11003
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

1º ano / Matemática / Álgebra

Plano de aula - Sequências recursivas com números naturais

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º ano do Fundamental sobre Sequências recursivas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: ALINE FLORIDO DE FIGUEIREDO

 

Objetivo select-down

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Aline Florido de Figueiredo

Mentor: Paulo César da Silva Rocha

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim



Habilidade da BNCC

(EF01MA10) Descrever após o reconhecimento e a explicitação de um padrão (ou regularidade), os elementos ausentes em sequências recursivas de números naturais, objetos ou figuras.

Objetivos específicos

  • Investigar e justificar a regularidade numa sequência de números naturais.
  • Fazer uso da observação da regularidade para justificar a ausência de elementos da sequência recursiva.



Conceito-chave

Sequências recursivas



Recursos necessários

  • Lápis preto
  • Atividades impressas
  • Cola
  • Tesoura

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Chame 5 alunos e peça que eles representem com as mãos as quantidades demonstradas no slide. Eles devem ficar posicionadas um ao lado da outro. Peça a uma dupla de alunos que observe e descreva o padrão apresentado pelas mãos dos seus colegas. Depois de descrever, peça que eles dêem sequência ao padrão, chamando mais um colega e falando qual número com as mãos ele deve formar (8). pergunte o porquê de tal escolha. Prossiga e chame mais um colega que representará a próxima quantidade com as mãos (10) e mais uma vez solicite a explicação que justifica o resultado. Registre todos os números no quadro ou em uma tira de papel de maneira que todos consigam ver o registro numérico da atividade.Caso haja interesse pode-se continuar a sequência chamando agora dois colegas de cada vez para formar os demais elementos da sequência visto que serão números maiores que 10.

Propósito: Promover a participação de todos no processo de investigação e elaboração das soluções.

Discuta com a turma:

  • O que vocês observaram na arrumação das quantidades?
  • Como o padrão se modifica de uma quantidade para outra?

Material Complementar:

Leia aqui a entrevista de Levin (2005) à Nova Escola sobre a importância do trabalho corporal nos processos de aprendizagem.

Atividade principal select-down

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4 ao 10)

Orientações: Leia a história para os alunos. Envolva-os numa experiência lúdica apropriada para a idade. Divida a turma em grupos e distribua a atividade. Em cada grupo, todos devem ter a mesma atividade. A intenção é que cada grupo realize uma atividade diferente. Certifique-se de que entenderam a proposta e permita que descrevam suas percepções acerca do padrão apresentado, discutam e registrem as possíveis soluções. Os alunos vão continuar a sequência até que todos números estejam posicionados.

Propósito: Analisar o padrão de modo a completar a ausência de elementos.

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Atividade Principal select-down

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10)

Orientações: Leia a história para os alunos. Envolva-os numa experiência lúdica apropriada para a idade. Divida a turma em grupos e distribua a atividade. Em cada grupo, todos devem ter a mesma atividade. A intenção é que cada grupo realize uma atividade diferente. Certifique-se de que entenderam a proposta e permita que descrevam suas percepções acerca do padrão apresentado, discutam e registrem as possíveis soluções. Os alunos vão continuar a sequência até que todos números estejam posicionados.

Propósito: Analisar o padrão de modo a completar a ausência de elementos.

Atividade principal select-down

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4 ao 10)

Orientações: Leia a história para os alunos. Envolva-os numa experiência lúdica apropriada para a idade. Divida a turma em grupos e distribua a atividade. Em cada grupo, todos devem ter a mesma atividade. A intenção é que cada grupo realize uma atividade diferente. Certifique-se de que entenderam a proposta e permita que descrevam suas percepções acerca do padrão apresentado, discutam e registrem as possíveis soluções. Os alunos vão continuar a sequência até que todos números estejam posicionados.

Propósito: Analisar o padrão de modo a completar a ausência de elementos.

Atividade principal select-down

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4 ao 10)

Orientações: Leia a história para os alunos. Envolva-os numa experiência lúdica apropriada para a idade. Divida a turma em grupos e distribua a atividade. Em cada grupo, todos devem ter a mesma atividade. A intenção é que cada grupo realize uma atividade diferente. Certifique-se de que entenderam a proposta e permita que descrevam suas percepções acerca do padrão apresentado, discutam e registrem as possíveis soluções. Os alunos vão continuar a sequência até que todos números estejam posicionados.

Propósito: Analisar o padrão de modo a completar a ausência de elementos.

Atividade principal select-down

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4 ao 10)

Orientações: Leia a história para os alunos. Envolva-os numa experiência lúdica apropriada para a idade. Divida a turma em grupos e distribua a atividade. Em cada grupo, todos devem ter a mesma atividade. A intenção é que cada grupo realize uma atividade diferente. Certifique-se de que entenderam a proposta e permita que descrevam suas percepções acerca do padrão apresentado, discutam e registrem as possíveis soluções. Os alunos vão continuar a sequência até que todos números estejam posicionados.

Propósito: Analisar o padrão de modo a completar a ausência de elementos.

Discuta com a turma:

  • O que é possível observar nos papéis que a bruxa bagunçou?
  • Vamos ampliar a sequência. Qual é o próximo elemento?

Atividade principal select-down

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4 ao 10)

Orientações: Leia a história para os alunos. Envolva-os numa experiência lúdica apropriada para a idade. Divida a turma em grupos e distribua a atividade. Em cada grupo, todos devem ter a mesma atividade. A intenção é que cada grupo realize uma atividade diferente. Certifique-se de que entenderam a proposta e permita que descrevam suas percepções acerca do padrão apresentado, discutam e registrem as possíveis soluções. Os alunos vão continuar a sequência até que todos números estejam posicionados.

Propósito: Analisar o padrão de modo a completar a ausência de elementos.

Discuta com a turma:

  • O que é possível observar nos papéis que a bruxa bagunçou?
  • Vamos ampliar a sequência. Qual é o próximo elemento?

Atividade principal select-down

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4 ao 10)

Orientações: Leia a história para os alunos. Envolva-os numa experiência lúdica apropriada para a idade. Divida a turma em grupos e distribua a atividade. Em cada grupo todos devem ter a mesma atividade. A intenção é que cada grupo realize uma atividade diferente. Certifique-se de que entenderam a proposta e permita que descrevam suas percepções acerca do padrão apresentado, discutam e registrem as possíveis soluções. Os alunos vão continuar a sequência até que todos números estejam posicionados.

Propósito: Analisar o padrão de modo a completar a ausência de elementos.

Discuta com a turma:

  • O que é possível observar nos papéis que a bruxa bagunçou?
  • Vamos ampliar a sequência. Qual é o próximo elemento?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Discussão de soluções select-down

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 11, 12 e 13)

Orientações: Chame o primeiro grupo e peça que os alunos demonstrem como descobriram a regularidade no padrão e qual foi sua solução. Depois que este tiver acabado, chame o segundo grupo que resolveu a mesma questão sobre a geleia de uva.

Propósito: Sistematizar o pensamento, as soluções e as diferentes maneiras de chegar a ela.

Discussão de soluções select-down

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 11, 12 e 13)

Orientações: Chame o primeiro grupo e peça que os alunos demonstrem como descobriram a regularidade no padrão e qual foi sua solução. Depois que este tiver acabado, chame o segundo grupo que resolveu a mesma questão sobre a geleia de laranja.

Propósito: Sistematizar o pensamento, as soluções e as diferentes maneiras de chegar a ela.

Discussão de soluções select-down

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 11, 12 e 13)

Orientações: Chame o primeiro grupo e peça que os alunos demonstrem como descobriram a regularidade no padrão e qual foi sua solução. Depois que este tiver acabado, chame o segundo grupo que resolveu a mesma questão sobre a geleia de abacaxi.

Propósito: Sistematizar o pensamento, as soluções e as diferentes maneiras de chegar a ela.

Sistematização do conceito select-down

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Finalize a atividade lendo ou deixando que os alunos leiam a aprendizagem da aula.

Propósito: Desenvolver a habilidade de observação, descrição e ampliação de uma regularidade em uma sequência recursiva.

Encerramento select-down

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Encerre a aula retomando os principais conceitos aprendidos durante as atividades. É importante que o aluno consolide o que foi aprendido durante a aula.

Propósito: Encerrar as atividades da aula retomando o que foi visto.

Raio x select-down

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Leia para os alunos ou peça que, individualmente, leiam a atividade e a realizem. O objetivo da atividade é verificar se as aprendizagens da aula foram alcançadas: que o aluno consiga perceber relação entre as peças de dominós e as quantidades de bolinhas.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem no padrão apresentado e dêem continuidade a ele.

Discuta com a turma:

  • Qual o padrão está apresentado? O que acontece?
  • Quais serão os próximos desenhos a serem feitos?

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Aline Florido de Figueiredo

Mentor: Paulo César da Silva Rocha

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim



Habilidade da BNCC

(EF01MA10) Descrever após o reconhecimento e a explicitação de um padrão (ou regularidade), os elementos ausentes em sequências recursivas de números naturais, objetos ou figuras.

Objetivos específicos

  • Investigar e justificar a regularidade numa sequência de números naturais.
  • Fazer uso da observação da regularidade para justificar a ausência de elementos da sequência recursiva.



Conceito-chave

Sequências recursivas



Recursos necessários

  • Lápis preto
  • Atividades impressas
  • Cola
  • Tesoura

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Chame 5 alunos e peça que eles representem com as mãos as quantidades demonstradas no slide. Eles devem ficar posicionadas um ao lado da outro. Peça a uma dupla de alunos que observe e descreva o padrão apresentado pelas mãos dos seus colegas. Depois de descrever, peça que eles dêem sequência ao padrão, chamando mais um colega e falando qual número com as mãos ele deve formar (8). pergunte o porquê de tal escolha. Prossiga e chame mais um colega que representará a próxima quantidade com as mãos (10) e mais uma vez solicite a explicação que justifica o resultado. Registre todos os números no quadro ou em uma tira de papel de maneira que todos consigam ver o registro numérico da atividade.Caso haja interesse pode-se continuar a sequência chamando agora dois colegas de cada vez para formar os demais elementos da sequência visto que serão números maiores que 10.

Propósito: Promover a participação de todos no processo de investigação e elaboração das soluções.

Discuta com a turma:

  • O que vocês observaram na arrumação das quantidades?
  • Como o padrão se modifica de uma quantidade para outra?

Material Complementar:

Leia aqui a entrevista de Levin (2005) à Nova Escola sobre a importância do trabalho corporal nos processos de aprendizagem.

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4 ao 10)

Orientações: Leia a história para os alunos. Envolva-os numa experiência lúdica apropriada para a idade. Divida a turma em grupos e distribua a atividade. Em cada grupo, todos devem ter a mesma atividade. A intenção é que cada grupo realize uma atividade diferente. Certifique-se de que entenderam a proposta e permita que descrevam suas percepções acerca do padrão apresentado, discutam e registrem as possíveis soluções. Os alunos vão continuar a sequência até que todos números estejam posicionados.

Propósito: Analisar o padrão de modo a completar a ausência de elementos.

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10)

Orientações: Leia a história para os alunos. Envolva-os numa experiência lúdica apropriada para a idade. Divida a turma em grupos e distribua a atividade. Em cada grupo, todos devem ter a mesma atividade. A intenção é que cada grupo realize uma atividade diferente. Certifique-se de que entenderam a proposta e permita que descrevam suas percepções acerca do padrão apresentado, discutam e registrem as possíveis soluções. Os alunos vão continuar a sequência até que todos números estejam posicionados.

Propósito: Analisar o padrão de modo a completar a ausência de elementos.

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4 ao 10)

Orientações: Leia a história para os alunos. Envolva-os numa experiência lúdica apropriada para a idade. Divida a turma em grupos e distribua a atividade. Em cada grupo, todos devem ter a mesma atividade. A intenção é que cada grupo realize uma atividade diferente. Certifique-se de que entenderam a proposta e permita que descrevam suas percepções acerca do padrão apresentado, discutam e registrem as possíveis soluções. Os alunos vão continuar a sequência até que todos números estejam posicionados.

Propósito: Analisar o padrão de modo a completar a ausência de elementos.

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4 ao 10)

Orientações: Leia a história para os alunos. Envolva-os numa experiência lúdica apropriada para a idade. Divida a turma em grupos e distribua a atividade. Em cada grupo, todos devem ter a mesma atividade. A intenção é que cada grupo realize uma atividade diferente. Certifique-se de que entenderam a proposta e permita que descrevam suas percepções acerca do padrão apresentado, discutam e registrem as possíveis soluções. Os alunos vão continuar a sequência até que todos números estejam posicionados.

Propósito: Analisar o padrão de modo a completar a ausência de elementos.

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4 ao 10)

Orientações: Leia a história para os alunos. Envolva-os numa experiência lúdica apropriada para a idade. Divida a turma em grupos e distribua a atividade. Em cada grupo, todos devem ter a mesma atividade. A intenção é que cada grupo realize uma atividade diferente. Certifique-se de que entenderam a proposta e permita que descrevam suas percepções acerca do padrão apresentado, discutam e registrem as possíveis soluções. Os alunos vão continuar a sequência até que todos números estejam posicionados.

Propósito: Analisar o padrão de modo a completar a ausência de elementos.

Discuta com a turma:

  • O que é possível observar nos papéis que a bruxa bagunçou?
  • Vamos ampliar a sequência. Qual é o próximo elemento?

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4 ao 10)

Orientações: Leia a história para os alunos. Envolva-os numa experiência lúdica apropriada para a idade. Divida a turma em grupos e distribua a atividade. Em cada grupo, todos devem ter a mesma atividade. A intenção é que cada grupo realize uma atividade diferente. Certifique-se de que entenderam a proposta e permita que descrevam suas percepções acerca do padrão apresentado, discutam e registrem as possíveis soluções. Os alunos vão continuar a sequência até que todos números estejam posicionados.

Propósito: Analisar o padrão de modo a completar a ausência de elementos.

Discuta com a turma:

  • O que é possível observar nos papéis que a bruxa bagunçou?
  • Vamos ampliar a sequência. Qual é o próximo elemento?

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4 ao 10)

Orientações: Leia a história para os alunos. Envolva-os numa experiência lúdica apropriada para a idade. Divida a turma em grupos e distribua a atividade. Em cada grupo todos devem ter a mesma atividade. A intenção é que cada grupo realize uma atividade diferente. Certifique-se de que entenderam a proposta e permita que descrevam suas percepções acerca do padrão apresentado, discutam e registrem as possíveis soluções. Os alunos vão continuar a sequência até que todos números estejam posicionados.

Propósito: Analisar o padrão de modo a completar a ausência de elementos.

Discuta com a turma:

  • O que é possível observar nos papéis que a bruxa bagunçou?
  • Vamos ampliar a sequência. Qual é o próximo elemento?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 11, 12 e 13)

Orientações: Chame o primeiro grupo e peça que os alunos demonstrem como descobriram a regularidade no padrão e qual foi sua solução. Depois que este tiver acabado, chame o segundo grupo que resolveu a mesma questão sobre a geleia de uva.

Propósito: Sistematizar o pensamento, as soluções e as diferentes maneiras de chegar a ela.

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 11, 12 e 13)

Orientações: Chame o primeiro grupo e peça que os alunos demonstrem como descobriram a regularidade no padrão e qual foi sua solução. Depois que este tiver acabado, chame o segundo grupo que resolveu a mesma questão sobre a geleia de laranja.

Propósito: Sistematizar o pensamento, as soluções e as diferentes maneiras de chegar a ela.

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 11, 12 e 13)

Orientações: Chame o primeiro grupo e peça que os alunos demonstrem como descobriram a regularidade no padrão e qual foi sua solução. Depois que este tiver acabado, chame o segundo grupo que resolveu a mesma questão sobre a geleia de abacaxi.

Propósito: Sistematizar o pensamento, as soluções e as diferentes maneiras de chegar a ela.

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Finalize a atividade lendo ou deixando que os alunos leiam a aprendizagem da aula.

Propósito: Desenvolver a habilidade de observação, descrição e ampliação de uma regularidade em uma sequência recursiva.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Encerre a aula retomando os principais conceitos aprendidos durante as atividades. É importante que o aluno consolide o que foi aprendido durante a aula.

Propósito: Encerrar as atividades da aula retomando o que foi visto.

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Leia para os alunos ou peça que, individualmente, leiam a atividade e a realizem. O objetivo da atividade é verificar se as aprendizagens da aula foram alcançadas: que o aluno consiga perceber relação entre as peças de dominós e as quantidades de bolinhas.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem no padrão apresentado e dêem continuidade a ele.

Discuta com a turma:

  • Qual o padrão está apresentado? O que acontece?
  • Quais serão os próximos desenhos a serem feitos?

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Aline Florido de Figueiredo

Mentor: Paulo César da Silva Rocha

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim



Habilidade da BNCC

(EF01MA10) Descrever após o reconhecimento e a explicitação de um padrão (ou regularidade), os elementos ausentes em sequências recursivas de números naturais, objetos ou figuras.

Objetivos específicos

  • Investigar e justificar a regularidade numa sequência de números naturais.
  • Fazer uso da observação da regularidade para justificar a ausência de elementos da sequência recursiva.



Conceito-chave

Sequências recursivas



Recursos necessários

  • Lápis preto
  • Atividades impressas
  • Cola
  • Tesoura

Código: MAT1_07ALG04

(EF01MA10) Descrever, após o reconhecimento e a explicitação de um padrão (ou regularidade), os elementos ausentes em sequências recursivas de números naturais, objetos ou figuras.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Álgebra do 1º ano:

Com o plano de aula sobre álgebra, os alunos aprendem investigação de padrões em operações matemáticas e em sequências recursivas figurais, com pessoas ou objetos.

MAIS AULAS DE Matemática do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes