Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano MAT5_12NUM05
Recursos
- Necessários: -
- Opcionais: -
Para este plano, foque na etapa Retomada, Atividade principal, Discussão das soluções e Encerramento
Retomada
Professor(a), você pode realizar a Retomada deste plano com seus alunos seja em uma aula síncrona ou assíncrona. Compartilhe com a turma os slides presentes nesta atividade, os alunos não precisam reproduzir a imagem em seus cadernos, basta descreverem o padrão. Caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona permita que os alunos exponham suas resoluções e conversem entre si, mas caso esteja ocorrendo de forma assíncrona, os estudantes podem enviar suas respostas em formato de texto ou áudio.
Atividade principal
Professor(a), compartilhe com a turma o problema presente nesta atividade e solicite que reproduzam descrevam o padrão encontrado para a numeração das casas. Caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona permita que os alunos exponham suas resoluções e caso esteja ocorrendo de forma assíncrona os estudantes podem enviar suas resoluções em formato de imagem (foto) e explicá-las através de áudio ou vídeo.
Discussão das soluções
Professor(a), compartilhe com a turma a resolução da atividade e caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona, sugerimos que você verbalize cada etapa da resolução mostrando um slide por vez. Caso a aula esteja ocorrendo de forma assíncrona você pode gravar um vídeo mostrando os slides e refletindo as soluções propostas.
Encerramento
Professor(a), solicite que os estudantes escrevam com suas palavras o que compreenderam sobre padrões em sequências e quais estratégias são importantes para encontrar certos padrões. Compartilhe com os alunos o slide presente nesta etapa do plano de aula e peça que eles ilustrem um exemplo.
Raio X
O problema proposto no Raio X pode ser enviado em formato de imagem para os alunos e solicitado como uma “tarefa” a ser entregue em momento a ser combinado com a turma.
Convite às famílias
Professor(a), sugira que os estudantes compartilhem com seus familiares o que aprenderam sobre reconhecimento de padrões. Eles podem, baseado na atividade principal, tentar identificar o padrão na numeração das casas de sua rua. Será que segue algum?
Sugestão Enviada Por: Lara Martins Barbosa
Código: MAT5_12NUM05
(EF05MA01) Ler, escrever e ordenar números naturais até a ordem das centenas de milhar com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal.
Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem expressão e comparação de números de até seis algarismos, fluência em cálculo mental e resolução de problemas com as quatro operações entre naturais e racionais positivos, reconhecimento de números racionais na forma fracionária e decimal, investigação de estratégias de cálculo de porcentagem por procedimentos não convencionais, resolução de problemas de contagem com uso de tabelas, diagramas e árvores de possibilidades.
Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.
Ver mais detalhes