11205
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 7º ano > Geometria

Plano de aula - Circunferência, comprimento e diâmetro

Plano de aula de Matemática com atividades para 7º do Fundamental sobre circunferência, comprimento

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Paula Vieira Soares

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Paula Vieira Soares

Mentor: Fabrício Eduardo Ferreira

Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF07MA18) - Reconhecimento das propriedades da circunferência (elementos; lugar geométrico; construção com recursos diversos.

Objetivos específicos

Estudar a relação entre comprimento e diâmetro de uma circunferência.

Conceito-chave

Circunferência, comprimento,

Recursos necessários

  • Folha de papel sulfite;
  • Esquadros;
  • Cilindros: Copos, latas, etc. (você pode levar uma quantidade de material suficiente para todos os grupos (de 4 alunos) ou pedir, na aula anterior, que os alunos tragam de casa).

Conhecimentos que a turma deve dominar:

Noções de raio, centro e diâmetro de circunferências.

BOALER, Jo. Mentalidades Matemáticas. 1ª ed. Porto Alegre - RS. Penso, 2018.

DOLCE, Osvaldo. POMPEO, José Nicolau. Fundamentos da Matemática. Volume 9 -  Geometria Plana. São Paulo - SP. Atual, 2005.

SÓ MATEMÁTICA.Virtuous Tecnologia da Informação. Comprimento da circunferência. Disponível em: https://goo.gl/NncDxr  (acessado em 18/03/2018)


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Apresente o slide, escreva na lousa ou leia para os alunos o objetivo da aula. É importante dividir com o aluno o objetivo da aula.

Propósito: Deixar o aluno ciente do ponto onde queremos chegar com a aula para que ele se sinta mais seguro e em estado de prontidão.

.

Preparação select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (tempo total - slides 3 e 4).

Orientação: Divida a classe em grupos de até quatro alunos. Você vai distribuir para cada grupo uma latinha, um pedaço de barbante e uma tesoura. Oriente os alunos a desenhar uma circunferência usando a lata. Agora diga para medirem o comprimento da circunferência usando o barbante e a lata. Feito isso, eles deverão encontrar o centro e o raio da circunferência (orientação no material complementar: Encontrando o centro da circunferência.).

Propósito: Medir comprimento, raio e diâmetro através de uma atividade prática.

Preparação select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (tempo total - slides 3 e 4).

Orientação: Divida a classe em grupos de até quatro alunos. Você vai distribuir para cada grupo uma latinha, um pedaço de barbante e uma tesoura. Oriente os alunos a desenhar uma circunferência usando a lata. Agora diga para medirem o comprimento da circunferência usando o barbante e a lata. Feito isso, eles deverão encontrar o centro e o raio da circunferência (orientação no material complementar: Encontrando o centro da circunferência.).

Propósito: Medir comprimento, raio e diâmetro através de uma atividade prática.

Tabelas e deduções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Monte uma tabela na lousa com as entradas Comprimento (cm), Raio (cm) e Diâmetro (cm). Peça aos alunos que forneçam os dados coletados e preencha a tabela. Se necessário, elimine o maior e o menor resultado para evitar desvios muito grandes do resultado procurado. Essa eliminação é um procedimento comum, mas não deixe de apontar esses resultados muito fora do esperado para explorá-los na discussão de soluções (Peça aos alunos que apresentem a solução para que os colegas possam tentar desvendar o que o colega fez para chegar a esse resultado). Feita a tabela, diga aos alunos para tentar encontrar uma relação matemática entre o comprimento da circunferência e seu diâmetro.

Propósito: Fazer com que o aluno analise dados organizados em uma tabela para deduzir relações entre os itens apresentados a partir desses dados.

Discuta com a turma:

  • Alguém consegue pensar num exemplo de relação matemática?

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Diferentes soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Agora você vai apresentar e analisar com os alunos as respostas da atividade principal. Dê sempre prioridade às soluções dos alunos. Tente apresentar erros para que os alunos possam analisar e compreender como chegou-se a esse erro, e também resoluções diferentes. No slide há algumas respostas possíveis.

Propósito: Fazer com que o aluno compreenda melhor a atividade e sua resolução através da análise de erros e diferentes soluções.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Apresente na lousa o resumo da aula de modo mais organizado e formal. O aluno pode copiar no caderno.

Propósito: Dar ao aluno uma visão mais clara e formal do que foi feito em aula.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Você pode mostrar o slide, escrever na lousa ou ler a frase de encerramento para o aluno.

Propósito: Dar um fechamento para a aula, para que o aluno perceba que não haverá conceitos novos a partir daqui.

Circo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Essa atividade deve ser feita individualmente.

Propósito: Avaliar a aprendizagem do aluno.

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Material complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Apresente o slide, escreva na lousa ou leia para os alunos o objetivo da aula. É importante dividir com o aluno o objetivo da aula.

Propósito: Deixar o aluno ciente do ponto onde queremos chegar com a aula para que ele se sinta mais seguro e em estado de prontidão.

.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Paula Vieira Soares

Mentor: Fabrício Eduardo Ferreira

Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF07MA18) - Reconhecimento das propriedades da circunferência (elementos; lugar geométrico; construção com recursos diversos.

Objetivos específicos

Estudar a relação entre comprimento e diâmetro de uma circunferência.

Conceito-chave

Circunferência, comprimento,

Recursos necessários

  • Folha de papel sulfite;
  • Esquadros;
  • Cilindros: Copos, latas, etc. (você pode levar uma quantidade de material suficiente para todos os grupos (de 4 alunos) ou pedir, na aula anterior, que os alunos tragam de casa).

Conhecimentos que a turma deve dominar:

Noções de raio, centro e diâmetro de circunferências.

BOALER, Jo. Mentalidades Matemáticas. 1ª ed. Porto Alegre - RS. Penso, 2018.

DOLCE, Osvaldo. POMPEO, José Nicolau. Fundamentos da Matemática. Volume 9 -  Geometria Plana. São Paulo - SP. Atual, 2005.

SÓ MATEMÁTICA.Virtuous Tecnologia da Informação. Comprimento da circunferência. Disponível em: https://goo.gl/NncDxr  (acessado em 18/03/2018)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (tempo total - slides 3 e 4).

Orientação: Divida a classe em grupos de até quatro alunos. Você vai distribuir para cada grupo uma latinha, um pedaço de barbante e uma tesoura. Oriente os alunos a desenhar uma circunferência usando a lata. Agora diga para medirem o comprimento da circunferência usando o barbante e a lata. Feito isso, eles deverão encontrar o centro e o raio da circunferência (orientação no material complementar: Encontrando o centro da circunferência.).

Propósito: Medir comprimento, raio e diâmetro através de uma atividade prática.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (tempo total - slides 3 e 4).

Orientação: Divida a classe em grupos de até quatro alunos. Você vai distribuir para cada grupo uma latinha, um pedaço de barbante e uma tesoura. Oriente os alunos a desenhar uma circunferência usando a lata. Agora diga para medirem o comprimento da circunferência usando o barbante e a lata. Feito isso, eles deverão encontrar o centro e o raio da circunferência (orientação no material complementar: Encontrando o centro da circunferência.).

Propósito: Medir comprimento, raio e diâmetro através de uma atividade prática.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Monte uma tabela na lousa com as entradas Comprimento (cm), Raio (cm) e Diâmetro (cm). Peça aos alunos que forneçam os dados coletados e preencha a tabela. Se necessário, elimine o maior e o menor resultado para evitar desvios muito grandes do resultado procurado. Essa eliminação é um procedimento comum, mas não deixe de apontar esses resultados muito fora do esperado para explorá-los na discussão de soluções (Peça aos alunos que apresentem a solução para que os colegas possam tentar desvendar o que o colega fez para chegar a esse resultado). Feita a tabela, diga aos alunos para tentar encontrar uma relação matemática entre o comprimento da circunferência e seu diâmetro.

Propósito: Fazer com que o aluno analise dados organizados em uma tabela para deduzir relações entre os itens apresentados a partir desses dados.

Discuta com a turma:

  • Alguém consegue pensar num exemplo de relação matemática?

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Agora você vai apresentar e analisar com os alunos as respostas da atividade principal. Dê sempre prioridade às soluções dos alunos. Tente apresentar erros para que os alunos possam analisar e compreender como chegou-se a esse erro, e também resoluções diferentes. No slide há algumas respostas possíveis.

Propósito: Fazer com que o aluno compreenda melhor a atividade e sua resolução através da análise de erros e diferentes soluções.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Apresente na lousa o resumo da aula de modo mais organizado e formal. O aluno pode copiar no caderno.

Propósito: Dar ao aluno uma visão mais clara e formal do que foi feito em aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Você pode mostrar o slide, escrever na lousa ou ler a frase de encerramento para o aluno.

Propósito: Dar um fechamento para a aula, para que o aluno perceba que não haverá conceitos novos a partir daqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Essa atividade deve ser feita individualmente.

Propósito: Avaliar a aprendizagem do aluno.

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Material complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 7º ano :

Com o plano de aula sobre geometria os alunos aprendem as transformações geométricas de polígonos no plano cartesiano, identificando as simetrias de translação, rotação e reflexão; a reconhecer as propriedades da circunferência, investigar as relações entre ângulos formados por retas paralelas e transversais; investigar propriedades de triângulos e analisar ângulos internos e externos de polígonos.

MAIS AULAS DE Matemática do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07MA22 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano