11409
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 3º ano > Grandezas e Medidas

Plano de aula - Caça Grandezas

Plano de aula de Matemática com atividades para 3º ano do Fundamental sobre grandezas e unidades de medida.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Letícia de Queiroz Maffei

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT3_19GRM01

Recursos
- Necessários: estojo, papel ou caderno do aluno para que faça as anotações pertinentes.
Algum meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, Google sala de aula, WhatsApp, e-mail ou impressão.
Atividade principal

- Opcionais:
Celular, computador ou tablet
Balança
Fita métrica, régua, trena ou metro.
Artigo: Como medir tudo o que há
Jogo: Medidas e grandezas

Para este plano, foque na etapa da Atividade principal

Retomada
O foco do plano será a atividade principal, entretanto, vale a pena apresentar para os alunos a atividade de retomada, pois ela começa fazendo um levantamento prévio dos conhecimentos dos alunos sobre medidas e retoma as noções de grandezas. Você pode tirar um print do slide e enviar para os alunos de forma remota, por WhatsApp, por exemplo, para que os alunos comecem a pensar sobre o tema e responder às situações. Dessa forma você poderá ter uma ideia dos conhecimentos prévios dos alunos sobre as grandezas que podem ser utilizadas para medir diferentes corpos.

Atividade principal
O foco desta atividade principal é diferenciar grandezas de acordo com o contexto proposto. A proposta da Atividade principal é um jogo para explorar a sala de aula e perceber grandezas e medidas. Como os alunos estão afastados da escola e em casa, a sugestão é que a atividade seja conduzida para que eles façam a caça de grandezas em casa. Mostre o slide 6 se estiver em uma aula online pelo Meet ou Zoom ou tire um print da imagem do slide ou da atividade principal e envie por WhatsApp para que os alunos consigam fazer a caça. Disponibilize também os critérios para a busca por meio de um áudio ou texto. Você pode gravar um vídeo e mostrar como proceder na caça. Você pode pedir que os alunos fotografem os objetos que mediram e enviem para os grupos de WhatsApp. Você pode fazer um álbum coletivo no Google Fotos, para compartilhar todas as fotos. Para a segunda parte, caso os alunos não tenham balança ou fita métrica, você pode medir utilizando suas balanças e fitas métricas, gravar um vídeo e enviar para os alunos para promover a discussão. O interessante nessa atividade é que os alunos interajam com o ambiente e objetos que podem ser medidos.

Painel de soluções
Compartilhe o slide 8 da discussão das soluções com os alunos ao vivo ou através de um print por fotografia. Peça que os alunos comparem com suas respostas e fotografias de objetos medidos. Eles podem se colocar através de texto ou de áudio, ou mesmo de vídeo, se quiserem mostrar algum objeto mais específico. Devem também comentar se concordam ou discordam das soluções mostradas.

Encerramento
Retome resumidamente com a turma os conceitos explorados na aula. Os alunos devem copiar em seus cadernos para futuras consultas. Pergunte se eles gostariam de acrescentar alguma observação as anotações.

Raio X
A atividade do Raio X é bastante interessante para verificar se os alunos compreenderam e atingiram o objetivo da aula.

Convite às famílias
As famílias podem participar buscando e medindo objetos junto com os alunos e estimando os seus tamanhos. Pode ser bastante interessante a discussão das diferentes opiniões e estratégias.
O envolvimento das famílias nas atividades escolares juntos com os alunos é o ideal nesses momentos, principalmente na organização deles e de seus materiais, mas devemos levar em consideração que algumas vezes essas pessoas estão trabalhando ou não apresentam condições de ajudá-los. Portanto, o que colocamos são apenas sugestões.

Sugestão Enviada Por: Elisa Vilalta


Código: MAT3_19GRM01

(EF03MA19) Estimar, medir e comparar comprimentos, utilizando unidades de medida não padronizadas e padronizadas mais usuais (metro, centímetro e milímetro) e diversos instrumentos de medida.

(EF03MA20) Estimar e medir capacidade e massa, utilizando unidades de medida não padronizadas e padronizadas mais usuais (litro, mililitro, quilograma, grama e miligrama), reconhecendo-as em leitura de rótulos e embalagens, entre outros.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 3º ano:

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas, os alunos aprendem unidades não padronizadas e padronizadas de comprimento, capacidade e massas, transformações básicas de unidades de medida de comprimento, capacidade e massa (as mais usuais), comparação entre áreas e noção de medida de área.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas