Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Renata Capovilla
Mentor: Gilne Gardesani Fernandez
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
EF04MA06 Resolver e elaborar problemas envolvendo diferentes significados da multiplicação. (adição de parcelas iguais, organização retangular e proporcionalidade), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
EF04MA07 – Resolver e elaborar problemas de divisão cujo divisor tenha no máximo dois algarismos, envolvendo os significados de repartição equitativa e de medida, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, mental e algoritmos.
Objetivos específicos:
Compreender diferentes significados da divisão (partes iguais e medida).
Conceito-chave
Significados da divisão: partes iguais e medida.
Recursos necessários:
- caderno,
- lápis,
- borracha,
- lápis colorido,
- cola,
- atividades impressas (se desejar).
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma, explicando aos alunos o que deverão aprender com a aula. Este é um momento importante para que o aluno possa ter mais foco e saber o que deverá saber ao final da aula.
Propósito: Apresentar o objetivo aos alunos, para que saibam que ao final da aula deverão compreender diferentes significados da multiplicação.
Aquecimento
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Inicie a aula entregando a atividade aos alunos, apresentando um cartaz ou projetando a situação problema. Apresente a proposta e permita que os alunos pensem alguns minutos, individualmente. Proponha depois, a discussão coletiva e a resolução no quadro.
Propósito: Retomar conceito de multiplicação para desenvolvimento da proposta da aula.
Discuta com a turma:
- Como podemos pensar em quantos peixes cada amigo levará para casa?
- De quais maneiras podemos calcular essas quantidades?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientação: Proponha que, em duplas, façam a leitura do problema e conversem sobre estratégias para resolução. Dê um tempo para que o registrem suas ideias. Circule entre os alunos, observe como analisam os dados e faça intervenções para que avancem em suas propostas. Incentive o uso de estratégias diversificadas para a resolução.
Peça para que se juntem com outra dupla e apresentem a maneira pensada e ouçam como a dupla pensou também. Peça para cada novo grupo formado registre o problema de uma forma diferente da feita anteriormente. Registre as diferentes formas de resolução, fazendo uma exposição coletiva na classe.
Propósito: Mobilizar conhecimentos sobre divisão com ideia de medir, aplicando-a em um problema.
Discuta com a turma:
- Como podemos saber a quantidade de dias que o ciclista precisa para pedalar essa quilometragem?
- De qual maneira as duplas resolveram o problema?
- E no grupo, como decidiram resolver?
- Existem outras formas de resolver este problema, além das formas que escolheram?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Após a troca entre as duplas e o registro de resolução através de uma estratégia diferente da escolhida no primeiro momento, socialize as estratégias encontradas pela classe. Explore as formas de resolução dos alunos registrando na lousa e peça que expliquem aos colegas a estratégia. Depois poderá apresentar as soluções dos slides a seguir:
Slides 5 a 12: apresenta a divisão da quilometragem de uma semana por dia utilizando a decomposição numérica, e depois a soma da quantidade diária até alcançar o valor proposto no problema.
Slide 13 a 14 : apresenta a divisão como estratégia de resolução.
Slide 15: resolução utilizando multiplicação.
Propósito: Instigar a discussão sobre as diferentes representações sobre o problema proposto.
Discuta com a turma:
- De qual forma você resolveu o problema?
- E a dupla que você trocou, que forma utilizou para resolver?
- Todas as formas estão corretas?
- Depois, que estratégia utilizou para resolver?
- De quantas maneiras conseguem resolver esse problema?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Após a troca entre as duplas e o registro de resolução através de uma estratégia diferente da escolhida no primeiro momento, socialize as estratégias encontradas pela classe. Explore as formas de resolução dos alunos registrando na lousa e peça que expliquem aos colegas a estratégia. Depois poderá apresentar as soluções dos slides a seguir:
Slides 5 a 12: apresenta a divisão da quilometragem de uma semana por dia utilizando a decomposição numérica, e depois a soma da quantidade diária até alcançar o valor proposto no problema.
Slide 13 a 14 : apresenta a divisão como estratégia de resolução.
Slide 15: resolução utilizando multiplicação.
Propósito: Instigar a discussão sobre as diferentes representações sobre o problema proposto.
Discuta com a turma:
- De qual forma você resolveu o problema?
- E a dupla que você trocou, que forma utilizou para resolver?
- Todas as formas estão corretas?
- Depois, que estratégia utilizou para resolver?
- De quantas maneiras conseguem resolver esse problema?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Após a troca entre as duplas e o registro de resolução através de uma estratégia diferente da escolhida no primeiro momento, socialize as estratégias encontradas pela classe. Explore as formas de resolução dos alunos registrando na lousa e peça que expliquem aos colegas a estratégia. Depois poderá apresentar as soluções dos slides a seguir:
Slides 5 a 12: apresenta a divisão da quilometragem de uma semana por dia utilizando a decomposição numérica, e depois a soma da quantidade diária até alcançar o valor proposto no problema.
Slide 13 a 14 : apresenta a divisão como estratégia de resolução.
Slide 15: resolução utilizando multiplicação.
Propósito: Instigar a discussão sobre as diferentes representações sobre o problema proposto.
Discuta com a turma:
- De qual forma você resolveu o problema?
- E a dupla que você trocou, que forma utilizou para resolver?
- Todas as formas estão corretas?
- Depois, que estratégia utilizou para resolver?
- De quantas maneiras conseguem resolver esse problema?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Após a troca entre as duplas e o registro de resolução através de uma estratégia diferente da escolhida no primeiro momento, socialize as estratégias encontradas pela classe. Explore as formas de resolução dos alunos registrando na lousa e peça que expliquem aos colegas a estratégia. Depois poderá apresentar as soluções dos slides a seguir:
Slides 5 a 12: apresenta a divisão da quilometragem de uma semana por dia utilizando a decomposição numérica, e depois a soma da quantidade diária até alcançar o valor proposto no problema.
Slide 13 a 14 : apresenta a divisão como estratégia de resolução.
Slide 15: resolução utilizando multiplicação.
Propósito: Instigar a discussão sobre as diferentes representações sobre o problema proposto.
Discuta com a turma:
- De qual forma você resolveu o problema?
- E a dupla que você trocou, que forma utilizou para resolver?
- Todas as formas estão corretas?
- Depois, que estratégia utilizou para resolver?
- De quantas maneiras conseguem resolver esse problema?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Após a troca entre as duplas e o registro de resolução através de uma estratégia diferente da escolhida no primeiro momento, socialize as estratégias encontradas pela classe. Explore as formas de resolução dos alunos registrando na lousa e peça que expliquem aos colegas a estratégia. Depois poderá apresentar as soluções dos slides a seguir:
Slides 5 a 12: apresenta a divisão da quilometragem de uma semana por dia utilizando a decomposição numérica, e depois a soma da quantidade diária até alcançar o valor proposto no problema.
Slide 13 a 14 : apresenta a divisão como estratégia de resolução.
Slide 15: resolução utilizando multiplicação.
Propósito: Instigar a discussão sobre as diferentes representações sobre o problema proposto.
Discuta com a turma:
- De qual forma você resolveu o problema?
- E a dupla que você trocou, que forma utilizou para resolver?
- Todas as formas estão corretas?
- Depois, que estratégia utilizou para resolver?
- De quantas maneiras conseguem resolver esse problema?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Após a troca entre as duplas e o registro de resolução através de uma estratégia diferente da escolhida no primeiro momento, socialize as estratégias encontradas pela classe. Explore as formas de resolução dos alunos registrando na lousa e peça que expliquem aos colegas a estratégia. Depois poderá apresentar as soluções dos slides a seguir:
Slides 5 a 12: apresenta a divisão da quilometragem de uma semana por dia utilizando a decomposição numérica, e depois a soma da quantidade diária até alcançar o valor proposto no problema.
Slide 13 a 14 : apresenta a divisão como estratégia de resolução.
Slide 15: resolução utilizando multiplicação.
Propósito: Instigar a discussão sobre as diferentes representações sobre o problema proposto.
Discuta com a turma:
- De qual forma você resolveu o problema?
- E a dupla que você trocou, que forma utilizou para resolver?
- Todas as formas estão corretas?
- Depois, que estratégia utilizou para resolver?
- De quantas maneiras conseguem resolver esse problema?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Após a troca entre as duplas e o registro de resolução através de uma estratégia diferente da escolhida no primeiro momento, socialize as estratégias encontradas pela classe. Explore as formas de resolução dos alunos registrando na lousa e peça que expliquem aos colegas a estratégia. Depois poderá apresentar as soluções dos slides a seguir:
Slides 5 a 12: apresenta a divisão da quilometragem de uma semana por dia utilizando a decomposição numérica, e depois a soma da quantidade diária até alcançar o valor proposto no problema.
Slide 13 a 14 : apresenta a divisão como estratégia de resolução.
Slide 15: resolução utilizando multiplicação.
Propósito: Instigar a discussão sobre as diferentes representações sobre o problema proposto.
Discuta com a turma:
- De qual forma você resolveu o problema?
- E a dupla que você trocou, que forma utilizou para resolver?
- Todas as formas estão corretas?
- Depois, que estratégia utilizou para resolver?
- De quantas maneiras conseguem resolver esse problema?
Slide sem título
Título: Discussão das soluções (slides 5 a 15)
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Após a troca entre as duplas e o registro de resolução através de uma estratégia diferente da escolhida no primeiro momento, socialize as estratégias encontradas pela classe. Explore as formas de resolução dos alunos registrando na lousa e peça que expliquem aos colegas a estratégia. Depois poderá apresentar as soluções dos slides a seguir:
Slides 5 a 12: apresenta a divisão da quilometragem de uma semana por dia utilizando a decomposição numérica, e depois a soma da quantidade diária até alcançar o valor proposto no problema.
Slide 13 a 14 : apresenta a divisão como estratégia de resolução.
Slide 15: resolução utilizando multiplicação.
Propósito: Instigar a discussão sobre as diferentes representações sobre o problema proposto.
Discuta com a turma:
- De qual forma você resolveu o problema?
- E a dupla que você trocou, que forma utilizou para resolver?
- Todas as formas estão corretas?
- Depois, que estratégia utilizou para resolver?
- De quantas maneiras conseguem resolver esse problema?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Após a troca entre as duplas e o registro de resolução através de uma estratégia diferente da escolhida no primeiro momento, socialize as estratégias encontradas pela classe. Explore as formas de resolução dos alunos registrando na lousa e peça que expliquem aos colegas a estratégia. Depois poderá apresentar as soluções dos slides a seguir:
Slides 5 a 12: apresenta a divisão da quilometragem de uma semana por dia utilizando a decomposição numérica, e depois a soma da quantidade diária até alcançar o valor proposto no problema.
Slide 13 a 14 : apresenta a divisão como estratégia de resolução.
Slide 15: resolução utilizando multiplicação.
Propósito: Instigar a discussão sobre as diferentes representações sobre o problema proposto.
Discuta com a turma:
- De qual forma você resolveu o problema?
- E a dupla que você trocou, que forma utilizou para resolver?
- Todas as formas estão corretas?
- Depois, que estratégia utilizou para resolver?
- De quantas maneiras conseguem resolver esse problema?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Após a troca entre as duplas e o registro de resolução através de uma estratégia diferente da escolhida no primeiro momento, socialize as estratégias encontradas pela classe. Explore as formas de resolução dos alunos registrando na lousa e peça que expliquem aos colegas a estratégia. Depois poderá apresentar as soluções dos slides a seguir:
Slides 5 a 12: apresenta a divisão da quilometragem de uma semana por dia utilizando a decomposição numérica, e depois a soma da quantidade diária até alcançar o valor proposto no problema.
Slide 13 a 14 : apresenta a divisão como estratégia de resolução.
Slide 15: resolução utilizando multiplicação.
Propósito: Instigar a discussão sobre as diferentes representações sobre o problema proposto.
Discuta com a turma:
- De qual forma você resolveu o problema?
- E a dupla que você trocou, que forma utilizou para resolver?
- Todas as formas estão corretas?
- Depois, que estratégia utilizou para resolver?
- De quantas maneiras conseguem resolver esse problema?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Após a troca entre as duplas e o registro de resolução através de uma estratégia diferente da escolhida no primeiro momento, socialize as estratégias encontradas pela classe. Explore as formas de resolução dos alunos registrando na lousa e peça que expliquem aos colegas a estratégia. Depois poderá apresentar as soluções dos slides a seguir:
Slides 5 a 12: apresenta a divisão da quilometragem de uma semana por dia utilizando a decomposição numérica, e depois a soma da quantidade diária até alcançar o valor proposto no problema.
Slide 13 a 14 : apresenta a divisão como estratégia de resolução.
Slide 15: resolução utilizando multiplicação.
Propósito: Instigar a discussão sobre as diferentes representações sobre o problema proposto.
Discuta com a turma:
- De qual forma você resolveu o problema?
- E a dupla que você trocou, que forma utilizou para resolver?
- Todas as formas estão corretas?
- Depois, que estratégia utilizou para resolver?
- De quantas maneiras conseguem resolver esse problema?
Sistematização de conceito
Tempo sugerido: 3 minutos
Propósito: Retomar o conceito aprendido, focando na ideia de medir apresentada no problema, que demonstra que é possível saber quantos grupos podemos formar com determinado total de objetos, sendo conhecida a quantidade de objetos de cada grupo.
Orientação: Encerre a atividade lendo com os alunos a situação do slide, levando-o a compreender que pode-se medir algo, tendo um valor referencial e um total para estabelecer relação.
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos
Propósito: Retomar o conceito do que foi trabalhado na aula.
Orientação: Apresente o slide e leia para os alunos se preferir faça um cartaz ou apenas leia, deixe que os alunos exponham suas conclusões.
Discuta com a turma:
- Vocês concordam com essa afirmação? Justifiquem.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes resolvam individualmente. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia para os alunos. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar o que observar enquanto circula pela sala e os comentários que surgirem.
Propósito: Verificar a aprendizagem dos alunos com relação aos diferentes significados da divisão.
Discuta com a turma:
- Como podemos saber a quantidade de ônibus necessária para transportar todas as pessoas da escola?
- Só há uma maneira de resolver o problema?
Professor peça para que os alunos justifiquem sua resposta nesse momento.