11578
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

  

Plano de aula - Registros diferenciados da multiplicação

Plano de aula de Matemática com atividades para 3º do Fundamental sobre Utilizar registros pessoais para resolver problemas com ideias de multiplicação.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ináldia Viana da Silva Sabino,

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de autores NOVA ESCOLA

Autora: Ináldia Viana da Silva Sabino

Mentora: Eliane Zanin

Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF03MA07) Resolver e elaborar problemas de multiplicação (por 2, 3, 4, 5 e 10) com os significados de adição de parcelas iguais e elementos apresentados em disposição retangular, utilizando diferentes estratégias de cálculo e registros.

Conhecimentos prévios que a turma deve dominar:

  • Contar a quantidade de objetos de coleções até 100 unidades e apresentar o resultado por registros verbais e simbólicos;
  • Resolver e elaborar problemas envolvendo dobro, triplo e etc. com suporte de imagens e/ou material manipulável, utilizando estratégias pessoais;
  • Compreender a ideia de multiplicação por meio de situações-problemas;
  • Descrever um padrão (ou regularidade) de sequências repetitivas e de sequências recursivas, por meio de palavras, símbolos ou desenhos.

Objetivos específicos

Utilizar registros pessoais para resolver problemas  com ideias de multiplicação.

Conceito-chave:  

Multiplicação com uso de estratégias pessoais.

Recursos necessários:  

  • Quadro,
  • atividades impressas,
  • equipamento de projeção,
  • materiais manipulativos.


Tempo sugerido: 2 minutos.

Propósito: Informar aos alunos o que irão aprender na aula.

Orientação: O objetivo deve estar claro para o aluno ao iniciar a atividade. Essa ação envolve e motiva o aluno a participar. A explicitação desse objetivo deve ser apresentada de forma clara e linguagem acessível.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.(Slides 3 e 4)

Propósito: Promover uma sondagem ou aquecimento do conceito matemático trabalhado.

Orientações: Apresente a atividade a seus alunos em cartaz, lâmina ou papel impresso.

Convide os alunos a resolverem o desafio coletivamente. Deixe-os verbalizar as observações.

Discuta com a turma: Estimule seus alunos com perguntas:

  • O que é possível observar no quadro?
  • Quantos galhinhos de cereja existem no quadro?
  • E os gomos de limão?
  • Quantos pedacinhos tem em cada barrinha de chocolate?
  • Quantas sementinhas tem em cada pera?
  • Como podemos calcular os gomos de limão?
  • Tem a mesma quantidade de pedacinhos de chocolate?

Você pode convidar dois ou três alunos ao quadro para registrarem suas estratégias e compartilhar suas ideias.

3 galhos com 2 cerejas cada 3 x 2

2 peras com 2 sementinhas em cada 2 x 2

3 limões com 8 gominhos em cada 3 x 8

2 barrinhas de chocolate com 8 pedacinhos em cada 2 x 8

Você encontra essa atividade e sua resolução para impressão na aba “Materiais Complementares” desse plano.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.(Slides 3 e 4)

Propósito: Promover uma sondagem ou aquecimento do conceito matemático trabalhado.

Orientações: Apresente a atividade a seus alunos em cartaz, lâmina ou papel impresso.

Convide os alunos a resolverem o desafio coletivamente. Deixe-os verbalizar as observações.

Discuta com a turma: Estimule seus alunos com perguntas:

  • O que é possível observar no quadro?
  • Quantos galhinhos de cereja existem no quadro?
  • E os gomos de limão?
  • Quantos pedacinhos tem em cada barrinha de chocolate?
  • Quantas sementinhas tem em cada pera?
  • Como podemos calcular os gomos de limão?
  • Tem a mesma quantidade de pedacinhos de chocolate?

Você pode convidar dois ou três alunos ao quadro para registrarem suas estratégias e compartilhar suas ideias.

3 galhos com 2 cerejas cada 3 x 2

2 peras com 2 sementinhas em cada 2 x 2

3 limões com 8 gominhos em cada 3 x 8

2 barrinhas de chocolate com 8 pedacinhos em cada 2 x 8

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.(Slides 5 e 6)

Propósito: O propósito dessa atividade é estimular os alunos a fazerem a relação entre a adição de parcelas iguais e a multiplicação.

Orientação: Apresente a atividade aos alunos divididos em grupos de 3. Sugira que encontrem a solução do problema. Disponibilize material manipulativo para contagem, lápis, papel, etc.

Movimente-se entre os grupos, observando suas estratégias e estimulando com questionamentos:

  • Para descobrir quem fez mais pontos, o que é preciso fazer?
  • Como vocês podem descobrir o valor que cada criança conseguiu?
  • Quais os dados que vocês têm?
  • Quais cálculos precisam fazer?

Material complementar:

Podem surgir algumas dúvidas por parte dos alunos. Consulte o guia de intervenção aqui

Para imprimir essa atividade, clique aqui

Material de apoio:

Você pode utilizar diferentes recursos para trabalhar a multiplicação com material concreto, inclusive o material dourado em suas próximas aulas. Clique aqui para acessar uma sugestão com esse trabalho.

Amplie seus conhecimentos sobre o trabalho com os conceitos da multiplicação , acessando aqui

Outros textos podem te auxiliar a compreender a abordagem dos “erros” dos alunos, clicando aqui

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.(Slides 5 e 6)

Propósito: O propósito dessa atividade é estimular os alunos a fazerem a relação entre a adição de parcelas iguais e a multiplicação.

Orientação: Apresente a atividade aos alunos divididos em grupos de 3. Sugira que encontrem a solução do problema. Disponibilize material manipulativo para contagem, lápis, papel, etc.

Movimente-se entre os grupos, observando suas estratégias e estimulando com questionamentos:

  • Para descobrir quem fez mais pontos, o que é preciso fazer?
  • Como você pode descobrir o valor que cada criança conseguiu?
  • Quais os dados que você tem?
  • Quais cálculos precisam fazer?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.(slides 7 a 10)

Propósito: Socializar as soluções encontradas pelos alunos, analisando as estratégias.

Orientação: Convide seus alunos para analisar as soluções encontradas pelos colegas. Diga que todos se esforçaram e que a estratégia que utilizaram é muito importante. Não existe a mais certa ou a mais errada.Você encontrará aqui três possíveis soluções, no entanto deve apresentá-las somente se seus alunos não as apresentarem. Valorize as estratégias de seus alunos. Faça um painel com as soluções para que fiquem expostas na sala de aula. Em outros momentos, os alunos terão acesso a esse material e poderão interagir com os colegas.

Você encontra essa atividade e sua resolução para impressão na aba “Materiais Complementares” desse plano.

Discussão da solução 1 select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (slides 7 a 10)

Propósito: Socializar as soluções encontradas pelos alunos.

Orientação: Essa é uma solução mais provável de aparecer. Os alunos farão a adição dos valores das garrafas.

Discuta com a turma: Ao socializar a solução, pergunte:

  • Por que Marcelo derrubou as três garrafas e fez o mesmo número de pontos de Rafael que derrubou 4?

Discussão da solução 2 select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.(slides 7 a 10)

Propósito:Socializar as soluções encontradas pelos alunos.

Orientação: Esse é um exemplo de possível solução. Os alunos farão primeiro a multiplicação da quantidade de garrafas pelos seus valores. E depois somarão os valores das garrafas amarelas derrubadas e das garrafas azuis.

Discuta com a turma: Ao socializar a solução, pergunte:

  • Para fazer o mesmo número de pontos de Marcelo e Rafael, quantas garrafas Antônio teria que derrubar?

Discussão da solução 3 select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (slides 7 a 10)

Propósito: Socializar as soluções encontradas pelos alunos.

Orientação: Esse é outro exemplo de solução. Os alunos farão primeiro a multiplicação ou soma das parcelas iguais mentalmente até chegar ao resultado final.

Discuta com a turma: Ao socializar a solução, pergunte:

  • Qual foi a operação de multiplicação que você fez ao chegar ao valor de Marcelo?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Propósito: Resumir a aprendizagem da aula.

Orientação: Esse é o momento de perceber se seus objetivos com a aula foram atingidos.

Projete este slide ou escreva no quadro. Leia com seus alunos e peça que copiem nos seus cadernos.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Propósito: Avaliar os conhecimentos construídos na aula.

Orientação: Diga a seus alunos que agora irão mostrar o que aprenderam com a aula. Oriente-os a realizar a tarefa individualmente.

Ao socializar o resultado da avaliação, valorize todas as estratégias e registros dos alunos, analisando se de fato, compreenderam a ideia da multiplicação.

Discuta com a turma :

  • Quais informações você encontrou no problema?
  • Qual informação você precisa descobrir?
  • É possível registrar o que você entendeu do problema de forma diferente?

Você encontra essa atividade e sua resolução para impressão na aba “Materiais Complementares” desse plano.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Propósito: Avaliar os conhecimentos construídos na aula.

Orientação: Diga a seus alunos que agora irão mostrar o que aprenderam com a aula. Oriente-os a realizar a tarefa individualmente.

Ao socializar o resultado da avaliação, valorize todas as estratégias e registros dos alunos, analisando se de fato, compreenderam a ideia da multiplicação.

Discuta com a turma :

  • Quais informações você encontrou no problema?
  • Qual informação você precisa descobrir?
  • É possível registrar o que você entendeu do problema de forma diferente?

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Propósito: Informar aos alunos o que irão aprender na aula.

Orientação: O objetivo deve estar claro para o aluno ao iniciar a atividade. Essa ação envolve e motiva o aluno a participar. A explicitação desse objetivo deve ser apresentada de forma clara e linguagem acessível.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de autores NOVA ESCOLA

Autora: Ináldia Viana da Silva Sabino

Mentora: Eliane Zanin

Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF03MA07) Resolver e elaborar problemas de multiplicação (por 2, 3, 4, 5 e 10) com os significados de adição de parcelas iguais e elementos apresentados em disposição retangular, utilizando diferentes estratégias de cálculo e registros.

Conhecimentos prévios que a turma deve dominar:

  • Contar a quantidade de objetos de coleções até 100 unidades e apresentar o resultado por registros verbais e simbólicos;
  • Resolver e elaborar problemas envolvendo dobro, triplo e etc. com suporte de imagens e/ou material manipulável, utilizando estratégias pessoais;
  • Compreender a ideia de multiplicação por meio de situações-problemas;
  • Descrever um padrão (ou regularidade) de sequências repetitivas e de sequências recursivas, por meio de palavras, símbolos ou desenhos.

Objetivos específicos

Utilizar registros pessoais para resolver problemas  com ideias de multiplicação.

Conceito-chave:  

Multiplicação com uso de estratégias pessoais.

Recursos necessários:  

  • Quadro,
  • atividades impressas,
  • equipamento de projeção,
  • materiais manipulativos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.(Slides 3 e 4)

Propósito: Promover uma sondagem ou aquecimento do conceito matemático trabalhado.

Orientações: Apresente a atividade a seus alunos em cartaz, lâmina ou papel impresso.

Convide os alunos a resolverem o desafio coletivamente. Deixe-os verbalizar as observações.

Discuta com a turma: Estimule seus alunos com perguntas:

  • O que é possível observar no quadro?
  • Quantos galhinhos de cereja existem no quadro?
  • E os gomos de limão?
  • Quantos pedacinhos tem em cada barrinha de chocolate?
  • Quantas sementinhas tem em cada pera?
  • Como podemos calcular os gomos de limão?
  • Tem a mesma quantidade de pedacinhos de chocolate?

Você pode convidar dois ou três alunos ao quadro para registrarem suas estratégias e compartilhar suas ideias.

3 galhos com 2 cerejas cada 3 x 2

2 peras com 2 sementinhas em cada 2 x 2

3 limões com 8 gominhos em cada 3 x 8

2 barrinhas de chocolate com 8 pedacinhos em cada 2 x 8

Você encontra essa atividade e sua resolução para impressão na aba “Materiais Complementares” desse plano.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.(Slides 3 e 4)

Propósito: Promover uma sondagem ou aquecimento do conceito matemático trabalhado.

Orientações: Apresente a atividade a seus alunos em cartaz, lâmina ou papel impresso.

Convide os alunos a resolverem o desafio coletivamente. Deixe-os verbalizar as observações.

Discuta com a turma: Estimule seus alunos com perguntas:

  • O que é possível observar no quadro?
  • Quantos galhinhos de cereja existem no quadro?
  • E os gomos de limão?
  • Quantos pedacinhos tem em cada barrinha de chocolate?
  • Quantas sementinhas tem em cada pera?
  • Como podemos calcular os gomos de limão?
  • Tem a mesma quantidade de pedacinhos de chocolate?

Você pode convidar dois ou três alunos ao quadro para registrarem suas estratégias e compartilhar suas ideias.

3 galhos com 2 cerejas cada 3 x 2

2 peras com 2 sementinhas em cada 2 x 2

3 limões com 8 gominhos em cada 3 x 8

2 barrinhas de chocolate com 8 pedacinhos em cada 2 x 8

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.(Slides 5 e 6)

Propósito: O propósito dessa atividade é estimular os alunos a fazerem a relação entre a adição de parcelas iguais e a multiplicação.

Orientação: Apresente a atividade aos alunos divididos em grupos de 3. Sugira que encontrem a solução do problema. Disponibilize material manipulativo para contagem, lápis, papel, etc.

Movimente-se entre os grupos, observando suas estratégias e estimulando com questionamentos:

  • Para descobrir quem fez mais pontos, o que é preciso fazer?
  • Como vocês podem descobrir o valor que cada criança conseguiu?
  • Quais os dados que vocês têm?
  • Quais cálculos precisam fazer?

Material complementar:

Podem surgir algumas dúvidas por parte dos alunos. Consulte o guia de intervenção aqui

Para imprimir essa atividade, clique aqui

Material de apoio:

Você pode utilizar diferentes recursos para trabalhar a multiplicação com material concreto, inclusive o material dourado em suas próximas aulas. Clique aqui para acessar uma sugestão com esse trabalho.

Amplie seus conhecimentos sobre o trabalho com os conceitos da multiplicação , acessando aqui

Outros textos podem te auxiliar a compreender a abordagem dos “erros” dos alunos, clicando aqui

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.(Slides 5 e 6)

Propósito: O propósito dessa atividade é estimular os alunos a fazerem a relação entre a adição de parcelas iguais e a multiplicação.

Orientação: Apresente a atividade aos alunos divididos em grupos de 3. Sugira que encontrem a solução do problema. Disponibilize material manipulativo para contagem, lápis, papel, etc.

Movimente-se entre os grupos, observando suas estratégias e estimulando com questionamentos:

  • Para descobrir quem fez mais pontos, o que é preciso fazer?
  • Como você pode descobrir o valor que cada criança conseguiu?
  • Quais os dados que você tem?
  • Quais cálculos precisam fazer?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.(slides 7 a 10)

Propósito: Socializar as soluções encontradas pelos alunos, analisando as estratégias.

Orientação: Convide seus alunos para analisar as soluções encontradas pelos colegas. Diga que todos se esforçaram e que a estratégia que utilizaram é muito importante. Não existe a mais certa ou a mais errada.Você encontrará aqui três possíveis soluções, no entanto deve apresentá-las somente se seus alunos não as apresentarem. Valorize as estratégias de seus alunos. Faça um painel com as soluções para que fiquem expostas na sala de aula. Em outros momentos, os alunos terão acesso a esse material e poderão interagir com os colegas.

Você encontra essa atividade e sua resolução para impressão na aba “Materiais Complementares” desse plano.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (slides 7 a 10)

Propósito: Socializar as soluções encontradas pelos alunos.

Orientação: Essa é uma solução mais provável de aparecer. Os alunos farão a adição dos valores das garrafas.

Discuta com a turma: Ao socializar a solução, pergunte:

  • Por que Marcelo derrubou as três garrafas e fez o mesmo número de pontos de Rafael que derrubou 4?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.(slides 7 a 10)

Propósito:Socializar as soluções encontradas pelos alunos.

Orientação: Esse é um exemplo de possível solução. Os alunos farão primeiro a multiplicação da quantidade de garrafas pelos seus valores. E depois somarão os valores das garrafas amarelas derrubadas e das garrafas azuis.

Discuta com a turma: Ao socializar a solução, pergunte:

  • Para fazer o mesmo número de pontos de Marcelo e Rafael, quantas garrafas Antônio teria que derrubar?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (slides 7 a 10)

Propósito: Socializar as soluções encontradas pelos alunos.

Orientação: Esse é outro exemplo de solução. Os alunos farão primeiro a multiplicação ou soma das parcelas iguais mentalmente até chegar ao resultado final.

Discuta com a turma: Ao socializar a solução, pergunte:

  • Qual foi a operação de multiplicação que você fez ao chegar ao valor de Marcelo?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Propósito: Resumir a aprendizagem da aula.

Orientação: Esse é o momento de perceber se seus objetivos com a aula foram atingidos.

Projete este slide ou escreva no quadro. Leia com seus alunos e peça que copiem nos seus cadernos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Propósito: Avaliar os conhecimentos construídos na aula.

Orientação: Diga a seus alunos que agora irão mostrar o que aprenderam com a aula. Oriente-os a realizar a tarefa individualmente.

Ao socializar o resultado da avaliação, valorize todas as estratégias e registros dos alunos, analisando se de fato, compreenderam a ideia da multiplicação.

Discuta com a turma :

  • Quais informações você encontrou no problema?
  • Qual informação você precisa descobrir?
  • É possível registrar o que você entendeu do problema de forma diferente?

Você encontra essa atividade e sua resolução para impressão na aba “Materiais Complementares” desse plano.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Propósito: Avaliar os conhecimentos construídos na aula.

Orientação: Diga a seus alunos que agora irão mostrar o que aprenderam com a aula. Oriente-os a realizar a tarefa individualmente.

Ao socializar o resultado da avaliação, valorize todas as estratégias e registros dos alunos, analisando se de fato, compreenderam a ideia da multiplicação.

Discuta com a turma :

  • Quais informações você encontrou no problema?
  • Qual informação você precisa descobrir?
  • É possível registrar o que você entendeu do problema de forma diferente?

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 3º ano :

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem compreensão, expressão e comparação de números de até quatro algarismos, desenvolvimento de estratégias pessoais e convencionais de cálculo e resolução de problemas envolvendo adição, subtração, multiplicação e divisão, fluência em cálculos mentais, construção dos fatos fundamentais da multiplicação, exploração das ideias de metade, terça parte, quarta parte, quinta parte e décima parte.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03MA07 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano