11196
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Situação-problema: o que falta?

Plano de aula de Matemática com atividades para 3º ano do Fundamental sobre resolução de problemas sem resposta, devido a falta de dados

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Daniela Pistori Tavares

 

OBJETIVO select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Daniela Pistori Tavares

Mentor: Edicléia Xavier da Costa

Especialista: Rita Batista

Habilidade da BNCC

Desenvolver estratégias de representação de um problema não convencional e comparar diferentes soluções para uma mesma situação - problema.

Objetivos específicos

  • Selecionar os dados apresentados.
  • Identificar a ausência de dados essenciais à resolução.
  • Ser capaz de perceber um problema sem solução.
  • Estimular a autonomia do aluno.

Conceito-chave

Resolução de problemas sem resposta, devido a falta de dados.

Recursos necessários

  • Papel;
  • Lápis;
  • Borracha;
  • Quadro;
  • Atividades projetadas em formato de slides ou impressas.




Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Projete ou escreva no quadro o objetivo da aula. Em seguida, leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo, familiarizando os alunos ao conteúdo que será trabalhado durante a aula.

AQUECIMENTO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (Slides 3 e 4).

Orientação: Entregue a cada aluno ou dupla de alunos, este ou outro quebra-cabeça de sua preferência,, já recortado. Mas atenção! Os alunos devem receber faltando uma das peças e que seja uma peça essencial para completar o desenho. Deixe que tentem completar até que percebam que não é possível realizar a tarefa com êxito.

Apresente aos alunos a montagem das peças entregue e pedir que observem.

Propósito: Que os alunos percebam que ao faltar uma das peças, não é possível chegar a conclusão da atividade.

Discuta com a turma:

  • O que você notou ao realizar a atividade?
  • Como você conseguiria concluir a tarefa proposta?
  • É possível concluir a tarefa proposta da maneira que lhe foi entregue? Por que?

Materiais complementares para impressão:

Aquecimento

AQUECIMENTO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (Slides 3 e 4).

Orientação: Entregue a cada aluno ou dupla de alunos, este ou outro quebra-cabeça de sua preferência,, já recortado. Mas atenção! Os alunos devem receber faltando uma das peças e que seja uma peça essencial para completar o desenho. Deixe que tentem completar até que percebam que não é possível realizar a tarefa com êxito.

Apresente aos alunos a montagem das peças entregue e pedir que observem.

Propósito: Que os alunos percebam que ao faltar uma das peças, não é possível chegar a conclusão da atividade.

Discuta com a turma:

  • O que você notou ao realizar a atividade?
  • Como você conseguiria concluir a tarefa proposta?
  • É possível concluir a tarefa proposta da maneira que lhe foi entregue? Por que?

ATIVIDADE PRINCIPAL select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 5 e 6).

Orientação:

  • Pense em agrupamentos de até 3 alunos.
  • Apresente a situação aos alunos e deixe que leiam ou realize a leitura caso tenha alunos não leitores.
  • Promova a análise da situação, identificando os dados apresentados.
  • Peça que marquem as informações que considerem importantes.

Propósito: Auxiliar os alunos na compreensão da situação-problema apresentada, na qual faltam dados essenciais à resolução.

Discuta com a turma:

  • O que é pedido no final do problema?
  • O que é preciso observar no enunciado para encontrar a solução?
  • Todos os dados apresentados são importantes para a resolução?
  • Todos os dados necessários estão descritos no enunciado?

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Leitura complementar:

  • Livro: Mentalidades Matemáticas; Joe Boeler; capítulos 5 e 9

Como agrupo meus alunos?

Afinal, o que é esforço produtivo e como ele funciona na Matemática?

Problemas matemáticos sem problemas

ATIVIDADE PRINCIPAL select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 5 e 6).

Orientação:

  • Pense em agrupamentos de até 3 alunos.
  • Apresente a situação aos alunos e deixe que leiam ou realize a leitura caso tenha alunos não leitores.
  • Promova a análise da situação, identificando os dados apresentados.
  • Peça que marquem as informações que considerem importantes.

Propósito: Auxiliar os alunos na compreensão da situação-problema apresentada, na qual faltam dados essenciais à resolução.

Discuta com a turma:

  • O que é pedido no final do problema?
  • O que é preciso observar no enunciado para encontrar a solução?
  • Todos os dados apresentados são importantes para a resolução?
  • Todos os dados necessários estão descritos no enunciado?

PAINEL DE SOLUÇÕES select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 7, 8 e 9).

Orientação: É importante que o professor tenha observado os alunos e suas estratégias de pensamento durante o tempo reservado à resolução.

  • Deixe que os alunos exponham a maneira como pensaram.
  • Indique a autoria da resolução e valorize o que apresentaram.
  • Caso algum aluno apresente uma solução possível, que neste caso seria um erro, estimule-o a analisar novamente, cuidando para não haver constrangimentos. Utilize os questionamentos descritos a seguir.

Propósito: Compartilhar as diferentes maneiras de raciocínio dos alunos.

Discuta com a turma:

  • Como vocês pensaram para identificar os dados apresentados?
  • O que vocês observaram em relação às informações contidas no enunciado?
  • Todas os dados apresentados foram utilizados? Justifique.
  • Os dados apresentados foram suficientes para se chegar à uma solução?
  • Qual é a semelhança entre as estratégias de resolução apresentadas por vocês?
  • E a diferença?
  • Vocês encontraram alguma dificuldade para concluir o problema? Qual?

PAINEL DE SOLUÇÕES select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 7, 8 e 9).

Orientação: É importante que o professor tenha observado os alunos e suas estratégias de pensamento durante o tempo reservado à resolução.

  • Deixe que os alunos exponham a maneira como pensaram.
  • Indique a autoria da resolução e valorize o que apresentaram.
  • Caso algum aluno apresente uma solução possível, que neste caso seria um erro, estimule-o a analisar novamente, cuidando para não haver constrangimentos. Utilize os questionamentos descritos a seguir.

Propósito: Compartilhar as diferentes maneiras de raciocínio dos alunos.

Discuta com a turma:

  • Como vocês pensaram para identificar os dados apresentados?
  • O que vocês observaram em relação às informações contidas no enunciado?
  • Todas os dados apresentados foram utilizados? Justifique.
  • Os dados apresentados foram suficientes para se chegar à uma solução?
  • Qual é a semelhança entre as estratégias de resolução apresentadas por vocês?
  • E a diferença?
  • Vocês encontraram alguma dificuldade para concluir o problema? Qual?

PAINEL DE SOLUÇÕES select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos(slides 7, 8 e 9).

Orientação: É importante que o professor tenha observado os alunos e suas estratégias de pensamento durante o tempo reservado à resolução.

  • Deixe que os alunos exponham a maneira como pensaram.
  • Indique a autoria da resolução e valorize o que apresentaram.
  • Caso algum aluno apresente uma solução possível, que neste caso seria um erro, estimule-o a analisar novamente, cuidando para não haver constrangimentos. Utilize os questionamentos descritos a seguir.

Propósito: Compartilhar as diferentes maneiras de raciocínio dos alunos.

Discuta com a turma:

  • Como vocês pensaram para identificar os dados apresentados?
  • O que vocês observaram em relação às informações contidas no enunciado?
  • Todas os dados apresentados foram utilizados? Justifique.
  • Os dados apresentados foram suficientes para se chegar à uma solução?
  • Qual é a semelhança entre as estratégias de resolução apresentadas por vocês?
  • E a diferença?
  • Vocês encontraram alguma dificuldade para concluir o problema? Qual?

SISTEMATIZAÇÃO DO CONCEITO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Encerre a atividade retomando com os alunos o conceito trabalhado, realizando a leitura do slide para conclusão da atividade de acordo com o slide de encerramento a seguir.

Propósito: Enfatizar e reforçar os conteúdos tratados e conhecimentos adquiridos na aula.

ENCERRAMENTO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Questione os alunos sobre o que aprenderam, deixando que reflitam e exponham suas opiniões oralmente aos demais colegas. Assim, retomando os conceitos abordados na aula, observe a compreensão da turma em relação ao objetivo proposto.

Propósito: Concluir as aprendizagens da aula.

RAIO X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientação: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a estratégia desejada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.

Propósito: Que os alunos estejam atentos às informações contidas no enunciado, sendo capazes de perceber que os dados apresentados são insuficientes para a resolução..

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Projete ou escreva no quadro o objetivo da aula. Em seguida, leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo, familiarizando os alunos ao conteúdo que será trabalhado durante a aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Daniela Pistori Tavares

Mentor: Edicléia Xavier da Costa

Especialista: Rita Batista

Habilidade da BNCC

Desenvolver estratégias de representação de um problema não convencional e comparar diferentes soluções para uma mesma situação - problema.

Objetivos específicos

  • Selecionar os dados apresentados.
  • Identificar a ausência de dados essenciais à resolução.
  • Ser capaz de perceber um problema sem solução.
  • Estimular a autonomia do aluno.

Conceito-chave

Resolução de problemas sem resposta, devido a falta de dados.

Recursos necessários

  • Papel;
  • Lápis;
  • Borracha;
  • Quadro;
  • Atividades projetadas em formato de slides ou impressas.



Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (Slides 3 e 4).

Orientação: Entregue a cada aluno ou dupla de alunos, este ou outro quebra-cabeça de sua preferência,, já recortado. Mas atenção! Os alunos devem receber faltando uma das peças e que seja uma peça essencial para completar o desenho. Deixe que tentem completar até que percebam que não é possível realizar a tarefa com êxito.

Apresente aos alunos a montagem das peças entregue e pedir que observem.

Propósito: Que os alunos percebam que ao faltar uma das peças, não é possível chegar a conclusão da atividade.

Discuta com a turma:

  • O que você notou ao realizar a atividade?
  • Como você conseguiria concluir a tarefa proposta?
  • É possível concluir a tarefa proposta da maneira que lhe foi entregue? Por que?

Materiais complementares para impressão:

Aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (Slides 3 e 4).

Orientação: Entregue a cada aluno ou dupla de alunos, este ou outro quebra-cabeça de sua preferência,, já recortado. Mas atenção! Os alunos devem receber faltando uma das peças e que seja uma peça essencial para completar o desenho. Deixe que tentem completar até que percebam que não é possível realizar a tarefa com êxito.

Apresente aos alunos a montagem das peças entregue e pedir que observem.

Propósito: Que os alunos percebam que ao faltar uma das peças, não é possível chegar a conclusão da atividade.

Discuta com a turma:

  • O que você notou ao realizar a atividade?
  • Como você conseguiria concluir a tarefa proposta?
  • É possível concluir a tarefa proposta da maneira que lhe foi entregue? Por que?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 5 e 6).

Orientação:

  • Pense em agrupamentos de até 3 alunos.
  • Apresente a situação aos alunos e deixe que leiam ou realize a leitura caso tenha alunos não leitores.
  • Promova a análise da situação, identificando os dados apresentados.
  • Peça que marquem as informações que considerem importantes.

Propósito: Auxiliar os alunos na compreensão da situação-problema apresentada, na qual faltam dados essenciais à resolução.

Discuta com a turma:

  • O que é pedido no final do problema?
  • O que é preciso observar no enunciado para encontrar a solução?
  • Todos os dados apresentados são importantes para a resolução?
  • Todos os dados necessários estão descritos no enunciado?

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Leitura complementar:

  • Livro: Mentalidades Matemáticas; Joe Boeler; capítulos 5 e 9

Como agrupo meus alunos?

Afinal, o que é esforço produtivo e como ele funciona na Matemática?

Problemas matemáticos sem problemas

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 5 e 6).

Orientação:

  • Pense em agrupamentos de até 3 alunos.
  • Apresente a situação aos alunos e deixe que leiam ou realize a leitura caso tenha alunos não leitores.
  • Promova a análise da situação, identificando os dados apresentados.
  • Peça que marquem as informações que considerem importantes.

Propósito: Auxiliar os alunos na compreensão da situação-problema apresentada, na qual faltam dados essenciais à resolução.

Discuta com a turma:

  • O que é pedido no final do problema?
  • O que é preciso observar no enunciado para encontrar a solução?
  • Todos os dados apresentados são importantes para a resolução?
  • Todos os dados necessários estão descritos no enunciado?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 7, 8 e 9).

Orientação: É importante que o professor tenha observado os alunos e suas estratégias de pensamento durante o tempo reservado à resolução.

  • Deixe que os alunos exponham a maneira como pensaram.
  • Indique a autoria da resolução e valorize o que apresentaram.
  • Caso algum aluno apresente uma solução possível, que neste caso seria um erro, estimule-o a analisar novamente, cuidando para não haver constrangimentos. Utilize os questionamentos descritos a seguir.

Propósito: Compartilhar as diferentes maneiras de raciocínio dos alunos.

Discuta com a turma:

  • Como vocês pensaram para identificar os dados apresentados?
  • O que vocês observaram em relação às informações contidas no enunciado?
  • Todas os dados apresentados foram utilizados? Justifique.
  • Os dados apresentados foram suficientes para se chegar à uma solução?
  • Qual é a semelhança entre as estratégias de resolução apresentadas por vocês?
  • E a diferença?
  • Vocês encontraram alguma dificuldade para concluir o problema? Qual?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 7, 8 e 9).

Orientação: É importante que o professor tenha observado os alunos e suas estratégias de pensamento durante o tempo reservado à resolução.

  • Deixe que os alunos exponham a maneira como pensaram.
  • Indique a autoria da resolução e valorize o que apresentaram.
  • Caso algum aluno apresente uma solução possível, que neste caso seria um erro, estimule-o a analisar novamente, cuidando para não haver constrangimentos. Utilize os questionamentos descritos a seguir.

Propósito: Compartilhar as diferentes maneiras de raciocínio dos alunos.

Discuta com a turma:

  • Como vocês pensaram para identificar os dados apresentados?
  • O que vocês observaram em relação às informações contidas no enunciado?
  • Todas os dados apresentados foram utilizados? Justifique.
  • Os dados apresentados foram suficientes para se chegar à uma solução?
  • Qual é a semelhança entre as estratégias de resolução apresentadas por vocês?
  • E a diferença?
  • Vocês encontraram alguma dificuldade para concluir o problema? Qual?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos(slides 7, 8 e 9).

Orientação: É importante que o professor tenha observado os alunos e suas estratégias de pensamento durante o tempo reservado à resolução.

  • Deixe que os alunos exponham a maneira como pensaram.
  • Indique a autoria da resolução e valorize o que apresentaram.
  • Caso algum aluno apresente uma solução possível, que neste caso seria um erro, estimule-o a analisar novamente, cuidando para não haver constrangimentos. Utilize os questionamentos descritos a seguir.

Propósito: Compartilhar as diferentes maneiras de raciocínio dos alunos.

Discuta com a turma:

  • Como vocês pensaram para identificar os dados apresentados?
  • O que vocês observaram em relação às informações contidas no enunciado?
  • Todas os dados apresentados foram utilizados? Justifique.
  • Os dados apresentados foram suficientes para se chegar à uma solução?
  • Qual é a semelhança entre as estratégias de resolução apresentadas por vocês?
  • E a diferença?
  • Vocês encontraram alguma dificuldade para concluir o problema? Qual?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Encerre a atividade retomando com os alunos o conceito trabalhado, realizando a leitura do slide para conclusão da atividade de acordo com o slide de encerramento a seguir.

Propósito: Enfatizar e reforçar os conteúdos tratados e conhecimentos adquiridos na aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Questione os alunos sobre o que aprenderam, deixando que reflitam e exponham suas opiniões oralmente aos demais colegas. Assim, retomando os conceitos abordados na aula, observe a compreensão da turma em relação ao objetivo proposto.

Propósito: Concluir as aprendizagens da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientação: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a estratégia desejada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.

Propósito: Que os alunos estejam atentos às informações contidas no enunciado, sendo capazes de perceber que os dados apresentados são insuficientes para a resolução..

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Resolução de Problemas do 3º ano :

Com o plano de aula sobre resolução de problemas, os alunos aprendem a resolver e elaborar problemas com múltiplas soluções e sem solução.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03MA00 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano