11549
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 4º ano > Números

Plano de aula - O que podemos saber sobre a divisão?

Plano de aula de Matemática com atividades para 4º ano do Fundamental sobre significados da divisão: partes iguais e medida.

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Renata Ariane Capovilla

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Renata Capovilla

Mentor:  Gilne Gardesani Fernandez

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

EF04MA06 Resolver e elaborar problemas envolvendo diferentes significados da multiplicação. (adição de parcelas iguais, organização retangular e proporcionalidade), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

EF04MA07 – Resolver e elaborar problemas de divisão cujo divisor tenha no máximo dois algarismos, envolvendo os significados de repartição equitativa e de medida, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, mental e algoritmos.

Objetivos específicos:

Compreender diferentes significados da divisão (partes iguais e medida).

Conceito-chave

Significados da divisão: partes iguais e medida.

Recursos necessários:

  • caderno,
  • lápis,
  • borracha,
  • lápis colorido,
  • cola,
  • atividades impressas (se desejar).

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma, explicando aos alunos o que deverão aprender com a aula. Este é um momento importante para que o aluno possa ter mais foco e saber o que deverá saber ao final da aula.

Propósito: Apresentar o objetivo aos alunos, para que saibam que ao final da aula deverão compreender diferentes significados da multiplicação.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Inicie a aula entregando a atividade aos alunos, apresentando um cartaz ou projetando a situação problema. Apresente a proposta e permita que os alunos pensem alguns minutos, individualmente. Proponha depois, a discussão coletiva e a resolução no quadro.

Propósito: Retomar conceito de multiplicação para desenvolvimento da proposta da aula.

Discuta com a turma:

  • Como podemos pensar em quantos peixes cada amigo levará para casa?
  • De quais maneiras podemos calcular essas quantidades?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Proponha que, em duplas, façam a leitura do problema e conversem sobre estratégias para resolução. Dê um tempo para que o registrem suas ideias. Circule entre os alunos, observe como analisam os dados e faça intervenções para que avancem em suas propostas. Incentive o uso de estratégias diversificadas para a resolução.

Peça para que se juntem com outra dupla e apresentem a maneira pensada e ouçam como a dupla pensou também. Peça para cada novo grupo formado registre o problema de uma forma diferente da feita anteriormente. Registre as diferentes formas de resolução, fazendo uma exposição coletiva na classe.

Propósito: Mobilizar conhecimentos sobre divisão com ideia de medir, aplicando-a em um problema.

Discuta com a turma:

  • Como podemos saber a quantidade de dias que o ciclista precisa para pedalar essa quilometragem?
  • De qual maneira as duplas resolveram o problema?
  • E no grupo, como decidiram resolver?
  • Existem outras formas de resolver este problema, além das formas que escolheram?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Após a troca entre as duplas e o registro de resolução através de uma estratégia diferente da escolhida no primeiro momento, socialize as estratégias encontradas pela classe. Explore as formas de resolução dos alunos registrando na lousa e peça que expliquem aos colegas a estratégia. Depois poderá apresentar as soluções dos slides a seguir:

Slides 5 a 12: apresenta a divisão da quilometragem de uma semana por dia utilizando a decomposição numérica, e depois a soma da quantidade diária até alcançar o valor proposto no problema.

Slide 13 a 14 : apresenta a divisão como estratégia de resolução.

Slide 15: resolução utilizando multiplicação.

Propósito: Instigar a discussão sobre as diferentes representações sobre o problema proposto.

Discuta com a turma:

  • De qual forma você resolveu o problema?
  • E a dupla que você trocou, que forma utilizou para resolver?
  • Todas as formas estão corretas?
  • Depois, que estratégia utilizou para resolver?
  • De quantas maneiras conseguem resolver esse problema?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Após a troca entre as duplas e o registro de resolução através de uma estratégia diferente da escolhida no primeiro momento, socialize as estratégias encontradas pela classe. Explore as formas de resolução dos alunos registrando na lousa e peça que expliquem aos colegas a estratégia. Depois poderá apresentar as soluções dos slides a seguir:

Slides 5 a 12: apresenta a divisão da quilometragem de uma semana por dia utilizando a decomposição numérica, e depois a soma da quantidade diária até alcançar o valor proposto no problema.

Slide 13 a 14 : apresenta a divisão como estratégia de resolução.

Slide 15: resolução utilizando multiplicação.

Propósito: Instigar a discussão sobre as diferentes representações sobre o problema proposto.

Discuta com a turma:

  • De qual forma você resolveu o problema?
  • E a dupla que você trocou, que forma utilizou para resolver?
  • Todas as formas estão corretas?
  • Depois, que estratégia utilizou para resolver?
  • De quantas maneiras conseguem resolver esse problema?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Após a troca entre as duplas e o registro de resolução através de uma estratégia diferente da escolhida no primeiro momento, socialize as estratégias encontradas pela classe. Explore as formas de resolução dos alunos registrando na lousa e peça que expliquem aos colegas a estratégia. Depois poderá apresentar as soluções dos slides a seguir:

Slides 5 a 12: apresenta a divisão da quilometragem de uma semana por dia utilizando a decomposição numérica, e depois a soma da quantidade diária até alcançar o valor proposto no problema.

Slide 13 a 14 : apresenta a divisão como estratégia de resolução.

Slide 15: resolução utilizando multiplicação.

Propósito: Instigar a discussão sobre as diferentes representações sobre o problema proposto.

Discuta com a turma:

  • De qual forma você resolveu o problema?
  • E a dupla que você trocou, que forma utilizou para resolver?
  • Todas as formas estão corretas?
  • Depois, que estratégia utilizou para resolver?
  • De quantas maneiras conseguem resolver esse problema?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Após a troca entre as duplas e o registro de resolução através de uma estratégia diferente da escolhida no primeiro momento, socialize as estratégias encontradas pela classe. Explore as formas de resolução dos alunos registrando na lousa e peça que expliquem aos colegas a estratégia. Depois poderá apresentar as soluções dos slides a seguir:

Slides 5 a 12: apresenta a divisão da quilometragem de uma semana por dia utilizando a decomposição numérica, e depois a soma da quantidade diária até alcançar o valor proposto no problema.

Slide 13 a 14 : apresenta a divisão como estratégia de resolução.

Slide 15: resolução utilizando multiplicação.

Propósito: Instigar a discussão sobre as diferentes representações sobre o problema proposto.

Discuta com a turma:

  • De qual forma você resolveu o problema?
  • E a dupla que você trocou, que forma utilizou para resolver?
  • Todas as formas estão corretas?
  • Depois, que estratégia utilizou para resolver?
  • De quantas maneiras conseguem resolver esse problema?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Após a troca entre as duplas e o registro de resolução através de uma estratégia diferente da escolhida no primeiro momento, socialize as estratégias encontradas pela classe. Explore as formas de resolução dos alunos registrando na lousa e peça que expliquem aos colegas a estratégia. Depois poderá apresentar as soluções dos slides a seguir:

Slides 5 a 12: apresenta a divisão da quilometragem de uma semana por dia utilizando a decomposição numérica, e depois a soma da quantidade diária até alcançar o valor proposto no problema.

Slide 13 a 14 : apresenta a divisão como estratégia de resolução.

Slide 15: resolução utilizando multiplicação.

Propósito: Instigar a discussão sobre as diferentes representações sobre o problema proposto.

Discuta com a turma:

  • De qual forma você resolveu o problema?
  • E a dupla que você trocou, que forma utilizou para resolver?
  • Todas as formas estão corretas?
  • Depois, que estratégia utilizou para resolver?
  • De quantas maneiras conseguem resolver esse problema?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Após a troca entre as duplas e o registro de resolução através de uma estratégia diferente da escolhida no primeiro momento, socialize as estratégias encontradas pela classe. Explore as formas de resolução dos alunos registrando na lousa e peça que expliquem aos colegas a estratégia. Depois poderá apresentar as soluções dos slides a seguir:

Slides 5 a 12: apresenta a divisão da quilometragem de uma semana por dia utilizando a decomposição numérica, e depois a soma da quantidade diária até alcançar o valor proposto no problema.

Slide 13 a 14 : apresenta a divisão como estratégia de resolução.

Slide 15: resolução utilizando multiplicação.

Propósito: Instigar a discussão sobre as diferentes representações sobre o problema proposto.

Discuta com a turma:

  • De qual forma você resolveu o problema?
  • E a dupla que você trocou, que forma utilizou para resolver?
  • Todas as formas estão corretas?
  • Depois, que estratégia utilizou para resolver?
  • De quantas maneiras conseguem resolver esse problema?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Após a troca entre as duplas e o registro de resolução através de uma estratégia diferente da escolhida no primeiro momento, socialize as estratégias encontradas pela classe. Explore as formas de resolução dos alunos registrando na lousa e peça que expliquem aos colegas a estratégia. Depois poderá apresentar as soluções dos slides a seguir:

Slides 5 a 12: apresenta a divisão da quilometragem de uma semana por dia utilizando a decomposição numérica, e depois a soma da quantidade diária até alcançar o valor proposto no problema.

Slide 13 a 14 : apresenta a divisão como estratégia de resolução.

Slide 15: resolução utilizando multiplicação.

Propósito: Instigar a discussão sobre as diferentes representações sobre o problema proposto.

Discuta com a turma:

  • De qual forma você resolveu o problema?
  • E a dupla que você trocou, que forma utilizou para resolver?
  • Todas as formas estão corretas?
  • Depois, que estratégia utilizou para resolver?
  • De quantas maneiras conseguem resolver esse problema?

Slide sem título select-down

Slide Plano Aula

Título: Discussão das soluções (slides 5 a 15)

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Após a troca entre as duplas e o registro de resolução através de uma estratégia diferente da escolhida no primeiro momento, socialize as estratégias encontradas pela classe. Explore as formas de resolução dos alunos registrando na lousa e peça que expliquem aos colegas a estratégia. Depois poderá apresentar as soluções dos slides a seguir:

Slides 5 a 12: apresenta a divisão da quilometragem de uma semana por dia utilizando a decomposição numérica, e depois a soma da quantidade diária até alcançar o valor proposto no problema.

Slide 13 a 14 : apresenta a divisão como estratégia de resolução.

Slide 15: resolução utilizando multiplicação.

Propósito: Instigar a discussão sobre as diferentes representações sobre o problema proposto.

Discuta com a turma:

  • De qual forma você resolveu o problema?
  • E a dupla que você trocou, que forma utilizou para resolver?
  • Todas as formas estão corretas?
  • Depois, que estratégia utilizou para resolver?
  • De quantas maneiras conseguem resolver esse problema?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Após a troca entre as duplas e o registro de resolução através de uma estratégia diferente da escolhida no primeiro momento, socialize as estratégias encontradas pela classe. Explore as formas de resolução dos alunos registrando na lousa e peça que expliquem aos colegas a estratégia. Depois poderá apresentar as soluções dos slides a seguir:

Slides 5 a 12: apresenta a divisão da quilometragem de uma semana por dia utilizando a decomposição numérica, e depois a soma da quantidade diária até alcançar o valor proposto no problema.

Slide 13 a 14 : apresenta a divisão como estratégia de resolução.

Slide 15: resolução utilizando multiplicação.

Propósito: Instigar a discussão sobre as diferentes representações sobre o problema proposto.

Discuta com a turma:

  • De qual forma você resolveu o problema?
  • E a dupla que você trocou, que forma utilizou para resolver?
  • Todas as formas estão corretas?
  • Depois, que estratégia utilizou para resolver?
  • De quantas maneiras conseguem resolver esse problema?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Após a troca entre as duplas e o registro de resolução através de uma estratégia diferente da escolhida no primeiro momento, socialize as estratégias encontradas pela classe. Explore as formas de resolução dos alunos registrando na lousa e peça que expliquem aos colegas a estratégia. Depois poderá apresentar as soluções dos slides a seguir:

Slides 5 a 12: apresenta a divisão da quilometragem de uma semana por dia utilizando a decomposição numérica, e depois a soma da quantidade diária até alcançar o valor proposto no problema.

Slide 13 a 14 : apresenta a divisão como estratégia de resolução.

Slide 15: resolução utilizando multiplicação.

Propósito: Instigar a discussão sobre as diferentes representações sobre o problema proposto.

Discuta com a turma:

  • De qual forma você resolveu o problema?
  • E a dupla que você trocou, que forma utilizou para resolver?
  • Todas as formas estão corretas?
  • Depois, que estratégia utilizou para resolver?
  • De quantas maneiras conseguem resolver esse problema?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Após a troca entre as duplas e o registro de resolução através de uma estratégia diferente da escolhida no primeiro momento, socialize as estratégias encontradas pela classe. Explore as formas de resolução dos alunos registrando na lousa e peça que expliquem aos colegas a estratégia. Depois poderá apresentar as soluções dos slides a seguir:

Slides 5 a 12: apresenta a divisão da quilometragem de uma semana por dia utilizando a decomposição numérica, e depois a soma da quantidade diária até alcançar o valor proposto no problema.

Slide 13 a 14 : apresenta a divisão como estratégia de resolução.

Slide 15: resolução utilizando multiplicação.

Propósito: Instigar a discussão sobre as diferentes representações sobre o problema proposto.

Discuta com a turma:

  • De qual forma você resolveu o problema?
  • E a dupla que você trocou, que forma utilizou para resolver?
  • Todas as formas estão corretas?
  • Depois, que estratégia utilizou para resolver?
  • De quantas maneiras conseguem resolver esse problema?

Sistematização de conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Propósito: Retomar o conceito aprendido, focando na ideia de medir apresentada no problema, que demonstra que é possível saber quantos grupos podemos formar com determinado total de objetos, sendo conhecida a quantidade de objetos de cada grupo.

Orientação: Encerre a atividade lendo com os alunos a situação do slide, levando-o a compreender que pode-se medir algo, tendo um valor referencial e um total para estabelecer relação.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Propósito: Retomar o conceito do que foi trabalhado na aula.

Orientação: Apresente o slide e leia para os alunos se preferir faça um cartaz ou apenas leia, deixe que os alunos exponham suas conclusões.

Discuta com a turma:

  • Vocês concordam com essa afirmação? Justifiquem.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes resolvam individualmente. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia para os alunos. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar o que observar enquanto circula pela sala e os comentários que surgirem.

Propósito: Verificar a aprendizagem dos alunos com relação aos diferentes significados da divisão.

Discuta com a turma:

  • Como podemos saber a quantidade de ônibus necessária para transportar todas as pessoas da escola?
  • Só há uma maneira de resolver o problema?

Professor peça para que os alunos justifiquem sua resposta nesse momento.

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma, explicando aos alunos o que deverão aprender com a aula. Este é um momento importante para que o aluno possa ter mais foco e saber o que deverá saber ao final da aula.

Propósito: Apresentar o objetivo aos alunos, para que saibam que ao final da aula deverão compreender diferentes significados da multiplicação.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Renata Capovilla

Mentor:  Gilne Gardesani Fernandez

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

EF04MA06 Resolver e elaborar problemas envolvendo diferentes significados da multiplicação. (adição de parcelas iguais, organização retangular e proporcionalidade), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

EF04MA07 – Resolver e elaborar problemas de divisão cujo divisor tenha no máximo dois algarismos, envolvendo os significados de repartição equitativa e de medida, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, mental e algoritmos.

Objetivos específicos:

Compreender diferentes significados da divisão (partes iguais e medida).

Conceito-chave

Significados da divisão: partes iguais e medida.

Recursos necessários:

  • caderno,
  • lápis,
  • borracha,
  • lápis colorido,
  • cola,
  • atividades impressas (se desejar).
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Inicie a aula entregando a atividade aos alunos, apresentando um cartaz ou projetando a situação problema. Apresente a proposta e permita que os alunos pensem alguns minutos, individualmente. Proponha depois, a discussão coletiva e a resolução no quadro.

Propósito: Retomar conceito de multiplicação para desenvolvimento da proposta da aula.

Discuta com a turma:

  • Como podemos pensar em quantos peixes cada amigo levará para casa?
  • De quais maneiras podemos calcular essas quantidades?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Proponha que, em duplas, façam a leitura do problema e conversem sobre estratégias para resolução. Dê um tempo para que o registrem suas ideias. Circule entre os alunos, observe como analisam os dados e faça intervenções para que avancem em suas propostas. Incentive o uso de estratégias diversificadas para a resolução.

Peça para que se juntem com outra dupla e apresentem a maneira pensada e ouçam como a dupla pensou também. Peça para cada novo grupo formado registre o problema de uma forma diferente da feita anteriormente. Registre as diferentes formas de resolução, fazendo uma exposição coletiva na classe.

Propósito: Mobilizar conhecimentos sobre divisão com ideia de medir, aplicando-a em um problema.

Discuta com a turma:

  • Como podemos saber a quantidade de dias que o ciclista precisa para pedalar essa quilometragem?
  • De qual maneira as duplas resolveram o problema?
  • E no grupo, como decidiram resolver?
  • Existem outras formas de resolver este problema, além das formas que escolheram?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Após a troca entre as duplas e o registro de resolução através de uma estratégia diferente da escolhida no primeiro momento, socialize as estratégias encontradas pela classe. Explore as formas de resolução dos alunos registrando na lousa e peça que expliquem aos colegas a estratégia. Depois poderá apresentar as soluções dos slides a seguir:

Slides 5 a 12: apresenta a divisão da quilometragem de uma semana por dia utilizando a decomposição numérica, e depois a soma da quantidade diária até alcançar o valor proposto no problema.

Slide 13 a 14 : apresenta a divisão como estratégia de resolução.

Slide 15: resolução utilizando multiplicação.

Propósito: Instigar a discussão sobre as diferentes representações sobre o problema proposto.

Discuta com a turma:

  • De qual forma você resolveu o problema?
  • E a dupla que você trocou, que forma utilizou para resolver?
  • Todas as formas estão corretas?
  • Depois, que estratégia utilizou para resolver?
  • De quantas maneiras conseguem resolver esse problema?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Após a troca entre as duplas e o registro de resolução através de uma estratégia diferente da escolhida no primeiro momento, socialize as estratégias encontradas pela classe. Explore as formas de resolução dos alunos registrando na lousa e peça que expliquem aos colegas a estratégia. Depois poderá apresentar as soluções dos slides a seguir:

Slides 5 a 12: apresenta a divisão da quilometragem de uma semana por dia utilizando a decomposição numérica, e depois a soma da quantidade diária até alcançar o valor proposto no problema.

Slide 13 a 14 : apresenta a divisão como estratégia de resolução.

Slide 15: resolução utilizando multiplicação.

Propósito: Instigar a discussão sobre as diferentes representações sobre o problema proposto.

Discuta com a turma:

  • De qual forma você resolveu o problema?
  • E a dupla que você trocou, que forma utilizou para resolver?
  • Todas as formas estão corretas?
  • Depois, que estratégia utilizou para resolver?
  • De quantas maneiras conseguem resolver esse problema?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Após a troca entre as duplas e o registro de resolução através de uma estratégia diferente da escolhida no primeiro momento, socialize as estratégias encontradas pela classe. Explore as formas de resolução dos alunos registrando na lousa e peça que expliquem aos colegas a estratégia. Depois poderá apresentar as soluções dos slides a seguir:

Slides 5 a 12: apresenta a divisão da quilometragem de uma semana por dia utilizando a decomposição numérica, e depois a soma da quantidade diária até alcançar o valor proposto no problema.

Slide 13 a 14 : apresenta a divisão como estratégia de resolução.

Slide 15: resolução utilizando multiplicação.

Propósito: Instigar a discussão sobre as diferentes representações sobre o problema proposto.

Discuta com a turma:

  • De qual forma você resolveu o problema?
  • E a dupla que você trocou, que forma utilizou para resolver?
  • Todas as formas estão corretas?
  • Depois, que estratégia utilizou para resolver?
  • De quantas maneiras conseguem resolver esse problema?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Após a troca entre as duplas e o registro de resolução através de uma estratégia diferente da escolhida no primeiro momento, socialize as estratégias encontradas pela classe. Explore as formas de resolução dos alunos registrando na lousa e peça que expliquem aos colegas a estratégia. Depois poderá apresentar as soluções dos slides a seguir:

Slides 5 a 12: apresenta a divisão da quilometragem de uma semana por dia utilizando a decomposição numérica, e depois a soma da quantidade diária até alcançar o valor proposto no problema.

Slide 13 a 14 : apresenta a divisão como estratégia de resolução.

Slide 15: resolução utilizando multiplicação.

Propósito: Instigar a discussão sobre as diferentes representações sobre o problema proposto.

Discuta com a turma:

  • De qual forma você resolveu o problema?
  • E a dupla que você trocou, que forma utilizou para resolver?
  • Todas as formas estão corretas?
  • Depois, que estratégia utilizou para resolver?
  • De quantas maneiras conseguem resolver esse problema?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Após a troca entre as duplas e o registro de resolução através de uma estratégia diferente da escolhida no primeiro momento, socialize as estratégias encontradas pela classe. Explore as formas de resolução dos alunos registrando na lousa e peça que expliquem aos colegas a estratégia. Depois poderá apresentar as soluções dos slides a seguir:

Slides 5 a 12: apresenta a divisão da quilometragem de uma semana por dia utilizando a decomposição numérica, e depois a soma da quantidade diária até alcançar o valor proposto no problema.

Slide 13 a 14 : apresenta a divisão como estratégia de resolução.

Slide 15: resolução utilizando multiplicação.

Propósito: Instigar a discussão sobre as diferentes representações sobre o problema proposto.

Discuta com a turma:

  • De qual forma você resolveu o problema?
  • E a dupla que você trocou, que forma utilizou para resolver?
  • Todas as formas estão corretas?
  • Depois, que estratégia utilizou para resolver?
  • De quantas maneiras conseguem resolver esse problema?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Após a troca entre as duplas e o registro de resolução através de uma estratégia diferente da escolhida no primeiro momento, socialize as estratégias encontradas pela classe. Explore as formas de resolução dos alunos registrando na lousa e peça que expliquem aos colegas a estratégia. Depois poderá apresentar as soluções dos slides a seguir:

Slides 5 a 12: apresenta a divisão da quilometragem de uma semana por dia utilizando a decomposição numérica, e depois a soma da quantidade diária até alcançar o valor proposto no problema.

Slide 13 a 14 : apresenta a divisão como estratégia de resolução.

Slide 15: resolução utilizando multiplicação.

Propósito: Instigar a discussão sobre as diferentes representações sobre o problema proposto.

Discuta com a turma:

  • De qual forma você resolveu o problema?
  • E a dupla que você trocou, que forma utilizou para resolver?
  • Todas as formas estão corretas?
  • Depois, que estratégia utilizou para resolver?
  • De quantas maneiras conseguem resolver esse problema?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Após a troca entre as duplas e o registro de resolução através de uma estratégia diferente da escolhida no primeiro momento, socialize as estratégias encontradas pela classe. Explore as formas de resolução dos alunos registrando na lousa e peça que expliquem aos colegas a estratégia. Depois poderá apresentar as soluções dos slides a seguir:

Slides 5 a 12: apresenta a divisão da quilometragem de uma semana por dia utilizando a decomposição numérica, e depois a soma da quantidade diária até alcançar o valor proposto no problema.

Slide 13 a 14 : apresenta a divisão como estratégia de resolução.

Slide 15: resolução utilizando multiplicação.

Propósito: Instigar a discussão sobre as diferentes representações sobre o problema proposto.

Discuta com a turma:

  • De qual forma você resolveu o problema?
  • E a dupla que você trocou, que forma utilizou para resolver?
  • Todas as formas estão corretas?
  • Depois, que estratégia utilizou para resolver?
  • De quantas maneiras conseguem resolver esse problema?

Slide Plano Aula

Título: Discussão das soluções (slides 5 a 15)

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Após a troca entre as duplas e o registro de resolução através de uma estratégia diferente da escolhida no primeiro momento, socialize as estratégias encontradas pela classe. Explore as formas de resolução dos alunos registrando na lousa e peça que expliquem aos colegas a estratégia. Depois poderá apresentar as soluções dos slides a seguir:

Slides 5 a 12: apresenta a divisão da quilometragem de uma semana por dia utilizando a decomposição numérica, e depois a soma da quantidade diária até alcançar o valor proposto no problema.

Slide 13 a 14 : apresenta a divisão como estratégia de resolução.

Slide 15: resolução utilizando multiplicação.

Propósito: Instigar a discussão sobre as diferentes representações sobre o problema proposto.

Discuta com a turma:

  • De qual forma você resolveu o problema?
  • E a dupla que você trocou, que forma utilizou para resolver?
  • Todas as formas estão corretas?
  • Depois, que estratégia utilizou para resolver?
  • De quantas maneiras conseguem resolver esse problema?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Após a troca entre as duplas e o registro de resolução através de uma estratégia diferente da escolhida no primeiro momento, socialize as estratégias encontradas pela classe. Explore as formas de resolução dos alunos registrando na lousa e peça que expliquem aos colegas a estratégia. Depois poderá apresentar as soluções dos slides a seguir:

Slides 5 a 12: apresenta a divisão da quilometragem de uma semana por dia utilizando a decomposição numérica, e depois a soma da quantidade diária até alcançar o valor proposto no problema.

Slide 13 a 14 : apresenta a divisão como estratégia de resolução.

Slide 15: resolução utilizando multiplicação.

Propósito: Instigar a discussão sobre as diferentes representações sobre o problema proposto.

Discuta com a turma:

  • De qual forma você resolveu o problema?
  • E a dupla que você trocou, que forma utilizou para resolver?
  • Todas as formas estão corretas?
  • Depois, que estratégia utilizou para resolver?
  • De quantas maneiras conseguem resolver esse problema?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Após a troca entre as duplas e o registro de resolução através de uma estratégia diferente da escolhida no primeiro momento, socialize as estratégias encontradas pela classe. Explore as formas de resolução dos alunos registrando na lousa e peça que expliquem aos colegas a estratégia. Depois poderá apresentar as soluções dos slides a seguir:

Slides 5 a 12: apresenta a divisão da quilometragem de uma semana por dia utilizando a decomposição numérica, e depois a soma da quantidade diária até alcançar o valor proposto no problema.

Slide 13 a 14 : apresenta a divisão como estratégia de resolução.

Slide 15: resolução utilizando multiplicação.

Propósito: Instigar a discussão sobre as diferentes representações sobre o problema proposto.

Discuta com a turma:

  • De qual forma você resolveu o problema?
  • E a dupla que você trocou, que forma utilizou para resolver?
  • Todas as formas estão corretas?
  • Depois, que estratégia utilizou para resolver?
  • De quantas maneiras conseguem resolver esse problema?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Após a troca entre as duplas e o registro de resolução através de uma estratégia diferente da escolhida no primeiro momento, socialize as estratégias encontradas pela classe. Explore as formas de resolução dos alunos registrando na lousa e peça que expliquem aos colegas a estratégia. Depois poderá apresentar as soluções dos slides a seguir:

Slides 5 a 12: apresenta a divisão da quilometragem de uma semana por dia utilizando a decomposição numérica, e depois a soma da quantidade diária até alcançar o valor proposto no problema.

Slide 13 a 14 : apresenta a divisão como estratégia de resolução.

Slide 15: resolução utilizando multiplicação.

Propósito: Instigar a discussão sobre as diferentes representações sobre o problema proposto.

Discuta com a turma:

  • De qual forma você resolveu o problema?
  • E a dupla que você trocou, que forma utilizou para resolver?
  • Todas as formas estão corretas?
  • Depois, que estratégia utilizou para resolver?
  • De quantas maneiras conseguem resolver esse problema?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Propósito: Retomar o conceito aprendido, focando na ideia de medir apresentada no problema, que demonstra que é possível saber quantos grupos podemos formar com determinado total de objetos, sendo conhecida a quantidade de objetos de cada grupo.

Orientação: Encerre a atividade lendo com os alunos a situação do slide, levando-o a compreender que pode-se medir algo, tendo um valor referencial e um total para estabelecer relação.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Propósito: Retomar o conceito do que foi trabalhado na aula.

Orientação: Apresente o slide e leia para os alunos se preferir faça um cartaz ou apenas leia, deixe que os alunos exponham suas conclusões.

Discuta com a turma:

  • Vocês concordam com essa afirmação? Justifiquem.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes resolvam individualmente. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia para os alunos. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar o que observar enquanto circula pela sala e os comentários que surgirem.

Propósito: Verificar a aprendizagem dos alunos com relação aos diferentes significados da divisão.

Discuta com a turma:

  • Como podemos saber a quantidade de ônibus necessária para transportar todas as pessoas da escola?
  • Só há uma maneira de resolver o problema?

Professor peça para que os alunos justifiquem sua resposta nesse momento.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 4º ano :

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem representação e comparação de números naturais de até 5 ordens, decomposição com adições e multiplicações por potências de 10; operações de adição, subtração, multiplicação e divisão, incluindo cálculo mental e resolução de problemas envolvendo contagem; frações unitárias (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/0 e 1/100) e representação das frações 1/10 e 1/100 na forma decimal, na reta numerada e em valores monetários.

MAIS AULAS DE Matemática do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04MA06 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04MA07 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano