11390
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 7º ano > Resolução de Problemas

Plano de aula - Problema com criptograma

Plano de aula de Matemática com atividades para 7º ano do Fundamental sobre Problema com criptograma

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Evanildes Costa Santos

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT7_28RDP09

Recursos
- Necessários: Papel, lápis, WhatsApp
- Opcionais: Meet, Hangout, Zoom, Mobizen, Loon

Para este plano, foque nas etapas Aquecimento e Atividade Principal

Aquecimento
Utilize a atividade de aquecimento para apresentar aos alunos o que é um problema com criptograma. Você pode substituir a atividade deste plano de aula por outra que envolva o cotidiano do aluno. Apresente um alfabeto com códigos e peça para que representem seu hobby, estilo musical, esporte ou cor preferida, por exemplo, por meio dos símbolos, tirem uma foto e coloquem no grupo de WhatsApp para os colegas descobrirem.

Atividade principal
Tire uma foto do problema (imagem) da atividade principal e apresente aos alunos via WhatsApp. Para a solução deste problema solicite que os alunos respondam em seu caderno algumas questões antes de tentarem resolver o problema:
      1. Observando somente a primeira linha, é possível chegar a algum valor para as figuras? Por que?
      2. Em qual das linhas da imagem é possível descobrir um valor para a figura? Por que?
      3. Após descobrir o valor de uma das figuras é possível calcular as demais? Como? Indique aos alunos que ao responderem essas questões estão traçando uma estratégia de resolução de problemas com criptogramas e que devem encontrar os valores para cada figura da imagem. Após encontrarem a solução para o problema eles devem compartilhar suas respostas com os colegas no grupo do whatsapp. Você pode utilizar o arquivo de Apresentações deste plano de aula com os aplicativos Mobizen ou Loon para gravar as suas explicações e encaminhar via WhatsApp para os alunos. Caso seus alunos não tenham acesso à Internet disponibilize esta adaptação impressa a partir dos documentos de impressão deste plano de aula e oriente-os a fazer um Diário com suas resoluções das atividades propostas e registros de como escolheu a estratégia de resolução.

Discussão das soluções
A partir dos registros compartilhados pelos alunos via WhatsApp identifique mais de um tipo de solução fazendo as intervenções necessárias para demonstrar a solução correta, apresentada neste plano de aula, e ressalte que mais de uma estratégia pode ser utilizada para encontrar a solução de um problema.

Sistematização
xxxxx

Encerramento
xxxxx

Raio X
O Raio X pode ser usado como forma de revisão das aprendizagens, assim como também as atividades complementares, ou ainda como processo de verificação de aprendizagem.

Convite às famílias
Pode-se sugerir que o aluno pergunte à família:
     1. Você já viu um problema desse em algum lugar?
     2. Onde?
     3. Despertou sua curiosidade de resolver?
     4. Conseguiu encontrar a solução?
     5. Como fez para resolver?

Sugestão Enviada Por: Carina do Espirito Santo


Código: MAT7_28RDP09

(EF07MA00) Essa não é uma habilidade da base, mas trabalha múltiplas habilidades a partir da resolução de problemas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Resolução de Problemas do 7º ano:

Com o plano de aula sobre resolução de problemas os alunos aprendem a resolver e elaborar problemas numéricos e não numéricos com uma, várias, nenhuma ou infinitas soluções.

MAIS AULAS DE Matemática do 7º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas