11016
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 2º ano > Álgebra

Plano de aula - Regularidades em sequências repetitivas - Dado com figuras

Plano de aula de Matemática com atividades para 2º ano do Fundamental sobre Sequência, Regularidade e elemento ausente

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Gerviz Fernandes de Lima

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Gerviz Fernandes de Lima

Mentor: Paulo César da Silva Rocha

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim

Habilidade da BNCC

(EF02MA10) Descrever um padrão (ou regularidade) de sequências repetitivas e de sequências recursivas, por meio de palavras, símbolos ou desenhos.

Objetivos específicos

Identificar regularidades em sequências repetitivas de símbolos e figuras, determinando elementos ausentes.

Conceito-chave

Sequência, Regularidade e elemento ausente.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Inicie a aula questionando o que eles conhecem por padrão em uma sequência.

Propósito: Compreender o que eles já conhecem, e o conceito que aprenderam anteriormente sobre sequências.

Discuta com a turma:

  • Todas as prateleiras seguem o mesmo padrão? Por quê?
  • Que caracteristicas definem cada prateleira?

Leitura Complementar: O texto Álgebra desde cedo, de Santomauro (2009), traz um olhar sobre as crianças que já são capazes de resolver problemas algébricos usando tabelas e até equações para organizar seu raciocínio, acesse aqui.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Orientação: Reproduza a folha impressa com o dado, que pode ser reproduzido em diferentes tamanhos. Como sugestão, caso o dado não possa ser reproduzido, é a entrega das figuras por meio de fichas, no qual o aluno deve colocá-las viradas para baixo e selecionar aleatoriamente 3 imagens. Projete este exemplo, que servirá como demonstração e investigação inicial para o próximo passo da atividade. Foque nas perguntas que devem ser feitas à turma, permita que eles troquem informações e discutam as diferentes estratégias para resolução do problema. Os alunos devem jogar o dado três vezes, de forma a construir a sequência incluindo um elemento ausente.

Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem sobre padrão para estabelecer regularidades sobre sequências repetitivas.

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Orientação: Reproduza a folha impressa com o dado, que pode ser reproduzido em diferentes tamanhos. Como sugestão, caso o dado não possa ser reproduzido, é a entrega das figuras por meio de fichas, no qual o aluno deve colocá-las viradas para baixo e selecionar aleatoriamente 3 imagens. Projete este exemplo, que servirá como demonstração e investigação inicial para o próximo passo da atividade. Foque nas perguntas que devem ser feitas à turma, permita que eles troquem informações e discutam as diferentes estratégias para resolução do problema. Os alunos devem jogar o dado três vezes, de forma a construir a sequência incluindo um elemento ausente.

Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem sobre padrão para estabelecer regularidades sobre sequências repetitivas.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Orientação: Reproduza a folha impressa com o dado, que pode ser reproduzido em diferentes tamanhos. Como sugestão, caso o dado não possa ser reproduzido, é a entrega das figuras por meio de fichas, no qual o aluno deve colocá-las viradas para baixo e selecionar aleatoriamente 3 imagens. Projete este exemplo, que servirá como demonstração e investigação inicial para o próximo passo da atividade. Foque nas perguntas que devem ser feitas à turma, permita que eles troquem informações e discutam as diferentes estratégias para resolução do problema. Os alunos devem jogar o dado três vezes, de forma a construir a sequência incluindo um elemento ausente.

Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem sobre padrão para estabelecer regularidades sobre sequências repetitivas.

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 7 e 8)

Orientação: Realize a discussão da atividade investigando o padrão, nomeando cada elemento e quantas vezes ele se repete na sequência inicial. Verifique se houve algum aluno que não entendeu, ou não encontrou a padronização. Convide um aluno para explicar o padrão criado por ele. Questione o que se assemelha e o que diferencia todos os padrões.

Propósito: Valorizar a produção de cada aluno, explorando a estratégia de explicação e ampliação das sequências.

Discuta com a turma:

  • Você pode indicar o elemento inicial dessa sequência?
  • Há outra forma de explicar o padrão? Qual?
  • Algum elemento que não faz parte da sequência?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 7 e 8)

Orientação: Realize a discussão da atividade investigando o padrão, nomeando cada elemento e quantas vezes ele se repete na sequência inicial. Verifique se houve algum aluno que não entendeu, ou não encontrou a padronização. Convide um aluno para explicar o padrão criado por ele. Questione o que se assemelha e o que diferencia todos os padrões.

Propósito: Valorizar a produção de cada aluno, explorando a estratégia de explicação e ampliação das sequências.

Discuta com a turma:

  • Você pode indicar o elemento inicial dessa sequência?
  • Há outra forma de explicar o padrão? Qual?
  • Algum elemento que não faz parte da sequência?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Finalize a atividade lendo ou deixando que os alunos leiam a aprendizagem da aula.

Propósito: Retomar os conceitos iniciais da aprendizagem.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Entregue a atividade impressa aos alunos e dê um tempo para que realizem a leitura. Peça para que investiguem como as frutas estão organizadas, como a sequência está construída, de acordo com o padrão de regularidade apresentada.

Propósito: Verificar se os alunos conseguem identificar uma regularidade repetitiva na sequência.

Leitura Complementar: Acesse um jogo de sequência lógica que desperta a atenção e raciocínio dos alunos, disponível aqui.

Materiais complementares para impressão:
Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Gerviz Fernandes de Lima

Mentor: Paulo César da Silva Rocha

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim

Habilidade da BNCC

(EF02MA10) Descrever um padrão (ou regularidade) de sequências repetitivas e de sequências recursivas, por meio de palavras, símbolos ou desenhos.

Objetivos específicos

Identificar regularidades em sequências repetitivas de símbolos e figuras, determinando elementos ausentes.

Conceito-chave

Sequência, Regularidade e elemento ausente.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Inicie a aula questionando o que eles conhecem por padrão em uma sequência.

Propósito: Compreender o que eles já conhecem, e o conceito que aprenderam anteriormente sobre sequências.

Discuta com a turma:

  • Todas as prateleiras seguem o mesmo padrão? Por quê?
  • Que caracteristicas definem cada prateleira?

Leitura Complementar: O texto Álgebra desde cedo, de Santomauro (2009), traz um olhar sobre as crianças que já são capazes de resolver problemas algébricos usando tabelas e até equações para organizar seu raciocínio, acesse aqui.

Slide Plano Aula

Orientação: Reproduza a folha impressa com o dado, que pode ser reproduzido em diferentes tamanhos. Como sugestão, caso o dado não possa ser reproduzido, é a entrega das figuras por meio de fichas, no qual o aluno deve colocá-las viradas para baixo e selecionar aleatoriamente 3 imagens. Projete este exemplo, que servirá como demonstração e investigação inicial para o próximo passo da atividade. Foque nas perguntas que devem ser feitas à turma, permita que eles troquem informações e discutam as diferentes estratégias para resolução do problema. Os alunos devem jogar o dado três vezes, de forma a construir a sequência incluindo um elemento ausente.

Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem sobre padrão para estabelecer regularidades sobre sequências repetitivas.

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Orientação: Reproduza a folha impressa com o dado, que pode ser reproduzido em diferentes tamanhos. Como sugestão, caso o dado não possa ser reproduzido, é a entrega das figuras por meio de fichas, no qual o aluno deve colocá-las viradas para baixo e selecionar aleatoriamente 3 imagens. Projete este exemplo, que servirá como demonstração e investigação inicial para o próximo passo da atividade. Foque nas perguntas que devem ser feitas à turma, permita que eles troquem informações e discutam as diferentes estratégias para resolução do problema. Os alunos devem jogar o dado três vezes, de forma a construir a sequência incluindo um elemento ausente.

Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem sobre padrão para estabelecer regularidades sobre sequências repetitivas.

Slide Plano Aula

Orientação: Reproduza a folha impressa com o dado, que pode ser reproduzido em diferentes tamanhos. Como sugestão, caso o dado não possa ser reproduzido, é a entrega das figuras por meio de fichas, no qual o aluno deve colocá-las viradas para baixo e selecionar aleatoriamente 3 imagens. Projete este exemplo, que servirá como demonstração e investigação inicial para o próximo passo da atividade. Foque nas perguntas que devem ser feitas à turma, permita que eles troquem informações e discutam as diferentes estratégias para resolução do problema. Os alunos devem jogar o dado três vezes, de forma a construir a sequência incluindo um elemento ausente.

Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem sobre padrão para estabelecer regularidades sobre sequências repetitivas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 7 e 8)

Orientação: Realize a discussão da atividade investigando o padrão, nomeando cada elemento e quantas vezes ele se repete na sequência inicial. Verifique se houve algum aluno que não entendeu, ou não encontrou a padronização. Convide um aluno para explicar o padrão criado por ele. Questione o que se assemelha e o que diferencia todos os padrões.

Propósito: Valorizar a produção de cada aluno, explorando a estratégia de explicação e ampliação das sequências.

Discuta com a turma:

  • Você pode indicar o elemento inicial dessa sequência?
  • Há outra forma de explicar o padrão? Qual?
  • Algum elemento que não faz parte da sequência?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 7 e 8)

Orientação: Realize a discussão da atividade investigando o padrão, nomeando cada elemento e quantas vezes ele se repete na sequência inicial. Verifique se houve algum aluno que não entendeu, ou não encontrou a padronização. Convide um aluno para explicar o padrão criado por ele. Questione o que se assemelha e o que diferencia todos os padrões.

Propósito: Valorizar a produção de cada aluno, explorando a estratégia de explicação e ampliação das sequências.

Discuta com a turma:

  • Você pode indicar o elemento inicial dessa sequência?
  • Há outra forma de explicar o padrão? Qual?
  • Algum elemento que não faz parte da sequência?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Finalize a atividade lendo ou deixando que os alunos leiam a aprendizagem da aula.

Propósito: Retomar os conceitos iniciais da aprendizagem.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Entregue a atividade impressa aos alunos e dê um tempo para que realizem a leitura. Peça para que investiguem como as frutas estão organizadas, como a sequência está construída, de acordo com o padrão de regularidade apresentada.

Propósito: Verificar se os alunos conseguem identificar uma regularidade repetitiva na sequência.

Leitura Complementar: Acesse um jogo de sequência lógica que desperta a atenção e raciocínio dos alunos, disponível aqui.

Materiais complementares para impressão:
Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Álgebra do 2º ano :

Com o plano de aula sobre álgebra, os alunos aprendem sequências recursivas e repetitivas e regularidades das sequências, representadas de diversas formas.

MAIS AULAS DE Matemática do 2º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02MA10 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano