11435
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 9º ano > Números

Plano de aula - x e : em um novo olhar

Plano de aula de Matemática com atividades para 9º ano do Fundamental sobre realizar cálculos de multiplicação e divisão com radicais de mesmo índice

Plano 06 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fabrício Masaharu Oiwa da Costa

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Fabrício Masaharu Oiwa da Costa

Mentor: Fernando de Mello Trevisani

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

EF09MA03 -  Efetuar cálculos com números reais, inclusive potências com expoentes negativos e fracionários.

Objetivos específicos

Realizar cálculos de multiplicação e divisão com radicais de mesmo índice.

Conceito-chave

Resolver expressões envolvendo multiplicação e divisão de radicais de mesmo índice.

Recursos necessários

Lousa

Impressão das atividades

Materiais básicos (Lápis, caneta, borracha)

Cartolina

Materiais para colorir


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Apresente o objetivo aos alunos.

Propósito: Apresentar o objetivo aos estudantes.

Discuta com a turma:

  • O objetivo da aula

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Verifique se os alunos compreendem as propriedades das operações, ordem de resolução e diferentes formas de resolver estes exercícios.

Propósito: Rever multiplicação e divisão.

Discuta com a turma:

  • Começa-se a resolver primeiro pela multiplicação ou pela divisão?
  • O que fazemos quando sinais diferentes? E se forem iguais?

Materiais complementares para impressão:

Aquecimento

Resolução do aquecimento

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos (Slide 4 ao 8).

Orientação: Entregue os cartão e fique disponível para dúvidas. Passe entre os grupos tirando dúvidas e esclarecendo pontos que os alunos questionarem.

Propósito: Confeccionar cartazes explicativos dos exemplos de sala.

Discuta com a turma:

  • O que os outros grupos precisariam saber para resolver as questões.

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos (Slide 4 ao 8).

Orientação: Inicie a explicação questionando aos estudantes como resolveriam o problema. Uma possibilidade não mostrada no slide seria o cálculo mental das raízes exatas. Explique que existem diferentes caminhos para resolver operações.

Propósito: Mostrar aos estudantes as formas de resolver multiplicação de radicais.

Discuta com a turma:

  • Qual seria uma forma não mostrada no slide para resolver o problema?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos (Slide 4 ao 8).

Orientação: Converse com os estudantes se existe uma forma de resolver não listada. Mostre que as raízes poderiam ser calculadas mentalmente. Explique que o processo é semelhante ao de multiplicação.

Propósito: Mostrar aos estudantes as formas de resolver divisão de radicais.

Discuta com a turma:

  • Quais semelhanças entre a divisão e multiplicação com radicais?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos (Slide 4 ao 8).

Orientação: Faça cada passo detalhadamente, questionando que os alunos percebem o padrão de multiplicação.

Propósito: Ilustrar o caso de multiplicação com raízes não exatas.

Discuta com a turma:

  • Qual a diferença dos exemplos visto em aula?
  • Pode-se resolver exercícios de mais de uma forma?
  • O resultado final, pode ser representado com radicais caso não hajam simplificações.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos (Slide 4 ao 8).

Orientação: Peça a todos se prepararem para prestar atenção.

Propósito: Organizar para que os alunos foquem na discussão da resolução.

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos (Slides 9 ao 15)

Orientação: Resolva juntamente com os estudantes, pedindo dicas e conversando com eles. Ao final diga aos estudantes se atentarem a escrever com suas palavras e alterar se houver alguma divergência no cartaz.

Propósito: Mostrar a resolução do primeiro item.

Discuta com a turma:

  • Existe alguma forma não listada para resolver este exercício?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos (Slides 9 ao 15)

Orientação: Resolva juntamente com os estudantes, pedindo dicas e conversando com eles. Ao final diga aos estudantes se atentarem a escrever com suas palavras e alterar se houver alguma divergência no cartaz.

Propósito: Mostrar a resolução do segundo item.

Discuta com a turma:

  • Há diferença entre os dois exercícios de multiplicação?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos (Slides 9 ao 15)

Orientação: Resolva juntamente com os estudantes, pedindo dicas e conversando com eles. Ao final diga aos estudantes se atentarem a escrever com suas palavras e alterar se houver alguma divergência no cartaz.

Propósito: Mostrar a resolução do terceiro item.

Discuta com a turma:

  • Existem semelhanças e diferenças entre a forma de operar multiplicação e divisão de radicais?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos (Slides 9 ao 15)

Orientação: Resolva juntamente com os estudantes, pedindo dicas e conversando com eles. Ao final diga aos estudantes se atentarem a escrever com suas palavras e alterar se houver alguma divergência no cartaz.

Propósito: Mostrar a resolução do quarto item.

Discuta com a turma:

  • Quais as diferenças entre os exercícios de divisão com radicais?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos (Slides 9 ao 15)

Orientação: Resolva juntamente com os estudantes, pedindo dicas e conversando com eles. Ao final diga aos estudantes se atentarem a escrever com suas palavras e alterar se houver alguma divergência no cartaz.

Propósito: Mostrar a resolução do quinto item.

Discuta com a turma:

  • Há diferença entre as multiplicações vistas em aula?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos (Slides 9 ao 15)

Orientação: Resolva juntamente com os estudantes, pedindo dicas e conversando com eles. Ao final diga aos estudantes se atentarem a escrever com suas palavras e alterar se houver alguma divergência no cartaz.

Propósito: Mostrar a resolução do sexto item.

Discuta com a turma:

  • Quais os padrões encontrados na aula?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos (Slides 9 ao 15).

Orientação: Aproveite o momento para discutir com os alunos as propriedades vistas em sala. Pergunte o que mais chamou atenção dos alunos e o que tiveram mais dificuldade. Termine fazendo uma síntese das respostas dadas. Comente os cartazes e apresentações, criticando construtivamente e acrescentando informações quando achar necessário.

Propósito: Sintetizar os conceitos que os alunos aprenderam em aula.

Discuta com a turma:

  • Existe apenas uma ordem de resolução dos exercícios?
  • Quais as vantagens de cada forma de resolução?

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Discuta com os alunos os conceitos apresentados no slide. Questione se os estudantes perceberam padrões não listados. Resgate os exemplos de aula e se houver tempo, peça aos alunos se eles saberiam citar exemplos.

Propósito: Sintetizar os conceitos aprendidos em aula.

Discuta com a turma:

  • Quais as semelhanças nas operações de multiplicação e divisão com radicais?
  • Quando se deve usar a fatoração?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Reveja o objetivo da aula. Comente como o objetivo foi alcançado.

Propósito: Rever o objetivo.

Discuta com a turma:

  • O objetivo foi alcançado?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Oriente os alunos a pensarem sobre as propriedades da radiciação. Ande pela sala fornecendo dicas. Verifique se os estudantes estão fatorando e então resolvendo, ou se estão fazendo primeiro a multiplicação, pois ambas formas estão corretas.

Propósito: Avaliar os conceitos aprendidos em aula.

Discuta com a turma:

  • Em qual ordem devemos resolver as expressões?
  • Em alguns casos é possível simplificar o resultado?

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Apresente o objetivo aos alunos.

Propósito: Apresentar o objetivo aos estudantes.

Discuta com a turma:

  • O objetivo da aula

  • Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

    Autor: Fabrício Masaharu Oiwa da Costa

    Mentor: Fernando de Mello Trevisani

    Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

    Habilidade da BNCC

    EF09MA03 -  Efetuar cálculos com números reais, inclusive potências com expoentes negativos e fracionários.

    Objetivos específicos

    Realizar cálculos de multiplicação e divisão com radicais de mesmo índice.

    Conceito-chave

    Resolver expressões envolvendo multiplicação e divisão de radicais de mesmo índice.

    Recursos necessários

    Lousa

    Impressão das atividades

    Materiais básicos (Lápis, caneta, borracha)

    Cartolina

    Materiais para colorir

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Verifique se os alunos compreendem as propriedades das operações, ordem de resolução e diferentes formas de resolver estes exercícios.

Propósito: Rever multiplicação e divisão.

Discuta com a turma:

  • Começa-se a resolver primeiro pela multiplicação ou pela divisão?
  • O que fazemos quando sinais diferentes? E se forem iguais?

Materiais complementares para impressão:

Aquecimento

Resolução do aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos (Slide 4 ao 8).

Orientação: Entregue os cartão e fique disponível para dúvidas. Passe entre os grupos tirando dúvidas e esclarecendo pontos que os alunos questionarem.

Propósito: Confeccionar cartazes explicativos dos exemplos de sala.

Discuta com a turma:

  • O que os outros grupos precisariam saber para resolver as questões.

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos (Slide 4 ao 8).

Orientação: Inicie a explicação questionando aos estudantes como resolveriam o problema. Uma possibilidade não mostrada no slide seria o cálculo mental das raízes exatas. Explique que existem diferentes caminhos para resolver operações.

Propósito: Mostrar aos estudantes as formas de resolver multiplicação de radicais.

Discuta com a turma:

  • Qual seria uma forma não mostrada no slide para resolver o problema?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos (Slide 4 ao 8).

Orientação: Converse com os estudantes se existe uma forma de resolver não listada. Mostre que as raízes poderiam ser calculadas mentalmente. Explique que o processo é semelhante ao de multiplicação.

Propósito: Mostrar aos estudantes as formas de resolver divisão de radicais.

Discuta com a turma:

  • Quais semelhanças entre a divisão e multiplicação com radicais?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos (Slide 4 ao 8).

Orientação: Faça cada passo detalhadamente, questionando que os alunos percebem o padrão de multiplicação.

Propósito: Ilustrar o caso de multiplicação com raízes não exatas.

Discuta com a turma:

  • Qual a diferença dos exemplos visto em aula?
  • Pode-se resolver exercícios de mais de uma forma?
  • O resultado final, pode ser representado com radicais caso não hajam simplificações.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos (Slide 4 ao 8).

Orientação: Peça a todos se prepararem para prestar atenção.

Propósito: Organizar para que os alunos foquem na discussão da resolução.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos (Slides 9 ao 15)

Orientação: Resolva juntamente com os estudantes, pedindo dicas e conversando com eles. Ao final diga aos estudantes se atentarem a escrever com suas palavras e alterar se houver alguma divergência no cartaz.

Propósito: Mostrar a resolução do primeiro item.

Discuta com a turma:

  • Existe alguma forma não listada para resolver este exercício?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos (Slides 9 ao 15)

Orientação: Resolva juntamente com os estudantes, pedindo dicas e conversando com eles. Ao final diga aos estudantes se atentarem a escrever com suas palavras e alterar se houver alguma divergência no cartaz.

Propósito: Mostrar a resolução do segundo item.

Discuta com a turma:

  • Há diferença entre os dois exercícios de multiplicação?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos (Slides 9 ao 15)

Orientação: Resolva juntamente com os estudantes, pedindo dicas e conversando com eles. Ao final diga aos estudantes se atentarem a escrever com suas palavras e alterar se houver alguma divergência no cartaz.

Propósito: Mostrar a resolução do terceiro item.

Discuta com a turma:

  • Existem semelhanças e diferenças entre a forma de operar multiplicação e divisão de radicais?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos (Slides 9 ao 15)

Orientação: Resolva juntamente com os estudantes, pedindo dicas e conversando com eles. Ao final diga aos estudantes se atentarem a escrever com suas palavras e alterar se houver alguma divergência no cartaz.

Propósito: Mostrar a resolução do quarto item.

Discuta com a turma:

  • Quais as diferenças entre os exercícios de divisão com radicais?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos (Slides 9 ao 15)

Orientação: Resolva juntamente com os estudantes, pedindo dicas e conversando com eles. Ao final diga aos estudantes se atentarem a escrever com suas palavras e alterar se houver alguma divergência no cartaz.

Propósito: Mostrar a resolução do quinto item.

Discuta com a turma:

  • Há diferença entre as multiplicações vistas em aula?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos (Slides 9 ao 15)

Orientação: Resolva juntamente com os estudantes, pedindo dicas e conversando com eles. Ao final diga aos estudantes se atentarem a escrever com suas palavras e alterar se houver alguma divergência no cartaz.

Propósito: Mostrar a resolução do sexto item.

Discuta com a turma:

  • Quais os padrões encontrados na aula?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos (Slides 9 ao 15).

Orientação: Aproveite o momento para discutir com os alunos as propriedades vistas em sala. Pergunte o que mais chamou atenção dos alunos e o que tiveram mais dificuldade. Termine fazendo uma síntese das respostas dadas. Comente os cartazes e apresentações, criticando construtivamente e acrescentando informações quando achar necessário.

Propósito: Sintetizar os conceitos que os alunos aprenderam em aula.

Discuta com a turma:

  • Existe apenas uma ordem de resolução dos exercícios?
  • Quais as vantagens de cada forma de resolução?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Discuta com os alunos os conceitos apresentados no slide. Questione se os estudantes perceberam padrões não listados. Resgate os exemplos de aula e se houver tempo, peça aos alunos se eles saberiam citar exemplos.

Propósito: Sintetizar os conceitos aprendidos em aula.

Discuta com a turma:

  • Quais as semelhanças nas operações de multiplicação e divisão com radicais?
  • Quando se deve usar a fatoração?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Reveja o objetivo da aula. Comente como o objetivo foi alcançado.

Propósito: Rever o objetivo.

Discuta com a turma:

  • O objetivo foi alcançado?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Oriente os alunos a pensarem sobre as propriedades da radiciação. Ande pela sala fornecendo dicas. Verifique se os estudantes estão fatorando e então resolvendo, ou se estão fazendo primeiro a multiplicação, pois ambas formas estão corretas.

Propósito: Avaliar os conceitos aprendidos em aula.

Discuta com a turma:

  • Em qual ordem devemos resolver as expressões?
  • Em alguns casos é possível simplificar o resultado?

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 9º ano :

Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem sobre o conjunto dos números reais como ampliação dos racionais; números irracionais e seu significado; representação dos números reais na reta numerada; cálculos com números reais: as quatro operações, e potências com expoentes negativos e fracionários; resolução de problema envolvendo operações com números escritos em notação científica e operações com percentuais sucessivos.

MAIS AULAS DE Matemática do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09MA03 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano