Plano de aula: Fazendo um som por aí: o som em diferentes meios

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Produção de som

Sobre esta aula: Este plano é parte de um agrupamento de planos sobre a produção do som. Nesta aula, o aluno perceberá que, para que o som se propague, é necessário um meio material que pode ser sólido, líquido ou gasoso. Um vídeo interessante para você assistir caso queira entender melhor o assunto é “Produção do Som” (disponível no link: https://pt.khanacademy.org/science/physics/mechanical-waves-and-sound/modal/v/production-of-sound). Este vídeo mostra de forma bem didática a produção do som em diferentes meios.

Materiais necessários para a aula: Uma folha branca (Ofício ou A4) por grupo de alunos, canetinhas e sete figuras com situações específicas para o “Mão na Massa”.

Título da aula

Orientações: Este é o primeiro slide, onde você apresentará o tema da aula. É importante considerar os conhecimentos prévios dos alunos referente ao tema, por isso, verifique o que eles já sabem sobre o som em diferentes meios. Você pode instigar a turma com algumas questões como: “Será que o som se propaga somente pelo ar?”, “Imaginem que eu estou embaixo d’água, numa piscina. Se eu disser algumas palavras na água, vocês conseguirão ouvir?”. O som ouvido ao falar dentro da água será diferente do som ouvido no ar pela diferença de meio material. A velocidade do som (assim como a velocidade da luz) varia com o meio material.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA