10955
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Múltiplos e divisores no cotidiano

Plano de aula de Matemática com atividades para 6º ano do Fundamental sobre aprofundar a aprendizagem sobre os múltiplos, os divisores e os critérios de divisibilidade

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Emanuelle Martins

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Emanuelle Martins

Mentor: Rodrigo Morozetti Blanco

Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

  • (EF06MA04) Classificar números naturais em primos e compostos, estabelecer relações entre números, expressas pelos termos “é múltiplo de”, “é divisor de”, “é fator de”, e estabelecer, por meio de investigações, critérios de divisibilidade por 2, 3, 4, 5, 6, 8, 9, 10, 100 e 1000.
  • (EF06MA05) Resolver e elaborar problemas que envolvam as ideias de múltiplo e de divisor.

Objetivos específicos

  • aprofundar a aprendizagem sobre os múltiplos, os divisores e os critérios de divisibilidade.

Conceitos-chave

Para um número ser divisível por dois ele deve ser par, ou seja, a casa das unidades precisa ser: 0, 2, 4, 6 ou 8. Podemos dizer que a casa das unidades varia de duas em duas unidades.

Para um número ser divisível por 3, devemos somar seus algarismo e obter um número que seja múltiplo de três

Para um número ser divisível por 6 ele precisa ser divisível por 2 e por 3 ao mesmo tempo.

Para um número ser divisível por cinco ele precisa ter em sua casa das unidades o zero ou o cinco, ou seja, a casa das unidades de variar de cinco em cinco unidades.

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Projetor Multimídia.

Tempo sugerido: 02 minutos

Orientação: professor, leia para seus alunos o objetivo desta aula.

Propósito: Ler o objetivo proposto para esta aula para que os alunos saibam o que irão aprender.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 08 minutos

Orientação: Oriente seus alunos a responderem em seus cadernos os questionamentos expressos no slide. Em seguida, solicite que alguns alunos verbalizem suas respostas, e a partir delas apresente novos questionamentos para complementar ainda mais o que já foi estudado.

Propósito: relembrar partes importantes do conhecimento já estudado sobre múltiplos, divisores e critérios de divisibilidade.

Discuta com a turma:

  • Se um número é múltiplo de 3, então ele também é divisível por 3?
  • Você poderia nos dar exemplos de números com mais de 3 algarismos que são divisíveis por 10, por 100 e por 1000 ao mesmo tempo?
  • Qual a utilidade matemática dos critérios de divisibilidades?

Materiais complementares para impressão:

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientação: Professor, divida a turma em grupos com 4 alunos, em seguida imprima as atividades e entregue um desafio para cada grupo. A intenção é ampliar os conhecimentos, e para isso cada grupo deverá resolver uma atividade. Serão propostas 4 atividades diferentes, logo haverá grupo com atividade igual e grupo com atividade diferente, possibilitando que cada grupo desenvolva modos de pensar diferenciados e apliquem em suas resoluções o que já estudaram sobre múltiplos, divisores e critérios de divisibilidades. Durante o tempo que os alunos estiverem realizando a atividade, circule pelos grupos fazendo os questionamentos apresentados no “Discuta com a Turma” e verificando se todos do grupo estão conseguindo interagir entre si. Estimule entre eles o diálogo para que realmente consigam pensar, resolver e aprender juntos.

Propósito: Resolver atividades desafiadoras para ampliar os conhecimentos sobre múltiplos, divisores e critérios de divisibilidades.

Discuta com a turma:

  • Alguém do grupo está tendo uma ideia diferente de seus colegas de grupo? Explique para seus colegas de grupo sua ideia?
  • Você consegue expressar seus pensamentos através de desenhos, de tabelas ou de cálculos? Expresse em seu caderno sua forma de pensamento sobre o desafio de seu grupo?
  • Você consegue explicar para os colegas de seu grupo o que você expressou em seu caderno através de seu desenho ou de sua tabela ou de seus cálculos?
  • Você concorda com a ideia que seu colega manifestou? Por quê?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientação: Professor, divida a turma em grupos com 4 alunos, em seguida imprima as atividades e entregue um desafio para cada grupo. A intenção é ampliar os conhecimentos, e para isso cada grupo deverá resolver uma atividade. Serão propostas 4 atividades diferentes, logo haverá grupo com atividade igual e grupo com atividade diferente, possibilitando que cada grupo desenvolva modos de pensar diferenciados e apliquem em suas resoluções o que já estudaram sobre múltiplos, divisores e critérios de divisibilidades. Durante o tempo que os alunos estiverem realizando a atividade, circule pelos grupos fazendo os questionamentos apresentados no “Discuta com a Turma” e verificando se todos do grupo estão conseguindo interagir entre si. Estimule entre eles o diálogo para que realmente consigam pensar, resolver e aprender juntos.

Propósito: Resolver atividades desafiadoras para ampliar os conhecimentos sobre múltiplos, divisores e critérios de divisibilidades.

Discuta com a turma:

  • Alguém do grupo está tendo uma ideia diferente de seus colegas de grupo? Explique para seus colegas de grupo sua ideia?
  • Você consegue expressar seus pensamentos através de desenhos, de tabelas ou de cálculos? Expresse em seu caderno sua forma de pensamento sobre o desafio de seu grupo?
  • Você consegue explicar para os colegas de seu grupo o que você expressou em seu caderno através de seu desenho ou de sua tabela ou de seus cálculos?
  • Você concorda com a ideia que seu colega manifestou? Por quê?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientação: Professor, divida a turma em grupos com 4 alunos, em seguida imprima as atividades e entregue um desafio para cada grupo. A intenção é ampliar os conhecimentos, e para isso cada grupo deverá resolver uma atividade. Serão propostas 4 atividades diferentes, logo haverá grupo com atividade igual e grupo com atividade diferente, possibilitando que cada grupo desenvolva modos de pensar diferenciados e apliquem em suas resoluções o que já estudaram sobre múltiplos, divisores e critérios de divisibilidades. Durante o tempo que os alunos estiverem realizando a atividade, circule pelos grupos fazendo os questionamentos apresentados no “Discuta com a Turma” e verificando se todos do grupo estão conseguindo interagir entre si. Estimule entre eles o diálogo para que realmente consigam pensar, resolver e aprender juntos.

Propósito: Resolver atividades desafiadoras para ampliar os conhecimentos sobre múltiplos, divisores e critérios de divisibilidades.

Discuta com a turma:

  • Alguém do grupo está tendo uma ideia diferente de seus colegas de grupo? Explique para seus colegas de grupo sua ideia?
  • Você consegue expressar seus pensamentos através de desenhos, de tabelas ou de cálculos? Expresse em seu caderno sua forma de pensamento sobre o desafio de seu grupo?
  • Você consegue explicar para os colegas de seu grupo o que você expressou em seu caderno através de seu desenho ou de sua tabela ou de seus cálculos?
  • Você concorda com a ideia que seu colega manifestou? Por quê?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Professor, os slides estão apresentando partes das soluções, exceto o fluxograma que já está completo para ganharmos tempo. Procure usar os slides para que os alunos expliquem como poderiam terminar as soluções apresentadas e apresentar novas ideias sobre a construção do fluxograma. Espera-se que eles tenham ideias que se complementem e que ao mesmo tempo seja diferentes, mostrando outras formas de resolução.

Propósito: usar as partes de soluções apresentadas nos slides para instigar os alunos a terminarem ou a proporem novas soluções.

Discuta com a turma:

  • Você concorda com o início desta solução? Por quê?
  • Vocês pensaram de forma diferente? Nos expliquem como pensaram?
  • O que esses exercícios têm em comum?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Professor, os slides estão apresentando partes das soluções, exceto o fluxograma que já está completo para ganharmos tempo. Procure usar os slides para que os alunos expliquem como poderiam terminar as soluções apresentadas e apresentar novas ideias sobre a construção do fluxograma. Espera-se que eles tenham ideias que se complementem e que ao mesmo tempo seja diferentes, mostrando outras formas de resolução.

Propósito: usar as partes de soluções apresentadas nos slides para instigar os alunos a terminarem ou a proporem novas soluções.

Discuta com a turma:

  • Você concorda com o início desta solução? Por quê?
  • Vocês pensaram de forma diferente? Nos expliquem como pensaram?
  • O que esses exercícios têm em comum?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 02 minutos

Orientação: Professor, solicite que um aluno leia o slide de encerramento para que os pontos principais da aula possam ficar evidentes.

Propósito: Destacar os pontos principais da aula através da leitura dos itens elencados no slide.

Discuta com a turma:

  • O que mais dos conteúdos que estudamos você aplicou em seu problema?
  • Alguém sabe nos dizer mais algo importante que aprendemos nesta aula?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 08 minutos

Orientação: Professor, entregue a atividade raio x para cada aluno e deixe-os resolverem sozinhos para que você possa fazer um diagnóstico da aprendizagem de cada aluno.

Propósito: Usar a atividade Raio X para diagnosticar o que foi aprendido pelos alunos.

Materiais complementares para impressão:
Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 02 minutos

Orientação: professor, leia para seus alunos o objetivo desta aula.

Propósito: Ler o objetivo proposto para esta aula para que os alunos saibam o que irão aprender.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Emanuelle Martins

Mentor: Rodrigo Morozetti Blanco

Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

  • (EF06MA04) Classificar números naturais em primos e compostos, estabelecer relações entre números, expressas pelos termos “é múltiplo de”, “é divisor de”, “é fator de”, e estabelecer, por meio de investigações, critérios de divisibilidade por 2, 3, 4, 5, 6, 8, 9, 10, 100 e 1000.
  • (EF06MA05) Resolver e elaborar problemas que envolvam as ideias de múltiplo e de divisor.

Objetivos específicos

  • aprofundar a aprendizagem sobre os múltiplos, os divisores e os critérios de divisibilidade.

Conceitos-chave

Para um número ser divisível por dois ele deve ser par, ou seja, a casa das unidades precisa ser: 0, 2, 4, 6 ou 8. Podemos dizer que a casa das unidades varia de duas em duas unidades.

Para um número ser divisível por 3, devemos somar seus algarismo e obter um número que seja múltiplo de três

Para um número ser divisível por 6 ele precisa ser divisível por 2 e por 3 ao mesmo tempo.

Para um número ser divisível por cinco ele precisa ter em sua casa das unidades o zero ou o cinco, ou seja, a casa das unidades de variar de cinco em cinco unidades.

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Projetor Multimídia.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 08 minutos

Orientação: Oriente seus alunos a responderem em seus cadernos os questionamentos expressos no slide. Em seguida, solicite que alguns alunos verbalizem suas respostas, e a partir delas apresente novos questionamentos para complementar ainda mais o que já foi estudado.

Propósito: relembrar partes importantes do conhecimento já estudado sobre múltiplos, divisores e critérios de divisibilidade.

Discuta com a turma:

  • Se um número é múltiplo de 3, então ele também é divisível por 3?
  • Você poderia nos dar exemplos de números com mais de 3 algarismos que são divisíveis por 10, por 100 e por 1000 ao mesmo tempo?
  • Qual a utilidade matemática dos critérios de divisibilidades?

Materiais complementares para impressão:

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientação: Professor, divida a turma em grupos com 4 alunos, em seguida imprima as atividades e entregue um desafio para cada grupo. A intenção é ampliar os conhecimentos, e para isso cada grupo deverá resolver uma atividade. Serão propostas 4 atividades diferentes, logo haverá grupo com atividade igual e grupo com atividade diferente, possibilitando que cada grupo desenvolva modos de pensar diferenciados e apliquem em suas resoluções o que já estudaram sobre múltiplos, divisores e critérios de divisibilidades. Durante o tempo que os alunos estiverem realizando a atividade, circule pelos grupos fazendo os questionamentos apresentados no “Discuta com a Turma” e verificando se todos do grupo estão conseguindo interagir entre si. Estimule entre eles o diálogo para que realmente consigam pensar, resolver e aprender juntos.

Propósito: Resolver atividades desafiadoras para ampliar os conhecimentos sobre múltiplos, divisores e critérios de divisibilidades.

Discuta com a turma:

  • Alguém do grupo está tendo uma ideia diferente de seus colegas de grupo? Explique para seus colegas de grupo sua ideia?
  • Você consegue expressar seus pensamentos através de desenhos, de tabelas ou de cálculos? Expresse em seu caderno sua forma de pensamento sobre o desafio de seu grupo?
  • Você consegue explicar para os colegas de seu grupo o que você expressou em seu caderno através de seu desenho ou de sua tabela ou de seus cálculos?
  • Você concorda com a ideia que seu colega manifestou? Por quê?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientação: Professor, divida a turma em grupos com 4 alunos, em seguida imprima as atividades e entregue um desafio para cada grupo. A intenção é ampliar os conhecimentos, e para isso cada grupo deverá resolver uma atividade. Serão propostas 4 atividades diferentes, logo haverá grupo com atividade igual e grupo com atividade diferente, possibilitando que cada grupo desenvolva modos de pensar diferenciados e apliquem em suas resoluções o que já estudaram sobre múltiplos, divisores e critérios de divisibilidades. Durante o tempo que os alunos estiverem realizando a atividade, circule pelos grupos fazendo os questionamentos apresentados no “Discuta com a Turma” e verificando se todos do grupo estão conseguindo interagir entre si. Estimule entre eles o diálogo para que realmente consigam pensar, resolver e aprender juntos.

Propósito: Resolver atividades desafiadoras para ampliar os conhecimentos sobre múltiplos, divisores e critérios de divisibilidades.

Discuta com a turma:

  • Alguém do grupo está tendo uma ideia diferente de seus colegas de grupo? Explique para seus colegas de grupo sua ideia?
  • Você consegue expressar seus pensamentos através de desenhos, de tabelas ou de cálculos? Expresse em seu caderno sua forma de pensamento sobre o desafio de seu grupo?
  • Você consegue explicar para os colegas de seu grupo o que você expressou em seu caderno através de seu desenho ou de sua tabela ou de seus cálculos?
  • Você concorda com a ideia que seu colega manifestou? Por quê?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientação: Professor, divida a turma em grupos com 4 alunos, em seguida imprima as atividades e entregue um desafio para cada grupo. A intenção é ampliar os conhecimentos, e para isso cada grupo deverá resolver uma atividade. Serão propostas 4 atividades diferentes, logo haverá grupo com atividade igual e grupo com atividade diferente, possibilitando que cada grupo desenvolva modos de pensar diferenciados e apliquem em suas resoluções o que já estudaram sobre múltiplos, divisores e critérios de divisibilidades. Durante o tempo que os alunos estiverem realizando a atividade, circule pelos grupos fazendo os questionamentos apresentados no “Discuta com a Turma” e verificando se todos do grupo estão conseguindo interagir entre si. Estimule entre eles o diálogo para que realmente consigam pensar, resolver e aprender juntos.

Propósito: Resolver atividades desafiadoras para ampliar os conhecimentos sobre múltiplos, divisores e critérios de divisibilidades.

Discuta com a turma:

  • Alguém do grupo está tendo uma ideia diferente de seus colegas de grupo? Explique para seus colegas de grupo sua ideia?
  • Você consegue expressar seus pensamentos através de desenhos, de tabelas ou de cálculos? Expresse em seu caderno sua forma de pensamento sobre o desafio de seu grupo?
  • Você consegue explicar para os colegas de seu grupo o que você expressou em seu caderno através de seu desenho ou de sua tabela ou de seus cálculos?
  • Você concorda com a ideia que seu colega manifestou? Por quê?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Professor, os slides estão apresentando partes das soluções, exceto o fluxograma que já está completo para ganharmos tempo. Procure usar os slides para que os alunos expliquem como poderiam terminar as soluções apresentadas e apresentar novas ideias sobre a construção do fluxograma. Espera-se que eles tenham ideias que se complementem e que ao mesmo tempo seja diferentes, mostrando outras formas de resolução.

Propósito: usar as partes de soluções apresentadas nos slides para instigar os alunos a terminarem ou a proporem novas soluções.

Discuta com a turma:

  • Você concorda com o início desta solução? Por quê?
  • Vocês pensaram de forma diferente? Nos expliquem como pensaram?
  • O que esses exercícios têm em comum?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Professor, os slides estão apresentando partes das soluções, exceto o fluxograma que já está completo para ganharmos tempo. Procure usar os slides para que os alunos expliquem como poderiam terminar as soluções apresentadas e apresentar novas ideias sobre a construção do fluxograma. Espera-se que eles tenham ideias que se complementem e que ao mesmo tempo seja diferentes, mostrando outras formas de resolução.

Propósito: usar as partes de soluções apresentadas nos slides para instigar os alunos a terminarem ou a proporem novas soluções.

Discuta com a turma:

  • Você concorda com o início desta solução? Por quê?
  • Vocês pensaram de forma diferente? Nos expliquem como pensaram?
  • O que esses exercícios têm em comum?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 02 minutos

Orientação: Professor, solicite que um aluno leia o slide de encerramento para que os pontos principais da aula possam ficar evidentes.

Propósito: Destacar os pontos principais da aula através da leitura dos itens elencados no slide.

Discuta com a turma:

  • O que mais dos conteúdos que estudamos você aplicou em seu problema?
  • Alguém sabe nos dizer mais algo importante que aprendemos nesta aula?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 08 minutos

Orientação: Professor, entregue a atividade raio x para cada aluno e deixe-os resolverem sozinhos para que você possa fazer um diagnóstico da aprendizagem de cada aluno.

Propósito: Usar a atividade Raio X para diagnosticar o que foi aprendido pelos alunos.

Materiais complementares para impressão:
Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 6º ano :

Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem a comparar diferentes sistemas de numeração, identificar múltiplos e divisores de um número natural, números primos, compostos e quadrados perfeitos; resolver problemas e desenvolver fluência com as quatro operações com números naturais; conceituar frações (razão, quantidade e multiplicador), ordenar, adicionar e subtrair frações com denominadores diferentes, calcular porcentagens.

MAIS AULAS DE Matemática do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06MA06 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06MA05 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano