11308
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Fração como parte/todo

Plano de aula de Matemática com atividades para 6º ano do Fundamental sobre ordenar e localizar racionais na reta numérica.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cleudiana dos Santos Feitoza Zonzini

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Cleudiana dos Santos Feitoza Zonzini

Mentor: Rodrigo Morozetti Blanco

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF06MA07) Reconhecer que os números racionais positivos podem ser expressos nas formas fracionária e decimal, estabelecer relações entre essas representações, passando de uma representação para outra, e relacioná-los a pontos na reta numérica.




Objetivos específicos

Ordenar e localizar racionais na reta numérica.



Conceito-chave

Localizar frações na reta.

Recursos necessários

Lápis, borracha, caderno, barbante, pregadores e cola  .


Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Inicie a aula perguntando aos alunos como eles fariam para dividir uma barra de chocolate entre duas pessoas. Anote as respostas deles no quadro e peça que eles expliquem suas respostas.

Propósito: Fazer vir à tona, pela voz dos alunos, os conceitos que eles já possuem sobre fração.

Discuta com a turma:

  • Como faríamos para dividir entre quatro pessoas?
  • Como poderíamos representar através de frações o que cada pessoa recebeu?
  • Na fração, o que o chocolate representa?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 a 6)

Orientações: Verifique se todos estão seguros em relação ao aquecimento. Ressalte que, no caso do chocolate dividido entre duas pessoas, cada um receberia metade do chocolate, ou 4 pedaços, ou 100g. Se forem quatro pessoas, cada um receberá um quarto do chocolate, ou 2 pedaços, ou 50 g. Avise então que eles farão um desafio. Oriente-os a refletir com calma sobre o problema, sem se preocupar em chegar ao resultado. Explique que o importante é propor estratégias para abordar o problema e então testá-las.

Peça aos estudantes para que leiam o problema e dê tempo para que tentem resolvê-lo, junto com um colega. Não faça nenhuma intervenção neste momento, observe como eles organizam e representam os dados do problema e quais as estratégias que eles utilizam.

Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem de frações para resolver o problema proposto.

Discuta com a turma:

  • Você já descobriu quantos barris devem estar em cada contêiner?
  • Tente fazer um desenho da situação

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 a 6)

Orientações: Verifique se todos estão seguros em relação ao aquecimento. Ressalte que, no caso do chocolate dividido entre duas pessoas, cada um receberia metade do chocolate, ou 4 pedaços, ou 100g. Se forem quatro pessoas, cada um receberá um quarto do chocolate, ou 2 pedaços, ou 50 g. Avise então que eles farão um desafio. Oriente-os a refletir com calma sobre o problema, sem se preocupar em chegar ao resultado. Explique que o importante é propor estratégias para abordar o problema e então testá-las.

Peça aos estudantes para que leiam o problema e dê tempo para que tentem resolvê-lo, junto com um colega. Não faça nenhuma intervenção neste momento, observe como eles organizam e representam os dados do problema e quais as estratégias que eles utilizam.

Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem de frações para resolver o problema proposto.

Discuta com a turma:

  • Você já descobriu quantos barris devem estar em cada contêiner?
  • Tente fazer um desenho da situação

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 a 6)

Orientações: Verifique se todos estão seguros em relação ao aquecimento. Ressalte que, no caso do chocolate dividido entre duas pessoas, cada um receberia metade do chocolate, ou 4 pedaços, ou 100g. Se forem quatro pessoas, cada um receberá um quarto do chocolate, ou 2 pedaços, ou 50 g. Avise então que eles farão um desafio. Oriente-os a refletir com calma sobre o problema, sem se preocupar em chegar ao resultado. Explique que o importante é propor estratégias para abordar o problema e então testá-las.

Peça que os estudantes que leiam o problema, dê tempo para que tentem resolvê-lo, junto com um colega. Não faça nenhuma intervenção neste momento, observe como eles organizam e representam os dados do problema e quais as estratégias que eles utilizam.

Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem de frações para resolver o problema proposto.

Discuta com a turma:

  • Você já descobriu quantos barris devem estar em cada contêiner?
  • Tente fazer um desenho da situação

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Peça aos alunos que compartilhem as estratégias que usaram e registrem no quadro.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Alguém chegou em uma solução diferente dessa? Você poderia explicar como fez?
  • A relação entre a quantidade de azeite e o espaço vazio nos barris é a mesma em todos os contêineres?
  • Que fração do total de barris representa a quantidade de barris em um contêiner?

Sistematização do Conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia o slide com os alunos e certifique-se de que todos entenderam o conceito de fração como uma relação entre parte e todo. Construa com a turma o resumo final.

Propósito: Sistematizar o conteúdo aprendido. Identificar a fração como parte de um todo.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Peça aos alunos que concluam em um parágrafo o que aprenderam. É essencial que eles percebam que cada contêiner contém um terço do total de barris, ou seja, que a relação 8 em 24 pode ser representada pela fração um terço.

Propósito: Retomar os conhecimentos sobre frações.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos (slides 10 e 11)

Orientações: Apresente a nova situação e peça para que os estudantes leiam o problema e resolvam. O raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. Após apresentar a nova situação, circule pela sala, para verificar como estão montando as representações. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia para os alunos. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções na lousa.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito do conceito de fração.

Discuta com a turma:

  • Como você fez para representar o problema?
  • Você entendeu o que o problema propos?
  • Qual seria o denominador desta fração? Como o identificou?
  • Como identificar o numerador?
  • Qual seria a forma mais prática de resolver esse problema?

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos (slides 10 e 11)

Orientações: Apresente a nova situação e peça para que os estudantes leiam o problema e resolvam. O raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. Após apresentar a nova situação, circule pela sala, para verificar como estão montando as representações. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia para os alunos. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções na lousa.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito do conceito de fração.

Discuta com a turma:

  • Como você fez para representar o problema?
  • Você entendeu o que o problema propos?
  • Qual seria o denominador desta fração? Como o identificou?
  • Como identificar o numerador?
  • Qual seria a forma mais prática de resolver esse problema?

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Cleudiana dos Santos Feitoza Zonzini

Mentor: Rodrigo Morozetti Blanco

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF06MA07) Reconhecer que os números racionais positivos podem ser expressos nas formas fracionária e decimal, estabelecer relações entre essas representações, passando de uma representação para outra, e relacioná-los a pontos na reta numérica.




Objetivos específicos

Ordenar e localizar racionais na reta numérica.



Conceito-chave

Localizar frações na reta.

Recursos necessários

Lápis, borracha, caderno, barbante, pregadores e cola  .

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Inicie a aula perguntando aos alunos como eles fariam para dividir uma barra de chocolate entre duas pessoas. Anote as respostas deles no quadro e peça que eles expliquem suas respostas.

Propósito: Fazer vir à tona, pela voz dos alunos, os conceitos que eles já possuem sobre fração.

Discuta com a turma:

  • Como faríamos para dividir entre quatro pessoas?
  • Como poderíamos representar através de frações o que cada pessoa recebeu?
  • Na fração, o que o chocolate representa?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 a 6)

Orientações: Verifique se todos estão seguros em relação ao aquecimento. Ressalte que, no caso do chocolate dividido entre duas pessoas, cada um receberia metade do chocolate, ou 4 pedaços, ou 100g. Se forem quatro pessoas, cada um receberá um quarto do chocolate, ou 2 pedaços, ou 50 g. Avise então que eles farão um desafio. Oriente-os a refletir com calma sobre o problema, sem se preocupar em chegar ao resultado. Explique que o importante é propor estratégias para abordar o problema e então testá-las.

Peça aos estudantes para que leiam o problema e dê tempo para que tentem resolvê-lo, junto com um colega. Não faça nenhuma intervenção neste momento, observe como eles organizam e representam os dados do problema e quais as estratégias que eles utilizam.

Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem de frações para resolver o problema proposto.

Discuta com a turma:

  • Você já descobriu quantos barris devem estar em cada contêiner?
  • Tente fazer um desenho da situação

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 a 6)

Orientações: Verifique se todos estão seguros em relação ao aquecimento. Ressalte que, no caso do chocolate dividido entre duas pessoas, cada um receberia metade do chocolate, ou 4 pedaços, ou 100g. Se forem quatro pessoas, cada um receberá um quarto do chocolate, ou 2 pedaços, ou 50 g. Avise então que eles farão um desafio. Oriente-os a refletir com calma sobre o problema, sem se preocupar em chegar ao resultado. Explique que o importante é propor estratégias para abordar o problema e então testá-las.

Peça aos estudantes para que leiam o problema e dê tempo para que tentem resolvê-lo, junto com um colega. Não faça nenhuma intervenção neste momento, observe como eles organizam e representam os dados do problema e quais as estratégias que eles utilizam.

Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem de frações para resolver o problema proposto.

Discuta com a turma:

  • Você já descobriu quantos barris devem estar em cada contêiner?
  • Tente fazer um desenho da situação

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 a 6)

Orientações: Verifique se todos estão seguros em relação ao aquecimento. Ressalte que, no caso do chocolate dividido entre duas pessoas, cada um receberia metade do chocolate, ou 4 pedaços, ou 100g. Se forem quatro pessoas, cada um receberá um quarto do chocolate, ou 2 pedaços, ou 50 g. Avise então que eles farão um desafio. Oriente-os a refletir com calma sobre o problema, sem se preocupar em chegar ao resultado. Explique que o importante é propor estratégias para abordar o problema e então testá-las.

Peça que os estudantes que leiam o problema, dê tempo para que tentem resolvê-lo, junto com um colega. Não faça nenhuma intervenção neste momento, observe como eles organizam e representam os dados do problema e quais as estratégias que eles utilizam.

Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem de frações para resolver o problema proposto.

Discuta com a turma:

  • Você já descobriu quantos barris devem estar em cada contêiner?
  • Tente fazer um desenho da situação

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Peça aos alunos que compartilhem as estratégias que usaram e registrem no quadro.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Alguém chegou em uma solução diferente dessa? Você poderia explicar como fez?
  • A relação entre a quantidade de azeite e o espaço vazio nos barris é a mesma em todos os contêineres?
  • Que fração do total de barris representa a quantidade de barris em um contêiner?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia o slide com os alunos e certifique-se de que todos entenderam o conceito de fração como uma relação entre parte e todo. Construa com a turma o resumo final.

Propósito: Sistematizar o conteúdo aprendido. Identificar a fração como parte de um todo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Peça aos alunos que concluam em um parágrafo o que aprenderam. É essencial que eles percebam que cada contêiner contém um terço do total de barris, ou seja, que a relação 8 em 24 pode ser representada pela fração um terço.

Propósito: Retomar os conhecimentos sobre frações.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos (slides 10 e 11)

Orientações: Apresente a nova situação e peça para que os estudantes leiam o problema e resolvam. O raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. Após apresentar a nova situação, circule pela sala, para verificar como estão montando as representações. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia para os alunos. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções na lousa.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito do conceito de fração.

Discuta com a turma:

  • Como você fez para representar o problema?
  • Você entendeu o que o problema propos?
  • Qual seria o denominador desta fração? Como o identificou?
  • Como identificar o numerador?
  • Qual seria a forma mais prática de resolver esse problema?

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos (slides 10 e 11)

Orientações: Apresente a nova situação e peça para que os estudantes leiam o problema e resolvam. O raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. Após apresentar a nova situação, circule pela sala, para verificar como estão montando as representações. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia para os alunos. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções na lousa.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito do conceito de fração.

Discuta com a turma:

  • Como você fez para representar o problema?
  • Você entendeu o que o problema propos?
  • Qual seria o denominador desta fração? Como o identificou?
  • Como identificar o numerador?
  • Qual seria a forma mais prática de resolver esse problema?

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 6º ano :

Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem a comparar diferentes sistemas de numeração, identificar múltiplos e divisores de um número natural, números primos, compostos e quadrados perfeitos; resolver problemas e desenvolver fluência com as quatro operações com números naturais; conceituar frações (razão, quantidade e multiplicador), ordenar, adicionar e subtrair frações com denominadores diferentes, calcular porcentagens.

MAIS AULAS DE Matemática do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06MA08 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano