Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Paula Vieira Soares
Mentor: Fabrício Eduardo Ferreira
Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira
Habilidade da BNCC
(EF07MA18) - Reconhecimento das propriedades da circunferência (elementos; lugar geométrico; construção com recursos diversos.
Objetivos específicos
Estudar a relação entre comprimento e diâmetro de uma circunferência.
Conceito-chave
Circunferência, comprimento,
Recursos necessários
- Folha de papel sulfite;
- Esquadros;
- Cilindros: Copos, latas, etc. (você pode levar uma quantidade de material suficiente para todos os grupos (de 4 alunos) ou pedir, na aula anterior, que os alunos tragam de casa).
Conhecimentos que a turma deve dominar:
Noções de raio, centro e diâmetro de circunferências.
BOALER, Jo. Mentalidades Matemáticas. 1ª ed. Porto Alegre - RS. Penso, 2018.
DOLCE, Osvaldo. POMPEO, José Nicolau. Fundamentos da Matemática. Volume 9 - Geometria Plana. São Paulo - SP. Atual, 2005.
SÓ MATEMÁTICA.Virtuous Tecnologia da Informação. Comprimento da circunferência. Disponível em: https://goo.gl/NncDxr (acessado em 18/03/2018)
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Apresente o slide, escreva na lousa ou leia para os alunos o objetivo da aula. É importante dividir com o aluno o objetivo da aula.
Propósito: Deixar o aluno ciente do ponto onde queremos chegar com a aula para que ele se sinta mais seguro e em estado de prontidão.
.
Preparação
Tempo sugerido: 10 minutos (tempo total - slides 3 e 4).
Orientação: Divida a classe em grupos de até quatro alunos. Você vai distribuir para cada grupo uma latinha, um pedaço de barbante e uma tesoura. Oriente os alunos a desenhar uma circunferência usando a lata. Agora diga para medirem o comprimento da circunferência usando o barbante e a lata. Feito isso, eles deverão encontrar o centro e o raio da circunferência (orientação no material complementar: Encontrando o centro da circunferência.).
Propósito: Medir comprimento, raio e diâmetro através de uma atividade prática.
Preparação
Tempo sugerido: 10 minutos (tempo total - slides 3 e 4).
Orientação: Divida a classe em grupos de até quatro alunos. Você vai distribuir para cada grupo uma latinha, um pedaço de barbante e uma tesoura. Oriente os alunos a desenhar uma circunferência usando a lata. Agora diga para medirem o comprimento da circunferência usando o barbante e a lata. Feito isso, eles deverão encontrar o centro e o raio da circunferência (orientação no material complementar: Encontrando o centro da circunferência.).
Propósito: Medir comprimento, raio e diâmetro através de uma atividade prática.
Tabelas e deduções
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Monte uma tabela na lousa com as entradas Comprimento (cm), Raio (cm) e Diâmetro (cm). Peça aos alunos que forneçam os dados coletados e preencha a tabela. Se necessário, elimine o maior e o menor resultado para evitar desvios muito grandes do resultado procurado. Essa eliminação é um procedimento comum, mas não deixe de apontar esses resultados muito fora do esperado para explorá-los na discussão de soluções (Peça aos alunos que apresentem a solução para que os colegas possam tentar desvendar o que o colega fez para chegar a esse resultado). Feita a tabela, diga aos alunos para tentar encontrar uma relação matemática entre o comprimento da circunferência e seu diâmetro.
Propósito: Fazer com que o aluno analise dados organizados em uma tabela para deduzir relações entre os itens apresentados a partir desses dados.
Discuta com a turma:
- Alguém consegue pensar num exemplo de relação matemática?
Materiais complementares para impressão:
Diferentes soluções
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientação: Agora você vai apresentar e analisar com os alunos as respostas da atividade principal. Dê sempre prioridade às soluções dos alunos. Tente apresentar erros para que os alunos possam analisar e compreender como chegou-se a esse erro, e também resoluções diferentes. No slide há algumas respostas possíveis.
Propósito: Fazer com que o aluno compreenda melhor a atividade e sua resolução através da análise de erros e diferentes soluções.
Sistematização
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Apresente na lousa o resumo da aula de modo mais organizado e formal. O aluno pode copiar no caderno.
Propósito: Dar ao aluno uma visão mais clara e formal do que foi feito em aula.
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Você pode mostrar o slide, escrever na lousa ou ler a frase de encerramento para o aluno.
Propósito: Dar um fechamento para a aula, para que o aluno perceba que não haverá conceitos novos a partir daqui.
Circo
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Essa atividade deve ser feita individualmente.
Propósito: Avaliar a aprendizagem do aluno.
Materiais complementares para impressão: