Autor: Paula Vieira Soares
Mentor: Fabricio Eduardo Ferreira
Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira
Habilidade da BNCC
EF07MA19 - Verificar relações entre ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal com e sem uso de softwares de geometria dinâmica.
Objetivos específicos
Usar as relações entre retas paralelas e retas transversais para determinar a soma dos ângulos internos de quadriláteros e triângulos.
Conceito-chave
Paralelas, transversal, ângulos internos, quadriláteros, triângulos.
Recursos necessários
Conhecimentos que a turma deve dominar:
Sugestões de Leitura:
FERREIRA, Ana Raquel. O desafio de organizar e mediar o trabalho em grupo. Revista Nova Escola - Gestão Escolar. 19|04|2017. https://goo.gl/PFijiy (acessado em 13 de março de 2018).
BOALER, Jo. Mentalidades Matemáticas. 1ª ed. Porto Alegre - RS. Penso, 2018.
DOLCE, Osvaldo. POMPEO, José Nicolau. Fundamentos da Matemática. Volume 9 - Geometria Plana. São Paulo - SP. Atual, 2005.
Código: MAT7_18GEO05
(EF07MA23) Verificar relações entre os ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal, com e sem uso de softwares de geometria dinâmica.
Com o plano de aula sobre geometria os alunos aprendem as transformações geométricas de polígonos no plano cartesiano, identificando as simetrias de translação, rotação e reflexão; a reconhecer as propriedades da circunferência, investigar as relações entre ângulos formados por retas paralelas e transversais; investigar propriedades de triângulos e analisar ângulos internos e externos de polígonos.
Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.
Ver mais detalhes