9622
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 4º ano > Geometria

Plano de aula - Conhecendo as retas paralelas e as retas perpendiculares

Plano de aula de matemática com atividades para 4 do Fundamental sobre introduzir o conceito de retas paralelas e perpendiculares e identificar retas paralelas e perpendiculares no cotidiano.

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Adriane Pereira

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo da aula select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Adriane Pereira

Mentora: Daniela Pannuti

Revisora Pedagógica: Eliane Zanin

Especialista de área: Pricilla Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF04MA16) Paralelismo e perpendicularismo e aplicação em situações de localização espacial.

Objetivos específicos

  • Introduzir o conceito de retas paralelas e perpendiculares.
  • Identificar retas paralelas e perpendiculares no cotidiano.

Conceito-chave

Retas paralelas e retas perpendiculares.

Recursos necessários

  • Imagens de faixas de pedestres, cruz, trilhos de trem e prédios impressas ou em apresentação de slides;
  • Folha sulfite A4, fitas adesivas coloridas ou canetas coloridas;
  • Croqui de rua em folha impressa para a atividade do Raio-X;
  • Multimídia( opcional).




Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Leia o objetivo da aula para os alunos.

Propósito: Compartilhar o objetivo com a turma.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Apresente aos alunos as imagens sugeridas, e explore com eles, apontando o que conseguem perceber de semelhanças e diferenças nas imagens. Faça perguntas, levando os alunos a compreenderem o conceito de retas paralelas e perpendiculares.

Propósito: Levar os alunos a identificarem as principais características das retas paralelas e perpendiculares.

Discuta com a turma:

  • O que vocês entendem por retas paralelas?
  • O que vocês sabem sobre retas perpendiculares?
  • O que vocês conseguem perceber na faixa de pedestres? As linhas da faixa se encontram? Há uma distância determinada entre elas?
  • E na cruz, o que há de diferente em relação à faixa de pedestres? O que você consegue perceber?
  • E nas outras imagens, o que conseguimos apontar de semelhante? E diferenças?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. ( slides 4 a 6)

Propósito: Reforçar o conceito de retas paralelas e retas perpendiculares e fazer com que os alunos coloquem em prática os conceitos, fazendo o seu próprio croqui de uma rua.

Orientação: Divida a turma em grupos. Entregue a atividade impressa para os alunos, ou apresente estes slides. Neles, os alunos verão passo a passo de um croqui de ruas, construído por um aluno e seus apontamentos referentes ao mesmo. Apresente as soluções encontradas por este aluno e promova uma discussão. Aproveite para reforçar o conceito de retas paralelas e retas perpendiculares. Em seguida, entregue a atividade com o enunciado e fitas adesivas coloridas para cada grupo, para construírem os seus próprios croquis. Nesta atividade, aparecerão várias resoluções e a partir delas, faça as intervenções necessárias, a fim de levar seus alunos a compreenderem corretamente o conceito de retas paralelas e perpendiculares. Podem aparecer alguns croquis em que as retas paralelas estejam posicionadas de forma errada, formando retas concorrentes oblíquas, então faça perguntas aos alunos, levando-os a analisar os croquis e fazendo as correções necessárias.

Discuta com a turma:

  • O aluno indicou as ruas S e Q, como perpendiculares. Você concorda com a afirmação dele? Por quê?
  • Se prolongarmos a rua S, ela será paralela à rua Q? Por quê?
  • O que este aluno teria que fazer para que a rua S se tornasse paralela à rua Q?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. ( slides 4 a 6)

Propósito: Reforçar o conceito de retas paralelas e retas perpendiculares e fazer com que os alunos coloquem em prática os conceitos, fazendo o seu próprio croqui de uma rua.

Orientação: Divida a turma em grupos. Entregue a atividade impressa para os alunos, ou apresente estes slides. Neles, os alunos verão passo a passo de um croqui de ruas, construído por um aluno e seus apontamentos referentes ao mesmo. Apresente as soluções encontradas por este aluno e promova uma discussão. Aproveite para reforçar o conceito de retas paralelas e retas perpendiculares. Em seguida, entregue a atividade com o enunciado e fitas adesivas coloridas para cada grupo, para construírem os seus próprios croquis. Nesta atividade, aparecerão várias resoluções e a partir delas, faça as intervenções necessárias, a fim de levar seus alunos a compreenderem corretamente o conceito de retas paralelas e perpendiculares. Podem aparecer alguns croquis em que as retas paralelas estejam posicionadas de forma errada, formando retas concorrentes oblíquas, então faça perguntas aos alunos, levando-os a analisar os croquis e fazendo as correções necessárias.

Discuta com a turma:

  • O aluno indicou as ruas S e Q, como perpendiculares. Você concorda com a afirmação dele? Por quê?
  • Se prolongarmos a rua S, ela será paralela à rua Q? Por quê?
  • O que este aluno teria que fazer para que a rua S se tornasse paralela à rua Q?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. ( slides 4 a 6)

Propósito: Reforçar o conceito de retas paralelas e retas perpendiculares e fazer com que os alunos coloquem em prática os conceitos, fazendo o seu próprio croqui de uma rua.

Orientação: Divida a turma em grupos. Entregue a atividade impressa para os alunos, ou apresente estes slides. Neles, os alunos verão passo a passo de um croqui de ruas, construído por um aluno e seus apontamentos referentes ao mesmo. Apresente as soluções encontradas por este aluno e promova uma discussão. Aproveite para reforçar o conceito de retas paralelas e retas perpendiculares. Em seguida, entregue a atividade com o enunciado e fitas adesivas coloridas para cada grupo, para construírem os seus próprios croquis. Nesta atividade, aparecerão várias resoluções e a partir delas, faça as intervenções necessárias, a fim de levar seus alunos a compreenderem corretamente o conceito de retas paralelas e perpendiculares. Podem aparecer alguns croquis em que as retas paralelas estejam posicionadas de forma errada, formando retas concorrentes oblíquas, então faça perguntas aos alunos, levando-os a analisar os croquis e fazendo as correções necessárias.

Discuta com a turma:

  • O aluno indicou as ruas S e Q, como perpendiculares. Você concorda com a afirmação dele? Por quê?
  • Se prolongarmos a rua S, ela será paralela à rua Q? Por quê?
  • O que este aluno teria que fazer para que a rua S se tornasse paralela à rua Q?

title> Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula title> Discussão da solução

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Peça que os grupos apresentem seus croquis. Faça as perguntas sugeridas. Promova uma exposição destes croquis e dê crédito aos alunos.

Propósito: Compartilhar e discutir os conceitos a partir dos croquis apresentados.

Discuta com a turma:

  • Observando as retas que vocês construíram, elas obedecem as características estudadas de cada uma?
  • Se continuarmos o desenho dessas retas paralelas, elas irão se encontrar em algum ponto? Se houver algum ponto em comum elas continuam a ser paralelas? Por quê?
  • As retas que vocês fizeram como perpendiculares, apresentam corretamente o ângulo de 90 graus?

Materiais complementares:

Resolução da Atividade Principal

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.( slides 8 e 9)

Orientação: Retome com os alunos os principais conceitos aprendidos sobre retas paralelas. Peça que citem exemplos de objetos e lugares onde visualizamos este tipo de retas.Projete o slide ou escreva e desenhe no quadro.

Propósito: Retomar os conceitos aprendidos.

Discuta com a turma:

  • Quando uma reta é paralela?
  • Se elas não apresentarem a mesma distância entre si elas serão paralelas? Por quê?

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.( slides 8 e 9)

Orientação: Retomar as principais características das retas perpendiculares, citando exemplos. Projete o slide ou escreva e desenhe no quadro.

Propósito: Relembrar as principais características de retas perpendiculares.

Discuta com a turma:

  • Se as retas se cruzam mas formam ângulos menores que 90 graus, elas são consideradas perpendiculares? Por quê?
  • Cite exemplos de objetos que conseguimos perceber retas perpendiculares.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Retome com seus alunos os conceitos principais sobre retas paralelas e retas perpendiculares, solicitando que eles registrem no caderno o resumo apresentado neste slide. Garanta que todos tenham compreendido o conceito de retas.

Propósito: Retomar os conceitos aprendidos na aula.

Discuta com a turma:

  • Quais as principais características das retas paralelas?
  • Quais as principais características das retas perpendiculares?
  • Se duas retas se cruzam, mas formam um ângulo maior que 90 graus, elas são perpendiculares? Por quê?

Raio-X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Entregue aos seus alunos, a atividade em folha impressa. Peça que identifiquem no croqui as retas paralelas e as perpendiculares, pintando-as com as cores indicadas no enunciado.

Propósito: Aplicar os conceitos aprendidos, encontrando as retas paralelas e as retas perpendiculares.

Discuta com a turma: Após a atividade discuta com eles:

  • Quais as características das ruas paralelas?
  • Quais as características das ruas perpendiculares?
  • Qual ângulo se forma nas ruas perpendiculares?

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Leia o objetivo da aula para os alunos.

Propósito: Compartilhar o objetivo com a turma.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Adriane Pereira

Mentora: Daniela Pannuti

Revisora Pedagógica: Eliane Zanin

Especialista de área: Pricilla Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF04MA16) Paralelismo e perpendicularismo e aplicação em situações de localização espacial.

Objetivos específicos

  • Introduzir o conceito de retas paralelas e perpendiculares.
  • Identificar retas paralelas e perpendiculares no cotidiano.

Conceito-chave

Retas paralelas e retas perpendiculares.

Recursos necessários

  • Imagens de faixas de pedestres, cruz, trilhos de trem e prédios impressas ou em apresentação de slides;
  • Folha sulfite A4, fitas adesivas coloridas ou canetas coloridas;
  • Croqui de rua em folha impressa para a atividade do Raio-X;
  • Multimídia( opcional).



Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Apresente aos alunos as imagens sugeridas, e explore com eles, apontando o que conseguem perceber de semelhanças e diferenças nas imagens. Faça perguntas, levando os alunos a compreenderem o conceito de retas paralelas e perpendiculares.

Propósito: Levar os alunos a identificarem as principais características das retas paralelas e perpendiculares.

Discuta com a turma:

  • O que vocês entendem por retas paralelas?
  • O que vocês sabem sobre retas perpendiculares?
  • O que vocês conseguem perceber na faixa de pedestres? As linhas da faixa se encontram? Há uma distância determinada entre elas?
  • E na cruz, o que há de diferente em relação à faixa de pedestres? O que você consegue perceber?
  • E nas outras imagens, o que conseguimos apontar de semelhante? E diferenças?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. ( slides 4 a 6)

Propósito: Reforçar o conceito de retas paralelas e retas perpendiculares e fazer com que os alunos coloquem em prática os conceitos, fazendo o seu próprio croqui de uma rua.

Orientação: Divida a turma em grupos. Entregue a atividade impressa para os alunos, ou apresente estes slides. Neles, os alunos verão passo a passo de um croqui de ruas, construído por um aluno e seus apontamentos referentes ao mesmo. Apresente as soluções encontradas por este aluno e promova uma discussão. Aproveite para reforçar o conceito de retas paralelas e retas perpendiculares. Em seguida, entregue a atividade com o enunciado e fitas adesivas coloridas para cada grupo, para construírem os seus próprios croquis. Nesta atividade, aparecerão várias resoluções e a partir delas, faça as intervenções necessárias, a fim de levar seus alunos a compreenderem corretamente o conceito de retas paralelas e perpendiculares. Podem aparecer alguns croquis em que as retas paralelas estejam posicionadas de forma errada, formando retas concorrentes oblíquas, então faça perguntas aos alunos, levando-os a analisar os croquis e fazendo as correções necessárias.

Discuta com a turma:

  • O aluno indicou as ruas S e Q, como perpendiculares. Você concorda com a afirmação dele? Por quê?
  • Se prolongarmos a rua S, ela será paralela à rua Q? Por quê?
  • O que este aluno teria que fazer para que a rua S se tornasse paralela à rua Q?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. ( slides 4 a 6)

Propósito: Reforçar o conceito de retas paralelas e retas perpendiculares e fazer com que os alunos coloquem em prática os conceitos, fazendo o seu próprio croqui de uma rua.

Orientação: Divida a turma em grupos. Entregue a atividade impressa para os alunos, ou apresente estes slides. Neles, os alunos verão passo a passo de um croqui de ruas, construído por um aluno e seus apontamentos referentes ao mesmo. Apresente as soluções encontradas por este aluno e promova uma discussão. Aproveite para reforçar o conceito de retas paralelas e retas perpendiculares. Em seguida, entregue a atividade com o enunciado e fitas adesivas coloridas para cada grupo, para construírem os seus próprios croquis. Nesta atividade, aparecerão várias resoluções e a partir delas, faça as intervenções necessárias, a fim de levar seus alunos a compreenderem corretamente o conceito de retas paralelas e perpendiculares. Podem aparecer alguns croquis em que as retas paralelas estejam posicionadas de forma errada, formando retas concorrentes oblíquas, então faça perguntas aos alunos, levando-os a analisar os croquis e fazendo as correções necessárias.

Discuta com a turma:

  • O aluno indicou as ruas S e Q, como perpendiculares. Você concorda com a afirmação dele? Por quê?
  • Se prolongarmos a rua S, ela será paralela à rua Q? Por quê?
  • O que este aluno teria que fazer para que a rua S se tornasse paralela à rua Q?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. ( slides 4 a 6)

Propósito: Reforçar o conceito de retas paralelas e retas perpendiculares e fazer com que os alunos coloquem em prática os conceitos, fazendo o seu próprio croqui de uma rua.

Orientação: Divida a turma em grupos. Entregue a atividade impressa para os alunos, ou apresente estes slides. Neles, os alunos verão passo a passo de um croqui de ruas, construído por um aluno e seus apontamentos referentes ao mesmo. Apresente as soluções encontradas por este aluno e promova uma discussão. Aproveite para reforçar o conceito de retas paralelas e retas perpendiculares. Em seguida, entregue a atividade com o enunciado e fitas adesivas coloridas para cada grupo, para construírem os seus próprios croquis. Nesta atividade, aparecerão várias resoluções e a partir delas, faça as intervenções necessárias, a fim de levar seus alunos a compreenderem corretamente o conceito de retas paralelas e perpendiculares. Podem aparecer alguns croquis em que as retas paralelas estejam posicionadas de forma errada, formando retas concorrentes oblíquas, então faça perguntas aos alunos, levando-os a analisar os croquis e fazendo as correções necessárias.

Discuta com a turma:

  • O aluno indicou as ruas S e Q, como perpendiculares. Você concorda com a afirmação dele? Por quê?
  • Se prolongarmos a rua S, ela será paralela à rua Q? Por quê?
  • O que este aluno teria que fazer para que a rua S se tornasse paralela à rua Q?

Slide Plano Aula
title> Discussão da solução

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Peça que os grupos apresentem seus croquis. Faça as perguntas sugeridas. Promova uma exposição destes croquis e dê crédito aos alunos.

Propósito: Compartilhar e discutir os conceitos a partir dos croquis apresentados.

Discuta com a turma:

  • Observando as retas que vocês construíram, elas obedecem as características estudadas de cada uma?
  • Se continuarmos o desenho dessas retas paralelas, elas irão se encontrar em algum ponto? Se houver algum ponto em comum elas continuam a ser paralelas? Por quê?
  • As retas que vocês fizeram como perpendiculares, apresentam corretamente o ângulo de 90 graus?

Materiais complementares:

Resolução da Atividade Principal

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.( slides 8 e 9)

Orientação: Retome com os alunos os principais conceitos aprendidos sobre retas paralelas. Peça que citem exemplos de objetos e lugares onde visualizamos este tipo de retas.Projete o slide ou escreva e desenhe no quadro.

Propósito: Retomar os conceitos aprendidos.

Discuta com a turma:

  • Quando uma reta é paralela?
  • Se elas não apresentarem a mesma distância entre si elas serão paralelas? Por quê?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.( slides 8 e 9)

Orientação: Retomar as principais características das retas perpendiculares, citando exemplos. Projete o slide ou escreva e desenhe no quadro.

Propósito: Relembrar as principais características de retas perpendiculares.

Discuta com a turma:

  • Se as retas se cruzam mas formam ângulos menores que 90 graus, elas são consideradas perpendiculares? Por quê?
  • Cite exemplos de objetos que conseguimos perceber retas perpendiculares.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Retome com seus alunos os conceitos principais sobre retas paralelas e retas perpendiculares, solicitando que eles registrem no caderno o resumo apresentado neste slide. Garanta que todos tenham compreendido o conceito de retas.

Propósito: Retomar os conceitos aprendidos na aula.

Discuta com a turma:

  • Quais as principais características das retas paralelas?
  • Quais as principais características das retas perpendiculares?
  • Se duas retas se cruzam, mas formam um ângulo maior que 90 graus, elas são perpendiculares? Por quê?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Entregue aos seus alunos, a atividade em folha impressa. Peça que identifiquem no croqui as retas paralelas e as perpendiculares, pintando-as com as cores indicadas no enunciado.

Propósito: Aplicar os conceitos aprendidos, encontrando as retas paralelas e as retas perpendiculares.

Discuta com a turma: Após a atividade discuta com eles:

  • Quais as características das ruas paralelas?
  • Quais as características das ruas perpendiculares?
  • Qual ângulo se forma nas ruas perpendiculares?

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 4º ano :

Com o plano de aula sobre geometria, os alunos aprendem paralelismo e perpendicularismo e aplicação em situações de localização espacial; identificação de ângulos retos e não retos, reconhecimento de figuras planas e algumas propriedades, reconhecimento e análise de figuras não planas, suas características e representações.

MAIS AULAS DE Matemática do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04MA16 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano