11003
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Sequências recursivas com números naturais

POR: ALINE FLORIDO DE FIGUEIREDO 15/10/2018
Código: MAT1_07ALG04

1º ano / Matemática / Álgebra

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF01MA10) Descrever, após o reconhecimento e a explicitação de um padrão (ou regularidade), os elementos ausentes em sequências recursivas de números naturais, objetos ou figuras.

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º ano do Fundamental sobre Sequências recursivas

 

Objetivo select-down

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Aline Florido de Figueiredo

Mentor: Paulo César da Silva Rocha

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim



Habilidade da BNCC

(EF01MA10) Descrever após o reconhecimento e a explicitação de um padrão (ou regularidade), os elementos ausentes em sequências recursivas de números naturais, objetos ou figuras.

Objetivos específicos

  • Investigar e justificar a regularidade numa sequência de números naturais.
  • Fazer uso da observação da regularidade para justificar a ausência de elementos da sequência recursiva.



Conceito-chave

Sequências recursivas



Recursos necessários

  • Lápis preto
  • Atividades impressas
  • Cola
  • Tesoura

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Chame 5 alunos e peça que eles representem com as mãos as quantidades demonstradas no slide. Eles devem ficar posicionadas um ao lado da outro. Peça a uma dupla de alunos que observe e descreva o padrão apresentado pelas mãos dos seus colegas. Depois de descrever, peça que eles dêem sequência ao padrão, chamando mais um colega e falando qual número com as mãos ele deve formar (8). pergunte o porquê de tal escolha. Prossiga e chame mais um colega que representará a próxima quantidade com as mãos (10) e mais uma vez solicite a explicação que justifica o resultado. Registre todos os números no quadro ou em uma tira de papel de maneira que todos consigam ver o registro numérico da atividade.Caso haja interesse pode-se continuar a sequência chamando agora dois colegas de cada vez para formar os demais elementos da sequência visto que serão números maiores que 10.

Propósito: Promover a participação de todos no processo de investigação e elaboração das soluções.

Discuta com a turma:

  • O que vocês observaram na arrumação das quantidades?
  • Como o padrão se modifica de uma quantidade para outra?

Material Complementar:

Leia aqui a entrevista de Levin (2005) à Nova Escola sobre a importância do trabalho corporal nos processos de aprendizagem.

Atividade principal select-down

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4 ao 10)

Orientações: Leia a história para os alunos. Envolva-os numa experiência lúdica apropriada para a idade. Divida a turma em grupos e distribua a atividade. Em cada grupo, todos devem ter a mesma atividade. A intenção é que cada grupo realize uma atividade diferente. Certifique-se de que entenderam a proposta e permita que descrevam suas percepções acerca do padrão apresentado, discutam e registrem as possíveis soluções. Os alunos vão continuar a sequência até que todos números estejam posicionados.

Propósito: Analisar o padrão de modo a completar a ausência de elementos.

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Atividade Principal select-down

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10)

Orientações: Leia a história para os alunos. Envolva-os numa experiência lúdica apropriada para a idade. Divida a turma em grupos e distribua a atividade. Em cada grupo, todos devem ter a mesma atividade. A intenção é que cada grupo realize uma atividade diferente. Certifique-se de que entenderam a proposta e permita que descrevam suas percepções acerca do padrão apresentado, discutam e registrem as possíveis soluções. Os alunos vão continuar a sequência até que todos números estejam posicionados.

Propósito: Analisar o padrão de modo a completar a ausência de elementos.

Atividade principal select-down

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4 ao 10)

Orientações: Leia a história para os alunos. Envolva-os numa experiência lúdica apropriada para a idade. Divida a turma em grupos e distribua a atividade. Em cada grupo, todos devem ter a mesma atividade. A intenção é que cada grupo realize uma atividade diferente. Certifique-se de que entenderam a proposta e permita que descrevam suas percepções acerca do padrão apresentado, discutam e registrem as possíveis soluções. Os alunos vão continuar a sequência até que todos números estejam posicionados.

Propósito: Analisar o padrão de modo a completar a ausência de elementos.

Atividade principal select-down

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4 ao 10)

Orientações: Leia a história para os alunos. Envolva-os numa experiência lúdica apropriada para a idade. Divida a turma em grupos e distribua a atividade. Em cada grupo, todos devem ter a mesma atividade. A intenção é que cada grupo realize uma atividade diferente. Certifique-se de que entenderam a proposta e permita que descrevam suas percepções acerca do padrão apresentado, discutam e registrem as possíveis soluções. Os alunos vão continuar a sequência até que todos números estejam posicionados.

Propósito: Analisar o padrão de modo a completar a ausência de elementos.

Atividade principal select-down

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4 ao 10)

Orientações: Leia a história para os alunos. Envolva-os numa experiência lúdica apropriada para a idade. Divida a turma em grupos e distribua a atividade. Em cada grupo, todos devem ter a mesma atividade. A intenção é que cada grupo realize uma atividade diferente. Certifique-se de que entenderam a proposta e permita que descrevam suas percepções acerca do padrão apresentado, discutam e registrem as possíveis soluções. Os alunos vão continuar a sequência até que todos números estejam posicionados.

Propósito: Analisar o padrão de modo a completar a ausência de elementos.

Discuta com a turma:

  • O que é possível observar nos papéis que a bruxa bagunçou?
  • Vamos ampliar a sequência. Qual é o próximo elemento?

Atividade principal select-down

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4 ao 10)

Orientações: Leia a história para os alunos. Envolva-os numa experiência lúdica apropriada para a idade. Divida a turma em grupos e distribua a atividade. Em cada grupo, todos devem ter a mesma atividade. A intenção é que cada grupo realize uma atividade diferente. Certifique-se de que entenderam a proposta e permita que descrevam suas percepções acerca do padrão apresentado, discutam e registrem as possíveis soluções. Os alunos vão continuar a sequência até que todos números estejam posicionados.

Propósito: Analisar o padrão de modo a completar a ausência de elementos.

Discuta com a turma:

  • O que é possível observar nos papéis que a bruxa bagunçou?
  • Vamos ampliar a sequência. Qual é o próximo elemento?

Atividade principal select-down

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4 ao 10)

Orientações: Leia a história para os alunos. Envolva-os numa experiência lúdica apropriada para a idade. Divida a turma em grupos e distribua a atividade. Em cada grupo todos devem ter a mesma atividade. A intenção é que cada grupo realize uma atividade diferente. Certifique-se de que entenderam a proposta e permita que descrevam suas percepções acerca do padrão apresentado, discutam e registrem as possíveis soluções. Os alunos vão continuar a sequência até que todos números estejam posicionados.

Propósito: Analisar o padrão de modo a completar a ausência de elementos.

Discuta com a turma:

  • O que é possível observar nos papéis que a bruxa bagunçou?
  • Vamos ampliar a sequência. Qual é o próximo elemento?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Discussão de soluções select-down

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 11, 12 e 13)

Orientações: Chame o primeiro grupo e peça que os alunos demonstrem como descobriram a regularidade no padrão e qual foi sua solução. Depois que este tiver acabado, chame o segundo grupo que resolveu a mesma questão sobre a geleia de uva.

Propósito: Sistematizar o pensamento, as soluções e as diferentes maneiras de chegar a ela.

Discussão de soluções select-down

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 11, 12 e 13)

Orientações: Chame o primeiro grupo e peça que os alunos demonstrem como descobriram a regularidade no padrão e qual foi sua solução. Depois que este tiver acabado, chame o segundo grupo que resolveu a mesma questão sobre a geleia de laranja.

Propósito: Sistematizar o pensamento, as soluções e as diferentes maneiras de chegar a ela.

Discussão de soluções select-down

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 11, 12 e 13)

Orientações: Chame o primeiro grupo e peça que os alunos demonstrem como descobriram a regularidade no padrão e qual foi sua solução. Depois que este tiver acabado, chame o segundo grupo que resolveu a mesma questão sobre a geleia de abacaxi.

Propósito: Sistematizar o pensamento, as soluções e as diferentes maneiras de chegar a ela.

Sistematização do conceito select-down

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Finalize a atividade lendo ou deixando que os alunos leiam a aprendizagem da aula.

Propósito: Desenvolver a habilidade de observação, descrição e ampliação de uma regularidade em uma sequência recursiva.

Encerramento select-down

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Encerre a aula retomando os principais conceitos aprendidos durante as atividades. É importante que o aluno consolide o que foi aprendido durante a aula.

Propósito: Encerrar as atividades da aula retomando o que foi visto.

Raio x select-down

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Leia para os alunos ou peça que, individualmente, leiam a atividade e a realizem. O objetivo da atividade é verificar se as aprendizagens da aula foram alcançadas: que o aluno consiga perceber relação entre as peças de dominós e as quantidades de bolinhas.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem no padrão apresentado e dêem continuidade a ele.

Discuta com a turma:

  • Qual o padrão está apresentado? O que acontece?
  • Quais serão os próximos desenhos a serem feitos?

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Aline Florido de Figueiredo

Mentor: Paulo César da Silva Rocha

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim



Habilidade da BNCC

(EF01MA10) Descrever após o reconhecimento e a explicitação de um padrão (ou regularidade), os elementos ausentes em sequências recursivas de números naturais, objetos ou figuras.

Objetivos específicos

  • Investigar e justificar a regularidade numa sequência de números naturais.
  • Fazer uso da observação da regularidade para justificar a ausência de elementos da sequência recursiva.



Conceito-chave

Sequências recursivas



Recursos necessários

  • Lápis preto
  • Atividades impressas
  • Cola
  • Tesoura

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Chame 5 alunos e peça que eles representem com as mãos as quantidades demonstradas no slide. Eles devem ficar posicionadas um ao lado da outro. Peça a uma dupla de alunos que observe e descreva o padrão apresentado pelas mãos dos seus colegas. Depois de descrever, peça que eles dêem sequência ao padrão, chamando mais um colega e falando qual número com as mãos ele deve formar (8). pergunte o porquê de tal escolha. Prossiga e chame mais um colega que representará a próxima quantidade com as mãos (10) e mais uma vez solicite a explicação que justifica o resultado. Registre todos os números no quadro ou em uma tira de papel de maneira que todos consigam ver o registro numérico da atividade.Caso haja interesse pode-se continuar a sequência chamando agora dois colegas de cada vez para formar os demais elementos da sequência visto que serão números maiores que 10.

Propósito: Promover a participação de todos no processo de investigação e elaboração das soluções.

Discuta com a turma:

  • O que vocês observaram na arrumação das quantidades?
  • Como o padrão se modifica de uma quantidade para outra?

Material Complementar:

Leia aqui a entrevista de Levin (2005) à Nova Escola sobre a importância do trabalho corporal nos processos de aprendizagem.

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4 ao 10)

Orientações: Leia a história para os alunos. Envolva-os numa experiência lúdica apropriada para a idade. Divida a turma em grupos e distribua a atividade. Em cada grupo, todos devem ter a mesma atividade. A intenção é que cada grupo realize uma atividade diferente. Certifique-se de que entenderam a proposta e permita que descrevam suas percepções acerca do padrão apresentado, discutam e registrem as possíveis soluções. Os alunos vão continuar a sequência até que todos números estejam posicionados.

Propósito: Analisar o padrão de modo a completar a ausência de elementos.

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10)

Orientações: Leia a história para os alunos. Envolva-os numa experiência lúdica apropriada para a idade. Divida a turma em grupos e distribua a atividade. Em cada grupo, todos devem ter a mesma atividade. A intenção é que cada grupo realize uma atividade diferente. Certifique-se de que entenderam a proposta e permita que descrevam suas percepções acerca do padrão apresentado, discutam e registrem as possíveis soluções. Os alunos vão continuar a sequência até que todos números estejam posicionados.

Propósito: Analisar o padrão de modo a completar a ausência de elementos.

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4 ao 10)

Orientações: Leia a história para os alunos. Envolva-os numa experiência lúdica apropriada para a idade. Divida a turma em grupos e distribua a atividade. Em cada grupo, todos devem ter a mesma atividade. A intenção é que cada grupo realize uma atividade diferente. Certifique-se de que entenderam a proposta e permita que descrevam suas percepções acerca do padrão apresentado, discutam e registrem as possíveis soluções. Os alunos vão continuar a sequência até que todos números estejam posicionados.

Propósito: Analisar o padrão de modo a completar a ausência de elementos.

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4 ao 10)

Orientações: Leia a história para os alunos. Envolva-os numa experiência lúdica apropriada para a idade. Divida a turma em grupos e distribua a atividade. Em cada grupo, todos devem ter a mesma atividade. A intenção é que cada grupo realize uma atividade diferente. Certifique-se de que entenderam a proposta e permita que descrevam suas percepções acerca do padrão apresentado, discutam e registrem as possíveis soluções. Os alunos vão continuar a sequência até que todos números estejam posicionados.

Propósito: Analisar o padrão de modo a completar a ausência de elementos.

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4 ao 10)

Orientações: Leia a história para os alunos. Envolva-os numa experiência lúdica apropriada para a idade. Divida a turma em grupos e distribua a atividade. Em cada grupo, todos devem ter a mesma atividade. A intenção é que cada grupo realize uma atividade diferente. Certifique-se de que entenderam a proposta e permita que descrevam suas percepções acerca do padrão apresentado, discutam e registrem as possíveis soluções. Os alunos vão continuar a sequência até que todos números estejam posicionados.

Propósito: Analisar o padrão de modo a completar a ausência de elementos.

Discuta com a turma:

  • O que é possível observar nos papéis que a bruxa bagunçou?
  • Vamos ampliar a sequência. Qual é o próximo elemento?

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4 ao 10)

Orientações: Leia a história para os alunos. Envolva-os numa experiência lúdica apropriada para a idade. Divida a turma em grupos e distribua a atividade. Em cada grupo, todos devem ter a mesma atividade. A intenção é que cada grupo realize uma atividade diferente. Certifique-se de que entenderam a proposta e permita que descrevam suas percepções acerca do padrão apresentado, discutam e registrem as possíveis soluções. Os alunos vão continuar a sequência até que todos números estejam posicionados.

Propósito: Analisar o padrão de modo a completar a ausência de elementos.

Discuta com a turma:

  • O que é possível observar nos papéis que a bruxa bagunçou?
  • Vamos ampliar a sequência. Qual é o próximo elemento?

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4 ao 10)

Orientações: Leia a história para os alunos. Envolva-os numa experiência lúdica apropriada para a idade. Divida a turma em grupos e distribua a atividade. Em cada grupo todos devem ter a mesma atividade. A intenção é que cada grupo realize uma atividade diferente. Certifique-se de que entenderam a proposta e permita que descrevam suas percepções acerca do padrão apresentado, discutam e registrem as possíveis soluções. Os alunos vão continuar a sequência até que todos números estejam posicionados.

Propósito: Analisar o padrão de modo a completar a ausência de elementos.

Discuta com a turma:

  • O que é possível observar nos papéis que a bruxa bagunçou?
  • Vamos ampliar a sequência. Qual é o próximo elemento?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 11, 12 e 13)

Orientações: Chame o primeiro grupo e peça que os alunos demonstrem como descobriram a regularidade no padrão e qual foi sua solução. Depois que este tiver acabado, chame o segundo grupo que resolveu a mesma questão sobre a geleia de uva.

Propósito: Sistematizar o pensamento, as soluções e as diferentes maneiras de chegar a ela.

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 11, 12 e 13)

Orientações: Chame o primeiro grupo e peça que os alunos demonstrem como descobriram a regularidade no padrão e qual foi sua solução. Depois que este tiver acabado, chame o segundo grupo que resolveu a mesma questão sobre a geleia de laranja.

Propósito: Sistematizar o pensamento, as soluções e as diferentes maneiras de chegar a ela.

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 11, 12 e 13)

Orientações: Chame o primeiro grupo e peça que os alunos demonstrem como descobriram a regularidade no padrão e qual foi sua solução. Depois que este tiver acabado, chame o segundo grupo que resolveu a mesma questão sobre a geleia de abacaxi.

Propósito: Sistematizar o pensamento, as soluções e as diferentes maneiras de chegar a ela.

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Finalize a atividade lendo ou deixando que os alunos leiam a aprendizagem da aula.

Propósito: Desenvolver a habilidade de observação, descrição e ampliação de uma regularidade em uma sequência recursiva.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Encerre a aula retomando os principais conceitos aprendidos durante as atividades. É importante que o aluno consolide o que foi aprendido durante a aula.

Propósito: Encerrar as atividades da aula retomando o que foi visto.

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Leia para os alunos ou peça que, individualmente, leiam a atividade e a realizem. O objetivo da atividade é verificar se as aprendizagens da aula foram alcançadas: que o aluno consiga perceber relação entre as peças de dominós e as quantidades de bolinhas.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem no padrão apresentado e dêem continuidade a ele.

Discuta com a turma:

  • Qual o padrão está apresentado? O que acontece?
  • Quais serão os próximos desenhos a serem feitos?

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Aline Florido de Figueiredo

Mentor: Paulo César da Silva Rocha

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim



Habilidade da BNCC

(EF01MA10) Descrever após o reconhecimento e a explicitação de um padrão (ou regularidade), os elementos ausentes em sequências recursivas de números naturais, objetos ou figuras.

Objetivos específicos

  • Investigar e justificar a regularidade numa sequência de números naturais.
  • Fazer uso da observação da regularidade para justificar a ausência de elementos da sequência recursiva.



Conceito-chave

Sequências recursivas



Recursos necessários

  • Lápis preto
  • Atividades impressas
  • Cola
  • Tesoura

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

OUTRAS AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes