Plano de Aula de Ciências com atividades para 3º do EF sobre Meios de Propagação

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: ERIKA CARLA ALVES CANUTO DA COSTA

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas

Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangout.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, WhatsApp ou Google Classroom.
- Documentos colaborativos google: Docs.
- Gravação de aulas: Loom ou Google meet.
- Ferramenta de vídeo: Youtube

Optativas:
- Mural virtual: Padlet

Contexto e questão disparadora

Faça uma rápida chamada com seu grupo apresentando o tema da aula e a situação contextualizadora dos slides 3 e 4. Mostre as fotografias para instigar a curiosidade das crianças.
Siga as orientações do slide e faça todos os questionamento aos grupos.

Na sequência, apresente a questão disparadora. Disponibilize um link de acesso a um documentos colaborativo e peça para que cada criança registre uma hipótese sobre a questão disparadora. Diga que eles terão 3 minutos para esse registro. 

Mão na massa

Para o “mão na massa” é necessário que você grave alguns vídeos anteriormente.

Seguindo as orientações do ”mão na massa” grave a simulação dos 3 experimentos sugeridos:

1. No primeiro vídeo, você gravará uma lanterna incidindo a luz no papel celofane.
2. No segundo vídeo, você gravará uma lanterna incidindo a luz no papel de seda.
3. No terceiro vídeo, você gravará uma lanterna incidindo a luz na cartolina.

Na videochamada, retome o documento com registro das crianças. Veja os materiais citados e se eles cumprem os objetivos de deixar o quarto do bebê como a mamãe deseja. Discuta as sugestões com as crianças focando no tema da aula.

Diga que o experimento proposto não será desenvolvido por eles, por exigir materiais que muitos não possuem em casa, mas que estejam livres para executarem caso tenham.

Partilhe os vídeos com as crianças. Peça para que observem atentamente como a luz se comporta. Faça as indagações propostas no slide 6 e peça aos alunos que façam registros curtos.

Divida os alunos em grupos e partilhe com eles mais um documento colaborativo no Google Docs. Oriente os alunos a preencherem a tabela e diga que terão 20 minutos para a tarefa.

Cada grupo terá que preencher uma tabela já disponibilizada com os nomes dos integrantes. Peça para que usem o bate papo para digitar as dúvidas e/ ou sugestões. Caso queiram, podem deixar o microfone mudo e se comunicar por Whatsapp.

Verifique as atividades e tire as dúvidas dos alunos, caso elas surjam durante o preenchimento das tabelas. Faça os questionamentos sugeridos à medida que as crianças preenchem o documento.

Sistematização

Ainda na videoconferência, convide as crianças a elegerem um colega para apresentar os dados registrados e a partilharem o que descobriram. Ao final dos compartilhamentos, peça que registrem, por meio de desenhos e esquemas, cada uma das etapas do experimento.

As imagens e esquemas podem ser partilhadas no mural do Padlet, após serem fotografadas. Envie um link e as orientações, para que as crianças façam as postagens.

Convite às famílias

As famílias podem auxiliar as crianças no encontro com os colegas via Whatsapp e nas fotografias dos trabalhos para a inserção no mural virtual.

Sugestão Enviada Por: Aline Soares Silva


Código: CIE3_02M&E02

(EF03CI02) Experimentar e relatar o que ocorre com a passagem da luz através de objetos transparentes (copos, janelas de vidro, lentes, prismas, água etc.), no contato com superfícies polidas (espelhos) e na intersecção com objetos opacos (paredes, pratos, pessoas e outros objetos de uso cotidiano).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Matéria e Energia do 3º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 3º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas