Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano (MAT9_11GEO02)
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Alguma rede social (Whatsapp, Facebook, etc.), régua, transferidor, tesoura e papel para anotações.
- Optativas: Smartfone.
Atividade principal
- Pela rede social escolhida determine que, acessem o Geogebra (ou instalado no PC ou online pelo link https://www.geogebra.org/classic?lang=pt_PT)
- Agora solicite que sigam os passos abaixo:
1. Clique na opção para esconder os eixos e malha quadriculada.
2. Construa uma circunferência de centro A. Utilize a opção: Círculo dados centro e um de seus pontos.
3. Marque os pontos C, D e E na circunferência. (lembre-se pontos que estão na circunferência são pontos que pertencem à linha da circunferência).
4. Na opção segmentos, construa os segmentos: AC, AD, EC e ED
5. Construa o ângulo central C D, utilize a opção: ângulo selecione três pontos ou duas retas. - Mantenha o rótulo que indica a medida do ângulo e lembre-se de marcar os pontos no sentido anti-horário.
6. Construa o ângulo inscrito CÊD, utilize a opção: ângulo selecione três pontos ou duas retas.- Mantenha o rótulo que indica a medida do ângulo
- Dê um tempo para essa construção e peça para mostrarem suas construções e verifique se ficou semelhante a:
- Agora peça para movimentarem alguns pontos conforme a indicação e relatem as relações entre os ângulos central e inscrito:
1. Movimente o ponto D para a direita.
2. Movimente o ponto C para a esquerda.
3. Movimente o ponto E para a direita.
4. Movimente o ponto E para a esquerda.
5. Movimente da forma que você quiser os pontos.
Discussão das soluções, sistematização e encerramento
- Na discussão das soluções, faça-os entender que ao movimentar os vértices que estão na circunferência não muda o ângulo central nem o inscrito relativo a ele, mas ao aumentar o ângulo central também aumenta o ângulo inscrito e mantendo a relação de ser um a metade do outro.
Convite às famílias
Peça para que seus alunos envolvam seus familiares, próximos neste momento, e incentive-os a tentar explicar o que aprenderam a eles.
Sugestão Enviada Por: Fabio Menezes
Código: MAT9_11GEO02
(EF09MA11) Resolver problemas por meio do estabelecimento de relações entre arcos, ângulos centrais e ângulos inscritos na circunferência, fazendo uso, inclusive, de softwares de geometria dinâmica.
Com o plano de aula sobre geometria os alunos aprendem a reconhecer as relações entre os ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal; diferenciar ângulo inscrito de ângulo central; identificar transformações geométricas no plano; identificar as relações de semelhança entre figuras geométricas; identificar e reconhecer as relações métricas e trigonométricas no triângulo retângulo; utilizar os teoremas de Tales e de Pitágoras; reconhecer e identificar vistas ortogonais de figuras não planas.
Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.
Ver mais detalhes