Atividade Principal
Plano de Aula
Plano de aula: Trabalhando com a reta numerada
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Descobrindo os números inteiros
Por: Luiz Filipe Trovão
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Luiz Filipe Trovão
Mentor: Ferdinando Caíque Genghini Dantas Lobo
Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
EF07MA03 - Comparar e ordenar números inteiros em diferentes contextos, incluindo o histórico, associá-los a pontos da reta numerada e utilizá-los em situações que envolvam adição e subtração.
Objetivos específicos
Localizar os números inteiros na reta numerada e entender o conceito de números opostos ou simétricos.
Conceito-chave
Reta numerada dos números inteiros.
Recursos necessários
- Giz: branco e/ou colorido;
- Tesoura e fita adesiva (para colar as fichas (A, B, C, D) nos alunos);
- Régua;
- Cartolinas ou rolo de papel pardo (verificar anotações no slide 5 da apresentação)
- Lápis, borracha e caderno.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Localizar os números inteiros na reta numerada e entender o conceito de números opostos ou simétricos.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Material Complementar:
Acesse o arquivo sobre o plano aqui.
Leitura:
Os alunos vão aprender a pensar negativo: https://novaescola.org.br/conteudo/2085/os-alunos-vao-aprender-a-pensar-negativo
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma. Caso não seja possível a projeção, escreva o objetivo no quadro.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 6 minutos (Slides 3 e 4)
Orientação: Professor, projete o slide para a turma. Caso não seja possível, leia as informações. Faça uma reflexão sobre a reta numerada em diversas situações cotidianas e compare-a com uma régua. Caso seja possível, leve uma régua para a sala (grande de preferência) e peça para os alunos observarem os elementos da régua. A ideia é que concluam que os valores da régua obedecem uma certa sequência, começando do 0 e, de maneira crescente, indo até o maior valor.
Após essa discussão inicial projete o slide 4, caso não seja possível represente no quadro ou por meio de um cartaz a reta numerada presente nele.
Aponte para a turma que a reta apresentada é a representação de um calendário com algumas datas em destaque, explique para eles que essa reta está incompleta em relação aos meses, pois, a intenção era apenas mostrar a organização de alguns meses que possuem datas comemorativas nacionais. Ressalte que o Carnaval está em fevereiro e a Páscoa em abril, porém nem sempre é assim que ocorre. Professor, explore com os alunos o fato de que nesse caso, a reta que estamos usando é limitada, pois o ano tem apenas 9 meses. A régua também é limitada, entretanto, a reta numérica é infinita.
Realize as perguntas presentes no balão do final do slide: “Onde estaria localizado o dia da Consciência Negra? E as férias escolares? ” a ideia é que eles apontem para a região da reta onde essas datas estão localizadas, o mês, ou respondam entre quais feriados presentes na reta está a data solicitada.
“Onde estaria localizado o dia da Consciência Negra?” - Mês de Novembro: Entre o Dia das Crianças e o Natal (20 de novembro).
“E as férias escolares?” - Mês de Julho: Entre o Dia das Mães e a Independência do Brasil.*
*Professor, adapte a resposta de acordo com o calendário escolar da sua escola
Propósito: Apresentar para os alunos algumas situações cotidianas onde a organização dos números inteiros é essencial.
Discuta com a turma:
- Há algum número entre o 0 e o maior número da régua que não está sendo representado?
- Algum outro instrumento, possui as mesmas características que a régua, ou seja, tem os números representados de maneira organizada?
- Você consegue apontar o seu aniversário na reta?
- Quais outras datas seriam possíveis de serem identificadas?
Atividade principal
Tempo sugerido: 6 minutos (Slides 3 e 4)
Orientação: Professor, projete o slide para a sala, caso não seja possível leia as informações. Faça uma reflexão sobre a reta numerada em diversas situações cotidianas e compare-a com uma régua. Caso seja possível, leve uma régua para a sala (grande de preferência) e peça para os alunos observarem os elementos da régua. A ideia é que concluam que os valores da régua obedecem uma certa sequência, começando do 0 e, de maneira crescente, indo até o maior valor.
Após essa discussão inicial projete o slide 4. Caso não seja possível, represente no quadro ou por meio de um cartaz a reta numerada presente nele.
Aponte para a turma que a reta apresentada é a representação de um calendário com algumas datas em destaque, explique para eles que essa reta está incompleta em relação aos meses, pois, a intenção era apenas mostrar a organização de alguns meses que possuem datas comemorativas nacionais. Ressalte que o Carnaval está em fevereiro e a Páscoa em abril, porém nem sempre é assim que ocorre.
Realize as perguntas presentes no balão do final do slide: “Onde estaria localizado o dia da Consciência Negra? E as férias escolares? ” a ideia é que eles apontem para a região da reta onde essas datas estão localizadas, o mês, ou respondam entre quais feriados presentes na reta está a data solicitada.
“Onde estaria localizado o dia da Consciência Negra?” - Mês de Novembro: Entre o Dia das Crianças e o Natal (20 de novembro).
“E as férias escolares?” - Mês de Julho: Entre o Dia das Mães e a Independência do Brasil.*
*Professor, adapte a resposta de acordo com o calendário escolar da sua escola
Propósito: Apresentar para os alunos algumas situações cotidianas onde a organização dos números inteiros é essencial.
Discuta com a turma:
- Há algum número entre o 0 e o maior número da régua que não está sendo representado?
- Algum outro instrumento, possui as mesmas características que a régua, ou seja, tem os números representados de maneira organizada?
- Você consegue apontar o seu aniversário na reta?
- Quais outras datas seriam possíveis de serem identificadas?
Atividade
Tempo sugerido: 17 minutos. (Slides 5 a 7)
Orientação: Professor, a atividade principal será dividida em duas partes: Uma consistirá de uma prática na reta numerada e a outra será a resolução de exercícios envolvendo a análise da prática realizada.
Peça para que os alunos se dividam em grupos de 4 integrantes* (sugestões de leituras ao final do slide), faça o download da atividade principal e disponibilize uma impressão por grupo. Além da impressão entregue os materiais descritos em “Recursos necessários”, presentes no arquivo “sobre o plano”, disponível aqui (giz, fita adesiva e tesoura).
*Caso algum grupo fique com menos do que 4 pessoas, o professor poderá (agindo como coadjuvante), completar os grupos, fazendo apenas o papel do elemento que está faltando.
Solicite que os alunos sigam as instruções presentes na impressão que lhes foi entregue. Oriente-os durante a preparação e execução da primeira etapa, sempre deixando que eles sejam protagonistas da atividade, apenas tire dúvidas quando for solicitado ou quando perceber que o aluno ainda não compreendeu o objetivo da atividade.
Assim que os alunos escolherem o lugar da escola* para desenhar a reta numerada com o giz, peça para que eles analisem e respondam as perguntas presentes nos itens “a”, “b”, “c” e “d” (Slide 7), na medida que forem realizando as situações 1 e 2 (slide 6).
*Caso a escola não tenha um espaço onde seja permitido riscar o chão com um giz, o professor deverá providenciar papel pardo (rolo) ou cartolinas, para que os alunos desenhem a reta numerada.
Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as possibilidades existentes na organização desse problema.
Propósito: Realizar uma atividade prática envolvendo a localização de números inteiros na reta numerada.
Discuta com a turma:
- Qual foi a maior dificuldade que encontraram na execução da parte prática da atividade?
- O que os integrantes dos grupos estão representando ao serem identificados com letras?
- Na reta numerada, existe alguma diferença entre andar para a direita e andar para a esquerda?
Materiais complementares para impressão:
Resolução da Atividade Principal
Leituras:
O aprendizado do trabalho em grupos: https://novaescola.org.br/conteudo/605/o-aprendizado-do-trabalho-em-grupo
Como agrupo meus alunos: https://novaescola.org.br/conteudo/1475/como-agrupo-meus-alunos
Atividade
Tempo sugerido: 17 minutos. (Slides 5 a 7)
Orientação: Professor, a atividade principal será dividida em duas partes: Uma consistirá de uma prática na reta numerada e a outra será a resolução de exercícios envolvendo a análise da prática realizada.
Peça para que os alunos se dividam em grupos de 4 integrantes* (sugestões de leituras ao final do slide), faça o download da atividade principal e disponibilize uma impressão por grupo. Além da impressão entregue os materiais descritos em “Recursos necessários”, presentes no arquivo “sobre o plano”, disponível aqui (giz, fita adesiva e tesoura).
*Caso algum grupo fique com menos do que 4 pessoas, o professor poderá (agindo como coadjuvante), completar os grupos, fazendo apenas o papel do elemento que está faltando.
Solicite que os alunos sigam as instruções presentes na impressão que lhes foi entregue. Oriente-os durante a preparação e execução da primeira etapa, sempre deixando que eles sejam protagonistas da atividade, apenas tire dúvidas quando for solicitado ou quando perceber que o aluno ainda não compreendeu o objetivo da atividade.
Assim que os alunos escolherem o lugar da escola* para desenhar a reta numerada com o giz, peça para que eles analisem e respondam as perguntas presentes nos itens “a”, “b”, “c” e “d” (Slide 7), na medida que forem realizando as situações 1 e 2 (slide 6).
*Caso a escola não tenha um espaço onde seja permitido riscar o chão com um giz, o professor deverá providenciar papel pardo (rolo) ou cartolinas, para que os alunos desenhem a reta numerada.
Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as possibilidades existentes na organização desse problema.
Propósito: Realizar uma atividade prática envolvendo a localização de números inteiros na reta numerada.
Discuta com a turma:
- Qual foi a maior dificuldade que encontraram na execução da parte prática da atividade?
- O que os integrantes dos grupos estão representando ao serem identificados com letras?
- Na reta numerada, existe alguma diferença entre andar para a direita e andar para a esquerda?
Materiais complementares para impressão:
Resolução da Atividade Principal
Leituras:
O aprendizado do trabalho em grupos: https://novaescola.org.br/conteudo/605/o-aprendizado-do-trabalho-em-grupo
Como agrupo meus alunos: https://novaescola.org.br/conteudo/1475/como-agrupo-meus-alunos
Atividade
Tempo sugerido: 17 minutos. (Slides 5 a 7)
Orientação: Professor, a atividade principal será dividida em duas partes: Uma consistirá de uma prática na reta numerada e a outra será a resolução de exercícios envolvendo a análise da prática realizada.
Peça para que os alunos se dividam em grupos de 4 integrantes* (sugestões de leituras ao final do slide), faça o download da atividade principal e disponibilize uma impressão por grupo. Além da impressão entregue os materiais descritos em “Recursos necessários”, presentes no arquivo “sobre o plano”, disponível aqui (giz, fita adesiva e tesoura).
*Caso algum grupo fique com menos do que 4 pessoas, o professor poderá (agindo como coadjuvante), completar os grupos, fazendo apenas o papel do elemento que está faltando.
Solicite que os alunos sigam as instruções presentes na impressão que lhes foi entregue. Oriente-os durante a preparação e execução da primeira etapa, sempre deixando que eles sejam protagonistas da atividade, apenas tire dúvidas quando for solicitado ou quando perceber que o aluno ainda não compreendeu o objetivo da atividade.
Assim que os alunos escolherem o lugar da escola* para desenhar a reta numerada com o giz, peça para que eles analisem e respondam as perguntas presentes nos itens “a”, “b”, “c” e “d” (Slide 7), na medida que forem realizando as situações 1 e 2 (slide 6).
*Caso a escola não tenha um espaço onde seja permitido riscar o chão com um giz, o professor deverá providenciar papel pardo (rolo) ou cartolinas, para que os alunos desenhem a reta numerada.
Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as possibilidades existentes na organização desse problema.
Propósito: Realizar uma atividade prática envolvendo a localização de números inteiros na reta numerada.
Discuta com a turma:
- Qual foi a maior dificuldade que encontraram na execução da parte prática da atividade?
- O que os integrantes dos grupos estão representando ao serem identificados com letras?
- Na reta numerada, existe alguma diferença entre andar para a direita e andar para a esquerda?
Materiais complementares para impressão:
Resolução da Atividade Principal
Leituras:
O aprendizado do trabalho em grupos: https://novaescola.org.br/conteudo/605/o-aprendizado-do-trabalho-em-grupo
Como agrupo meus alunos: https://novaescola.org.br/conteudo/1475/como-agrupo-meus-alunos
Discussão da solução
Tempo sugerido: 9 minutos (Slides 8 a 10)
Orientação: Apresente a solução da primeira etapa para os alunos, não é necessário que os alunos apresentem as soluções, pois, essa etapa foi realizada de forma prática, não sendo sugerido que eles tomassem nota de algo. A ideia é que os alunos analisem as imagens da reta presente no slide 8 e comparem com o que realizaram. Caso não tenha um projetor disponível, o professor deverá desenhar a representação das retas e dos pontos no quadro ou em um cartaz (que deverá ter sido elaborado previamente).
Em seguida, peça para que os alunos discutam suas soluções dos itens “a” ao “d” dentro do grupo onde foi realizada a primeira etapa da atividade. O professor deverá acompanhar os grupos no desenvolvimento do raciocínio. Peça para que alguns alunos exponham a resolução da segunda etapa da atividade, de modo que alguns caminhos diferentes sejam apresentados para a sala.
Depois que os alunos compartilharem suas estratégias, passe para a resolução dos exercícios (presentes nos slides 9 e 10). Nela os alunos irão analisar mais uma possibilidade de resposta para os itens do “a” ao “d”.
Propósito: Apresentar e compartilhar meios utilizados na obtenção da solução, a fim expor diferentes caminhos para se obter o mesmo resultado.
Discuta com a turma:
- Existe alguma relação no fato de que os números que andaram para a direita foram para um valor maior e os que andaram para a esquerda foram para um valor menor?
- No item “c”, existe alguma semelhança visual, entre os números que estão à mesma distância do ponto B?
Materiais complementares para impressão:
Resolução da Atividade Principal
Discussão da solução
Tempo sugerido: 9 minutos (Slides 8 a 10)
Orientação: Apresente a solução da primeira etapa para os alunos, não é necessário que os alunos apresentem as soluções, pois, essa etapa foi realizada de forma prática, não sendo sugerido que eles tomassem nota de algo. A ideia é que os alunos analisem as imagens da reta presente no slide 8 e comparem com o que realizaram. Caso não tenha um projetor disponível, o professor deverá desenhar a representação das retas e dos pontos no quadro ou em um cartaz (que deverá ter sido elaborado previamente).
Em seguida, peça para que os alunos discutam suas soluções dos itens “a” ao “d” dentro do grupo onde foi realizada a primeira etapa da atividade. O professor deverá acompanhar os grupos no desenvolvimento do raciocínio. Peça para que alguns alunos exponham a resolução da segunda etapa da atividade, de modo que alguns caminhos diferentes sejam apresentados para a sala.
Depois que os alunos compartilharem suas estratégias, passe para a resolução dos exercícios (presentes nos slides 9 e 10). Nela os alunos irão analisar mais uma possibilidade de resposta para os itens do “a” ao “d”.
Propósito: Apresentar e compartilhar meios utilizados na obtenção da solução, a fim expor diferentes caminhos para se obter o mesmo resultado.
Discuta com a turma:
- Existe alguma relação no fato de que os números que andaram para a direita foram para um valor maior e os que andaram para a esquerda foram para um valor menor?
- No item “c”, existe alguma semelhança visual, entre os números que estão à mesma distância do ponto B?
Materiais complementares para impressão:
Resolução da Atividade Principal
Discussão da solução
Tempo sugerido: 9 minutos (Slides 8 a 10)
Orientação: Apresente a solução da primeira etapa para os alunos, não é necessário que os alunos apresentem as soluções, pois, essa etapa foi realizada de forma prática, não sendo sugerido que eles tomassem nota de algo. A ideia é que os alunos analisem as imagens da reta presente no slide 8 e comparem com o que realizaram. Caso não tenha um projetor disponível, o professor deverá desenhar a representação das retas e dos pontos no quadro ou em um cartaz (que deverá ter sido elaborado previamente).
Em seguida, peça para que os alunos discutam suas soluções dos itens “a” ao “d” dentro do grupo onde foi realizada a primeira etapa da atividade. O professor deverá acompanhar os grupos no desenvolvimento do raciocínio. Peça para que alguns alunos exponham a resolução da segunda etapa da atividade, de modo que alguns caminhos diferentes sejam apresentados para a sala.
Depois que os alunos compartilharem suas estratégias, passe para a resolução dos exercícios (presentes nos slides 9 e 10). Nela os alunos irão analisar mais uma possibilidade de resposta para os itens do “a” ao “d”.
Propósito: Apresentar e compartilhar meios utilizados na obtenção da solução, a fim expor diferentes caminhos para se obter o mesmo resultado.
Discuta com a turma:
- Existe alguma relação no fato de que os números que andaram para a direita foram para um valor maior e os que andaram para a esquerda foram para um valor menor?
- No item “c”, existe alguma semelhança visual, entre os números que estão à mesma distância do ponto B?
Materiais complementares para impressão:
Sistematização
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Projete o slide e leia para os alunos a conclusão da atividade presente do balão de fala. Caso não seja possível a utilização do projetor, copie o texto no quadro ou apenas leia para a sala.
Propósito: Realizar a conclusão sobre a utilização dos números opostos (ou simétricos), por meio da análise da atividade.
Discuta com a turma:
- Peça para os alunos citarem outros pares de números opostos, além dos que já foram apresentados.
- Por que os números opostos também recebem o nome de simétrico?
- Existe alguma razão para o número 0 não possuir outro número oposto na reta numerada?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Encerre a aula retomando com os alunos sobre a presença da reta numerada em diversas situações cotidianas, reforce que o entendimento da reta possibilita a compreensão do comportamento dos números inteiros positivos e negativos. Você poderá projetar o slide e ler com os alunos as informações nele presentes. Caso não haja a possibilidade de projeção, escreva no quadro ou apenas leia para eles.
Propósito: Realizar uma reflexão sobre os conteúdos aprendidos na aula.
Raio x
Tempo sugerido: 8 minutos. (Slides 13 e 14)
Orientações: Apresente a nova situação e peça que os alunos analisem, em um primeiro momento individualmente e em seguida compartilhando a forma de pensar com o colega ao lado. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer o download desta atividade e entregar para os alunos. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um.
Propósito: Realizar uma atividade teórica relativa aos conteúdos ensinados na aula.
Discuta com a turma:
- O que as casas e os seus números estão representando?
- Há alguma relação entre os números das casas que estão à esquerda e os números das casas que estão à direita?
Materiais complementares para impressão:
Raio x
Tempo sugerido: 8 minutos. (Slides 13 e 14)
Orientações: Apresente a nova situação e peça que os alunos analisem, em um primeiro momento individualmente e em seguida compartilhando a forma de pensar com o colega ao lado. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer o download desta atividade e entregar para os alunos. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um.
Propósito: Realizar uma atividade teórica relativa aos conteúdos ensinados na aula.
Discuta com a turma:
- O que as casas e os seus números estão representando?
- Há alguma relação entre os números das casas que estão à esquerda e os números das casas que estão à direita?
Materiais complementares para impressão:
Para os Alunos
Para o Professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos
Necessários:
- Caderno;
- Lápis;
- Régua;
- Grupo de alunos no Whatsapp.
Opcionais:
- Google Sala de Aula;
- Meet.
Para este plano, foque na etapa Atividade Principal.
Atividade principal
Para a realização da atividade principal os alunos precisam ter acesso à tabela. Para isso, tire uma foto da atividade e disponibilize via Whatsapp ou e-mail, para que os alunos leiam os problemas e elaborem estratégias para resolução.
Oriente-os a reproduzirem a reta graduada nos cadernos, para ordenar os números. Peça para fotografarem ou filmarem as respostas ou postarem na sala de aula virtual (Google Sala de Aula), para compartilharem com o professor e a turma no momento da discussão das soluções.
Discussão das soluções
Incentive os alunos a tentarem explicar o raciocínio utilizado para solucionar as questões. Para isso, organize o momento usando o recurso do Meet ou Google Sala de Aula, para uma maior interação entre os estudantes.
A intenção é formar um painel de soluções e promover uma discussão rica e estimuladora entre alunos e professor. Neste momento, estimule a turma a falar como pensou para resolver o problema e compartilhar as resoluções.
Convite às famílias
A participação das famílias no processo de aprendizagem é de grande importância para os alunos. Porém, ressaltamos que os pais não são professores de matemática e muitos estão ocupados com outras funções em casa. Portanto, indicamos a participação das famílias no compartilhamento e discussão de possíveis soluções para os problemas propostos ou assistindo junto com os alunos os vídeos indicados.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Luiz Filipe Trovão
Mentor: Ferdinando Caíque Genghini Dantas Lobo
Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
EF07MA03 - Comparar e ordenar números inteiros em diferentes contextos, incluindo o histórico, associá-los a pontos da reta numerada e utilizá-los em situações que envolvam adição e subtração.
Objetivos específicos
Localizar os números inteiros na reta numerada e entender o conceito de números opostos ou simétricos.
Conceito-chave
Reta numerada dos números inteiros.
Recursos necessários
- Giz: branco e/ou colorido;
- Tesoura e fita adesiva (para colar as fichas (A, B, C, D) nos alunos);
- Régua;
- Cartolinas ou rolo de papel pardo (verificar anotações no slide 5 da apresentação)
- Lápis, borracha e caderno.