10917
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Contando copos

Plano de aula de Matemática com atividades para 3º ano do Fundamental sobre Capacidade. Unidades de medida

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Letícia de Queiroz Maffei

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Letícia de Queiroz Maffei

Mentor: Marcella de Oliveira Abreu Fontinele

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

<EF03MA20> Estimar, medir e comparar capacidade e massa, utilizando unidades de medidas não padronizadas e padronizadas mais usuais (litro, mililitro, quilograma, grama e miligrama), em leitura de rótulos e embalagens, entre outros.

Objetivos específicos

Estabelecer a relação entre unidades de medida de uma mesma grandeza. (capacidade)

Conceito-chave

Capacidade. Unidades de medida.

Conhecimentos Prévios

Estimar medidas de capacidade, comparando e estabelecendo relações entre as unidades de medidas (litro e mililitro).

Recursos necessários

  • Material impresso com as atividades;
  • Caderno, lápis, borracha.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 12 minutos (slides 3 e 4).

Orientações: Distribua a atividade impressa para que cada aluno possa encontrar uma estratégia para a solução da situação problema. Após todos terem recebido e realizado a atividade conduza a discussão acerca das respostas e estratégias utilizadas para chegar ao total de laranjas necessário.

Propósito: Retomar as principais unidades de medida de capacidade já estudadas e as relações entre elas.

Discuta com a turma:

  • Vocês já estudaram medidas de capacidade, recordam qual a relação entre litros e mililitros?
  • Qual a melhor forma de encontrar o total de laranjas? Qual a estratégia utilizada por vocês?

Materiais complementares para impressão:

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 12 minutos (slides 3 e 4).

Orientações: Quando todos os participantes já tiverem realizado a atividade e a turma já tiver feito uma breve discussão acerca da forma como conduziram as resoluções, retome a relação entre o litro e o mililitro. Resgate as estratégias e relações já estabelecidas pela turma, dando ênfase aos caminhos por eles sugeridos. Aqui estamos abordando apenas o litro e o mililitro, pois são as unidades mais usuais de capacidade (litro como unidade padrão e mililitro como submúltiplo do litro).

Propósito: Retomar as principais unidades de medida de capacidade já estudadas e as relações entre elas.

Discuta com a turma:

  • Vocês conseguiram calcular quantos copos formam um litro?
  • Quantos mililitros formam um litro?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 12 minutos.

Orientações: Distribua a atividade impressa para que em duplas os alunos discutam qual seria a melhor alternativa de filtro de acordo com o consumo de água da família. Peça que escrevam a estratégia utilizada por eles para escolher um dos três modelos de filtro e não os outros. Explique que ao final do dia a mãe ou o pai sempre completam o filtro com mais água a ser filtrada para poderem consumir no outro dia. Destaque que será necessário relembrarem das relações entre litros e mililitros, mas que podem utilizar a estratégia que desejarem para realizar a escolha desde que expliquem a estratégia utilizada.

Propósito: Diferenciar e comparar unidades de medidas de capacidade, estabelecendo relações entre elas.

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de Intervenção

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos (Slides 6 e 7).

Orientações: Questione aos alunos quais foram as estratégias de pensamento utilizadas por eles para solucionar este problema. Peça que expliquem como procederam para escolher um ou outro filtro e quais critérios utilizaram. Resgate as respostas dadas por eles e organize as possíveis formas de solução.

Propósito: Analisar e conferir as soluções encontradas de modo a retomar as relações entre as diferentes unidades de medida de capacidade.

Discuta com a turma:

  • Qual filtro é o mais indicado para a família? Quais os critérios que vocês utilizaram para escolher?
  • Quantos copos de 250 ml conseguimos encher com 1 litro de água?
  • Quantos litros de água são necessários para encher os copos da família?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos (Slides 6 e 7).

Orientações: Resgate, se houver, aquelas soluções em que os alunos calcularam quantos copos seria possível encher com a capacidade de água de cada filtro. Caso não hajam estratégias similares a esta, instigue-os a pensar em quantos copos de 250 ml seria possível encher com a quantidade de água de cada filtro. A associação sempre será feita fazendo as devidas relações entre mililitros e litros.

Propósito: Analisar e conferir as soluções encontradas de modo a retomar as relações entre as diferentes unidades de medida de capacidade.

Discuta com a turma:

  • Se formos calcular qual a quantidade de copos de 250 ml que conseguimos encher considerando a capacidade de cada um dos filtros, a quais valores chegaríamos?
  • Um filtro de 4 litros enche quantos copos de 250 ml?
  • Um filtro de 5 litros enche quantos copos de 250 ml?
  • Um filtro de 6 litros enche quantos copos de 250 ml?
  • Quantos copos de água a família consome por dia?
  • Qual o filtro mais indicado para esta família?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Sistematize o conceito trabalhado, retomando com os estudantes a relação entre as grandezas e as diferentes unidades de medidas utilizadas. Resgate a relação estabelecida na atividade principal entre os copos com 250 ml e o litro. Destaque que a soma da capacidade de quatro copos totaliza 1.000 ml que equivalem a 1 litro.

Propósito: Sistematizar as aprendizagens da aula.

Raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, efetuando as mudanças de unidades de medidas necessárias para conseguir estabelecer as comparações entre elas. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram atingir o objetivo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando a solução na lousa.

Propósito: Verificar a aplicação dos conhecimentos na identificação e comparação de diferentes medidas de capacidade.

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade Complementar

Resolução da Atividade Complementar

Leitura Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Letícia de Queiroz Maffei

Mentor: Marcella de Oliveira Abreu Fontinele

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

<EF03MA20> Estimar, medir e comparar capacidade e massa, utilizando unidades de medidas não padronizadas e padronizadas mais usuais (litro, mililitro, quilograma, grama e miligrama), em leitura de rótulos e embalagens, entre outros.

Objetivos específicos

Estabelecer a relação entre unidades de medida de uma mesma grandeza. (capacidade)

Conceito-chave

Capacidade. Unidades de medida.

Conhecimentos Prévios

Estimar medidas de capacidade, comparando e estabelecendo relações entre as unidades de medidas (litro e mililitro).

Recursos necessários

  • Material impresso com as atividades;
  • Caderno, lápis, borracha.
Slide Plano Aula

Tempo previsto: 12 minutos (slides 3 e 4).

Orientações: Distribua a atividade impressa para que cada aluno possa encontrar uma estratégia para a solução da situação problema. Após todos terem recebido e realizado a atividade conduza a discussão acerca das respostas e estratégias utilizadas para chegar ao total de laranjas necessário.

Propósito: Retomar as principais unidades de medida de capacidade já estudadas e as relações entre elas.

Discuta com a turma:

  • Vocês já estudaram medidas de capacidade, recordam qual a relação entre litros e mililitros?
  • Qual a melhor forma de encontrar o total de laranjas? Qual a estratégia utilizada por vocês?

Materiais complementares para impressão:

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 12 minutos (slides 3 e 4).

Orientações: Quando todos os participantes já tiverem realizado a atividade e a turma já tiver feito uma breve discussão acerca da forma como conduziram as resoluções, retome a relação entre o litro e o mililitro. Resgate as estratégias e relações já estabelecidas pela turma, dando ênfase aos caminhos por eles sugeridos. Aqui estamos abordando apenas o litro e o mililitro, pois são as unidades mais usuais de capacidade (litro como unidade padrão e mililitro como submúltiplo do litro).

Propósito: Retomar as principais unidades de medida de capacidade já estudadas e as relações entre elas.

Discuta com a turma:

  • Vocês conseguiram calcular quantos copos formam um litro?
  • Quantos mililitros formam um litro?

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 12 minutos.

Orientações: Distribua a atividade impressa para que em duplas os alunos discutam qual seria a melhor alternativa de filtro de acordo com o consumo de água da família. Peça que escrevam a estratégia utilizada por eles para escolher um dos três modelos de filtro e não os outros. Explique que ao final do dia a mãe ou o pai sempre completam o filtro com mais água a ser filtrada para poderem consumir no outro dia. Destaque que será necessário relembrarem das relações entre litros e mililitros, mas que podem utilizar a estratégia que desejarem para realizar a escolha desde que expliquem a estratégia utilizada.

Propósito: Diferenciar e comparar unidades de medidas de capacidade, estabelecendo relações entre elas.

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de Intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos (Slides 6 e 7).

Orientações: Questione aos alunos quais foram as estratégias de pensamento utilizadas por eles para solucionar este problema. Peça que expliquem como procederam para escolher um ou outro filtro e quais critérios utilizaram. Resgate as respostas dadas por eles e organize as possíveis formas de solução.

Propósito: Analisar e conferir as soluções encontradas de modo a retomar as relações entre as diferentes unidades de medida de capacidade.

Discuta com a turma:

  • Qual filtro é o mais indicado para a família? Quais os critérios que vocês utilizaram para escolher?
  • Quantos copos de 250 ml conseguimos encher com 1 litro de água?
  • Quantos litros de água são necessários para encher os copos da família?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos (Slides 6 e 7).

Orientações: Resgate, se houver, aquelas soluções em que os alunos calcularam quantos copos seria possível encher com a capacidade de água de cada filtro. Caso não hajam estratégias similares a esta, instigue-os a pensar em quantos copos de 250 ml seria possível encher com a quantidade de água de cada filtro. A associação sempre será feita fazendo as devidas relações entre mililitros e litros.

Propósito: Analisar e conferir as soluções encontradas de modo a retomar as relações entre as diferentes unidades de medida de capacidade.

Discuta com a turma:

  • Se formos calcular qual a quantidade de copos de 250 ml que conseguimos encher considerando a capacidade de cada um dos filtros, a quais valores chegaríamos?
  • Um filtro de 4 litros enche quantos copos de 250 ml?
  • Um filtro de 5 litros enche quantos copos de 250 ml?
  • Um filtro de 6 litros enche quantos copos de 250 ml?
  • Quantos copos de água a família consome por dia?
  • Qual o filtro mais indicado para esta família?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Sistematize o conceito trabalhado, retomando com os estudantes a relação entre as grandezas e as diferentes unidades de medidas utilizadas. Resgate a relação estabelecida na atividade principal entre os copos com 250 ml e o litro. Destaque que a soma da capacidade de quatro copos totaliza 1.000 ml que equivalem a 1 litro.

Propósito: Sistematizar as aprendizagens da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, efetuando as mudanças de unidades de medidas necessárias para conseguir estabelecer as comparações entre elas. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram atingir o objetivo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando a solução na lousa.

Propósito: Verificar a aplicação dos conhecimentos na identificação e comparação de diferentes medidas de capacidade.

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade Complementar

Resolução da Atividade Complementar

Leitura Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 3º ano :

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas, os alunos aprendem unidades não padronizadas e padronizadas de comprimento, capacidade e massas, transformações básicas de unidades de medida de comprimento, capacidade e massa (as mais usuais), comparação entre áreas e noção de medida de área.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03MA20 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano