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Plano de aula - Multiplicação e adição de parcelas iguais

Plano de aula de Matemática com atividades para 3º ano do Fundamental sobre multiplicação associada à ideia de adição de parcelas iguais.

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ináldia Viana da Silva Sabino,

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de autores NOVA ESCOLA

Autora: Ináldia Viana da Silva Sabino

Mentora: Eliane Zanin

Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF03MA07) Resolver e elaborar problemas de multiplicação (por 2, 3, 4 ,5 e 10) com os significados de adição de parcelas iguais e elementos apresentados em disposição retangular, utilizando diferentes estratégias de cálculos e registros.

Conhecimento prévio que a turma deve dominar:

  • Contar a quantidade de objetos de coleções até 100 unidades e apresentar o resultado por registros verbais e simbólicos;
  • Construir fatos fundamentais da adição e utilizá-los em procedimento de cálculos para resolver problemas.
  • Descrever um padrão (ou regularidade) de sequências repetitivas e de sequências recursivas, por meio de palavras, símbolos ou desenhos.

Objetivos específicos

Resolver operações através de estratégias pessoais, associando a multiplicação a ideia de adição de parcelas iguais.

Conceito-chave:

Multiplicação  associada a ideia de adição de parcelas iguais.

Recursos necessários:

  • Cartaz;
  • data-show;
  • ábaco;
  • material pessoal do aluno (lápis, caderno, borracha);
  • material manipulativo (tampinhas ou palitinhos);
  • jogo com palitinhos de fósforo coloridos ou varetas pretas, vermelhas e azuis e um dado para cada grupo;
  • material impresso com as atividades.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Propósito: Antecipar o objetivo da aula aos alunos.

Orientação: É muito importante que fique claro para seus alunos o objetivo de suas aulas. Além de atribuir sentido ao que se propõe, possibilita a compreensão dos alunos frente ao objeto de estudo . Explicite de maneira simples e com linguagem clara o assunto que será tratado.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.(Slides 3 a 5)

Propósito: O objetivo dessa atividade é sondar o conhecimento prévio e despertar a curiosidade dos alunos em relação a aula.

Orientação: Leia o problema e peça que seus alunos pensem em uma forma de resolvê-lo.

Apresente as soluções encontradas pela Bia e pelo Rafael.

Peça que marquem, individualmente, com um círculo o amiguinho de Cauê que acertou a resposta.

Em seguida, peça que guardem as respostas para discussão posterior.

Discuta com a turma:

  • Qual das duas crianças usou a estratégia correta para chegar ao resultado do problema?

Você encontra essa atividade e sua resolução para impressão na aba “Materiais Complementares” desse plano.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.(Slides 3 a 5)

Propósito: O objetivo dessa atividade é sondar o conhecimento prévio e despertar a curiosidade dos alunos em relação a aula.

Orientação: Leia o problema e peça que seus alunos pensem em uma forma de resolvê-lo.

Apresente as soluções encontradas pela Bia e pelo Rafael.

Peça que marquem, individualmente, com um círculo o amiguinho de Cauê que acertou a resposta. Em seguida, peça que guardem as respostas para discussão posterior.

Discuta com a turma:

  • Qual das duas crianças usou a estratégia correta para chegar ao resultado do problema? Guarde sua resposta para depois.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.(Slides 3 a 5)

Propósito: O objetivo dessa atividade é sondar o conhecimento prévio e despertar a curiosidade dos alunos em relação a aula.

Orientação: Leia o problema e peça que seus alunos pensem em uma forma de resolvê-lo.

Apresente as soluções encontradas pela Bia e pelo Rafael.

Peça que marquem, individualmente, com um círculo o amiguinho de Cauê que acertou a resposta.

Em seguida, peça que guardem as respostas para discussão posterior.

Discuta com a turma:

  • Qual das duas crianças usou a estratégia correta para chegar ao resultado do problema? Guarde sua resposta para depois.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.(Slides 6 _8)

Propósito: O objetivo desse jogo é estimular os alunos a perceberem as diferentes estratégias de resolução de um cálculo de multiplicação de forma divertida.

Orientação: Prepare o material com antecedência. Você vai precisar de palitos de fósforos coloridos ou varetas coloridas em preto, azul e vermelho, um dado para cada grupo, folhas sulfite A4, canetas, e as regras do jogo impressa. Coloque seus alunos em grupo para realização dessa atividade. Leiam juntos as regras do jogo. Simule uma partida para que compreendam bem e tenham autonomia para jogar sozinhos. Ajude-os a compreender o uso da tabela.

Passe nos grupos , observando como fazem essas relações, como registram, calculam e discutem com os colegas. À medida em que for passando nos grupos, vá fazendo perguntas e intervenções necessárias.

Discuta com a turma:

  • Quantos palitos azuis vocês retiraram?
  • Qual o valor de cada palito azul?
  • Como o grupo vai calcular o valor de todos os palitos azuis?
  • Como vocês vão registrar esse cálculo?
  • E os vermelhos?
  • Quantas vezes se repete o valor do palito preto?
  • Como você pode calcular esse valores repetidos?

Material de apoio:

Gestão da aula e organização do trabalho

É interessante que você utilize diferentes recursos durante sua aula. Elementos audiovisuais e materiais manipulativos. Dependendo da região onde você trabalha, caso não tenha acesso a equipamentos de projeção de imagem, cartazes, manuais podem ser feitos para apresentar as atividades. O trabalho com os materiais manipulativos é de extrema importância para a compreensão e construção dos conceitos matemáticos pelos alunos. É necessário que materiais variados ( tampinhas, palitinhos, canudinhos, entre outros.) estejam à disposição dos alunos para que esses busquem esses recursos para calcular, organizar as ideias e hipóteses que levantam frente aos desafios propostos.

Além dos recursos atrativos que forem apresentados aos alunos, é recomendável que haja interação com os outros colegas da turma. Duplas, grupos de 3 ou 4 alunos possibilitam a troca de ideias e a aprendizagem. Grupo maior deve ser evitado, uma vez que não oportuniza a todos os alunos serem protagonistas, havendo dispersão. Faça intervenções com aqueles alunos que não estejam participando na discussão da atividade. Pergunte a eles, elogie suas ideias, inclua-os. A forma de organizar o espaço da sua sala de aula contribui para que os alunos interajam com os colegas e construam a aprendizagem coletivamente.

Os links abaixo trazem um aprofundamento, sugestões de atividades e suporte para a gestão da sua aula e para a sua intervenção junto aos alunos no sentido de contribuir para a construção de conceitos:

Clique aqui

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Você encontra essa atividade e sua resolução para impressão na aba “Materiais Complementares” desse plano.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.(Slides 6 _8)

Propósito: O objetivo desse jogo é estimular os alunos a perceberem as diferentes estratégias de resolução de um cálculo de multiplicação de forma divertida.

Orientação: Prepare o material com antecedência. Você vai precisar de palitos de fósforos coloridos ou varetas coloridas em preto, azul e vermelho, um dado para cada grupo, folhas sulfite A4, canetas, e as regras do jogo impressa. Coloque seus alunos em grupo para realização dessa atividade. Leiam juntos as regras do jogo. Simule uma partida para que compreendam bem e tenham autonomia para jogar sozinhos. Ajude-os a compreender o uso da tabela.

Passe nos grupos , observando como fazem essas relações, como registram, calculam e discutem com os colegas. À medida em que for passando nos grupos, vá fazendo perguntas e intervenções necessárias.

Discuta com a turma:

  • Quantos palitos azuis vocês retiraram?
  • Qual o valor de cada palito azul?
  • Como o grupo vai calcular o valor de todos os palitos azuis?
  • Como vocês vão registrar esse cálculo?
  • E os vermelhos?
  • Quantas vezes se repete o valor do palito preto?
  • Como você pode calcular esse valores repetidos?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.(Slides 6 _8)

Propósito: O objetivo desse jogo é estimular os alunos a perceberem as diferentes estratégias de resolução de um cálculo de multiplicação de forma divertida.

Orientação: Prepare o material com antecedência. Você vai precisar de palitos de fósforos coloridos ou varetas coloridas em preto, azul e vermelho, um dado para cada grupo, folhas sulfite A4, canetas, e as regras do jogo impressa. Coloque seus alunos em grupo para realização dessa atividade. Leiam juntos as regras do jogo. Simule uma partida para que compreendam bem e tenham autonomia para jogar sozinhos. Ajude-os a compreender o uso da tabela.

Passe nos grupos , observando como fazem essas relações, como registram, calculam e discutem com os colegas. À medida em que for passando nos grupos, vá fazendo perguntas e intervenções necessárias.

Discuta com a turma:

  • Quantos palitos azuis vocês retiraram?
  • Qual o valor de cada palito azul?
  • Como o grupo vai calcular o valor de todos os palitos azuis?
  • Como vocês vão registrar esse cálculo?
  • E os vermelhos?
  • Quantas vezes se repete o valor do palito preto?
  • Como você pode calcular esse valores repetidos?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (slides de 9 a 11)

Propósito da discussão: A solução da atividade principal é um momento muito rico. Valorizar o pensamento das crianças e apresentar o “erro” como construção do conhecimento são oportunidades únicas. É necessário que se tenha um olhar observador e que suas intervenções não constranjam seus alunos. Além de oferecer informações a você subsidiarão a construção dos próximos planos de aula.

Orientação: Peça que cada grupo venha ao quadro mostrar a estratégia que o grupo encontrou para fazer os cálculos do jogo de palitinhos. Os exemplos nas lâminas seguintes são de possíveis soluções, porém você deve trabalhar com os dados apresentados pelos seus alunos. Ao final das apresentações, verifiquem a quantidade de pontos que cada grupo fez e vejam qual conseguiu o maior valor.

Discuta com a turma:

  • O que o grupo fez para calcular a repetição dos valores e das cores? Explique.
  • Qual grupo fez mais pontos?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (slides de 9 a 11)

Propósito da discussão: A solução da atividade principal é um momento muito rico. Valorizar o pensamento das crianças e apresentar o “erro” como construção do conhecimento são oportunidades únicas. É necessário que se tenha um olhar observador e que suas intervenções não constranjam seus alunos. Além de oferecer informações a você subsidiarão a construção dos próximos planos de aula.

Orientação: Peça que cada grupo venha ao quadro mostrar a estratégia que o grupo encontrou para fazer os cálculos do jogo de palitinhos. Os exemplos nas lâminas seguintes são de possíveis soluções, porém você deve trabalhar com os dados apresentados pelos seus alunos.Ao final das apresentações, verifiquem a quantidade de pontos que cada grupo fez e vejam qual conseguiu o maior valor.

Discuta com a turma:

  • O que o grupo fez para calcular a repetição dos valores e das cores? Explique.
  • Qual grupo conseguiu fazer mais pontos?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (slides de 9 a 11)

Propósito da discussão: A solução da atividade principal é um momento muito rico. Valorizar o pensamento das crianças e apresentar o “erro” como construção do conhecimento são oportunidades únicas. É necessário que se tenha um olhar observador e que suas intervenções não constranjam seus alunos. Além de oferecer informações a você subsidiarão a construção dos próximos planos de aula.

Orientação: Peça que cada grupo venha ao quadro mostrar a estratégia que o grupo encontrou para fazer os cálculos do jogo de palitinhos. Os exemplos nas lâminas seguintes são de possíveis soluções, porém você deve trabalhar com os dados apresentados pelos seus alunos.Ao final das apresentações, verifiquem a quantidade de pontos que cada grupo fez e vejam qual conseguiu o maior valor.

Discuta com a turma:

  • O que o grupo fez para calcular a repetição dos valores e das cores? Explique.
  • Qual grupo fez mais pontos?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (slides de 9 a 11)

Propósito da discussão: A solução da atividade principal é um momento muito rico. Valorizar o pensamento das crianças e apresentar o “erro” como construção do conhecimento são oportunidades únicas. É necessário que se tenha um olhar observador e que suas intervenções não constranjam seus alunos. Além de oferecer informações a você subsidiarão a construção dos próximos planos de aula.

Orientação: Peça que cada grupo venha ao quadro mostrar a estratégia que o grupo encontrou para fazer os cálculos do jogo de palitinhos. Os exemplos nas lâminas seguintes são de possíveis soluções, porém você deve trabalhar com os dados apresentados pelos seus alunos.Ao final das apresentações, verifiquem a quantidade de pontos que cada grupo fez e vejam qual conseguiu o maior valor.

Discuta com a turma:

  • O que o grupo fez para calcular a repetição dos valores e das cores? Explique.
  • Qual grupo conseguiu mais pontos?

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.(Slides 13 e 14)

Propósito: Comparar as ideias dos alunos antes da aula e ao término.

Orientação: Retome a atividade do aquecimento. É momento de sistematizar os conceitos aprendidos.

Os dois amiguinhos de Cauê resolveram adequadamente o problema? Por quê?

Observe a reação de seus alunos. O confronto entre o conhecimento construído e as percepções anteriores a atividade principal. Após socializar as soluções apresentadas pelos grupos e a análise da atividade de aquecimento, sugira que os alunos digam quais foram as operações e ou estratégias encontradas para o resultado da atividade principal. Registre na lousa ou quadro. Conduza as conclusões de forma que os alunos percebam a estratégia equivocada do Rafael, ao somar as bandejas e os cupcakes para obter o resultado em lugar de repetir a quantidade de cupcakes em cada bandeja.

Discuta com a turma:

  • Existe relação entre a multiplicação e a adição?
  • Por que será que Rafael chegou a esse resultado? Na sua opinião, em que ele se equivocou?

Após a conversa, estabelecer a relação entre esses dois conceitos.

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos. (Slides 13 e 14)

Propósito: Comparar as ideias dos alunos antes da aula e ao término.

Orientação: Retome a atividade do aquecimento. É momento de sistematizar os conceitos aprendidos.

Os dois amiguinhos de Cauê resolveram adequadamente o problema? Por quê?

Observe a reação de seus alunos. O confronto entre o conhecimento construído e as percepções anteriores a atividade principal.Após socializar as soluções apresentadas pelos grupos e a análise da atividade de aquecimento, sugira que os alunos digam quais foram as operações e ou estratégias encontradas para o resultado da atividade principal. Registre na lousa ou quadro. Conduza as conclusões de forma que os alunos percebam a estratégia equivocada do Rafael, ao somar as bandejas e os cupcakes para obter o resultado em lugar de repetir a quantidade de cupcakes em cada bandeja.

Discuta com a turma:

  • Existe relação entre a multiplicação e a adição?
  • Por que será que Rafael chegou a esse resultado? Na sua opinião, em que ele se equivocou?

Após a conversa, estabelecer a relação entre esses dois conceitos.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Propósito: Concluir o conceito.

Orientação: Resumir em uma frase o que aprenderam com a atividade. É esperado que os alunos tenham aprendido que existem várias maneiras de chegar ao resultado da multiplicação, e que a adição de parcelas iguais é uma delas. Peça aos alunos que copiem o conceito aprendido.

Discuta com a turma:

  • Existe apenas uma forma de registrar a multiplicação?
  • Qual a relação que existe entre a adição de parcelas iguais e a multiplicação?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.(Slides 16 e 17)

Propósito: Avaliar os conhecimentos construídos na aula.

Orientação: Como o objetivo da atividade contempla o uso de estratégias pessoais, é possível que os alunos utilizem desenhos , façam a contagem dos elementos um a um ou utilizem a adição até encontrar a resposta.

É importante que os diferentes registros sejam socializados e as estratégias diferenciadas de cálculos e soluções sejam valorizadas. Porém, é esperado que os alunos estabeleçam relação entre a multiplicação e a adição de parcelas iguais já que as atividades promoveram essa relação apresentando a adição como uma das formas de registro.

Diga a seus alunos que agora irão mostrar o que aprenderam com a aula.

Oriente-os a realizar a tarefa individualmente. Recolha o material para conferência posterior.

Discuta com a turma antes de entregar o Raio X:

  • Fique atento a quais informações você vai encontrar no problema, qual informação você precisa descobrir e qual maneira você vai registrar o que pensou.
  • Será que existem mais de uma forma para chegar ao resultado?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.(Slides 16 e 17)

Propósito: Avaliar os conhecimentos construídos na aula.

Orientação: Como o objetivo da atividade contempla o uso de estratégias pessoais, é possível que os alunos utilizem desenhos , façam a contagem dos elementos um a um ou utilizem a adição até encontrar a resposta.

É importante que os diferentes registros sejam socializados e as estratégias diferenciadas de cálculos e soluções sejam valorizadas. Porém, é esperado que os alunos estabeleçam relação entre a multiplicação e a adição de parcelas iguais já que as atividades promoveram essa relação apresentando a adição como uma das formas de registro.

Diga a seus alunos que agora irão mostrar o que aprenderam com a aula.

Oriente-os a realizar a tarefa individualmente. Recolha o material para conferência posterior.

Discuta com a turma antes de entregar o Raio X:

  • Fique atento a quais informações você vai encontrar no problema, qual informação você precisa descobrir e qual maneira você vai registrar o que pensou.
  • Será que existem mais de uma forma para chegar ao resultado?

Você encontra essa atividade e sua resolução para impressão na aba “Materiais Complementares” desse plano.

Resumo da aula

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Tempo sugerido: 2 minutos.

Propósito: Antecipar o objetivo da aula aos alunos.

Orientação: É muito importante que fique claro para seus alunos o objetivo de suas aulas. Além de atribuir sentido ao que se propõe, possibilita a compreensão dos alunos frente ao objeto de estudo . Explicite de maneira simples e com linguagem clara o assunto que será tratado.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de autores NOVA ESCOLA

Autora: Ináldia Viana da Silva Sabino

Mentora: Eliane Zanin

Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF03MA07) Resolver e elaborar problemas de multiplicação (por 2, 3, 4 ,5 e 10) com os significados de adição de parcelas iguais e elementos apresentados em disposição retangular, utilizando diferentes estratégias de cálculos e registros.

Conhecimento prévio que a turma deve dominar:

  • Contar a quantidade de objetos de coleções até 100 unidades e apresentar o resultado por registros verbais e simbólicos;
  • Construir fatos fundamentais da adição e utilizá-los em procedimento de cálculos para resolver problemas.
  • Descrever um padrão (ou regularidade) de sequências repetitivas e de sequências recursivas, por meio de palavras, símbolos ou desenhos.

Objetivos específicos

Resolver operações através de estratégias pessoais, associando a multiplicação a ideia de adição de parcelas iguais.

Conceito-chave:

Multiplicação  associada a ideia de adição de parcelas iguais.

Recursos necessários:

  • Cartaz;
  • data-show;
  • ábaco;
  • material pessoal do aluno (lápis, caderno, borracha);
  • material manipulativo (tampinhas ou palitinhos);
  • jogo com palitinhos de fósforo coloridos ou varetas pretas, vermelhas e azuis e um dado para cada grupo;
  • material impresso com as atividades.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.(Slides 3 a 5)

Propósito: O objetivo dessa atividade é sondar o conhecimento prévio e despertar a curiosidade dos alunos em relação a aula.

Orientação: Leia o problema e peça que seus alunos pensem em uma forma de resolvê-lo.

Apresente as soluções encontradas pela Bia e pelo Rafael.

Peça que marquem, individualmente, com um círculo o amiguinho de Cauê que acertou a resposta.

Em seguida, peça que guardem as respostas para discussão posterior.

Discuta com a turma:

  • Qual das duas crianças usou a estratégia correta para chegar ao resultado do problema?

Você encontra essa atividade e sua resolução para impressão na aba “Materiais Complementares” desse plano.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.(Slides 3 a 5)

Propósito: O objetivo dessa atividade é sondar o conhecimento prévio e despertar a curiosidade dos alunos em relação a aula.

Orientação: Leia o problema e peça que seus alunos pensem em uma forma de resolvê-lo.

Apresente as soluções encontradas pela Bia e pelo Rafael.

Peça que marquem, individualmente, com um círculo o amiguinho de Cauê que acertou a resposta. Em seguida, peça que guardem as respostas para discussão posterior.

Discuta com a turma:

  • Qual das duas crianças usou a estratégia correta para chegar ao resultado do problema? Guarde sua resposta para depois.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.(Slides 3 a 5)

Propósito: O objetivo dessa atividade é sondar o conhecimento prévio e despertar a curiosidade dos alunos em relação a aula.

Orientação: Leia o problema e peça que seus alunos pensem em uma forma de resolvê-lo.

Apresente as soluções encontradas pela Bia e pelo Rafael.

Peça que marquem, individualmente, com um círculo o amiguinho de Cauê que acertou a resposta.

Em seguida, peça que guardem as respostas para discussão posterior.

Discuta com a turma:

  • Qual das duas crianças usou a estratégia correta para chegar ao resultado do problema? Guarde sua resposta para depois.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.(Slides 6 _8)

Propósito: O objetivo desse jogo é estimular os alunos a perceberem as diferentes estratégias de resolução de um cálculo de multiplicação de forma divertida.

Orientação: Prepare o material com antecedência. Você vai precisar de palitos de fósforos coloridos ou varetas coloridas em preto, azul e vermelho, um dado para cada grupo, folhas sulfite A4, canetas, e as regras do jogo impressa. Coloque seus alunos em grupo para realização dessa atividade. Leiam juntos as regras do jogo. Simule uma partida para que compreendam bem e tenham autonomia para jogar sozinhos. Ajude-os a compreender o uso da tabela.

Passe nos grupos , observando como fazem essas relações, como registram, calculam e discutem com os colegas. À medida em que for passando nos grupos, vá fazendo perguntas e intervenções necessárias.

Discuta com a turma:

  • Quantos palitos azuis vocês retiraram?
  • Qual o valor de cada palito azul?
  • Como o grupo vai calcular o valor de todos os palitos azuis?
  • Como vocês vão registrar esse cálculo?
  • E os vermelhos?
  • Quantas vezes se repete o valor do palito preto?
  • Como você pode calcular esse valores repetidos?

Material de apoio:

Gestão da aula e organização do trabalho

É interessante que você utilize diferentes recursos durante sua aula. Elementos audiovisuais e materiais manipulativos. Dependendo da região onde você trabalha, caso não tenha acesso a equipamentos de projeção de imagem, cartazes, manuais podem ser feitos para apresentar as atividades. O trabalho com os materiais manipulativos é de extrema importância para a compreensão e construção dos conceitos matemáticos pelos alunos. É necessário que materiais variados ( tampinhas, palitinhos, canudinhos, entre outros.) estejam à disposição dos alunos para que esses busquem esses recursos para calcular, organizar as ideias e hipóteses que levantam frente aos desafios propostos.

Além dos recursos atrativos que forem apresentados aos alunos, é recomendável que haja interação com os outros colegas da turma. Duplas, grupos de 3 ou 4 alunos possibilitam a troca de ideias e a aprendizagem. Grupo maior deve ser evitado, uma vez que não oportuniza a todos os alunos serem protagonistas, havendo dispersão. Faça intervenções com aqueles alunos que não estejam participando na discussão da atividade. Pergunte a eles, elogie suas ideias, inclua-os. A forma de organizar o espaço da sua sala de aula contribui para que os alunos interajam com os colegas e construam a aprendizagem coletivamente.

Os links abaixo trazem um aprofundamento, sugestões de atividades e suporte para a gestão da sua aula e para a sua intervenção junto aos alunos no sentido de contribuir para a construção de conceitos:

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Você encontra essa atividade e sua resolução para impressão na aba “Materiais Complementares” desse plano.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.(Slides 6 _8)

Propósito: O objetivo desse jogo é estimular os alunos a perceberem as diferentes estratégias de resolução de um cálculo de multiplicação de forma divertida.

Orientação: Prepare o material com antecedência. Você vai precisar de palitos de fósforos coloridos ou varetas coloridas em preto, azul e vermelho, um dado para cada grupo, folhas sulfite A4, canetas, e as regras do jogo impressa. Coloque seus alunos em grupo para realização dessa atividade. Leiam juntos as regras do jogo. Simule uma partida para que compreendam bem e tenham autonomia para jogar sozinhos. Ajude-os a compreender o uso da tabela.

Passe nos grupos , observando como fazem essas relações, como registram, calculam e discutem com os colegas. À medida em que for passando nos grupos, vá fazendo perguntas e intervenções necessárias.

Discuta com a turma:

  • Quantos palitos azuis vocês retiraram?
  • Qual o valor de cada palito azul?
  • Como o grupo vai calcular o valor de todos os palitos azuis?
  • Como vocês vão registrar esse cálculo?
  • E os vermelhos?
  • Quantas vezes se repete o valor do palito preto?
  • Como você pode calcular esse valores repetidos?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.(Slides 6 _8)

Propósito: O objetivo desse jogo é estimular os alunos a perceberem as diferentes estratégias de resolução de um cálculo de multiplicação de forma divertida.

Orientação: Prepare o material com antecedência. Você vai precisar de palitos de fósforos coloridos ou varetas coloridas em preto, azul e vermelho, um dado para cada grupo, folhas sulfite A4, canetas, e as regras do jogo impressa. Coloque seus alunos em grupo para realização dessa atividade. Leiam juntos as regras do jogo. Simule uma partida para que compreendam bem e tenham autonomia para jogar sozinhos. Ajude-os a compreender o uso da tabela.

Passe nos grupos , observando como fazem essas relações, como registram, calculam e discutem com os colegas. À medida em que for passando nos grupos, vá fazendo perguntas e intervenções necessárias.

Discuta com a turma:

  • Quantos palitos azuis vocês retiraram?
  • Qual o valor de cada palito azul?
  • Como o grupo vai calcular o valor de todos os palitos azuis?
  • Como vocês vão registrar esse cálculo?
  • E os vermelhos?
  • Quantas vezes se repete o valor do palito preto?
  • Como você pode calcular esse valores repetidos?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (slides de 9 a 11)

Propósito da discussão: A solução da atividade principal é um momento muito rico. Valorizar o pensamento das crianças e apresentar o “erro” como construção do conhecimento são oportunidades únicas. É necessário que se tenha um olhar observador e que suas intervenções não constranjam seus alunos. Além de oferecer informações a você subsidiarão a construção dos próximos planos de aula.

Orientação: Peça que cada grupo venha ao quadro mostrar a estratégia que o grupo encontrou para fazer os cálculos do jogo de palitinhos. Os exemplos nas lâminas seguintes são de possíveis soluções, porém você deve trabalhar com os dados apresentados pelos seus alunos. Ao final das apresentações, verifiquem a quantidade de pontos que cada grupo fez e vejam qual conseguiu o maior valor.

Discuta com a turma:

  • O que o grupo fez para calcular a repetição dos valores e das cores? Explique.
  • Qual grupo fez mais pontos?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (slides de 9 a 11)

Propósito da discussão: A solução da atividade principal é um momento muito rico. Valorizar o pensamento das crianças e apresentar o “erro” como construção do conhecimento são oportunidades únicas. É necessário que se tenha um olhar observador e que suas intervenções não constranjam seus alunos. Além de oferecer informações a você subsidiarão a construção dos próximos planos de aula.

Orientação: Peça que cada grupo venha ao quadro mostrar a estratégia que o grupo encontrou para fazer os cálculos do jogo de palitinhos. Os exemplos nas lâminas seguintes são de possíveis soluções, porém você deve trabalhar com os dados apresentados pelos seus alunos.Ao final das apresentações, verifiquem a quantidade de pontos que cada grupo fez e vejam qual conseguiu o maior valor.

Discuta com a turma:

  • O que o grupo fez para calcular a repetição dos valores e das cores? Explique.
  • Qual grupo conseguiu fazer mais pontos?

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Tempo sugerido: 10 minutos. (slides de 9 a 11)

Propósito da discussão: A solução da atividade principal é um momento muito rico. Valorizar o pensamento das crianças e apresentar o “erro” como construção do conhecimento são oportunidades únicas. É necessário que se tenha um olhar observador e que suas intervenções não constranjam seus alunos. Além de oferecer informações a você subsidiarão a construção dos próximos planos de aula.

Orientação: Peça que cada grupo venha ao quadro mostrar a estratégia que o grupo encontrou para fazer os cálculos do jogo de palitinhos. Os exemplos nas lâminas seguintes são de possíveis soluções, porém você deve trabalhar com os dados apresentados pelos seus alunos.Ao final das apresentações, verifiquem a quantidade de pontos que cada grupo fez e vejam qual conseguiu o maior valor.

Discuta com a turma:

  • O que o grupo fez para calcular a repetição dos valores e das cores? Explique.
  • Qual grupo fez mais pontos?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (slides de 9 a 11)

Propósito da discussão: A solução da atividade principal é um momento muito rico. Valorizar o pensamento das crianças e apresentar o “erro” como construção do conhecimento são oportunidades únicas. É necessário que se tenha um olhar observador e que suas intervenções não constranjam seus alunos. Além de oferecer informações a você subsidiarão a construção dos próximos planos de aula.

Orientação: Peça que cada grupo venha ao quadro mostrar a estratégia que o grupo encontrou para fazer os cálculos do jogo de palitinhos. Os exemplos nas lâminas seguintes são de possíveis soluções, porém você deve trabalhar com os dados apresentados pelos seus alunos.Ao final das apresentações, verifiquem a quantidade de pontos que cada grupo fez e vejam qual conseguiu o maior valor.

Discuta com a turma:

  • O que o grupo fez para calcular a repetição dos valores e das cores? Explique.
  • Qual grupo conseguiu mais pontos?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.(Slides 13 e 14)

Propósito: Comparar as ideias dos alunos antes da aula e ao término.

Orientação: Retome a atividade do aquecimento. É momento de sistematizar os conceitos aprendidos.

Os dois amiguinhos de Cauê resolveram adequadamente o problema? Por quê?

Observe a reação de seus alunos. O confronto entre o conhecimento construído e as percepções anteriores a atividade principal. Após socializar as soluções apresentadas pelos grupos e a análise da atividade de aquecimento, sugira que os alunos digam quais foram as operações e ou estratégias encontradas para o resultado da atividade principal. Registre na lousa ou quadro. Conduza as conclusões de forma que os alunos percebam a estratégia equivocada do Rafael, ao somar as bandejas e os cupcakes para obter o resultado em lugar de repetir a quantidade de cupcakes em cada bandeja.

Discuta com a turma:

  • Existe relação entre a multiplicação e a adição?
  • Por que será que Rafael chegou a esse resultado? Na sua opinião, em que ele se equivocou?

Após a conversa, estabelecer a relação entre esses dois conceitos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos. (Slides 13 e 14)

Propósito: Comparar as ideias dos alunos antes da aula e ao término.

Orientação: Retome a atividade do aquecimento. É momento de sistematizar os conceitos aprendidos.

Os dois amiguinhos de Cauê resolveram adequadamente o problema? Por quê?

Observe a reação de seus alunos. O confronto entre o conhecimento construído e as percepções anteriores a atividade principal.Após socializar as soluções apresentadas pelos grupos e a análise da atividade de aquecimento, sugira que os alunos digam quais foram as operações e ou estratégias encontradas para o resultado da atividade principal. Registre na lousa ou quadro. Conduza as conclusões de forma que os alunos percebam a estratégia equivocada do Rafael, ao somar as bandejas e os cupcakes para obter o resultado em lugar de repetir a quantidade de cupcakes em cada bandeja.

Discuta com a turma:

  • Existe relação entre a multiplicação e a adição?
  • Por que será que Rafael chegou a esse resultado? Na sua opinião, em que ele se equivocou?

Após a conversa, estabelecer a relação entre esses dois conceitos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Propósito: Concluir o conceito.

Orientação: Resumir em uma frase o que aprenderam com a atividade. É esperado que os alunos tenham aprendido que existem várias maneiras de chegar ao resultado da multiplicação, e que a adição de parcelas iguais é uma delas. Peça aos alunos que copiem o conceito aprendido.

Discuta com a turma:

  • Existe apenas uma forma de registrar a multiplicação?
  • Qual a relação que existe entre a adição de parcelas iguais e a multiplicação?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.(Slides 16 e 17)

Propósito: Avaliar os conhecimentos construídos na aula.

Orientação: Como o objetivo da atividade contempla o uso de estratégias pessoais, é possível que os alunos utilizem desenhos , façam a contagem dos elementos um a um ou utilizem a adição até encontrar a resposta.

É importante que os diferentes registros sejam socializados e as estratégias diferenciadas de cálculos e soluções sejam valorizadas. Porém, é esperado que os alunos estabeleçam relação entre a multiplicação e a adição de parcelas iguais já que as atividades promoveram essa relação apresentando a adição como uma das formas de registro.

Diga a seus alunos que agora irão mostrar o que aprenderam com a aula.

Oriente-os a realizar a tarefa individualmente. Recolha o material para conferência posterior.

Discuta com a turma antes de entregar o Raio X:

  • Fique atento a quais informações você vai encontrar no problema, qual informação você precisa descobrir e qual maneira você vai registrar o que pensou.
  • Será que existem mais de uma forma para chegar ao resultado?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.(Slides 16 e 17)

Propósito: Avaliar os conhecimentos construídos na aula.

Orientação: Como o objetivo da atividade contempla o uso de estratégias pessoais, é possível que os alunos utilizem desenhos , façam a contagem dos elementos um a um ou utilizem a adição até encontrar a resposta.

É importante que os diferentes registros sejam socializados e as estratégias diferenciadas de cálculos e soluções sejam valorizadas. Porém, é esperado que os alunos estabeleçam relação entre a multiplicação e a adição de parcelas iguais já que as atividades promoveram essa relação apresentando a adição como uma das formas de registro.

Diga a seus alunos que agora irão mostrar o que aprenderam com a aula.

Oriente-os a realizar a tarefa individualmente. Recolha o material para conferência posterior.

Discuta com a turma antes de entregar o Raio X:

  • Fique atento a quais informações você vai encontrar no problema, qual informação você precisa descobrir e qual maneira você vai registrar o que pensou.
  • Será que existem mais de uma forma para chegar ao resultado?

Você encontra essa atividade e sua resolução para impressão na aba “Materiais Complementares” desse plano.

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