11340
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 8º ano > Álgebra

Plano de aula - Discutindo diferentes estratégias

Plano de aula de Matemática com atividades para 8º do Fundamental sobre Comparar e explorar a representação da relação linear no plano cartesiano

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Juliana de Lima Gregorutti

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Juliana de Lima Gregorutti

Mentor: Sandra Regina Correa  Amorim

Especialista de área: Sandra Regina Correa  Amorim

Habilidade da BNCC

(EF08MA07) Associar uma equação linear de 1º grau com duas incógnitas a uma reta no plano cartesiano.

Objetivos específicos

Comparar e explorar a representação da relação linear no plano cartesiano.

Conceito-chave

Equações do 1° grau com duas incógnitas.

Recursos necessários

Lápis, papel, papel quadriculado e atividades impressas (ou confeccionadas).


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Mostre o slide para os alunos e questione-os se eles compreendem a ideia de grandezas diretamente e inversamente proporcionais (verificar se x e y aumentam ou diminuem)

Propósito: Relembrar a representação de grandezas diretamente e inversamente proporcionais no plano cartesianos.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (Slides 4, 5, 6 e 7).

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a estratégia que julgarem adequada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Utilize o Guia de Intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução da atividade.

Propósito: Fazer com que os alunos compararem e explorem a representação da relação linear no plano cartesiano.

Discuta com a Turma:

  • Qual é a função de utilizarmos incógnitas na equações?
  • O que uma reta no plano cartesiano representa?
  • O que são grandezas proporcionais?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Leitura Complementar

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (Slides 4, 5, 6 e 7).

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a estratégia que julgarem adequada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Utilize o Guia de Intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução da atividade.

Propósito: Fazer com que os alunos compararem e explorem a representação da relação linear no plano cartesiano.

Discuta com a Turma:

  • Qual é a função de utilizarmos incógnitas na equações?
  • O que uma reta no plano cartesiano representa?
  • O que são grandezas proporcionais?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (Slides 4, 5, 6 e 7).

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a estratégia que julgarem adequada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Utilize o Guia de Intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução da atividade.

Propósito: Fazer com que os alunos compararem e explorem a representação da relação linear no plano cartesiano.

Discuta com a Turma:

  • Qual é a função de utilizarmos incógnitas na equações?
  • O que uma reta no plano cartesiano representa?
  • O que são grandezas proporcionais?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (Slides 4, 5, 6 e 7).

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a estratégia que julgarem adequada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Utilize o Guia de Intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução da atividade.

Propósito: Fazer com que os alunos compararem e explorem a representação da relação linear no plano cartesiano.

Discuta com a Turma:

  • Qual é a função de utilizarmos incógnitas na equações?
  • O que uma reta no plano cartesiano representa?
  • O que são grandezas proporcionais?

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 8, 9 e 10)

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e as testamos, validamos algumas e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a importância de explorarmos a representação da relação linear no plano cartesiano

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a Turma:

  • Qual é a importância da utilização da linguagem matemática para representar situações reais (aplicação da Linguagem numérica e Algébrica)?
  • Qual é o significado das incógnitas na equação?
  • Qual é a finalidade de representarmos uma equação no plano cartesiano?
  • O que você entende por grandezas diretamente e inversamente proporcionais?

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 8, 9 e 10)

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e as testamos, validamos algumas e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a importância de explorarmos a representação da relação linear no plano cartesiano

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a Turma:

  • Qual é a importância da utilização da linguagem matemática para representar situações reais (aplicação da Linguagem numérica e Algébrica)?
  • Qual é o significado das incógnitas na equação?
  • Qual é a finalidade de representarmos uma equação no plano cartesiano?
  • O que você entende por grandezas diretamente e inversamente proporcionais?

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 8, 9 e 10)

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e as testamos, validamos algumas e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a importância de explorarmos a representação da relação linear no plano cartesiano

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a Turma:

  • Qual é a importância da utilização da linguagem matemática para representar situações reais (aplicação da Linguagem numérica e Algébrica)?
  • Qual é o significado das incógnitas na equação?
  • Qual é a finalidade de representarmos uma equação no plano cartesiano?
  • O que você entende por grandezas diretamente e inversamente proporcionais?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes a importância de compararmos e explorarmos a representação da relação linear no plano cartesiano

Propósito: Retomar os objetivos propostos para esta aula.

Slide sem título select-down

Slide Plano Aula

Título: Raio X

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, comparando e explorando a representação da relação linear no plano cartesiano. Circule para verificar como os alunos estão realizando as operações e as tentativas. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos em uma situação semelhante e, avaliar os conhecimentos de cada um sobre a comparação e a exploração da representação da relação linear no plano cartesiano

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Juliana de Lima Gregorutti

Mentor: Sandra Regina Correa  Amorim

Especialista de área: Sandra Regina Correa  Amorim

Habilidade da BNCC

(EF08MA07) Associar uma equação linear de 1º grau com duas incógnitas a uma reta no plano cartesiano.

Objetivos específicos

Comparar e explorar a representação da relação linear no plano cartesiano.

Conceito-chave

Equações do 1° grau com duas incógnitas.

Recursos necessários

Lápis, papel, papel quadriculado e atividades impressas (ou confeccionadas).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Mostre o slide para os alunos e questione-os se eles compreendem a ideia de grandezas diretamente e inversamente proporcionais (verificar se x e y aumentam ou diminuem)

Propósito: Relembrar a representação de grandezas diretamente e inversamente proporcionais no plano cartesianos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (Slides 4, 5, 6 e 7).

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a estratégia que julgarem adequada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Utilize o Guia de Intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução da atividade.

Propósito: Fazer com que os alunos compararem e explorem a representação da relação linear no plano cartesiano.

Discuta com a Turma:

  • Qual é a função de utilizarmos incógnitas na equações?
  • O que uma reta no plano cartesiano representa?
  • O que são grandezas proporcionais?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Leitura Complementar

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (Slides 4, 5, 6 e 7).

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a estratégia que julgarem adequada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Utilize o Guia de Intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução da atividade.

Propósito: Fazer com que os alunos compararem e explorem a representação da relação linear no plano cartesiano.

Discuta com a Turma:

  • Qual é a função de utilizarmos incógnitas na equações?
  • O que uma reta no plano cartesiano representa?
  • O que são grandezas proporcionais?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (Slides 4, 5, 6 e 7).

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a estratégia que julgarem adequada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Utilize o Guia de Intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução da atividade.

Propósito: Fazer com que os alunos compararem e explorem a representação da relação linear no plano cartesiano.

Discuta com a Turma:

  • Qual é a função de utilizarmos incógnitas na equações?
  • O que uma reta no plano cartesiano representa?
  • O que são grandezas proporcionais?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (Slides 4, 5, 6 e 7).

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a estratégia que julgarem adequada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Utilize o Guia de Intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução da atividade.

Propósito: Fazer com que os alunos compararem e explorem a representação da relação linear no plano cartesiano.

Discuta com a Turma:

  • Qual é a função de utilizarmos incógnitas na equações?
  • O que uma reta no plano cartesiano representa?
  • O que são grandezas proporcionais?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 8, 9 e 10)

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e as testamos, validamos algumas e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a importância de explorarmos a representação da relação linear no plano cartesiano

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a Turma:

  • Qual é a importância da utilização da linguagem matemática para representar situações reais (aplicação da Linguagem numérica e Algébrica)?
  • Qual é o significado das incógnitas na equação?
  • Qual é a finalidade de representarmos uma equação no plano cartesiano?
  • O que você entende por grandezas diretamente e inversamente proporcionais?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 8, 9 e 10)

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e as testamos, validamos algumas e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a importância de explorarmos a representação da relação linear no plano cartesiano

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a Turma:

  • Qual é a importância da utilização da linguagem matemática para representar situações reais (aplicação da Linguagem numérica e Algébrica)?
  • Qual é o significado das incógnitas na equação?
  • Qual é a finalidade de representarmos uma equação no plano cartesiano?
  • O que você entende por grandezas diretamente e inversamente proporcionais?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 8, 9 e 10)

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e as testamos, validamos algumas e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a importância de explorarmos a representação da relação linear no plano cartesiano

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a Turma:

  • Qual é a importância da utilização da linguagem matemática para representar situações reais (aplicação da Linguagem numérica e Algébrica)?
  • Qual é o significado das incógnitas na equação?
  • Qual é a finalidade de representarmos uma equação no plano cartesiano?
  • O que você entende por grandezas diretamente e inversamente proporcionais?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes a importância de compararmos e explorarmos a representação da relação linear no plano cartesiano

Propósito: Retomar os objetivos propostos para esta aula.

Slide Plano Aula

Título: Raio X

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, comparando e explorando a representação da relação linear no plano cartesiano. Circule para verificar como os alunos estão realizando as operações e as tentativas. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos em uma situação semelhante e, avaliar os conhecimentos de cada um sobre a comparação e a exploração da representação da relação linear no plano cartesiano

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Álgebra do 8º ano :

Com o plano de aula sobre álgebra os alunos aprendem a simplificação e desenvolvimento de expressões algébricas, o cálculo do valor numérico de uma expressão algébrica, a representação de relações lineares no plano cartesiano, a resolução de equações e sistema de equações lineares, identificação e resolução de equação polinomial do tipo ax² = b e variação de grandezas direta e inversamente proporcionais.

MAIS AULAS DE Matemática do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08MA07 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano