11515
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 4º ano > Grandezas e Medidas

Plano de aula - comprimento e sistema monetário brasileiro

Plano de aula de Matemática com atividades para 4° ano do Fundamental sobre comprimento, utilizando suas unidades de medida problematizadas juntamente com o sistema monetário brasileiro

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Patrícia Marinoski,

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Patrícia Marinoski

Mentor: Fabio Menezes da Silva

Especialista de área: Fernando Barnabé



Habilidade da BNCC

EF04MA25: Resolução de  problemas com sistema monetário brasileiro; medidas de tempo, comprimento, capacidade e massa.



Objetivos específicos:

Desenvolver noções sobre o comprimento, utilizando suas unidades de medida problematizadas juntamente com o sistema monetário brasileiro.

Conceito-chave

Estimular diferentes pensamentos matemáticos, trabalhando a valorização de diferentes resoluções sobre problemáticas que envolvem medida de comprimento e custo.

Recursos necessários



  • É importante o auxílio de uma folha pautada para rascunho, assim como lápis e borracha para o aluno, ou até mesmo que as atividades e sugestões sejam anotadas em seu caderno da disciplina correspondente.

  • Procure ter em sala a representação de notas em real, moedas, pois o conhecimento de quanto vale nosso dinheiro é de extrema importância.

  • Pensando em alunos com dificuldades visuais, ou de inserção tardia na escola, torna-se interessante utilizar a cartolina, ou papel pardo para expor a representação do desenho de orientação do Desafio, barbante para representar o arame da cerca.


Tempo sugerido: 02 minutos.

Orientação: Explique aos alunos que o desenvolvimento dos cálculos será baseado na interpretação da proposta, discutindo os resultados sobre medida e custo.

Aproxime o aluno da temática abordada, perguntando se eles já mediram o cumprimento de algo, se sim, que instrumento usaram, o objeto de medida resultou em centímetros, ou metros?

Propósito: Desenvolver a aproximação do tema com a realidade do aluno.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 05 minutos. (slides 3 a 5)

Orientação: Prepare seus alunos para que aproximem-se do contexto, dê a eles alguns minutos para argumentarem sobre os conceitos. Deixe -os expressarem suas dúvidas, estipularem como se mediria uma casa, ou um campo, proponha a eles que digam como fariam as medidas, o que usariam, etc...

Propósito: Envolvem os alunos na temática abordada.

Discuta com a turma:

  • Vocês sempre pensaram desta maneira sobre o que seria comprimento?
  • Alguém pode apresentar outra ideia sobre o que seria custo?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 05 minutos. (slides 3 a 5)

Orientação: Prepare seus alunos para que aproximem-se do contexto, dê a eles alguns minutos para argumentarem sobre os conceitos. Deixe -os expressarem suas dúvidas, estipularem como se mediria uma casa, ou um campo, proponha a eles que digam como fariam as medidas, o que usariam, etc...

Propósito: Envolvem os alunos na temática abordada.

Discuta com a turma:

  • Vocês sempre pensaram desta maneira sobre o que seria comprimento?
  • Alguém pode apresentar outra ideia sobre o que seria custo?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 05 minutos. (slides 3 a 5)

Orientação: Prepare seus alunos para que aproximem-se do contexto, dê a eles alguns minutos para argumentarem sobre os conceitos. Deixe -os expressarem suas dúvidas, estipularem como se mediria uma casa, ou um campo, proponha a eles que digam como fariam as medidas, o que usariam, etc...

Propósito: Envolvem os alunos na temática abordada.

Discuta com a turma:

  • Vocês sempre pensaram desta maneira sobre o que seria comprimento?
  • Alguém pode apresentar outra ideia sobre o que seria custo?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Peça para que um aluno faça a leitura do problema e em seguida, escolha outro aluno para argumentar sobre o que o problema pede, este deve explicar em suas palavras, oferecendo em segundo plano a explicação da professora que enfatizará os passos orientados pelas questões.

Propósito: Analisar as interpretações propostas desenvolvendo a familiaridade na extração dos dados, já que uma resolução assimila-se a próxima.

Discuta com a turma:

  • Existe apenas um modo de resolver estas questões?

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 7 a 9)

Orientação: Nesta etapa é importante que você argumente com sua turma a importância e a riqueza de existirem pensamentos diferentes, pois assim haverá trocas de informações e uns podemos aprender mais com os outros, estimulando o respeito e a liberdade de criação, sobre conceitos em comum.

Propósito: Propiciar a desenvoltura de ideias e a miscigenação das mesmas.

Discuta com a turma:

  • De que forma uma ideia se fortalece?
  • Como eu posso ajudar o colega a compreender o problema através da minha resolução?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 7 a 9)

Orientação: Nesta etapa é importante que você argumente com sua turma a importância e a riqueza de existirem pensamentos diferentes, pois assim haverá trocas de informações e uns podemos aprender mais com os outros, estimulando o respeito e a liberdade de criação, sobre conceitos em comum.

Propósito: Propiciar a desenvoltura de ideias e a miscigenação das mesmas.

Discuta com a turma:

  • De que forma uma ideia se fortalece?
  • Como eu posso ajudar o colega a compreender o problema através da minha resolução?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 7 a 9)

Orientação: Nesta etapa é importante que você argumente com sua turma a importância e a riqueza de existirem pensamentos diferentes, pois assim haverá trocas de informações e uns podemos aprender mais com os outros, estimulando o respeito e a liberdade de criação, sobre conceitos em comum.

Propósito: Propiciar a desenvoltura de ideias e a miscigenação das mesmas.

Discuta com a turma:

  • De que forma uma ideia se fortalece?
  • Como eu posso ajudar o colega a compreender o problema através da minha resolução?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 08 minutos.

Orientação: Promova um ambiente em que os alunos sintam-se a vontade para relatar como obteram novos procedimentos de resoluções, como a troca de informações ajudou-os a resolver as questões propostas, argumentando passo a passo desenvolvido.

Propósito: Conquistar a liberdade de pensamento matemático.

Discuta com a turma:

  • Você considera uma ampliação de aprendizagem ter utilizado a ideia do colega, ou mesmo apreendido outra forma de pensamento? Por que?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Peça concentração para a turma, leia o problema para eles e os deixe trabalharem em duplas, para propriamente trocarem ideias e testarem diferentes alternativas de resolução. Acompanhe silenciosamente o processo de desenvolvimento dos cálculos e posteriormente apresente para sala os alunos que destacaram diferentes motivos para utilizar seus padrões e efetuar sobre os mesmos uma forma de cálculo.

Propósito: Fornecer a troca de ideias.

Discuta com a turma:

  • Como é trabalhar em dupla? O que podemos aprender com essa situação de aceitar ou discutir a ideia do outro?
  • Qual é o primeiro passo que o problema exige?
  • Por que a primeira resolução que se pede é importante para a resolução da questão seguinte?

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 02 minutos.

Orientação: Explique aos alunos que o desenvolvimento dos cálculos será baseado na interpretação da proposta, discutindo os resultados sobre medida e custo.

Aproxime o aluno da temática abordada, perguntando se eles já mediram o cumprimento de algo, se sim, que instrumento usaram, o objeto de medida resultou em centímetros, ou metros?

Propósito: Desenvolver a aproximação do tema com a realidade do aluno.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Patrícia Marinoski

Mentor: Fabio Menezes da Silva

Especialista de área: Fernando Barnabé



Habilidade da BNCC

EF04MA25: Resolução de  problemas com sistema monetário brasileiro; medidas de tempo, comprimento, capacidade e massa.



Objetivos específicos:

Desenvolver noções sobre o comprimento, utilizando suas unidades de medida problematizadas juntamente com o sistema monetário brasileiro.

Conceito-chave

Estimular diferentes pensamentos matemáticos, trabalhando a valorização de diferentes resoluções sobre problemáticas que envolvem medida de comprimento e custo.

Recursos necessários



  • É importante o auxílio de uma folha pautada para rascunho, assim como lápis e borracha para o aluno, ou até mesmo que as atividades e sugestões sejam anotadas em seu caderno da disciplina correspondente.

  • Procure ter em sala a representação de notas em real, moedas, pois o conhecimento de quanto vale nosso dinheiro é de extrema importância.

  • Pensando em alunos com dificuldades visuais, ou de inserção tardia na escola, torna-se interessante utilizar a cartolina, ou papel pardo para expor a representação do desenho de orientação do Desafio, barbante para representar o arame da cerca.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 05 minutos. (slides 3 a 5)

Orientação: Prepare seus alunos para que aproximem-se do contexto, dê a eles alguns minutos para argumentarem sobre os conceitos. Deixe -os expressarem suas dúvidas, estipularem como se mediria uma casa, ou um campo, proponha a eles que digam como fariam as medidas, o que usariam, etc...

Propósito: Envolvem os alunos na temática abordada.

Discuta com a turma:

  • Vocês sempre pensaram desta maneira sobre o que seria comprimento?
  • Alguém pode apresentar outra ideia sobre o que seria custo?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 05 minutos. (slides 3 a 5)

Orientação: Prepare seus alunos para que aproximem-se do contexto, dê a eles alguns minutos para argumentarem sobre os conceitos. Deixe -os expressarem suas dúvidas, estipularem como se mediria uma casa, ou um campo, proponha a eles que digam como fariam as medidas, o que usariam, etc...

Propósito: Envolvem os alunos na temática abordada.

Discuta com a turma:

  • Vocês sempre pensaram desta maneira sobre o que seria comprimento?
  • Alguém pode apresentar outra ideia sobre o que seria custo?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 05 minutos. (slides 3 a 5)

Orientação: Prepare seus alunos para que aproximem-se do contexto, dê a eles alguns minutos para argumentarem sobre os conceitos. Deixe -os expressarem suas dúvidas, estipularem como se mediria uma casa, ou um campo, proponha a eles que digam como fariam as medidas, o que usariam, etc...

Propósito: Envolvem os alunos na temática abordada.

Discuta com a turma:

  • Vocês sempre pensaram desta maneira sobre o que seria comprimento?
  • Alguém pode apresentar outra ideia sobre o que seria custo?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Peça para que um aluno faça a leitura do problema e em seguida, escolha outro aluno para argumentar sobre o que o problema pede, este deve explicar em suas palavras, oferecendo em segundo plano a explicação da professora que enfatizará os passos orientados pelas questões.

Propósito: Analisar as interpretações propostas desenvolvendo a familiaridade na extração dos dados, já que uma resolução assimila-se a próxima.

Discuta com a turma:

  • Existe apenas um modo de resolver estas questões?

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 7 a 9)

Orientação: Nesta etapa é importante que você argumente com sua turma a importância e a riqueza de existirem pensamentos diferentes, pois assim haverá trocas de informações e uns podemos aprender mais com os outros, estimulando o respeito e a liberdade de criação, sobre conceitos em comum.

Propósito: Propiciar a desenvoltura de ideias e a miscigenação das mesmas.

Discuta com a turma:

  • De que forma uma ideia se fortalece?
  • Como eu posso ajudar o colega a compreender o problema através da minha resolução?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 7 a 9)

Orientação: Nesta etapa é importante que você argumente com sua turma a importância e a riqueza de existirem pensamentos diferentes, pois assim haverá trocas de informações e uns podemos aprender mais com os outros, estimulando o respeito e a liberdade de criação, sobre conceitos em comum.

Propósito: Propiciar a desenvoltura de ideias e a miscigenação das mesmas.

Discuta com a turma:

  • De que forma uma ideia se fortalece?
  • Como eu posso ajudar o colega a compreender o problema através da minha resolução?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 7 a 9)

Orientação: Nesta etapa é importante que você argumente com sua turma a importância e a riqueza de existirem pensamentos diferentes, pois assim haverá trocas de informações e uns podemos aprender mais com os outros, estimulando o respeito e a liberdade de criação, sobre conceitos em comum.

Propósito: Propiciar a desenvoltura de ideias e a miscigenação das mesmas.

Discuta com a turma:

  • De que forma uma ideia se fortalece?
  • Como eu posso ajudar o colega a compreender o problema através da minha resolução?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 08 minutos.

Orientação: Promova um ambiente em que os alunos sintam-se a vontade para relatar como obteram novos procedimentos de resoluções, como a troca de informações ajudou-os a resolver as questões propostas, argumentando passo a passo desenvolvido.

Propósito: Conquistar a liberdade de pensamento matemático.

Discuta com a turma:

  • Você considera uma ampliação de aprendizagem ter utilizado a ideia do colega, ou mesmo apreendido outra forma de pensamento? Por que?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Peça concentração para a turma, leia o problema para eles e os deixe trabalharem em duplas, para propriamente trocarem ideias e testarem diferentes alternativas de resolução. Acompanhe silenciosamente o processo de desenvolvimento dos cálculos e posteriormente apresente para sala os alunos que destacaram diferentes motivos para utilizar seus padrões e efetuar sobre os mesmos uma forma de cálculo.

Propósito: Fornecer a troca de ideias.

Discuta com a turma:

  • Como é trabalhar em dupla? O que podemos aprender com essa situação de aceitar ou discutir a ideia do outro?
  • Qual é o primeiro passo que o problema exige?
  • Por que a primeira resolução que se pede é importante para a resolução da questão seguinte?

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 4º ano :

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas, os alunos aprendem medição de comprimento, capacidade e massa com unidades padronizadas, medidas de superfície, medição do tempo, resolução de problemas com sistema monetário brasileiro; medidas de tempo, comprimento, capacidade e massa.

MAIS AULAS DE Matemática do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04MA25 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano