Atividade Principal
Plano de Aula
Plano de aula: Representação fracionária e decimal
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Números racionais e suas representações
Por: Joel Luiz Pereira
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Joel Luiz Pereira
Mentora: Débora Vieira de Moraes
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
EF07MA07 - Comparar e ordenar números racionais em diferentes contextos e associá-los a pontos na reta numérica.
Conhecimentos que a turma deve dominar:
Dominar o do conceito de fração e entender sua relação com números decimais (Unidade NOVA ESCOLA: MAT6_05NUM; Base Nacional: EF06MA06; EF06MA07; EF06MA08; EF06MA09).
Objetivos específicos
- Identificar padrões para representação de frações em forma de número decimal, a partir de representações corretas.
- Identificar padrões para representação de números decimais em forma de fração, a partir de representações corretas.
- Representar números fracionários em forma de número decimal e vice-versa.
Conceito-chave
Representação fracionária e decimal.
Recursos necessários
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
- Projetor multimídia (caso não se utilize impressões).
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
- Identificar padrões para representação de frações em forma de número decimal, a partir de representações corretas.
- Identificar padrões para representação de números decimais em forma de fração, a partir de representações corretas.
- Representar números fracionários em forma de número decimal e vice-versa.
Resumo da aula
Objetivo
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma, questionando se os alunos se lembram que a fração também representa um quociente. Pode ser dialogado com os estudantes que atualmente os números decimais estão mais presentes no cotidiano, assim, saber representá-los a partir de frações se torna muito importante, assim como representá-los em fração. Vale frisar que, ao adquirir essa habilidade, seu aluno começará a relacionar frações e números decimais, que dialogam com porcentagem.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Leia o problema ou permita que os alunos leiam o problema e, após um breve momento de tentativa de resolução, peça para que levantem as mãos aqueles que gostariam de responder. Oriente as discussões em sala utilizando os tópicos abaixo.
Propósito: Tornar claro, pela voz dos alunos, que a fração é uma representação da divisão e que pode resultar em quociente decimal.
Discuta com a turma:
- Qual número assume o papel de numerador? Qual é o denominador da fração?
- Com qual operação matemática a fração está associada?
- O quociente da primeira divisão é um número inteiro ou decimal? E o quociente da segunda divisão?
- Se, ao invés de R$4,00 a criança tivesse R$6,00, qual seria o valor recebido por cada um?
- Se, ao invés de dividir por duas pessoas, dividíssemos por 4, quanto cada um receberia em cada caso?
Resolução:
Caso 1: A fração será 4/2 e cada um receberá R$2,00.
Caso 2: A fração será 5/2 e cada um receberá R$2,50.
Atividade principal - parte I
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Deixe que, individualmente, os estudantes interpretem a tabela e dê tempo para que consigam perceber padrões (até 3 minutos). Após, permita que discutam com um colega, a fim de buscarem estratégias para encontrar os demais acertos obtidos por Karina. Circule pela sala durante os 7 minutos de discussão, verificando as estratégias utilizadas para solucionar o problema. Há representações decimais que não estão corretas e têm por objetivo fazer com que os alunos as averiguem. Certifique que os alunos estão realizando cálculos para averiguar quais representações estão corretas.
Propósito: Fazer com que os alunos encontrem padrões para a representação de frações em forma decimal, a partir de uma tabela com representações corretas.
Materiais complementares para impressão:
Atividade principal - parte II
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Após os alunos verificarem quais acertos de Karina, peça para que encontrem agora quais podem ser as frações que representam os números decimais dispostos na tabela. Permita que o esforço seja em dupla e circule pela sala durante todo o tempo, verificando as estratégias utilizadas para solucionar o problema.
Propósito: Fazer com que os alunos encontrem padrões para a representação de números decimais em fração a partir de uma tabela com representações corretas.
Materiais complementares para impressão:
Discussão da solução - parte I
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Deixe os alunos compartilharem, para a sala, sobre as estratégias iniciais para saber a pontuação de Karina. Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos poderão verificar inconsistências nos padrões apresentados na tabela. Caso algum aluno já tenha abordado alguma estratégia que contenha nestes slides, poderá usá-los durante a explicação do aluno. Caso não haja projetor, você pode apenas dialogar com os alunos.
Resposta: A pontuação total de Karina é de 12 pontos. Ela acertou os resultados: 0,5; -1; -0,8; 1,2; 0,25 e -0,04.
Propósito: Abordar as estratégias iniciais para verificar as representações corretas da tabela, realizando um fechamento das discussões abordadas pelos alunos.
Discuta com a turma:
- O que são frações equivalentes?
- Por que Karina representou errado a fração quatro oitavos negativos?
- Por que Karina representou errado a fração seis centésimos? Qual seria o número decimal correto?
- Por que Karina representou errado a fração dois centésimos? Qual seria o número decimal correto?
Materiais complementares para impressão:
Resolução da Atividade Principal
Discussão da solução - parte I
Tempo sugerido: 7 minutos (Slides 7 a 11).
Orientação: Represente as frações no quadro e escreva o algoritmo da divisão. Dê uma atenção especial ao procedimento de acrescentar vírgula e zeros, relacionando sempre ao décimos, centésimos e milésimos. Assim, os alunos observarão o passo a passo para a resolução de uma divisão com o dividendo menor que o divisor. Deixe os alunos construírem em conjunto as resoluções através de uma explanação dialogada. Você pode definir quantos slides de “Discussão da solução” são essenciais para o completo entendimento da atividade, mas sugerimos que todos sejam abordados.
Se tiver um projetor à sua disposição, pode apresentar os slides como apoio à sua explicação.
Propósito: Dar significado às estratégias utilizadas para representar frações em forma de número decimal através do algoritmo da divisão.
Discuta com a turma:
- Por que acrescentamos o zero no dividendo quando ele é menor do que o divisor?
- O que devemos fazer no quociente quando acrescentamos o zero no dividendo?
- Se acrescentamos o zero no dividendo, mas ele ainda é menor do que o divisor, o que deve ser feito?
- Por que podemos apenas multiplicar os resultados da 1ª coluna para encontrar os resultados das outras colunas?
Discussão da solução - parte I
Tempo sugerido: 7 minutos (Slides 7 a 11).
Orientação: Represente as frações no quadro e escreva o algoritmo da divisão. Dê uma atenção especial ao procedimento de acrescentar vírgula e zeros, relacionando sempre ao décimos, centésimos e milésimos. Assim, os alunos observarão o passo a passo para a resolução de uma divisão com o dividendo menor que o divisor. Deixe os alunos construírem em conjunto as resoluções através de uma explanação dialogada. Você pode definir quantos slides de “Discussão da solução” são essenciais para o completo entendimento da atividade, mas sugerimos que todos sejam abordados.
Se tiver um projetor à sua disposição, pode apresentar os slides como apoio à sua explicação.
Propósito: Dar significado às estratégias utilizadas para representar frações em forma de número decimal através do algoritmo da divisão.
Discuta com a turma:
- Por que acrescentamos o zero no dividendo quando ele é menor do que o divisor?
- O que devemos fazer no quociente quando acrescentamos o zero no dividendo?
- Se acrescentamos o zero no dividendo, mas ele ainda é menor do que o divisor, o que deve ser feito?
- Por que podemos apenas multiplicar os resultados da 1ª coluna para encontrar os resultados das outras colunas?
Discussão da solução - parte I
Tempo sugerido: 7 minutos (Slides 7 a 11).
Orientação: Represente as frações no quadro e escreva o algoritmo da divisão. Dê uma atenção especial ao procedimento de acrescentar vírgula e zeros, relacionando sempre ao décimos, centésimos e milésimos. Assim, os alunos observarão o passo a passo para a resolução de uma divisão com o dividendo menor que o divisor. Deixe os alunos construírem em conjunto as resoluções através de uma explanação dialogada. Você pode definir quantos slides de “Discussão da solução” são essenciais para o completo entendimento da atividade, mas sugerimos que todos sejam abordados.
Se tiver um projetor à sua disposição, pode apresentar os slides como apoio à sua explicação.
Propósito: Dar significado às estratégias utilizadas para representar frações em forma de número decimal através do algoritmo da divisão.
Discuta com a turma:
- Por que acrescentamos o zero no dividendo quando ele é menor do que o divisor?
- O que devemos fazer no quociente quando acrescentamos o zero no dividendo?
- Se acrescentamos o zero no dividendo, mas ele ainda é menor do que o divisor, o que deve ser feito?
- Por que podemos apenas multiplicar os resultados da 1ª coluna para encontrar os resultados das outras colunas?
Discussão da solução - parte I
Tempo sugerido: 7 minutos (Slides 7 a 11).
Orientação: Represente as frações no quadro e escreva o algoritmo da divisão. Dê uma atenção especial ao procedimento de acrescentar vírgula e zeros, relacionando sempre ao décimos, centésimos e milésimos. Assim, os alunos observarão o passo a passo para a resolução de uma divisão com o dividendo menor que o divisor. Deixe os alunos construírem em conjunto as resoluções através de uma explanação dialogada. Você pode definir quantos slides de “Discussão da solução” são essenciais para o completo entendimento da atividade, mas sugerimos que todos sejam abordados.
Se tiver um projetor à sua disposição, pode apresentar os slides como apoio à sua explicação.
Propósito: Dar significado às estratégias utilizadas para representar frações em forma de número decimal através do algoritmo da divisão.
Discuta com a turma:
- Por que acrescentamos o zero no dividendo quando ele é menor do que o divisor?
- O que devemos fazer no quociente quando acrescentamos o zero no dividendo?
- Se acrescentamos o zero no dividendo, mas ele ainda é menor do que o divisor, o que deve ser feito?
- Por que podemos apenas multiplicar os resultados da 1ª coluna para encontrar os resultados das outras colunas?
Discussão da solução - parte I
Tempo sugerido: 7 minutos (Slides 7 a 11).
Orientação: Represente as frações no quadro e escreva o algoritmo da divisão. Dê uma atenção especial ao procedimento de acrescentar vírgula e zeros, relacionando sempre ao décimos, centésimos e milésimos. Assim, os alunos observarão o passo a passo para a resolução de uma divisão com o dividendo menor que o divisor. Deixe os alunos construírem em conjunto as resoluções através de uma explanação dialogada. Você pode definir quantos slides de “Discussão da solução” são essenciais para o completo entendimento da atividade, mas sugerimos que todos sejam abordados.
Se tiver um projetor à sua disposição, pode apresentar os slides como apoio à sua explicação.
Propósito: Dar significado às estratégias utilizadas para representar frações em forma de número decimal através do algoritmo da divisão.
Discuta com a turma:
- Por que acrescentamos o zero no dividendo quando ele é menor do que o divisor?
- O que devemos fazer no quociente quando acrescentamos o zero no dividendo?
- Se acrescentamos o zero no dividendo, mas ele ainda é menor do que o divisor, o que deve ser feito?
- Por que podemos apenas multiplicar os resultados da 1ª coluna para encontrar os resultados das outras colunas?
Discussão da solução - parte II.
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Deixe os alunos compartilharem, para a sala, suas estratégias para encontrarem os numeradores e denominadores desconhecidos da tabela. Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides, explicando o processo presente nos slides.
Propósito: Dar significado às estratégias utilizadas para representar números decimais em fração, reconhecendo que as casas decimais definem a potência de 10 que assumirá a função de denominador.
Discuta com a turma:
- Como posso ler o número 0,2 em sua leitura decimal?
- Como represento 2 décimos em fração? Por que a solução não trouxe 2/10 como resposta?
- O que significa simplificar uma fração? E uma fração irredutível, o que significa?
- Como posso ler o número - 0,875 em sua leitura decimal? Como representá-lo em fração?
Sistematização do conceito.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Discuta com a turma sobre a forma de representar frações em números decimais, tendo certeza de que todos os alunos compreenderam os conceitos e processos envolvidos na divisão.
Propósito: Sistematizar os conceitos envolvidos na aula, com intuito de consolidar o aprendizado dos alunos.
Discuta com a turma:
- No Caso 1, se ao transformar o número em décimos ainda não conseguir dividir, o que devo fazer no dividendo? E no quociente?
- Por que não acrescentamos zero no quociente no Caso 2?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Discuta com a turma sobre a forma de representar números decimais em fração, tendo certeza que todos os alunos compreenderam os conceitos, de forma a representar corretamente as casas decimais como potência de 10 no denominador.
Propósito: Sistematizar os conceitos envolvidos na aula, com intuito de consolidar o aprendizado dos alunos.
Discuta com a turma:
- Como posso representar em fração os números: a) 0,5 b) -1,2 c) 0,32 d) 2,222 ?
Encerramento.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Encerre a atividade retomando qual foi a atividade realizada pelos alunos e o que ela agregou para a aprendizagem deles. Relembre o objetivo da aula e escolha 3 alunos que possam opinar sobre os seguintes tópicos:
- O que você achou fácil na aula?
- O que você achou difícil, mas vai se empenhar para ficar fácil?
- O que você está ansioso para ver nas próximas aulas envolvendo frações ou números decimais?
Propósito: Resumir as aprendizagens da aula.
Raio X.
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e anotem suas respostas em um pedaço de folha a ser entregue ao professor (certifique-se que os papéis estejam recortados antes). Circule para verificar os métodos que os alunos utilizam para representar frações em forma de número decimal e números decimais em fração. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções na lousa.
Propósito: Avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da representação fracionária em forma de número decimal e vice-versa.
Materiais complementares para impressão:
Raio X
Para os Alunos
Para o Professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT7_07NUM02
Recursos
- Necessários:
- caderno
- lápis
- régua
- grupo de alunos no WhatsApp
- Opcionais:
- Google Sala de Aula
- Meet
Para este plano, foque na etapa: Atividade Principal
Aquecimento
A atividade é uma retomada de conceitos que são fundamentais para a aula. Você pode propor os questionamentos apresentados no slide usando um editor de texto (Google Docs, por exemplo) que, de maneira colaborativa e síncrona, os alunos possam respondê-los, ou ainda usar a função de áudio/vídeo do WhatsApp para que, um a um, postem suas respostas ou hipóteses sobre o assunto disparador. Oriente-os que é um momento de retomada de conteúdos e que caso tenham dúvidas, estas serão trabalhadas no decorrer da aula.
Atividade principal
A atividade é dividida em duas partes, ambas podem ser enviadas pelo WhatsApp ou Google Sala de Aula para que os alunos encontrem padrões para a representação de números decimais em fração a partir da tabela com representações corretas.
Discussão das soluções
Se estiver em uma aula síncrona, promova uma discussão com os alunos apontando às estratégias utilizadas para representar frações em forma de número decimal através do algoritmo da divisão. Caso não possa, envie os prints dos slides com as discussões via WhatsApp para os alunos.
Raio X
O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto. Compartilhe a imagem do slide com os alunos usando o recurso de e-mail, formulário ou foto via WhatsApp. Peça que respondam à questão e lhe devolva com ele resolvido. Analise as respostas e elabore devolutivas individuais sobre a atividade e reenvie com comentários para os alunos.
Convite às famílias
A participação das famílias no processo de aprendizagem é de grande importância para o aluno. Porém, ressaltamos que os pais não são professores de matemática, e muitos estão ocupados com outras funções em casa. Portanto, indicamos a participação das famílias no compartilhamento e discussão de possíveis soluções para os problemas propostos
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Joel Luiz Pereira
Mentora: Débora Vieira de Moraes
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
EF07MA07 - Comparar e ordenar números racionais em diferentes contextos e associá-los a pontos na reta numérica.
Conhecimentos que a turma deve dominar:
Dominar o do conceito de fração e entender sua relação com números decimais (Unidade NOVA ESCOLA: MAT6_05NUM; Base Nacional: EF06MA06; EF06MA07; EF06MA08; EF06MA09).
Objetivos específicos
- Identificar padrões para representação de frações em forma de número decimal, a partir de representações corretas.
- Identificar padrões para representação de números decimais em forma de fração, a partir de representações corretas.
- Representar números fracionários em forma de número decimal e vice-versa.
Conceito-chave
Representação fracionária e decimal.
Recursos necessários
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
- Projetor multimídia (caso não se utilize impressões).