Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Aline Florido de Figueiredo
Mentor: Paulo César da Silva Rocha
Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim
Habilidade da BNCC
(EF01MA10) Descrever após o reconhecimento e a explicitação de um padrão (ou regularidade), os elementos ausentes em sequências recursivas de números naturais, objetos ou figuras.
Objetivos específicos
- Investigar e justificar a regularidade numa sequência de números naturais.
- Fazer uso da observação da regularidade para justificar a ausência de elementos da sequência recursiva.
Conceito-chave
Sequências recursivas
Recursos necessários
- Lápis preto
- Atividades impressas
- Cola
- Tesoura
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Chame 5 alunos e peça que eles representem com as mãos as quantidades demonstradas no slide. Eles devem ficar posicionadas um ao lado da outro. Peça a uma dupla de alunos que observe e descreva o padrão apresentado pelas mãos dos seus colegas. Depois de descrever, peça que eles dêem sequência ao padrão, chamando mais um colega e falando qual número com as mãos ele deve formar (8). pergunte o porquê de tal escolha. Prossiga e chame mais um colega que representará a próxima quantidade com as mãos (10) e mais uma vez solicite a explicação que justifica o resultado. Registre todos os números no quadro ou em uma tira de papel de maneira que todos consigam ver o registro numérico da atividade.Caso haja interesse pode-se continuar a sequência chamando agora dois colegas de cada vez para formar os demais elementos da sequência visto que serão números maiores que 10.
Propósito: Promover a participação de todos no processo de investigação e elaboração das soluções.
Discuta com a turma:
- O que vocês observaram na arrumação das quantidades?
- Como o padrão se modifica de uma quantidade para outra?
Material Complementar:
Leia aqui a entrevista de Levin (2005) à Nova Escola sobre a importância do trabalho corporal nos processos de aprendizagem.
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4 ao 10)
Orientações: Leia a história para os alunos. Envolva-os numa experiência lúdica apropriada para a idade. Divida a turma em grupos e distribua a atividade. Em cada grupo, todos devem ter a mesma atividade. A intenção é que cada grupo realize uma atividade diferente. Certifique-se de que entenderam a proposta e permita que descrevam suas percepções acerca do padrão apresentado, discutam e registrem as possíveis soluções. Os alunos vão continuar a sequência até que todos números estejam posicionados.
Propósito: Analisar o padrão de modo a completar a ausência de elementos.
Materiais complementares:
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10)
Orientações: Leia a história para os alunos. Envolva-os numa experiência lúdica apropriada para a idade. Divida a turma em grupos e distribua a atividade. Em cada grupo, todos devem ter a mesma atividade. A intenção é que cada grupo realize uma atividade diferente. Certifique-se de que entenderam a proposta e permita que descrevam suas percepções acerca do padrão apresentado, discutam e registrem as possíveis soluções. Os alunos vão continuar a sequência até que todos números estejam posicionados.
Propósito: Analisar o padrão de modo a completar a ausência de elementos.
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4 ao 10)
Orientações: Leia a história para os alunos. Envolva-os numa experiência lúdica apropriada para a idade. Divida a turma em grupos e distribua a atividade. Em cada grupo, todos devem ter a mesma atividade. A intenção é que cada grupo realize uma atividade diferente. Certifique-se de que entenderam a proposta e permita que descrevam suas percepções acerca do padrão apresentado, discutam e registrem as possíveis soluções. Os alunos vão continuar a sequência até que todos números estejam posicionados.
Propósito: Analisar o padrão de modo a completar a ausência de elementos.
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4 ao 10)
Orientações: Leia a história para os alunos. Envolva-os numa experiência lúdica apropriada para a idade. Divida a turma em grupos e distribua a atividade. Em cada grupo, todos devem ter a mesma atividade. A intenção é que cada grupo realize uma atividade diferente. Certifique-se de que entenderam a proposta e permita que descrevam suas percepções acerca do padrão apresentado, discutam e registrem as possíveis soluções. Os alunos vão continuar a sequência até que todos números estejam posicionados.
Propósito: Analisar o padrão de modo a completar a ausência de elementos.
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4 ao 10)
Orientações: Leia a história para os alunos. Envolva-os numa experiência lúdica apropriada para a idade. Divida a turma em grupos e distribua a atividade. Em cada grupo, todos devem ter a mesma atividade. A intenção é que cada grupo realize uma atividade diferente. Certifique-se de que entenderam a proposta e permita que descrevam suas percepções acerca do padrão apresentado, discutam e registrem as possíveis soluções. Os alunos vão continuar a sequência até que todos números estejam posicionados.
Propósito: Analisar o padrão de modo a completar a ausência de elementos.
Discuta com a turma:
- O que é possível observar nos papéis que a bruxa bagunçou?
- Vamos ampliar a sequência. Qual é o próximo elemento?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4 ao 10)
Orientações: Leia a história para os alunos. Envolva-os numa experiência lúdica apropriada para a idade. Divida a turma em grupos e distribua a atividade. Em cada grupo, todos devem ter a mesma atividade. A intenção é que cada grupo realize uma atividade diferente. Certifique-se de que entenderam a proposta e permita que descrevam suas percepções acerca do padrão apresentado, discutam e registrem as possíveis soluções. Os alunos vão continuar a sequência até que todos números estejam posicionados.
Propósito: Analisar o padrão de modo a completar a ausência de elementos.
Discuta com a turma:
- O que é possível observar nos papéis que a bruxa bagunçou?
- Vamos ampliar a sequência. Qual é o próximo elemento?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4 ao 10)
Orientações: Leia a história para os alunos. Envolva-os numa experiência lúdica apropriada para a idade. Divida a turma em grupos e distribua a atividade. Em cada grupo todos devem ter a mesma atividade. A intenção é que cada grupo realize uma atividade diferente. Certifique-se de que entenderam a proposta e permita que descrevam suas percepções acerca do padrão apresentado, discutam e registrem as possíveis soluções. Os alunos vão continuar a sequência até que todos números estejam posicionados.
Propósito: Analisar o padrão de modo a completar a ausência de elementos.
Discuta com a turma:
- O que é possível observar nos papéis que a bruxa bagunçou?
- Vamos ampliar a sequência. Qual é o próximo elemento?
Materiais complementares:
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 11, 12 e 13)
Orientações: Chame o primeiro grupo e peça que os alunos demonstrem como descobriram a regularidade no padrão e qual foi sua solução. Depois que este tiver acabado, chame o segundo grupo que resolveu a mesma questão sobre a geleia de uva.
Propósito: Sistematizar o pensamento, as soluções e as diferentes maneiras de chegar a ela.
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 11, 12 e 13)
Orientações: Chame o primeiro grupo e peça que os alunos demonstrem como descobriram a regularidade no padrão e qual foi sua solução. Depois que este tiver acabado, chame o segundo grupo que resolveu a mesma questão sobre a geleia de laranja.
Propósito: Sistematizar o pensamento, as soluções e as diferentes maneiras de chegar a ela.
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 11, 12 e 13)
Orientações: Chame o primeiro grupo e peça que os alunos demonstrem como descobriram a regularidade no padrão e qual foi sua solução. Depois que este tiver acabado, chame o segundo grupo que resolveu a mesma questão sobre a geleia de abacaxi.
Propósito: Sistematizar o pensamento, as soluções e as diferentes maneiras de chegar a ela.
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Finalize a atividade lendo ou deixando que os alunos leiam a aprendizagem da aula.
Propósito: Desenvolver a habilidade de observação, descrição e ampliação de uma regularidade em uma sequência recursiva.
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Encerre a aula retomando os principais conceitos aprendidos durante as atividades. É importante que o aluno consolide o que foi aprendido durante a aula.
Propósito: Encerrar as atividades da aula retomando o que foi visto.
Raio x
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Leia para os alunos ou peça que, individualmente, leiam a atividade e a realizem. O objetivo da atividade é verificar se as aprendizagens da aula foram alcançadas: que o aluno consiga perceber relação entre as peças de dominós e as quantidades de bolinhas.
Propósito: Fazer com que os alunos pensem no padrão apresentado e dêem continuidade a ele.
Discuta com a turma:
- Qual o padrão está apresentado? O que acontece?
- Quais serão os próximos desenhos a serem feitos?
Materiais complementares para impressão:
Resolução da Atividade complementar