Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Emanuelle Martins
Mentor: Rodrigo Morozetti Blanco
Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
- (EF06MA04) Classificar números naturais em primos e compostos, estabelecer relações entre números, expressas pelos termos “é múltiplo de”, “é divisor de”, “é fator de”, e estabelecer, por meio de investigações, critérios de divisibilidade por 2, 3, 4, 5, 6, 8, 9, 10, 100 e 1000.
- (EF06MA05) Resolver e elaborar problemas que envolvam as ideias de múltiplo e de divisor.
Objetivos específicos
- aprofundar a aprendizagem sobre os múltiplos, os divisores e os critérios de divisibilidade.
Conceitos-chave
Para um número ser divisível por dois ele deve ser par, ou seja, a casa das unidades precisa ser: 0, 2, 4, 6 ou 8. Podemos dizer que a casa das unidades varia de duas em duas unidades.
Para um número ser divisível por 3, devemos somar seus algarismo e obter um número que seja múltiplo de três
Para um número ser divisível por 6 ele precisa ser divisível por 2 e por 3 ao mesmo tempo.
Para um número ser divisível por cinco ele precisa ter em sua casa das unidades o zero ou o cinco, ou seja, a casa das unidades de variar de cinco em cinco unidades.
Recursos necessários
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
- Projetor Multimídia.
Tempo sugerido: 02 minutos
Orientação: professor, leia para seus alunos o objetivo desta aula.
Propósito: Ler o objetivo proposto para esta aula para que os alunos saibam o que irão aprender.
Retomada
Tempo sugerido: 08 minutos
Orientação: Oriente seus alunos a responderem em seus cadernos os questionamentos expressos no slide. Em seguida, solicite que alguns alunos verbalizem suas respostas, e a partir delas apresente novos questionamentos para complementar ainda mais o que já foi estudado.
Propósito: relembrar partes importantes do conhecimento já estudado sobre múltiplos, divisores e critérios de divisibilidade.
Discuta com a turma:
- Se um número é múltiplo de 3, então ele também é divisível por 3?
- Você poderia nos dar exemplos de números com mais de 3 algarismos que são divisíveis por 10, por 100 e por 1000 ao mesmo tempo?
- Qual a utilidade matemática dos critérios de divisibilidades?
Materiais complementares para impressão:
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientação: Professor, divida a turma em grupos com 4 alunos, em seguida imprima as atividades e entregue um desafio para cada grupo. A intenção é ampliar os conhecimentos, e para isso cada grupo deverá resolver uma atividade. Serão propostas 4 atividades diferentes, logo haverá grupo com atividade igual e grupo com atividade diferente, possibilitando que cada grupo desenvolva modos de pensar diferenciados e apliquem em suas resoluções o que já estudaram sobre múltiplos, divisores e critérios de divisibilidades. Durante o tempo que os alunos estiverem realizando a atividade, circule pelos grupos fazendo os questionamentos apresentados no “Discuta com a Turma” e verificando se todos do grupo estão conseguindo interagir entre si. Estimule entre eles o diálogo para que realmente consigam pensar, resolver e aprender juntos.
Propósito: Resolver atividades desafiadoras para ampliar os conhecimentos sobre múltiplos, divisores e critérios de divisibilidades.
Discuta com a turma:
- Alguém do grupo está tendo uma ideia diferente de seus colegas de grupo? Explique para seus colegas de grupo sua ideia?
- Você consegue expressar seus pensamentos através de desenhos, de tabelas ou de cálculos? Expresse em seu caderno sua forma de pensamento sobre o desafio de seu grupo?
- Você consegue explicar para os colegas de seu grupo o que você expressou em seu caderno através de seu desenho ou de sua tabela ou de seus cálculos?
- Você concorda com a ideia que seu colega manifestou? Por quê?
Materiais complementares para impressão:
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientação: Professor, divida a turma em grupos com 4 alunos, em seguida imprima as atividades e entregue um desafio para cada grupo. A intenção é ampliar os conhecimentos, e para isso cada grupo deverá resolver uma atividade. Serão propostas 4 atividades diferentes, logo haverá grupo com atividade igual e grupo com atividade diferente, possibilitando que cada grupo desenvolva modos de pensar diferenciados e apliquem em suas resoluções o que já estudaram sobre múltiplos, divisores e critérios de divisibilidades. Durante o tempo que os alunos estiverem realizando a atividade, circule pelos grupos fazendo os questionamentos apresentados no “Discuta com a Turma” e verificando se todos do grupo estão conseguindo interagir entre si. Estimule entre eles o diálogo para que realmente consigam pensar, resolver e aprender juntos.
Propósito: Resolver atividades desafiadoras para ampliar os conhecimentos sobre múltiplos, divisores e critérios de divisibilidades.
Discuta com a turma:
- Alguém do grupo está tendo uma ideia diferente de seus colegas de grupo? Explique para seus colegas de grupo sua ideia?
- Você consegue expressar seus pensamentos através de desenhos, de tabelas ou de cálculos? Expresse em seu caderno sua forma de pensamento sobre o desafio de seu grupo?
- Você consegue explicar para os colegas de seu grupo o que você expressou em seu caderno através de seu desenho ou de sua tabela ou de seus cálculos?
- Você concorda com a ideia que seu colega manifestou? Por quê?
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientação: Professor, divida a turma em grupos com 4 alunos, em seguida imprima as atividades e entregue um desafio para cada grupo. A intenção é ampliar os conhecimentos, e para isso cada grupo deverá resolver uma atividade. Serão propostas 4 atividades diferentes, logo haverá grupo com atividade igual e grupo com atividade diferente, possibilitando que cada grupo desenvolva modos de pensar diferenciados e apliquem em suas resoluções o que já estudaram sobre múltiplos, divisores e critérios de divisibilidades. Durante o tempo que os alunos estiverem realizando a atividade, circule pelos grupos fazendo os questionamentos apresentados no “Discuta com a Turma” e verificando se todos do grupo estão conseguindo interagir entre si. Estimule entre eles o diálogo para que realmente consigam pensar, resolver e aprender juntos.
Propósito: Resolver atividades desafiadoras para ampliar os conhecimentos sobre múltiplos, divisores e critérios de divisibilidades.
Discuta com a turma:
- Alguém do grupo está tendo uma ideia diferente de seus colegas de grupo? Explique para seus colegas de grupo sua ideia?
- Você consegue expressar seus pensamentos através de desenhos, de tabelas ou de cálculos? Expresse em seu caderno sua forma de pensamento sobre o desafio de seu grupo?
- Você consegue explicar para os colegas de seu grupo o que você expressou em seu caderno através de seu desenho ou de sua tabela ou de seus cálculos?
- Você concorda com a ideia que seu colega manifestou? Por quê?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Professor, os slides estão apresentando partes das soluções, exceto o fluxograma que já está completo para ganharmos tempo. Procure usar os slides para que os alunos expliquem como poderiam terminar as soluções apresentadas e apresentar novas ideias sobre a construção do fluxograma. Espera-se que eles tenham ideias que se complementem e que ao mesmo tempo seja diferentes, mostrando outras formas de resolução.
Propósito: usar as partes de soluções apresentadas nos slides para instigar os alunos a terminarem ou a proporem novas soluções.
Discuta com a turma:
- Você concorda com o início desta solução? Por quê?
- Vocês pensaram de forma diferente? Nos expliquem como pensaram?
- O que esses exercícios têm em comum?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Professor, os slides estão apresentando partes das soluções, exceto o fluxograma que já está completo para ganharmos tempo. Procure usar os slides para que os alunos expliquem como poderiam terminar as soluções apresentadas e apresentar novas ideias sobre a construção do fluxograma. Espera-se que eles tenham ideias que se complementem e que ao mesmo tempo seja diferentes, mostrando outras formas de resolução.
Propósito: usar as partes de soluções apresentadas nos slides para instigar os alunos a terminarem ou a proporem novas soluções.
Discuta com a turma:
- Você concorda com o início desta solução? Por quê?
- Vocês pensaram de forma diferente? Nos expliquem como pensaram?
- O que esses exercícios têm em comum?
Encerramento
Tempo sugerido: 02 minutos
Orientação: Professor, solicite que um aluno leia o slide de encerramento para que os pontos principais da aula possam ficar evidentes.
Propósito: Destacar os pontos principais da aula através da leitura dos itens elencados no slide.
Discuta com a turma:
- O que mais dos conteúdos que estudamos você aplicou em seu problema?
- Alguém sabe nos dizer mais algo importante que aprendemos nesta aula?
Raio X
Tempo sugerido: 08 minutos
Orientação: Professor, entregue a atividade raio x para cada aluno e deixe-os resolverem sozinhos para que você possa fazer um diagnóstico da aprendizagem de cada aluno.
Propósito: Usar a atividade Raio X para diagnosticar o que foi aprendido pelos alunos.
Materiais complementares para impressão:
Raio X