11155
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 9º ano > Números

Plano de aula - Os átomos e a Notação Científica

Plano de aula de Matemática com atividades para 9º ano do Fundamental sobre os átomos e a notação científica

Plano 06 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fábio Augusto do Nascimento Vieira,

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Fábio Augusto do Nascimento Vieira

Mentor: Fernando de Mello Trevisani

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF09MA04) Resolver e elaborar problemas com números reais, inclusive em notação científica, envolvendo diferentes operações.

Objetivos específicos

Adicionar e subtrair números escritos em notação científica.

Conceito-chave

Operações com Notação Científica.

Recursos necessários

  • Lápis, borracha e papel.
  • Atividades impressas em folhas, projetadas ou colocadas na lousa.


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Retome com os conceitos de potência de base 10, de escrita em notação científica e estratégias para comparar números em notação científica. Lembre que a ordem de grandeza de um número escrito em notação científica é o expoente da potência de base 10 e que a comparação de dois números escritos em notação científica é feita analisando os expoentes das potências de 10: expoentes diferentes (o maior será aquele com maior expoente) ou expoentes iguais (o maior será o que tiver o maior número escritos antes da potência de 10).

Propósito: Retomar conhecimentos sobre potencia de base 10 e notação científica.

Discuta com a turma:

  • Há alguma regularidade nos quadros?
  • O valor do expoente implica de que forma no resultado da potência?
  • O valor do expoente implica de que forma no resultado da notação científica?.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Retome com os conceitos de potência de base 10, de escrita em notação científica e estratégias para comparar números em notação científica. Lembre que a ordem de grandeza de um número escrito em notação científica é o expoente da potência de base 10 e que a comparação de dois números escritos em notação científica é feita analisando os expoentes das potências de 10: expoentes diferentes (o maior será aquele com maior expoente) ou expoentes iguais (o maior será o que tiver o maior número escritos antes da potência de 10).

Propósito: Retomar conhecimentos sobre potencia de base 10 e notação científica.

Discuta com a turma:

  • Há alguma regularidade nos quadros?
  • O valor do expoente implica de que forma no resultado da potência?
  • O valor do expoente implica de que forma no resultado da notação científica?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Retome com os conceitos de potência de base 10, de escrita em notação científica e estratégias para comparar números em notação científica. Lembre que a ordem de grandeza de um número escrito em notação científica é o expoente da potência de base 10 e que a comparação de dois números escritos em notação científica é feita analisando os expoentes das potências de 10: expoentes diferentes (o maior será aquele com maior expoente) ou expoentes iguais (o maior será o que tiver o maior número escritos antes da potência de 10).

Propósito: Retomar conhecimentos sobre potencia de base 10 e notação científica.

Discuta com a turma:

  • Há alguma regularidade nos quadros?
  • O valor do expoente implica de que forma no resultado da potência?
  • O valor do expoente implica de que forma no resultado da notação científica?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Organize os alunos em grupos e peça para fazerem a leitura da atividade. Converse com a turma sobre os dados da tabela. Verifique se algum aluno(a) está usando adornos feitos com algum dos metais da tabela. Se tiver, peça que o aluno mostre para a sala. Quais são mais caros? Os mais usados/conhecido? Você pode fazer o download dessa atividade para imprimir para os seus alunos. Acesse a resolução dessa atividade.

Propósito: Adicionar e subtrair números escritos em notação científica.

Discuta com a turma:

  • Alguém já tinha ouvido falar sobre esse assunto?
  • É possível enxergar um átomo?
  • Você acha que a escrita das massas dos átomos em notação científica tem expoente positivo ou negativo?

Mais informações sobre átomos:

Atividade principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Organize os alunos em grupos e peça para fazerem a leitura da atividade. Converse com a turma sobre os dados da tabela. Verifique se algum aluno(a) está usando adornos feitos com algum dos metais da tabela. Se tiver, peça que o aluno mostre para a sala. Quais são mais caros? Os mais usados/conhecido? Você pode fazer o download dessa atividade para imprimir para os seus alunos. Acesse a resolução dessa atividade.

Propósito: Adicionar e subtrair números escritos em notação científica.

Discuta com a turma:

  • Alguém já tinha ouvido falar sobre esse assunto?
  • É possível enxergar um átomo?
  • Você acha que a escrita das massas dos átomos em notação científica tem expoente positivo ou negativo?

Mais informações sobre átomos:

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Organize os alunos em grupos e peça para fazerem a leitura da atividade. Converse com a turma sobre os dados da tabela. Verifique se algum aluno(a) está usando adornos feitos com algum dos metais da tabela. Se tiver, peça que o aluno mostre para a sala. Quais são mais caros? Os mais usados/conhecido? Você pode fazer o download dessa atividade para imprimir para os seus alunos. Acesse a resolução dessa atividade.

Propósito: Adicionar e subtrair números escritos em notação científica.

Discuta com a turma:

  • Alguém já tinha ouvido falar sobre esse assunto?
  • É possível enxergar um átomo?
  • Você acha que a escrita das massas dos átomos em notação científica tem expoente positivo ou negativo?

Mais informações sobre átomos:

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Organize os alunos em grupos e peça para fazerem a leitura da atividade. Converse com a turma sobre os dados da tabela. Verifique se algum aluno(a) está usando adornos feitos com algum dos metais da tabela. Se tiver, peça que o aluno mostre para a sala. Quais são mais caros? Os mais usados/conhecido? Você pode fazer o download dessa atividade para imprimir para os seus alunos. Acesse a resolução dessa atividade.

Propósito: Adicionar e subtrair números escritos em notação científica.

Discuta com a turma:

  • Alguém já tinha ouvido falar sobre esse assunto?
  • É possível enxergar um átomo?
  • Você acha que a escrita das massas dos átomos em notação científica tem expoente positivo ou negativo?

Mais informações sobre átomos:

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Organize os alunos em grupos e peça para fazerem a leitura da atividade. Converse com a turma sobre os dados da tabela. Verifique se algum aluno(a) está usando adornos feitos com algum dos metais da tabela. Se tiver, peça que o aluno mostre para a sala. Quais são mais caros? Os mais usados/conhecido? Você pode fazer o download dessa atividade para imprimir para os seus alunos. Acesse a resolução dessa atividade.

Propósito: Adicionar e subtrair números escritos em notação científica.

Discuta com a turma:

  • Alguém já tinha ouvido falar sobre esse assunto?
  • É possível enxergar um átomo?
  • Você acha que a escrita das massas dos átomos em notação científica tem expoente positivo ou negativo?

Mais informações sobre átomos:

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Durante a explicação de cada aluno será possível compartilhar as estratégias/raciocínios e também, se for necessário, será um momento para corrigir erros de conceito (teoria) que não ficaram bem compreendidos. Incentive os alunos a compartilhar suas respostas mesmos que pensem estar errado, esse é um momento de troca de ideias e conhecimentos.

Propósito: Compartilhar estratégias de adição e subtração de números escritos em notação científica.

Acesse o guia de intervenção.

Discuta com a turma:

  • Alguém pensou diferente? Será que tem outra forma de fazer?
  • É possível somar ou subtrair números com expoentes diferentes? Como podemos somar ou subtrair números em que os expoentes possuem o mesmo valor?
  • Existe outra forma de representar, somar ou subtrair os números? Qual?

Acesse a resolução dessa atividade.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientações: Peça que os alunos registrem as conclusões e estratégias para somar e subtrair números escritos em notação científica. Relembre também as regras do coeficiente da notação, que deve estar no intervalo entre 1 e 10, podendo ser igual a 1 e sempre menor que 10.

Propósito: Retomar critérios para soma e subtração de números escritos em notação científica.

Discuta com a turma:

  • Alguma dúvida com o expoente da notação científica?
  • Qual é o intervalo do coeficiente da notação?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Organize os alunos (pode ser em fileiras) de forma que cada um faça o seu raio X, atividade será para verificar se eles compreenderam como registrar números em notação científica.

Propósito: Verificar aprendizagem sobre soma e subtração de números escritos em notação científica.

Você pode fazer o download dessa atividade para imprimir para os seus alunos.

Acesse o guia de intervenção. Acesse a resolução dessa atividade.

Raio X para impressão

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Fábio Augusto do Nascimento Vieira

Mentor: Fernando de Mello Trevisani

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF09MA04) Resolver e elaborar problemas com números reais, inclusive em notação científica, envolvendo diferentes operações.

Objetivos específicos

Adicionar e subtrair números escritos em notação científica.

Conceito-chave

Operações com Notação Científica.

Recursos necessários

  • Lápis, borracha e papel.
  • Atividades impressas em folhas, projetadas ou colocadas na lousa.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Retome com os conceitos de potência de base 10, de escrita em notação científica e estratégias para comparar números em notação científica. Lembre que a ordem de grandeza de um número escrito em notação científica é o expoente da potência de base 10 e que a comparação de dois números escritos em notação científica é feita analisando os expoentes das potências de 10: expoentes diferentes (o maior será aquele com maior expoente) ou expoentes iguais (o maior será o que tiver o maior número escritos antes da potência de 10).

Propósito: Retomar conhecimentos sobre potencia de base 10 e notação científica.

Discuta com a turma:

  • Há alguma regularidade nos quadros?
  • O valor do expoente implica de que forma no resultado da potência?
  • O valor do expoente implica de que forma no resultado da notação científica?.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Retome com os conceitos de potência de base 10, de escrita em notação científica e estratégias para comparar números em notação científica. Lembre que a ordem de grandeza de um número escrito em notação científica é o expoente da potência de base 10 e que a comparação de dois números escritos em notação científica é feita analisando os expoentes das potências de 10: expoentes diferentes (o maior será aquele com maior expoente) ou expoentes iguais (o maior será o que tiver o maior número escritos antes da potência de 10).

Propósito: Retomar conhecimentos sobre potencia de base 10 e notação científica.

Discuta com a turma:

  • Há alguma regularidade nos quadros?
  • O valor do expoente implica de que forma no resultado da potência?
  • O valor do expoente implica de que forma no resultado da notação científica?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Retome com os conceitos de potência de base 10, de escrita em notação científica e estratégias para comparar números em notação científica. Lembre que a ordem de grandeza de um número escrito em notação científica é o expoente da potência de base 10 e que a comparação de dois números escritos em notação científica é feita analisando os expoentes das potências de 10: expoentes diferentes (o maior será aquele com maior expoente) ou expoentes iguais (o maior será o que tiver o maior número escritos antes da potência de 10).

Propósito: Retomar conhecimentos sobre potencia de base 10 e notação científica.

Discuta com a turma:

  • Há alguma regularidade nos quadros?
  • O valor do expoente implica de que forma no resultado da potência?
  • O valor do expoente implica de que forma no resultado da notação científica?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Organize os alunos em grupos e peça para fazerem a leitura da atividade. Converse com a turma sobre os dados da tabela. Verifique se algum aluno(a) está usando adornos feitos com algum dos metais da tabela. Se tiver, peça que o aluno mostre para a sala. Quais são mais caros? Os mais usados/conhecido? Você pode fazer o download dessa atividade para imprimir para os seus alunos. Acesse a resolução dessa atividade.

Propósito: Adicionar e subtrair números escritos em notação científica.

Discuta com a turma:

  • Alguém já tinha ouvido falar sobre esse assunto?
  • É possível enxergar um átomo?
  • Você acha que a escrita das massas dos átomos em notação científica tem expoente positivo ou negativo?

Mais informações sobre átomos:

Atividade principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Organize os alunos em grupos e peça para fazerem a leitura da atividade. Converse com a turma sobre os dados da tabela. Verifique se algum aluno(a) está usando adornos feitos com algum dos metais da tabela. Se tiver, peça que o aluno mostre para a sala. Quais são mais caros? Os mais usados/conhecido? Você pode fazer o download dessa atividade para imprimir para os seus alunos. Acesse a resolução dessa atividade.

Propósito: Adicionar e subtrair números escritos em notação científica.

Discuta com a turma:

  • Alguém já tinha ouvido falar sobre esse assunto?
  • É possível enxergar um átomo?
  • Você acha que a escrita das massas dos átomos em notação científica tem expoente positivo ou negativo?

Mais informações sobre átomos:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Organize os alunos em grupos e peça para fazerem a leitura da atividade. Converse com a turma sobre os dados da tabela. Verifique se algum aluno(a) está usando adornos feitos com algum dos metais da tabela. Se tiver, peça que o aluno mostre para a sala. Quais são mais caros? Os mais usados/conhecido? Você pode fazer o download dessa atividade para imprimir para os seus alunos. Acesse a resolução dessa atividade.

Propósito: Adicionar e subtrair números escritos em notação científica.

Discuta com a turma:

  • Alguém já tinha ouvido falar sobre esse assunto?
  • É possível enxergar um átomo?
  • Você acha que a escrita das massas dos átomos em notação científica tem expoente positivo ou negativo?

Mais informações sobre átomos:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Organize os alunos em grupos e peça para fazerem a leitura da atividade. Converse com a turma sobre os dados da tabela. Verifique se algum aluno(a) está usando adornos feitos com algum dos metais da tabela. Se tiver, peça que o aluno mostre para a sala. Quais são mais caros? Os mais usados/conhecido? Você pode fazer o download dessa atividade para imprimir para os seus alunos. Acesse a resolução dessa atividade.

Propósito: Adicionar e subtrair números escritos em notação científica.

Discuta com a turma:

  • Alguém já tinha ouvido falar sobre esse assunto?
  • É possível enxergar um átomo?
  • Você acha que a escrita das massas dos átomos em notação científica tem expoente positivo ou negativo?

Mais informações sobre átomos:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Organize os alunos em grupos e peça para fazerem a leitura da atividade. Converse com a turma sobre os dados da tabela. Verifique se algum aluno(a) está usando adornos feitos com algum dos metais da tabela. Se tiver, peça que o aluno mostre para a sala. Quais são mais caros? Os mais usados/conhecido? Você pode fazer o download dessa atividade para imprimir para os seus alunos. Acesse a resolução dessa atividade.

Propósito: Adicionar e subtrair números escritos em notação científica.

Discuta com a turma:

  • Alguém já tinha ouvido falar sobre esse assunto?
  • É possível enxergar um átomo?
  • Você acha que a escrita das massas dos átomos em notação científica tem expoente positivo ou negativo?

Mais informações sobre átomos:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Durante a explicação de cada aluno será possível compartilhar as estratégias/raciocínios e também, se for necessário, será um momento para corrigir erros de conceito (teoria) que não ficaram bem compreendidos. Incentive os alunos a compartilhar suas respostas mesmos que pensem estar errado, esse é um momento de troca de ideias e conhecimentos.

Propósito: Compartilhar estratégias de adição e subtração de números escritos em notação científica.

Acesse o guia de intervenção.

Discuta com a turma:

  • Alguém pensou diferente? Será que tem outra forma de fazer?
  • É possível somar ou subtrair números com expoentes diferentes? Como podemos somar ou subtrair números em que os expoentes possuem o mesmo valor?
  • Existe outra forma de representar, somar ou subtrair os números? Qual?

Acesse a resolução dessa atividade.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientações: Peça que os alunos registrem as conclusões e estratégias para somar e subtrair números escritos em notação científica. Relembre também as regras do coeficiente da notação, que deve estar no intervalo entre 1 e 10, podendo ser igual a 1 e sempre menor que 10.

Propósito: Retomar critérios para soma e subtração de números escritos em notação científica.

Discuta com a turma:

  • Alguma dúvida com o expoente da notação científica?
  • Qual é o intervalo do coeficiente da notação?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Organize os alunos (pode ser em fileiras) de forma que cada um faça o seu raio X, atividade será para verificar se eles compreenderam como registrar números em notação científica.

Propósito: Verificar aprendizagem sobre soma e subtração de números escritos em notação científica.

Você pode fazer o download dessa atividade para imprimir para os seus alunos.

Acesse o guia de intervenção. Acesse a resolução dessa atividade.

Raio X para impressão

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 9º ano :

Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem sobre o conjunto dos números reais como ampliação dos racionais; números irracionais e seu significado; representação dos números reais na reta numerada; cálculos com números reais: as quatro operações, e potências com expoentes negativos e fracionários; resolução de problema envolvendo operações com números escritos em notação científica e operações com percentuais sucessivos.

MAIS AULAS DE Matemática do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09MA04 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano