9578
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 2º ano > Geometria

Plano de aula - Planificando as figuras não planas

Plano de aula de matemática com atividades para 3 do Fundamental sobre identificar e dar nome a pirâmide de base quadrada e o paralelepípedo. Planificar os sólidos e reconhecer as faces do pirâmide e do paralelepípedo.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Mariana Conceição Nery da Silva

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano MAT2_16GEO03

Recursos:
- Essenciais: Meio de comunicação com os alunos: ( Zoom, Meet, Google sala de aula; WhatsApp ou por intermédio dos responsáveis dos alunos); Material do aluno; tesoura e cola.
_ Opcionais: Sólidos Geométricos; O que são: Vértices, Faces e Arestas O Grande Mistério Das Pirâmides Do Egito | Vídeos Educativos para Crianças; PRISMAS E PIRÂMIDES

Para este plano, foque nas etapas do Aquecimento e Atividade principal.

Aquecimento e Atividade principal
Explique aos alunos que nessa aula eles aprenderão a identificar e dar nome a pirâmide de base quadrada. Mostre a imagem das pirâmides do Egito, que está no slide 2. Comente com os alunos que elas foram construídas para sepultar os faraós. Estimule-os a observarem as características dessa figura não plana. Pergunte aos alunos como é a vista da pirâmide de frente, de cima e argumente sobre a base. Direcione uma reflexão voltada para associação das partes da pirâmide com as figuras planas.
     - Vocês conhecem as pirâmides do Egito?
     - Sabiam que elas são construções muito antigas?
     - Vamos observar as características dessa pirâmide. Você lembra de outro objeto que lembra essa figura não plana?
Depois encaminhe para eles o molde da pirâmide que está no documento “Materiais e atividades” para que eles recortem e montem. Oriente a montagem e peça que deixem a peça secar antes de manipulá-la. Use o meio de comunicação que for possível. Se você tiver em momento síncrono com eles, pode compartilhar a tela do seu computador com os slides 3 e 4.
Se você tiver grupo de WhatsApp com a turma envie imagens dos slides e dê as orientações por áudio ou por mensagem. Peça aos alunos que usem a pirâmide montada por eles, explorem as partes desse sólido. Estimule aos alunos a manipular as partes, no caso do vértice, oriente a senti-lo com os dedos. Faça assim, também com as arestas. Já ao falar sobre as faces, peça que eles identifiquem quantas faces este sólido possui. O importante dessa atividade não é que eles decorem o nome das partes, mas sim que os alunos as conheçam e ouçam a nomenclatura correta de cada uma delas. Faça algumas perguntas sobre os sólidos para que os alunos respondam:
     - Quantas partes tem essa peça?
     - Essas partes são todas iguais?
     - Quantas partes se parecem com um triângulo?
     - E a outra parte, se parece com qual figura plana?
Se nenhuma destas formas de comunicação for possível, você pode enviar o documento com o molde, ou ainda pode postar a tarefa na página da sua turma no Google sala de aula. Nestes casos, envie as orientações por escrito e faça as perguntas também, para que você tenha as respostas e possa usá-las para promover uma reflexão com a turma toda depois.

Discussão das soluções
Disponibilize um meio em que os alunos possam socializar suas descobertas. Se tiver comunicação pelo celular ou de modo síncrono, deixe que falem sobre as características da pirâmide. Pergunte:
     - Quais são as partes da pirâmide? Quantas partes se parecem com um triângulo?

Encerramento
Apresente aos alunos à sistematização da aula. Mostre a parte conceitual do que foi trabalhado durante as atividades, apresentando o slide 9. No caso das tarefas impressas, encerre a atividade enviando o texto do slide com a aprendizagem da aula junto com a devolutiva de cada um.

Convite às famílias
Você pode dar sugestões de apoio a realização da tarefa, enviando aos responsáveis dos alunos um pequeno texto junto com a atividade; ou ainda gravar um áudio e enviar no grupo de WhatsApp. Explique o objetivo da aula e a importância do envolvimento dos familiares para que a tarefa seja concluída. Se seus alunos tiverem acesso à internet, disponibilize os links dos vídeos que estão nos recursos para que eles possam assistir.

Sugestão Enviada Por: Eliane Zanin


Código: MAT2_16GEO03

(EF02MA14) Reconhecer, nomear e comparar figuras geométricas espaciais (cubo, bloco retangular, pirâmide, cone, cilindro e esfera), relacionando-as com objetos do mundo físico.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 2º ano:

Com o plano de aula sobre geometria, os alunos aprendem localização espacial, leitura e elaboração de plantas baixas, reconhecimento de figuras planas, sólidos geométricos e suas propriedades, problemas envolvendo formas geométricas e suas características.

MAIS AULAS DE Matemática do 2º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas