11503
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 9º ano > Números

Plano de aula - Racionalizando

Plano de aula de Matemática com atividades para 9ºano do Fundamental sobre Racionalizar expressões envolvendo operações com radicais.

Plano 08 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fabrício Masaharu Oiwa da Costa

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Fabrício Masaharu Oiwa da Costa

Mentor: Fernando de Mello Trevisani

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

EF09MA03 -  Efetuar cálculos com números reais, inclusive potências com expoentes negativos e fracionários.

Objetivos específicos

Racionalizar expressões envolvendo operações com radicais.

Conceito-chave

Compreender o processo de racionalização de expressões envolvendo radicais.

Recursos necessários

Lousa

Impressão das atividades

Materiais básicos (Lápis, caneta, borracha)




Tempo sugerido: 2 minutos.

Propósito: Esclarecer o objetivo aos estudantes.

Orientação: Apresente o objetivo aos alunos.

Discuta com a turma:

  • O objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Propósito: Rever os padrões relacionados à distributiva em expressões com radicais.

Orientação: Faça uma demonstração aos estudantes atentando ao padrão das raízes que quando elevadas ao índice da raiz resultam no radicando sem raiz.

Discuta com a turma:

  • Qual a relação entre o sinal das raízes com a ideia de se obter um valor racional para a área?
  • Materiais complementares:

Atividade aquecimento

Resolução Atividade aquecimento

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (Slides 4 a 7).

Orientação: Apresente aos estudantes os dois exemplos e os questione sobre as diferenças entre eles.

Propósito: Exemplificar uma situação em que a racionalização é necessária.

Discuta com a turma:

  • Qual a diferença de se dividir por um número racional e por um irracional?
  • Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução atividade principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (Slides 4 a 7).

Orientação: Destaque elementos importantes, como a escolha dos fatores de acordo com o denominador, e a ideia do elemento neutro, mantendo o mesmo valor. Destaque aos estudantes a ideia de que a ideia principal é a potência precisa ser igual ao índice da raiz.

Propósito: Apresentar o processo de racionalização.

Discuta com a turma:

  • Multiplicar algum número por 1 altera seu valor?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (Slides 4 a 7).

Orientação: Discuta com os alunos este outro caso de racionalização, questionando diferenças e semelhanças com o caso anterior. É interessante retomar o que foi visto na atividade de retomada, para deixar mais claro a ideia da escolha do fator de racionalização.

Propósito: Apresentar outro caso de racionalização.

Discuta com a turma:

  • O que aconteceria se o sinal do radical fosse negativo?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (Slides 4 a 7).

Orientação: Apresente aos estudantes os exercícios acima. Questione sobre possíveis detalhes que os alunos precisam tomar cuidado.

Propósito: Aplicar os conhecimentos sobre racionalização.

Discuta com a turma:

  • Qual a justificativa para utilizar a racionalização?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (Slides 8 a 11).

Orientação: Saliente aos estudantes o objeto da racionalização, que é exatamente tornar o denominador um número racional

Propósito: Resolver o primeiro exercício.

Discuta com a turma:

  • Qual característica numa expressão demonstra a necessidade de racionalização?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (Slides 8 a 11).

Propósito: Resolver o caso de raiz no denominador.

Orientação: Professor, questione aos estudantes qual o critério utilizaram para resolver este problema. Pergunte como fizeram para encontrar o melhor fator. A cada passo, peça a um aluno ou uma aluna ir à lousa para mostrar como resolver.

Discuta com a turma:

  • Existe alguma característica marcante no fator de multiplicação?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (Slides 8 a 11).

Propósito: Resolver o caso em que se encontra soma com raiz no denominador.

Orientação: Questione os estudantes se seria possível escolher um fator apenas com raízes neste caso. Se achar necessário retome a ideia da retomada. A cada passo, peça a um aluno ou uma aluna ir à lousa para mostrar como resolver.

Discuta com a turma:

  • Como podemos escolher o fator para deixar o denominador racional?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (Slides 8 a 11).

Propósito: Resolver o caso em que se encontra subtração com raiz no denominador.

Orientação: Questione os estudantes se seria possível escolher um fator apenas com raízes neste caso. Se achar necessário retome a ideia da retomada. A cada passo, peça a um aluno ou uma aluna ir à lousa para mostrar como resolver.

Discuta com a turma:

  • Como podemos escolher o fator para deixar o denominador racional?
  • Qual o padrão para escolher o sinal das raízes?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Propósito: Rever o objetivo da aula verificando os tópicos abordados.

Orientação: Discuta com os alunos os pontos da aula.

Discuta com a turma:

  • O objetivo da aula foi alcançado?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Propósito: Avaliar os conceitos aprendidos em aula sobre racionalização.

Orientação: Peça aos estudantes que se atentem aos diferentes casos, e os padrões relacionados a expressão (soma ou subtração), índice da raiz e fatoração.

Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução Atividade raio x

Resolução Atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Propósito: Esclarecer o objetivo aos estudantes.

Orientação: Apresente o objetivo aos alunos.

Discuta com a turma:

  • O objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Fabrício Masaharu Oiwa da Costa

Mentor: Fernando de Mello Trevisani

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

EF09MA03 -  Efetuar cálculos com números reais, inclusive potências com expoentes negativos e fracionários.

Objetivos específicos

Racionalizar expressões envolvendo operações com radicais.

Conceito-chave

Compreender o processo de racionalização de expressões envolvendo radicais.

Recursos necessários

Lousa

Impressão das atividades

Materiais básicos (Lápis, caneta, borracha)



Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Propósito: Rever os padrões relacionados à distributiva em expressões com radicais.

Orientação: Faça uma demonstração aos estudantes atentando ao padrão das raízes que quando elevadas ao índice da raiz resultam no radicando sem raiz.

Discuta com a turma:

  • Qual a relação entre o sinal das raízes com a ideia de se obter um valor racional para a área?
  • Materiais complementares:

Atividade aquecimento

Resolução Atividade aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (Slides 4 a 7).

Orientação: Apresente aos estudantes os dois exemplos e os questione sobre as diferenças entre eles.

Propósito: Exemplificar uma situação em que a racionalização é necessária.

Discuta com a turma:

  • Qual a diferença de se dividir por um número racional e por um irracional?
  • Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (Slides 4 a 7).

Orientação: Destaque elementos importantes, como a escolha dos fatores de acordo com o denominador, e a ideia do elemento neutro, mantendo o mesmo valor. Destaque aos estudantes a ideia de que a ideia principal é a potência precisa ser igual ao índice da raiz.

Propósito: Apresentar o processo de racionalização.

Discuta com a turma:

  • Multiplicar algum número por 1 altera seu valor?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (Slides 4 a 7).

Orientação: Discuta com os alunos este outro caso de racionalização, questionando diferenças e semelhanças com o caso anterior. É interessante retomar o que foi visto na atividade de retomada, para deixar mais claro a ideia da escolha do fator de racionalização.

Propósito: Apresentar outro caso de racionalização.

Discuta com a turma:

  • O que aconteceria se o sinal do radical fosse negativo?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (Slides 4 a 7).

Orientação: Apresente aos estudantes os exercícios acima. Questione sobre possíveis detalhes que os alunos precisam tomar cuidado.

Propósito: Aplicar os conhecimentos sobre racionalização.

Discuta com a turma:

  • Qual a justificativa para utilizar a racionalização?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (Slides 8 a 11).

Orientação: Saliente aos estudantes o objeto da racionalização, que é exatamente tornar o denominador um número racional

Propósito: Resolver o primeiro exercício.

Discuta com a turma:

  • Qual característica numa expressão demonstra a necessidade de racionalização?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (Slides 8 a 11).

Propósito: Resolver o caso de raiz no denominador.

Orientação: Professor, questione aos estudantes qual o critério utilizaram para resolver este problema. Pergunte como fizeram para encontrar o melhor fator. A cada passo, peça a um aluno ou uma aluna ir à lousa para mostrar como resolver.

Discuta com a turma:

  • Existe alguma característica marcante no fator de multiplicação?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (Slides 8 a 11).

Propósito: Resolver o caso em que se encontra soma com raiz no denominador.

Orientação: Questione os estudantes se seria possível escolher um fator apenas com raízes neste caso. Se achar necessário retome a ideia da retomada. A cada passo, peça a um aluno ou uma aluna ir à lousa para mostrar como resolver.

Discuta com a turma:

  • Como podemos escolher o fator para deixar o denominador racional?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (Slides 8 a 11).

Propósito: Resolver o caso em que se encontra subtração com raiz no denominador.

Orientação: Questione os estudantes se seria possível escolher um fator apenas com raízes neste caso. Se achar necessário retome a ideia da retomada. A cada passo, peça a um aluno ou uma aluna ir à lousa para mostrar como resolver.

Discuta com a turma:

  • Como podemos escolher o fator para deixar o denominador racional?
  • Qual o padrão para escolher o sinal das raízes?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Propósito: Rever o objetivo da aula verificando os tópicos abordados.

Orientação: Discuta com os alunos os pontos da aula.

Discuta com a turma:

  • O objetivo da aula foi alcançado?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Propósito: Avaliar os conceitos aprendidos em aula sobre racionalização.

Orientação: Peça aos estudantes que se atentem aos diferentes casos, e os padrões relacionados a expressão (soma ou subtração), índice da raiz e fatoração.

Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução Atividade raio x

Resolução Atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 9º ano :

Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem sobre o conjunto dos números reais como ampliação dos racionais; números irracionais e seu significado; representação dos números reais na reta numerada; cálculos com números reais: as quatro operações, e potências com expoentes negativos e fracionários; resolução de problema envolvendo operações com números escritos em notação científica e operações com percentuais sucessivos.

MAIS AULAS DE Matemática do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09MA03 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano