11549
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 4º ano > Números

Plano de aula - O que podemos saber sobre a divisão?

Plano de aula de Matemática com atividades para 4º ano do Fundamental sobre significados da divisão: partes iguais e medida.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Renata Ariane Capovilla

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT4_08NUM_02

Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: (apenas se forem absolutamente indispensáveis; caso contrário, inserir todos como opcionais)
- Opcionais: Padlet, Google Meet, Google Apresentações, e-mail, WhatsApp, Mentimeter.

Para este plano, foque na etapa Discussão das soluções.

Aquecimento
Proponha aos alunos que resolvam o problema proposto nesta etapa via Google Documentos, compartilhando o link do arquivo da resolução com o professor para que ele possa fazer os apontamentos necessários usando o recurso dos comentários.
Caso não seja possível utilizar a internet com os alunos o professor pode fazer esse movimento usando o registro escrito.

Atividade principal
Proponha que cada aluno resolva o problema individualmente e fotografe o que fizer para chegar ao resultado, partilhando via Padlet. Caso os alunos tenham alguma dificuldade na resolução, é possível partilhar com os colegas via e-mail ou WhatsApp as dúvidas, para que troquem informações de resolução.

Discussão das soluções
O professor pode propor um momento de análise das resoluções publicadas via Padlet usando o Google Meet, de maneira síncrona com a turma toda. Caso isso não seja possível, é interessante que o professor crie uma sequência de slides que discuta com a turma as possibilidades de resolução e reflexão sobre os processos operatórios que este plano de aula envolve, via Google Apresentações. Há ainda a possibilidade de fazer esse movimento usando folhas impressas para que os exemplos sejam apresentados aos alunos, lembrando de incluir em todas as situações questões problematizadoras, que levem a turma à reflexão sobre suas práticas.

Sistematização
O professor pode usar os próprios slides da etapa anterior como exemplos para criar a sistematização do conceito via Google Apresentações, com pequenas modificações para ampliação (o mesmo vale para a criação de um material impresso).

Encerramento
Pedir aos alunos que façam um registro no próprio caderno de como eles compreenderam as ideias discutidas nesta aula, com suas próprias palavras.

Raio X
Propor aos alunos que resolvam o problema proposto no slide e criem uma situação problema para socializar com os colegas usando o Mentimeter ou enviando em material impresso com o professor, que organizará os envios e produzirá uma sequência de problemas para socialização com a turma toda.

Convite às famílias
Proponha à família que eles utilizem os problemas criados na etapa de Raio X pela turma para organizar uma problemateca pessoal para cada aluno, ou para alimentar a problemateca do aluno caso ela já exista.

Sugestão Enviada Por: Fernando Barnabé


Código: MAT4_08NUM02

(EF04MA06) Resolver e elaborar problemas envolvendo diferentes significados da multiplicação (adição de parcelas iguais, organização retangular e proporcionalidade), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

(EF04MA07) Resolver e elaborar problemas de divisão cujo divisor tenha no máximo dois algarismos, envolvendo os significados de repartição equitativa e de medida, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 4º ano:

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem representação e comparação de números naturais de até 5 ordens, decomposição com adições e multiplicações por potências de 10; operações de adição, subtração, multiplicação e divisão, incluindo cálculo mental e resolução de problemas envolvendo contagem; frações unitárias (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/0 e 1/100) e representação das frações 1/10 e 1/100 na forma decimal, na reta numerada e em valores monetários.

MAIS AULAS DE Matemática do 4º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas