Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, WhatsApp ou Google Classroom.
s- Documentos colaborativos Google: Docs.
s- Gravação de aulas: Loom ou Google meet.
s- Ferramenta de vídeo: Youtube
Contexto e questão disparadora
Faça um Powerpoint com vídeo ou áudios e pergunte aos alunos se é possível fazer uma taça quebrar com a voz.
Na sequência deixe o link do vídeo (disponível aqui).
Provoque os alunos com as perguntas da questão disparadora e peça para que registrem as hipóteses.
Mão na massa
Faça algumas adaptações na atividade de mão na massa, deixando previamente gravadas as situações propostas no slide 5.
Você deverá gravar um vídeo com os sons dos objetos com as batidas da colher.
Com o vídeo finalizado, marque uma videochamada com a turma por Zoom ou Hangouts, e explique que agora eles farão uma audição às cegas.
Deixe que os alunos ouçam somente os áudios e pergunte os nomes dos objetos, para ver se identificam os sons.
Divida a turma em grupos, crie um documento tipo Google Docs ou Apresentações e partilhe com a turma, com os nomes dos alunos já inseridos em cada página/slide. Insira na página/slide a tabela do slide 6.
Faça as apresentações dos sons, mas mostre um vídeo dos objetos, reflita com os grupos e, na sequência, libere-os para preencherem as tabelas. Peça que testem os sons em casa, também.
Marque uma nova chamada até que as atividades estejam concluídas.
Sistematização
Em outra videochamada convide as crianças a partilharem o que descobriram, projetando a tabela preenchida pelos grupos.
Volte às questões do slide 6, para verificar a aprendizagem dos alunos.
Compartilhe o documento colaborativo, peça para um aluno ler as considerações do grupo e finalize a aula com as orientações do slide 7.
Convite às famílias
As famílias serão convidadas a orientarem as crianças na atividade de “mão na massa”. Deverão auxiliar na organização dos materiais e na testagem dos sons, por exemplo.