11228
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 6º ano > Grandezas e Medidas

Plano de aula - Manipulando quadrados com palitos e recortes

Plano de aula de Matemática com atividades para 6ºano do Fundamental sobre Área, perímetro, proporcionalidade,

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Elizabeth Bento

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT6_22GRM03

Recursos
- Necessários: Caderno, lápis, régua, folha ofício, palitos de fósforo ou palito de dente

- Opcionais: Zoom, Meet, whatsApp
Testando área e perímetro: https://www.youtube.com/watch?v=7vyh1i2FNU8
Para este plano foque na etapa Atividade Principal

Atividade Principal

Envie uma mensagem para os alunos para que eles separem os palitos de fósforo(ou dente) para o dia do encontro marcado. O objetivo da aula é construir diferentes quadrados e verificar lados, perímetros, áreas e as suas relações de proporcionalidade. No dia do encontro marcado (Meet, hangouts, Zoom), oriente seus alunos a:
1º) construir um quadrado em que a medida dos seus lados corresponda a um palito;
2º) construir outro quadrado com o dobro de palitos usados anteriormente;
3º) com a mesma quantidade de palitos do 1º quadrado, organize-os dentro do 2º quadrado formando outros dois quadrados com a mesma medida do 1º.

Dê um tempo para que eles montem esses quadrados para que você possa fazer as devidas intervenções. Faça o “Discuta com a turma”. Compartilhe as perguntas dos slides 7, 8 e 9. Você pode fazer um registro escrito com as principais informações e conceitos discutidos em aula para os alunos copiarem ou imprimirem.

Se sua aula fora assíncrona você pode deixar a atividade impressa na escola ou enviar pelo grupo de whataspp e combinar um retorno com eles para uma devolutiva. Nesse retorno, você pode enviar um áudio, registros de outros alunos para que eles comparem com suas estratégias e colem no seu caderno como repertório de soluções.

Encerramento

Use o encerramento como forma de consolidação das aprendizagens.

Convite às famílias

A participação das famílias no processo de aprendizagem é de grande importância para o aluno. Porém ressaltamos que os pais não são professores de matemática e muitos estão ocupados nessa fase com outras funções em casa. Peça às famílias, que oportunamente, auxiliem na leitura das comandas e no envio das soluções, conforme os combinados com o professor. É importante que as famílias acompanhem as atividades nos canais de comunicação estabelecidos entre vocês.

Sugestão Enviada Por: Pricilla Cerqueira


Código: MAT6_22GRM03

(EF06MA29) Analisar e descrever mudanças que ocorrem no perímetro e na área de um quadrado ao se ampliarem ou reduzirem, igualmente, as medidas de seus lados, para compreender que o perímetro é proporcional à medida do lado, o que não ocorre com a área.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 6º ano:

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas os alunos aprendem a resolver problemas de medidas envolvendo grandezas como comprimento, massa, tempo, temperatura, área, capacidade e volume; ampliam a noção de ângulo, interpretando, descrevendo e desenhando plantas baixas simples de residências e vistas aéreas; analisam e as mudanças no perímetro e na área de um quadrado obtido por ampliação ou redução.

MAIS AULAS DE Matemática do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas