Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Leia o texto com os alunos e discuta como nossa pele é fina e sensível. Faça com que eles observem que medidas representadas por números muito pequenos podem ser observadas no nosso dia-a-dia. Peça que citem outros exemplos.
Propósito: Observar medidas que podem ser escritas com números em notação científica.
Discuta com a turma:
- Alguém se lembra das regras da notação científica?
- Qual será a diferença entre valores muito grandes e valores muito pequenos em notação científica?
- Qual é a menor valor de espessura da atividade?
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Leia o texto com os alunos e discuta como nossa pele é fina e sensível. Faça com que eles observem que medidas representadas por números muito pequenos podem ser observadas no nosso dia-a-dia. Peça que citem outros exemplos.
Propósito: Observar medidas que podem ser escritas com números em notação científica.
Discuta com a turma:
- Alguém se lembra das regras da notação científica?
- Qual será a diferença entre valores muito grandes e valores muito pequenos em notação científica?
- Qual é a menor valor de espessura da atividade?
Atividade principal
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações: Orientações: Leia as orientações e explique aos alunos as regras do jogo da memória. É importante que os alunos compreendam o objetivo do jogo e, em seguida, escrevam os números nas duas representações solicitadas. As cartas serão feitas em uma tabela, cada célula da tabela representará uma carta. Imprima ou peça que os alunos façam cartas a mais, para substituir cartas com possíveis erros. Você pode fazer o download de modelos de tabelas aqui. Antes começarem a primeira rodada, confira se todas as representações estão corretas, se, necessário peça para corrigir e substituir cartas com anotações erradas. Reserve essas cartas para discutir os erros, posteriormente. Peça que eles utilizem expoentes negativos. Você pode fazer o download do jogo, com expoentes positivos e fazer o download de modelos de tabelas aqui . Verifique se eles estão entendendo a função do expoente e também o intervalo que o coeficiente da notação deve estar contido.
Propósito: Verificar de forma lúdica a representação de um número em notação científica.
Discuta com a turma:
- Alguém se lembra do jogo da memória?
- Por que o jogo recebe esse nome?
- Qual é uma boa estratégia para ganhar o jogo?
Atividade principal
Resolução do atividade principal
Guia de intervençãor
Atividade principal
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações: Orientações: Leia as orientações e explique aos alunos as regras do jogo da memória. É importante que os alunos compreendam o objetivo do jogo e, em seguida, escrevam os números nas duas representações solicitadas. As cartas serão feitas em uma tabela, cada célula da tabela representará uma carta. Imprima ou peça que os alunos façam cartas a mais, para substituir cartas com possíveis erros. Você pode fazer o download de modelos de tabelas aqui. Antes começarem a primeira rodada, confira se todas as representações estão corretas, se, necessário peça para corrigir e substituir cartas com anotações erradas. Reserve essas cartas para discutir os erros, posteriormente. Peça que eles utilizem expoentes negativos. Você pode fazer o download do jogo, com expoentes positivos e fazer o download de modelos de tabelas aqui . Verifique se eles estão entendendo a função do expoente e também o intervalo que o coeficiente da notação deve estar contido.
Propósito: Verificar de forma lúdica a representação de um número em notação científica.
Discuta com a turma:
- Alguém se lembra do jogo da memória?
- Por que o jogo recebe esse nome?
- Qual é uma boa estratégia para ganhar o jogo?
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Atividade principal
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações: Orientações: Leia as orientações e explique aos alunos as regras do jogo da memória. É importante que os alunos compreendam o objetivo do jogo e, em seguida, escrevam os números nas duas representações solicitadas. As cartas serão feitas em uma tabela, cada célula da tabela representará uma carta. Imprima ou peça que os alunos façam cartas a mais, para substituir cartas com possíveis erros. Você pode fazer o download de modelos de tabelas aqui. Antes começarem a primeira rodada, confira se todas as representações estão corretas, se, necessário peça para corrigir e substituir cartas com anotações erradas. Reserve essas cartas para discutir os erros, posteriormente. Peça que eles utilizem expoentes negativos. Você pode fazer o download do jogo, com expoentes positivos e fazer o download de modelos de tabelas aqui . Verifique se eles estão entendendo a função do expoente e também o intervalo que o coeficiente da notação deve estar contido.
Propósito: Verificar de forma lúdica a representação de um número em notação científica.
Discuta com a turma:
- Alguém se lembra do jogo da memória?
- Por que o jogo recebe esse nome?
- Qual é uma boa estratégia para ganhar o jogo?
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Atividade principal
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações: Orientações: Leia as orientações e explique aos alunos as regras do jogo da memória. É importante que os alunos compreendam o objetivo do jogo e, em seguida, escrevam os números nas duas representações solicitadas. As cartas serão feitas em uma tabela, cada célula da tabela representará uma carta. Imprima ou peça que os alunos façam cartas a mais, para substituir cartas com possíveis erros. Você pode fazer o download de modelos de tabelas aqui. Antes começarem a primeira rodada, confira se todas as representações estão corretas, se, necessário peça para corrigir e substituir cartas com anotações erradas. Reserve essas cartas para discutir os erros, posteriormente. Peça que eles utilizem expoentes negativos. Você pode fazer o download do jogo, com expoentes positivos e fazer o download de modelos de tabelas aqui . Verifique se eles estão entendendo a função do expoente e também o intervalo que o coeficiente da notação deve estar contido.
Propósito: Verificar de forma lúdica a representação de um número em notação científica.
Discuta com a turma:
- Alguém se lembra do jogo da memória?
- Por que o jogo recebe esse nome?
- Qual é uma boa estratégia para ganhar o jogo?
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Atividade principal
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações: Leia as orientações e explique aos alunos as regras do jogo da memória. É importante que os alunos compreendam o objetivo do jogo e, em seguida, escrevam os números nas duas representações solicitadas. As cartas serão feitas em uma tabela, cada célula da tabela representará uma carta. Peça que eles utilizem expoentes negativos. Verifique se eles estão entendendo a função do expoente e também o intervalo que o coeficiente da notação deve estar contido. Peça que eles utilizem expoentes negativos, pois o objetivo da aula é trabalhar com números muito pequenos. Verifique se eles estão entendendo a função do expoente e também o intervalo que o coeficiente da notação deve estar contido.
Propósito: Verificar de forma lúdica a representação de um número em notação científica.
Discuta com a turma:
- Registrar os números 0,628 e 0,0000628 em notação científica tem diferença?
Atividade principal
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Auxilie os alunos a formarem os grupos e deixe que eles joguem pelo menos 1 partida. Peça que os alunos que tiverem maior facilidade auxiliem os colegas que não entenderam a atividade. Observe os grupos que não estão desenvolvendo o jogo e faça intervenções em relação a regras do jogo e, também, sobre o conteúdo sempre que forem necessárias. Uma opção para aumentar o nível de dificuldade é misturar os jogos de 2 grupos (40 peças no total).
Propósito: Verificar de forma lúdica a representação de um número em notação científica.
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Durante a explicação de cada aluno, será possível compartilhar as estratégias/raciocínios e também, se for necessário, difuldades e erros de conceito (teoria) que não ficaram bem compreendidos.
Propósito: Compartilhar estratégias para leitura da notação científica.
Discuta com a turma:
- Alguém pensou diferente?
- Será que tem outra forma de fazer?
- Que tipo de número é mais difícil comparar e achar o correspondente?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Peça que os alunos registrem as conclusões e relembre que o valor do expoente está diretamente relacionado com o fato do número ser maior ou menor.
Propósito: Perceber a função do expoente na notação científica.
Sugestão de fonte sobre o assunto: Portal da Matemática, acesse no link: https://goo.gl/FHyT5o.
Discuta com a turma:
- Alguma dúvida sobre a função do expoente?
- Que tipo de número é mais difícil comparar e achar o correspondente?