11354
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 7º ano > Geometria

Plano de aula - Ângulos em polígonos - construindo mosaicos e ladrilhamentos

Plano de aula de Matemática com atividades para 7º ano do Fundamental sobre ângulos internos de polígonos regulares.

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Rosilaine Sanches Martins

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Rosilaine Sanches Martins

Mentor: Fabrício Eduardo Ferreira

Especialista de área: Pricilla Cerqueira



Habilidade da BNCC

(EF07MA22) Calcular medidas de ângulos internos de polígonos regulares, sem o uso de fórmulas, e estabelecer relações entre ângulos internos e externos de polígonos, preferencialmente vinculadas à construção de mosaicos e de ladrilhamentos, à confecção de ferramentas e peças mecânicas, entre outras.



Objetivos específicos

Estabelecer relações entre ângulos internos de polígonos regulares na construção de mosaicos e ladrilhamentos.



Conceito-chave

Ângulos internos de polígonos regulares.

Recursos necessários

  • Polígonos impressos em folhas;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Tesoura;
  • Cola;
  • Folhas de papel sulfite colorido ou cartolina colorida.
  • Folhas de cartolina ou de papel sulfite brancas.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Leia o objetivo da aula para a turma.

Propósito: Apresentar o objetivo da aula para os alunos.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Apresente o slide para a turma, ou desenhe os ângulos ao redor de um ponto na lousa, e leve ou desenhe figuras de mosaicos para mostrar para a classe. Faça as perguntas do slide para a classe e discuta com os alunos as respostas apresentadas. Peça aos alunos que observem em suas casas, e nos lugares onde forem, pavimentações feitas com polígonos.

Propósito: Retomar a soma dos ângulos ao redor de um ponto e apresentar o conteúdo da aula aos alunos.

Discuta com a turma:

  • Vocês já viram um mosaico feito apenas de polígonos? Onde?
  • Em que situações do cotidiano a pavimentação com polígonos regulares é usada? Como são as pavimentações que vocês já viram? Quais tipos de polígonos foram utilizados?
  • Onde encontramos pavimentação do plano na natureza?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 28 minutos (slides 4, 5 e 6).

Orientação: Forme grupos de 4 alunos e entregue uma folha de polígonos para cada grupo. Peça que recortem os polígonos sem misturá-los. Em seguida, entregue uma folha de atividade por grupo e peça que a desenvolvam. Peça que os alunos compartilhem as conclusões do grupo com a classe.

Entregue as atividades dos slides 5 e 6 para cada grupo e peça que a desenvolvam. Explique para a classe que pavimentar o plano é cobrir perfeitamente, sem sobreposição e sem deixar buracos. Caminhe pela classe verificando as dificuldades encontradas pelos grupos. Auxilie no que for necessário. Ao final da atividade, peça que os grupos exponham para a sala as suas conclusões.

Professor(a), na atividade complementar 4, os alunos terão a liberdade de criar mosaicos. Para isto, você deverá preparar um conjunto de moldes de polígonos em cartolinas para cada grupo, e entregar-lhes pedaços de cartolinas coloridas para que eles façam seus polígonos, e uma cartolina branca, para que colem os polígonos e montem o mosaico. Os modelos para os moldes você encontra nos materiais auxiliares. Porém, se preferir, poderá facilitar o trabalho imprimindo os polígonos que estão nas folhas para impressão junto com os moldes. Seria interessante que você as imprimisse em sulfite colorido, usando uma cor diferente para cada folha de polígonos. Imprima duas folhas de polígonos de cada tipo para cada grupo.

Propósito: Verificar experimentalmente quais são os polígonos regulares que cobrem perfeitamente o plano e quais são as propriedades matemáticas de um polígono regular que lhe permitem pavimentar ou não o plano .

Discuta com a turma:

  • Quais os polígonos que cobriram perfeitamente o plano?
  • Quais polígonos não cobriram perfeitamente o plano?
  • Qual elemento de um polígono você acha que está relacionado ao fato de ele pavimentar ou não o plano?
  • Que propriedades matemáticas o triângulo equilátero, o quadrado e o hexágono possuem, que lhes permitiu cobrir perfeitamente o plano, enquantos que com os outros polígonos isto não foi possível?
  • Que propriedade matemática deve possuir a medida do ângulo interno de um polígono regular para que seja possível pavimentar o plano com este tipo de polígono?

Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 28 minutos (slides 4, 5 e 6).

Orientação: Forme grupos de 4 alunos e entregue uma folha de polígonos para cada grupo. Peça que recortem os polígonos sem misturá-los. Em seguida, entregue uma folha de atividade por grupo e peça que a desenvolvam. Peça que os alunos compartilhem as conclusões do grupo com a classe.

Entregue as atividades dos slides 5 e 6 para cada grupo e peça que a desenvolvam. Explique para a classe que pavimentar o plano é cobrir perfeitamente, sem sobreposição e sem deixar buracos. Caminhe pela classe verificando as dificuldades encontradas pelos grupos. Auxilie no que for necessário. Ao final da atividade, peça que os grupos exponham para a sala as suas conclusões.

Professor(a), na atividade complementar 4, os alunos terão a liberdade de criar mosaicos. Para isto, você deverá preparar um conjunto de moldes de polígonos em cartolinas para cada grupo, e entregar-lhes pedaços de cartolinas coloridas para que eles façam seus polígonos, e uma cartolina branca, para que colem os polígonos e montem o mosaico. Os modelos para os moldes você encontra nos materiais auxiliares. Porém, se preferir, poderá facilitar o trabalho imprimindo os polígonos que estão nas folhas para impressão junto com os moldes. Seria interessante que você as imprimisse em sulfite colorido, usando uma cor diferente para cada folha de polígonos. Imprima duas folhas de polígonos de cada tipo para cada grupo.

Propósito: Verificar experimentalmente quais são os polígonos regulares que cobrem perfeitamente o plano e quais são as propriedades matemáticas de um polígono regular que lhe permitem pavimentar ou não o plano .

Discuta com a turma:

  • Quais os polígonos que cobriram perfeitamente o plano?
  • Quais polígonos não cobriram perfeitamente o plano?
  • Qual elemento de um polígono você acha que está relacionado ao fato de ele pavimentar ou não o plano?
  • Que propriedades matemáticas o triângulo equilátero, o quadrado e o hexágono possuem, que lhes permitiu cobrir perfeitamente o plano, enquantos que com os outros polígonos isto não foi possível?
  • Que propriedade matemática deve possuir a medida do ângulo interno de um polígono regular para que seja possível pavimentar o plano com este tipo de polígono?

Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 28 minutos (slides 4, 5 e 6).

Orientação: Forme grupos de 4 alunos e entregue uma folha de polígonos para cada grupo. Peça que recortem os polígonos sem misturá-los. Em seguida, entregue uma folha de atividade por grupo e peça que a desenvolvam. Peça que os alunos compartilhem as conclusões do grupo com a classe.

Entregue as atividades dos slides 5 e 6 para cada grupo e peça que a desenvolvam. Explique para a classe que pavimentar o plano é cobrir perfeitamente, sem sobreposição e sem deixar buracos. Caminhe pela classe verificando as dificuldades encontradas pelos grupos. Auxilie no que for necessário. Ao final da atividade, peça que os grupos exponham para a sala as suas conclusões.

Professor(a), na atividade complementar 4, os alunos terão a liberdade de criar mosaicos. Para isto, você deverá preparar um conjunto de moldes de polígonos em cartolinas para cada grupo, e entregar-lhes pedaços de cartolinas coloridas para que eles façam seus polígonos, e uma cartolina branca, para que colem os polígonos e montem o mosaico. Os modelos para os moldes você encontra nos materiais auxiliares. Porém, se preferir, poderá facilitar o trabalho imprimindo os polígonos que estão nas folhas para impressão junto com os moldes. Seria interessante que você as imprimisse em sulfite colorido, usando uma cor diferente para cada folha de polígonos. Imprima duas folhas de polígonos de cada tipo para cada grupo.

Propósito: Verificar experimentalmente quais são os polígonos regulares que cobrem perfeitamente o plano e quais são as propriedades matemáticas de um polígono regular que lhe permitem pavimentar ou não o plano .

Discuta com a turma:

  • Quais os polígonos que cobriram perfeitamente o plano?
  • Quais polígonos não cobriram perfeitamente o plano?
  • Qual elemento de um polígono você acha que está relacionado ao fato de ele pavimentar ou não o plano?
  • Que propriedades matemáticas o triângulo equilátero, o quadrado e o hexágono possuem, que lhes permitiu cobrir perfeitamente o plano, enquantos que com os outros polígonos isto não foi possível?
  • Que propriedade matemática deve possuir a medida do ângulo interno de um polígono regular para que seja possível pavimentar o plano com este tipo de polígono?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos (slides 7, 8 e 9).

Orientação: Apresente aos alunos as disposições dos polígonos acima.

Propósito: Socializar as ideias da turma sobre a pavimentação do plano com polígonos regulares.

Discuta com a turma:

  • Quais os polígonos que cobriram perfeitamente o plano sem se sobreporem e sem deixar buracos?
  • Quais polígonos não cobriram perfeitamente o plano?
  • Vocês acham que seria possível pavimentar o plano usando polígonos regulares diferentes?
  • Dê um exemplo de pavimentação do plano com combinação de polígonos regulares diferentes. Justifique esta possibilidade através de argumentos matemáticos.

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos (slides 7, 8 e 9).

Orientação: Apresente o slide para os alunos ou passe o texto na lousa. Leia e discuta com a turma um ítem de cada vez. Pergunte se algum aluno explicou de maneira diferente e peça que exponha seu raciocínio para a classe.

Propósito: Socializar as ideias da turma sobre a pavimentação do plano com triângulos equiláteros.

Discuta com a turma:

  • Seria possível pavimentar o plano utilizando apenas triângulos equiláteros, porém com tamanhos diferentes, isto é, não congruentes? Explique como você chegou a esta conclusão.
  • Existe outro polígono regular que poderíamos combinar com o triângulo de forma a possibilitar a pavimentação do plano? Como você chegou a esta conclusão?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos (slides 7, 8 e 9).

Orientação: Apresente o slide para os alunos ou passe o texto na lousa. Leia e discuta com a turma um ítem de cada vez. Pergunte se algum aluno explicou de maneira diferente e peça que exponha seu raciocínio para a classe.

Propósito: Socializar as ideias da turma sobre a pavimentação do plano com pentágonos regulares.

Discuta com a turma:

  • Existe outro polígono regular que poderíamos combinar com o pentágono de forma a possibilitar a pavimentação do plano? Como você chegou a esta conclusão?
  • Como podemos descobrir se é possível pavimentar o plano com determinado tipo de polígono regular?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Leia e discuta com a turma o texto do slide.

Propósito: Generalizar os procedimentos que verificam se é ou não possível pavimentar o plano com um determinado tipo de polígono regular.

Discuta com a turma:

  • Qual o significado das letras n e i na expressão?
  • Por que você acha que usamos letras nesta expressão?
  • O que você acha que esta expressão expressa?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientação: Entregue uma folha de atividade para cada aluno e peça que leiam e a realizem individualmente. Circule para verificar como os alunos estão desenvolvendo o que foi proposto. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto. No final, reserve um tempo para o registro das soluções na lousa. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam corretamente os conhecimentos adquiridos sobre o cálculo da medida dos ângulos internos de polígonos regulares numa situação problema sobre pavimentação do plano semelhante à estudada na aula.

Materiais complementares para impressão:
Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Materiais Auxiliares

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Leia o objetivo da aula para a turma.

Propósito: Apresentar o objetivo da aula para os alunos.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Rosilaine Sanches Martins

Mentor: Fabrício Eduardo Ferreira

Especialista de área: Pricilla Cerqueira



Habilidade da BNCC

(EF07MA22) Calcular medidas de ângulos internos de polígonos regulares, sem o uso de fórmulas, e estabelecer relações entre ângulos internos e externos de polígonos, preferencialmente vinculadas à construção de mosaicos e de ladrilhamentos, à confecção de ferramentas e peças mecânicas, entre outras.



Objetivos específicos

Estabelecer relações entre ângulos internos de polígonos regulares na construção de mosaicos e ladrilhamentos.



Conceito-chave

Ângulos internos de polígonos regulares.

Recursos necessários

  • Polígonos impressos em folhas;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Tesoura;
  • Cola;
  • Folhas de papel sulfite colorido ou cartolina colorida.
  • Folhas de cartolina ou de papel sulfite brancas.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Apresente o slide para a turma, ou desenhe os ângulos ao redor de um ponto na lousa, e leve ou desenhe figuras de mosaicos para mostrar para a classe. Faça as perguntas do slide para a classe e discuta com os alunos as respostas apresentadas. Peça aos alunos que observem em suas casas, e nos lugares onde forem, pavimentações feitas com polígonos.

Propósito: Retomar a soma dos ângulos ao redor de um ponto e apresentar o conteúdo da aula aos alunos.

Discuta com a turma:

  • Vocês já viram um mosaico feito apenas de polígonos? Onde?
  • Em que situações do cotidiano a pavimentação com polígonos regulares é usada? Como são as pavimentações que vocês já viram? Quais tipos de polígonos foram utilizados?
  • Onde encontramos pavimentação do plano na natureza?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 28 minutos (slides 4, 5 e 6).

Orientação: Forme grupos de 4 alunos e entregue uma folha de polígonos para cada grupo. Peça que recortem os polígonos sem misturá-los. Em seguida, entregue uma folha de atividade por grupo e peça que a desenvolvam. Peça que os alunos compartilhem as conclusões do grupo com a classe.

Entregue as atividades dos slides 5 e 6 para cada grupo e peça que a desenvolvam. Explique para a classe que pavimentar o plano é cobrir perfeitamente, sem sobreposição e sem deixar buracos. Caminhe pela classe verificando as dificuldades encontradas pelos grupos. Auxilie no que for necessário. Ao final da atividade, peça que os grupos exponham para a sala as suas conclusões.

Professor(a), na atividade complementar 4, os alunos terão a liberdade de criar mosaicos. Para isto, você deverá preparar um conjunto de moldes de polígonos em cartolinas para cada grupo, e entregar-lhes pedaços de cartolinas coloridas para que eles façam seus polígonos, e uma cartolina branca, para que colem os polígonos e montem o mosaico. Os modelos para os moldes você encontra nos materiais auxiliares. Porém, se preferir, poderá facilitar o trabalho imprimindo os polígonos que estão nas folhas para impressão junto com os moldes. Seria interessante que você as imprimisse em sulfite colorido, usando uma cor diferente para cada folha de polígonos. Imprima duas folhas de polígonos de cada tipo para cada grupo.

Propósito: Verificar experimentalmente quais são os polígonos regulares que cobrem perfeitamente o plano e quais são as propriedades matemáticas de um polígono regular que lhe permitem pavimentar ou não o plano .

Discuta com a turma:

  • Quais os polígonos que cobriram perfeitamente o plano?
  • Quais polígonos não cobriram perfeitamente o plano?
  • Qual elemento de um polígono você acha que está relacionado ao fato de ele pavimentar ou não o plano?
  • Que propriedades matemáticas o triângulo equilátero, o quadrado e o hexágono possuem, que lhes permitiu cobrir perfeitamente o plano, enquantos que com os outros polígonos isto não foi possível?
  • Que propriedade matemática deve possuir a medida do ângulo interno de um polígono regular para que seja possível pavimentar o plano com este tipo de polígono?

Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 28 minutos (slides 4, 5 e 6).

Orientação: Forme grupos de 4 alunos e entregue uma folha de polígonos para cada grupo. Peça que recortem os polígonos sem misturá-los. Em seguida, entregue uma folha de atividade por grupo e peça que a desenvolvam. Peça que os alunos compartilhem as conclusões do grupo com a classe.

Entregue as atividades dos slides 5 e 6 para cada grupo e peça que a desenvolvam. Explique para a classe que pavimentar o plano é cobrir perfeitamente, sem sobreposição e sem deixar buracos. Caminhe pela classe verificando as dificuldades encontradas pelos grupos. Auxilie no que for necessário. Ao final da atividade, peça que os grupos exponham para a sala as suas conclusões.

Professor(a), na atividade complementar 4, os alunos terão a liberdade de criar mosaicos. Para isto, você deverá preparar um conjunto de moldes de polígonos em cartolinas para cada grupo, e entregar-lhes pedaços de cartolinas coloridas para que eles façam seus polígonos, e uma cartolina branca, para que colem os polígonos e montem o mosaico. Os modelos para os moldes você encontra nos materiais auxiliares. Porém, se preferir, poderá facilitar o trabalho imprimindo os polígonos que estão nas folhas para impressão junto com os moldes. Seria interessante que você as imprimisse em sulfite colorido, usando uma cor diferente para cada folha de polígonos. Imprima duas folhas de polígonos de cada tipo para cada grupo.

Propósito: Verificar experimentalmente quais são os polígonos regulares que cobrem perfeitamente o plano e quais são as propriedades matemáticas de um polígono regular que lhe permitem pavimentar ou não o plano .

Discuta com a turma:

  • Quais os polígonos que cobriram perfeitamente o plano?
  • Quais polígonos não cobriram perfeitamente o plano?
  • Qual elemento de um polígono você acha que está relacionado ao fato de ele pavimentar ou não o plano?
  • Que propriedades matemáticas o triângulo equilátero, o quadrado e o hexágono possuem, que lhes permitiu cobrir perfeitamente o plano, enquantos que com os outros polígonos isto não foi possível?
  • Que propriedade matemática deve possuir a medida do ângulo interno de um polígono regular para que seja possível pavimentar o plano com este tipo de polígono?

Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 28 minutos (slides 4, 5 e 6).

Orientação: Forme grupos de 4 alunos e entregue uma folha de polígonos para cada grupo. Peça que recortem os polígonos sem misturá-los. Em seguida, entregue uma folha de atividade por grupo e peça que a desenvolvam. Peça que os alunos compartilhem as conclusões do grupo com a classe.

Entregue as atividades dos slides 5 e 6 para cada grupo e peça que a desenvolvam. Explique para a classe que pavimentar o plano é cobrir perfeitamente, sem sobreposição e sem deixar buracos. Caminhe pela classe verificando as dificuldades encontradas pelos grupos. Auxilie no que for necessário. Ao final da atividade, peça que os grupos exponham para a sala as suas conclusões.

Professor(a), na atividade complementar 4, os alunos terão a liberdade de criar mosaicos. Para isto, você deverá preparar um conjunto de moldes de polígonos em cartolinas para cada grupo, e entregar-lhes pedaços de cartolinas coloridas para que eles façam seus polígonos, e uma cartolina branca, para que colem os polígonos e montem o mosaico. Os modelos para os moldes você encontra nos materiais auxiliares. Porém, se preferir, poderá facilitar o trabalho imprimindo os polígonos que estão nas folhas para impressão junto com os moldes. Seria interessante que você as imprimisse em sulfite colorido, usando uma cor diferente para cada folha de polígonos. Imprima duas folhas de polígonos de cada tipo para cada grupo.

Propósito: Verificar experimentalmente quais são os polígonos regulares que cobrem perfeitamente o plano e quais são as propriedades matemáticas de um polígono regular que lhe permitem pavimentar ou não o plano .

Discuta com a turma:

  • Quais os polígonos que cobriram perfeitamente o plano?
  • Quais polígonos não cobriram perfeitamente o plano?
  • Qual elemento de um polígono você acha que está relacionado ao fato de ele pavimentar ou não o plano?
  • Que propriedades matemáticas o triângulo equilátero, o quadrado e o hexágono possuem, que lhes permitiu cobrir perfeitamente o plano, enquantos que com os outros polígonos isto não foi possível?
  • Que propriedade matemática deve possuir a medida do ângulo interno de um polígono regular para que seja possível pavimentar o plano com este tipo de polígono?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos (slides 7, 8 e 9).

Orientação: Apresente aos alunos as disposições dos polígonos acima.

Propósito: Socializar as ideias da turma sobre a pavimentação do plano com polígonos regulares.

Discuta com a turma:

  • Quais os polígonos que cobriram perfeitamente o plano sem se sobreporem e sem deixar buracos?
  • Quais polígonos não cobriram perfeitamente o plano?
  • Vocês acham que seria possível pavimentar o plano usando polígonos regulares diferentes?
  • Dê um exemplo de pavimentação do plano com combinação de polígonos regulares diferentes. Justifique esta possibilidade através de argumentos matemáticos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos (slides 7, 8 e 9).

Orientação: Apresente o slide para os alunos ou passe o texto na lousa. Leia e discuta com a turma um ítem de cada vez. Pergunte se algum aluno explicou de maneira diferente e peça que exponha seu raciocínio para a classe.

Propósito: Socializar as ideias da turma sobre a pavimentação do plano com triângulos equiláteros.

Discuta com a turma:

  • Seria possível pavimentar o plano utilizando apenas triângulos equiláteros, porém com tamanhos diferentes, isto é, não congruentes? Explique como você chegou a esta conclusão.
  • Existe outro polígono regular que poderíamos combinar com o triângulo de forma a possibilitar a pavimentação do plano? Como você chegou a esta conclusão?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos (slides 7, 8 e 9).

Orientação: Apresente o slide para os alunos ou passe o texto na lousa. Leia e discuta com a turma um ítem de cada vez. Pergunte se algum aluno explicou de maneira diferente e peça que exponha seu raciocínio para a classe.

Propósito: Socializar as ideias da turma sobre a pavimentação do plano com pentágonos regulares.

Discuta com a turma:

  • Existe outro polígono regular que poderíamos combinar com o pentágono de forma a possibilitar a pavimentação do plano? Como você chegou a esta conclusão?
  • Como podemos descobrir se é possível pavimentar o plano com determinado tipo de polígono regular?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Leia e discuta com a turma o texto do slide.

Propósito: Generalizar os procedimentos que verificam se é ou não possível pavimentar o plano com um determinado tipo de polígono regular.

Discuta com a turma:

  • Qual o significado das letras n e i na expressão?
  • Por que você acha que usamos letras nesta expressão?
  • O que você acha que esta expressão expressa?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientação: Entregue uma folha de atividade para cada aluno e peça que leiam e a realizem individualmente. Circule para verificar como os alunos estão desenvolvendo o que foi proposto. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto. No final, reserve um tempo para o registro das soluções na lousa. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam corretamente os conhecimentos adquiridos sobre o cálculo da medida dos ângulos internos de polígonos regulares numa situação problema sobre pavimentação do plano semelhante à estudada na aula.

Materiais complementares para impressão:
Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Materiais Auxiliares

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 7º ano :

Com o plano de aula sobre geometria os alunos aprendem as transformações geométricas de polígonos no plano cartesiano, identificando as simetrias de translação, rotação e reflexão; a reconhecer as propriedades da circunferência, investigar as relações entre ângulos formados por retas paralelas e transversais; investigar propriedades de triângulos e analisar ângulos internos e externos de polígonos.

MAIS AULAS DE Matemática do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07MA27 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano