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Plano de aula - O som em diferentes materiais

Plano de Aula de Ciências com atividades para 3º Ano do EF sobre O som em diferentes materiais

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Thais Teixeira da Costa Portes Brusdzenski

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor(a), possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano é parte de um agrupamento de planos sobre a produção do som. Nesta aula, o aluno perceberá duas propriedades do som (intensidade - alto e baixo; frequência - grave e agudo), e verificará suas variações a partir da vibração de objetos distintos.

Uma dica para você se aprofundar no assunto é assistir ao vídeo “Música das Esferas”, disponível no link: https://tvescola.org.br/tve/video/musicadasesferas). Os sete primeiros minutos deste vídeo auxiliarão na compreensão das variações entre intensidade e frequência do som.

Materiais necessários para a aula: Uma colher de madeira por grupo de alunos e tabela para registro das experimentações. A tabela poderá ser impressa para os alunos ou colocada no quadro para que eles copiem.

A tabela está disponível para impressão aqui.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Este é o momento da apresentação do tema da aula. Verifique o que os alunos já conhecem sobre o som nos diferentes materiais. Faça perguntas como:

  • O som obtido ao bater uma colher de metal em uma mesa de madeira será o mesmo som obtido ao batermos duas colheres de metal uma na outra?
  • O tipo de material influencia o som produzido?

O som obtido ao bater com uma colher de madeira num copo de vidro ou num livro com muitas páginas, por exemplo, será diferente pela diferença entre a vibração de cada tipo de material. A vibração do objeto, mesmo que imperceptível aos nossos olhos, causará vibração no ar, produzindo o som.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Foto de uma taça de cristal quebrando. Pergunte aos alunos se já viram em desenhos animados cantoras de ópera quebrando taças de cristal utilizando apenas a força da voz. Apesar de pensarmos ser apenas histórias de ficção, isso realmente pode acontecer. Ao definir corretamente a frequência do som emitido pela taça, uma pessoa pode conseguir quebrar a taça alinhando a voz à frequência correta.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Pergunte aos alunos o que eles entendem por “propriedades”. Resposta: Qualidades inerentes dos seres. Atributo especial; faculdade, caráter, característica. (Fonte: Dicionário Google).

Neste momento, vamos focar quais características do som conseguiremos observar nos diferentes materiais. Registre com os alunos as hipóteses levantadas por eles no quadro ou no caderno, para que, ao final da aula, possamos verificar se as hipóteses registradas estavam de acordo. Para auxiliá-los na discussão, pergunte: Como o som pode ser? Alto ou baixo? Fraco ou forte? ‘Grosso’ ou ‘fino’?

Aos poucos, introduziremos as palavras intensidade, frequência, grave e agudo ao vocabulário dos alunos.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações: Nesta etapa, iremos realizar um experimento em grupos. Divida a turma em grupos de quatro alunos e peça que eles discutam entre si a questão proposta no slide. Após esse momento, cada grupo deverá escolher um componente que terá seus olhos vendados. Os outros colegas do grupo escolherão 5 objetos presentes na sala de aula ou pela escola, para que, com a colher de pau, batam nesses objetos. O colega vendado deve tentar descobrir qual objeto é através do som emitido. Nesta primeira parte do Mão na Massa, os alunos apenas definirão seus papéis no grupo.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Esse é o momento de testarmos o som dos objetos. Por serem fabricados com diferentes materiais, o som dos 5 objetos escolhidos terão propriedades específicas que auxiliarão os alunos vendados a perceberem as diferentes intensidades e frequências demonstradas.

Os alunos deverão bater a colher de pau nos objetos escolhidos e verificar se houve vibração visível ao bater no objeto. Nesse momento, os alunos podem brincar com o colega vendado verificando se ele acertou o objeto pelo som produzido, mas a intenção, neste momento, é que os alunos identifiquem as intensidades e frequências dos sons dos objetos escolhidos.

Após a realização desta 1ª missão, os alunos se reunirão com seus grupos na sala de aula e juntos completarão o quadro proposto.

É muito provável que alguns alunos desconheçam as palavras grave e agudo. Neste momento, poderemos relacionar com o que discutimos no começo da aula sobre som mais “grosso” ser o som grave e som mais “fino” ser o som agudo.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Nesse momento, iremos sistematizar o conteúdo e relacionar o que vivemos às propriedades do som. É importante que você leia este slide juntamente com a turma e relembre com os alunos o contexto que iniciou a aula: a situação em que a cantora de ópera quebra uma taça com a voz. Isso acontece, pois o som agudo, neste caso, consegue causar uma grande perturbação no ar e, consequentemente, atinge a taça e ela quebra! Para se aprofundar no tema, a notícia “Uma cantora de ópera pode quebrar uma taça com a voz” lhe ajudará a explicar esse assunto para seus alunos. Você pode acessá-la no link: http://www2.uol.com.br/sciam/noticias/uma_cantora_de_opera_pode_quebrar_uma_taca_com_a_voz_.html

Discuta com a turma: Quais características do som foram observadas no Mão na Massa? Quais objetos têm som grave? Quais têm o som agudo? Quais objetos tiveram o som mais forte? Quais apresentaram som mais fraco? O que poderia influenciar as intensidades dos sons testados? (A força utilizada ao bater nos objetos).

Explique a eles que utilizamos uma colher de madeira pois a madeira é um material utilizado para tratamento acústico como isolante para o som, portanto seu material não interferirá nas características do som dos objetos escolhidos para os testes. O mesmo não acontece com uma colher de metal. Peça para que os alunos repitam o experimento, mas desta vez com a colher de metal. Em seguida peça para que registrem a diferença através de uma produção textual ou através de desenhos.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor(a), possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano é parte de um agrupamento de planos sobre a produção do som. Nesta aula, o aluno perceberá duas propriedades do som (intensidade - alto e baixo; frequência - grave e agudo), e verificará suas variações a partir da vibração de objetos distintos.

Uma dica para você se aprofundar no assunto é assistir ao vídeo “Música das Esferas”, disponível no link: https://tvescola.org.br/tve/video/musicadasesferas). Os sete primeiros minutos deste vídeo auxiliarão na compreensão das variações entre intensidade e frequência do som.

Materiais necessários para a aula: Uma colher de madeira por grupo de alunos e tabela para registro das experimentações. A tabela poderá ser impressa para os alunos ou colocada no quadro para que eles copiem.

A tabela está disponível para impressão aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Este é o momento da apresentação do tema da aula. Verifique o que os alunos já conhecem sobre o som nos diferentes materiais. Faça perguntas como:

  • O som obtido ao bater uma colher de metal em uma mesa de madeira será o mesmo som obtido ao batermos duas colheres de metal uma na outra?
  • O tipo de material influencia o som produzido?

O som obtido ao bater com uma colher de madeira num copo de vidro ou num livro com muitas páginas, por exemplo, será diferente pela diferença entre a vibração de cada tipo de material. A vibração do objeto, mesmo que imperceptível aos nossos olhos, causará vibração no ar, produzindo o som.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Foto de uma taça de cristal quebrando. Pergunte aos alunos se já viram em desenhos animados cantoras de ópera quebrando taças de cristal utilizando apenas a força da voz. Apesar de pensarmos ser apenas histórias de ficção, isso realmente pode acontecer. Ao definir corretamente a frequência do som emitido pela taça, uma pessoa pode conseguir quebrar a taça alinhando a voz à frequência correta.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Pergunte aos alunos o que eles entendem por “propriedades”. Resposta: Qualidades inerentes dos seres. Atributo especial; faculdade, caráter, característica. (Fonte: Dicionário Google).

Neste momento, vamos focar quais características do som conseguiremos observar nos diferentes materiais. Registre com os alunos as hipóteses levantadas por eles no quadro ou no caderno, para que, ao final da aula, possamos verificar se as hipóteses registradas estavam de acordo. Para auxiliá-los na discussão, pergunte: Como o som pode ser? Alto ou baixo? Fraco ou forte? ‘Grosso’ ou ‘fino’?

Aos poucos, introduziremos as palavras intensidade, frequência, grave e agudo ao vocabulário dos alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações: Nesta etapa, iremos realizar um experimento em grupos. Divida a turma em grupos de quatro alunos e peça que eles discutam entre si a questão proposta no slide. Após esse momento, cada grupo deverá escolher um componente que terá seus olhos vendados. Os outros colegas do grupo escolherão 5 objetos presentes na sala de aula ou pela escola, para que, com a colher de pau, batam nesses objetos. O colega vendado deve tentar descobrir qual objeto é através do som emitido. Nesta primeira parte do Mão na Massa, os alunos apenas definirão seus papéis no grupo.

Slide Plano Aula

Orientações: Esse é o momento de testarmos o som dos objetos. Por serem fabricados com diferentes materiais, o som dos 5 objetos escolhidos terão propriedades específicas que auxiliarão os alunos vendados a perceberem as diferentes intensidades e frequências demonstradas.

Os alunos deverão bater a colher de pau nos objetos escolhidos e verificar se houve vibração visível ao bater no objeto. Nesse momento, os alunos podem brincar com o colega vendado verificando se ele acertou o objeto pelo som produzido, mas a intenção, neste momento, é que os alunos identifiquem as intensidades e frequências dos sons dos objetos escolhidos.

Após a realização desta 1ª missão, os alunos se reunirão com seus grupos na sala de aula e juntos completarão o quadro proposto.

É muito provável que alguns alunos desconheçam as palavras grave e agudo. Neste momento, poderemos relacionar com o que discutimos no começo da aula sobre som mais “grosso” ser o som grave e som mais “fino” ser o som agudo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Nesse momento, iremos sistematizar o conteúdo e relacionar o que vivemos às propriedades do som. É importante que você leia este slide juntamente com a turma e relembre com os alunos o contexto que iniciou a aula: a situação em que a cantora de ópera quebra uma taça com a voz. Isso acontece, pois o som agudo, neste caso, consegue causar uma grande perturbação no ar e, consequentemente, atinge a taça e ela quebra! Para se aprofundar no tema, a notícia “Uma cantora de ópera pode quebrar uma taça com a voz” lhe ajudará a explicar esse assunto para seus alunos. Você pode acessá-la no link: http://www2.uol.com.br/sciam/noticias/uma_cantora_de_opera_pode_quebrar_uma_taca_com_a_voz_.html

Discuta com a turma: Quais características do som foram observadas no Mão na Massa? Quais objetos têm som grave? Quais têm o som agudo? Quais objetos tiveram o som mais forte? Quais apresentaram som mais fraco? O que poderia influenciar as intensidades dos sons testados? (A força utilizada ao bater nos objetos).

Explique a eles que utilizamos uma colher de madeira pois a madeira é um material utilizado para tratamento acústico como isolante para o som, portanto seu material não interferirá nas características do som dos objetos escolhidos para os testes. O mesmo não acontece com uma colher de metal. Peça para que os alunos repitam o experimento, mas desta vez com a colher de metal. Em seguida peça para que registrem a diferença através de uma produção textual ou através de desenhos.

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