RESUMO DA AULA

Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
OBJETIVO
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Apresentar o objetivo da aula
AQUECIMENTO
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientação: Estimular o aluno a dar exemplos de situações em que tinham mais informações do que necessário para a resolução de um problema no seu cotidiano. Pedir que falem para a turma os exemplos que lembraram
Propósito: Espera-se que o aluno identifique no seu cotidiano situações problemas onde tinha mais informações do que o necessário para a sua solução
Discuta com a turma:
- Vocês lembram de alguma situação em suas vidas onde tinham mais informações do que precisavam para a solução do problema?
- Acham que o exemplo o excesso de informação dificultou chegar ao resultado?
- Encontraram dificuldade para identificar quais são as informações que são consideradas excesso de dados?
Aquecimento
Resolução do Aquecimento
ATIVIDADE PRINCIPAL
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Leia em voz alta a atividade proposta e assegure-se de que o aluno entendeu o que pede a questão. Sugira que cada aluno tente resolver da sua maneira e depois de um tempo discuta com um colega o resultado encontrado e de que forma chegou a esse resultado.
Caso seja necessário, imprima a atividade para entregar aos alunos.
Propósito: Espera-se que o aluno entenda o que pede a questão e identifique as informações necessárias para a solução
Discuta com a turma:
- Quais são as informações dadas pela questão?
- O que o problema está pedindo?
A professora pode levar para a aula bolas de gude e cartas para que os alunos utilizem durante a resolução do problema.
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 5 a 7)
Orientação: Discussão das informações dadas pela questão.
Propósito: Espera-se que o aluno identifique as informações necessárias para a solução
Discuta com a turma:
- Quais são as informações dadas pela questão?
- De que maneiras podemos utilizar essas informações para a solução do problema?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 5 a 7)
Orientação: Estimule o aluno a identificar as possibilidades
Propósito: Espera-se que o aluno identifique as possibilidades de resolução do problema
Discuta com a turma:
- Quais são as informações dadas sobre Paulo e Joana?
- De que maneiras podemos utilizar essas informações para a solução do problema?
- Quais são as informações que poderão nos ajudar a chegar a um resultado?
- Quais informações não são relevantes para a resolução?
- As informações que não nos ajuda na questão, dificultam em alguma coisa o bom andamento da resolução?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 5 a 7)
Orientação: Deixar o aluno chegar ao resultado da questão. Nesse momento deve-se estimular que o aluno mostre o caminho percorrido para, com as informações que tem, chegar ao resultado final.
Pode-se pedir que eles digam o resultado encontrado e que alguns mostrem de que forma chegaram ao valor, além de discutir as diferentes formas apresentadas de resolver.
Propósito: Espera-se que o aluno mostre o resultado encontrado e como chegou a ele
Discuta com a turma:
- Qual foi o resultado encontrado?
- Com quantas figuras Joana iniciou o jogo?
- Alguém encontrou um resultado diferente?
- Vamos identificar por que o resultado diferente?
- Perceberam que vocês chegaram ao resultado através de caminhos diferentes, exatamente como ocorre na nossa vida prática?
Sugestão: Utilizar o Guia de Intervenção.
SISTEMATIZAÇÃO DO CONCEITO
Tempo sugerido: 3 min
Orientação:
Sistematizar o funcionamento de um problema com excesso de dados.
Propósito: Espera-se que o aluno compreenda como funciona um problema com excesso de dados, que entenda a importância da leitura e interpretação do enunciado da questão para saber selecionar as informações relevantes para a resolução do problema.
Discuta com a turma:
- Ficou claro a importância da leitura e interpretação do enunciado da questão para sabermos selecionar as informações necessárias para a sua solução?
- Vocês verificaram que as informações em excesso não dificultam a resolução do problema?
ENCERRAMENTO
Tempo sugerido: 2 min
Orientação: Fazer uma análise crítica para identificar as informações foram relevantes para a resolução do problema e quais foram consideradas excesso de dados
Propósito: Espera-se que o aluno compreenda como funciona um problema com excesso de dados e que entenda que assim como ocorre nos problemas matemáticos, pode ocorrer em problemas do seu cotidiano.
Discuta com a turma:
- Vocês verificaram que existem possibilidades múltiplas de resolução de um problema?
- Verificaram a importância de saber selecionar o que realmente importa para solucionar aquele problema?
- Entenderam que as informações em excesso, quando identificadas como tal, não atrapalham ou dificultam a solução do problema?.
- Conseguem identificar situações no dia a dia de vocês, em que já se depararam com excesso de informações?.
ATIVIDADE DE RAIO X
Tempo sugerido: 10 min
Orientação: Solicite que os alunos façam a questão que envolve os conhecimentos adquiridos na aula e discuta com o colega o resultado encontrado.
Propósito: Espera-se que o aluno aplique neste exercício o que aprendeu na aula de problemas com excesso de dados
Discuta com a turma:
- Qual a melhor forma que vocês encontraram para chegar ao resultado?
- Como fizeram para identificar as informações que serão úteis para a solução do problema?
Raio X
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da Atividade Complementar