11515
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 4º ano > Grandezas e Medidas

Plano de aula - comprimento e sistema monetário brasileiro

Plano de aula de Matemática com atividades para 4° ano do Fundamental sobre comprimento, utilizando suas unidades de medida problematizadas juntamente com o sistema monetário brasileiro

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Patrícia Marinoski,

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT4_25GRM_02

Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: (apenas se forem absolutamente indispensáveis; caso contrário, inserir todos como opcionais)
- Opcionais: Google Meet, Google Apresentações, Google Documentos, YouTube, Google Formulários, e-mail.

Para este plano, foque na etapa Discussão das Soluções.

Retomada
O professor pode organizar uma videoconferência via Google Meet para discutir as questões apresentadas nos slides 2, 3 e 4, lembrando sempre de conduzir a fala da turma usando perguntas interessantes, que promovam a reflexão sobre o tema que será trabalhado na aula. Caso o trabalho síncrono que a videoconferência necessita não seja possível, o professor pode organizar as questões usando o Google Documentos, para que os alunos criem uma cópia e respondam, compartilhando o novo arquivo com o professor para que ele possa problematizar usando os comentários no arquivo.
Outra possibilidade é trabalhar com as questões em material impressa, lembrando de complementar com boas perguntas o que será enviado para os alunos.

Atividade principal
Antes de iniciar a resolução do problema proposto, é importante que o professor garanta a compreensão da turma em relação à compra de tecido, visto que o tecido é comprado/cobrado por metro linear, porém o que se compra é uma determinada área de tecido. Você pode garantir isso usando algum vídeo que trate de metragem de tecido para compra disponível no YouTube, para que os alunos assistam antes de iniciar o trabalho com o problema.
Você pode propor que os alunos resolvam o problema e organizem uma explicação para essa resolução usando o Google Apresentações, compartilhando o link com você. Outra possibilidade é que eles organizem a resolução em folha de papel para envio, porém contendo explicações do passo a passo, indicando a linha de pensamento.

Discussão das soluções
Com base nos links das resoluções enviados, usando o Google Apresentações, o professor pode fazer o trabalho de devolutiva usando o recurso dos comentários, definindo prazos para as devolutivas e outras necessidades. Lembre-se sempre de dar a devolutiva questionando os alunos sobre as situações, colocando-os para refletir sobre suas produções.
O trabalho com os comentários também pode ser realizado caso o envio das resoluções for feito por escrito. Tanto com o recurso digital quanto com o envio por escrito, o professor pode disponibilizar um apanhado de estratégias de resolução que sejam mais interessantes para o problema proposto, visando ampliar as escolhas por parte dos alunos.
A última devolutiva dos alunos será um registro sobre o que aprenderam com a resolução do problema e com as intervenções do professor, garantindo a etapa de Encerramento deste plano de aula.

Sistematização
Não há.

Encerramento
Já será garantido na etapa Discussão das soluções.

Raio X
Proponha que os alunos resolvam individualmente usando o Google Formulários, com um campo disponível para envio de uma foto da resolução no caderno, além de campos para responder às questões presentes nas orientações ao professor.
Caso os alunos não tenham acesso aos recursos digitais é possível que o professor faça o envio em folha impressa, inserindo também as questões propostas no arquivo de atividade complementar.

Convite às famílias
Convide a família a receber uma explicação prévia da Atividade Principal, seja com o recurso digital ou escrito, para que esse primeiro diálogo já possa ampliar a percepção dos alunos em relação ao que fizeram na atividade, antes mesmo de enviar ao professor.

Sugestão Enviada Por: Fernando Barnabé


Código: MAT4_25GRM02

(EF04MA25) Resolver e elaborar problemas que envolvam situações de compra e venda e formas de pagamento, utilizando termos como troco e desconto, enfatizando o consumo ético, consciente e responsável.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 4º ano:

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas, os alunos aprendem medição de comprimento, capacidade e massa com unidades padronizadas, medidas de superfície, medição do tempo, resolução de problemas com sistema monetário brasileiro; medidas de tempo, comprimento, capacidade e massa.

MAIS AULAS DE Matemática do 4º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas