10871
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 2º ano > Grandezas e Medidas

Plano de aula - Desafio das Medidas I

Plano de aula de Matemática com atividades para 2º ano do Fundamental sobre compreender ideias de medidas de comprimento, massa e capacidade com unidades padronizadas ou não em diferentes situações do cotidiano.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Adriana Cecilia Monteiro Cavalcante da Silva

Sugestão de adaptação para ensino remot


Código do plano MAT2_18GRM01

Recursos
Necessários: Atividade enviada impressa, ou pela internet; uma ou duas pessoas da família para participar das medições.
Opcionais: Meet, Zoom, WhatsApp.

Para este plano, foque nas etapas de Retomada e da Atividade principal

Retomada
Esta atividade é importante para a aprendizagem da importância da padronização das unidades de medidas. Os alunos precisam pensar em maneiras de medir comprimentos sem um instrumento padronizado e depois refletir sobre os resultados dessa medição. Disponibilize a atividade impressa ou envie a imagem dos slide 2 pelo WhatsApp, ou ainda compartilhe a tela do seu computador se estiver em momento síncrono com seus alunos. Leia o texto do slide se tiver on-line com os alunos, ou se não for possível, envie um áudio no grupo do WhatsApp. Chame atenção na imagem do caminho a percorrer, que dá ideia de ser a mesma distância para todos. Deixe que os alunos explorem todas as possibilidades de medição não padronizada. Peça que socializem as suas ideias no grupo de whatsApp, ou enviem por escrito. Amplie a discussão perguntando::
Essas formas de medir que vocês encontraram serão iguais para todos? Teremos a noção real da distância que as crianças precisam andar para completar o caminho? Conduza a reflexão no sentido que os alunos percebam que há diversas formas de medir comprimentos usando partes do próprio corpo, ou outros instrumentos não padronizados, porém há necessidade de padronização para termos noção da medida real.
Se estiver disponibilizando as tarefas impressas aos seus alunos, encaminhe as questões abaixo junto com a atividade principal e oriente que leiam, conversem com os adultos de casa e reflitam sobre elas.
     - Como podemos medir um caminho se não possuirmos um instrumento para medir?
     - De que formas podemos saber o tamanho da mesa da classe, por exemplo, sem um instrumento de medir?
     - Como eram feitas as medidas antigamente?
Peça que escrevam em uma frase o que concluíram dessas questões e envie junto com a resposta da atividade. É esperado que eles comecem a entender a importância da unidade de medida padronizada para realizar comparações corretas.

Atividade principal
A atividade principal foi adaptada para que os alunos possam resolver em casa junto com familiares, preferencialmente adultos.
Encaminhe a atividade impressa, por e-mail ou pelo whatsApp e peça que depois de terem resolvido, enviem a resposta para você, que pode ser da mesma forma que receberam. Você pode enviar um áudio explicando como devem fazer. Oriente-os a realizar a atividade proposta com os pés, utilizando um após o outro, contando os passos serão necessários até chegar ao fim do caminho. Peça para que anotem a quantidade de passos dados na tabela da atividade principal.

PEÇA AJUDA DE UM ADULTO E:
     1. TRACE UM CAMINHO NO CHÃO DA SUA CASA OU DETERMINE UMA DIST NCIA ENTRE UM CÔMODO E OUTRO.
     2. DEPOIS PERCORRA O CAMINHO DETERMINADO USANDO SEUS PASSOS. COLOQUE UM PÉ NA FRENTE DO OUTRO E VÁ CONTANDO.
     3. MARQUE QUANTOS PASSOS VOCÊ DEU PARA CHEGAR NO FINAL DO CAMINHO.
     4. PEÇA PARA OUTRAS PESSOAS FAZEREM O MESMO CAMINHO.
     5. CONTE OS PASSOS DADOS POR CADA UM E MARQUE NO QUADRO.

     6. COMPARE O NÚMERO DE PASSOS DADOS E RESPONDA:

     - TODOS PRECISARAM DA MESMA QUANTIDADE DE PASSOS?
     - POR QUE ISSO ACONTECEU?

Discussão das soluções
Se tiver possibilidade de estar on-line com todos alunos ao mesmo tempo, peça que socializem suas respostas e façam comparações. Discuta com a turma:
     - Todas as medições foram iguais?
     - Qual é a medida correta?
     - O que pode ajudar a resolver esse problema, para que todas as medidas fiquem iguais?
     - De que forma podemos medir este caminho para que todos obtenham a mesma medição?
Você pode promover essa discussão pelo grupo do whatsApp, pedindo que compartilhem seus quadros com as medições. Depois encaminhe essas questões e provoque uma discussão no grupo mesmo. No caso das tarefas impressas, reúna alguns quadros que tenham medições com números de passos bem diferentes, e algumas perguntas da discussão e encaminhe junto com a devolutiva da tarefa. O importante é que eles possam concluir que as medidas são diferentes pois não usaram instrumentos convencionais.

Encerramento
Encerre a atividade valorizando o esforço de cada um e reforce a importância da padronização das medidas.

Convite às famílias
Envie um texto junto com a tarefa. convidando os responsáveis dos alunos a se envolverem ativamente na atividade proposta. Fale um pouco sobre a aprendizagem envolvida e a importância da participação de outras pessoas na realização das medições. Você também pode enviar um áudio explicando e dando orientações. Incentive o apoio dos adultos e diga que esse pode ser um momento muito divertido, além de grande aprendizado para as crianças.

Sugestão Enviada Por: Eliane Zanin


Código: MAT2_18GRM01

(EF02MA16) Estimar, medir e comparar comprimentos de lados de salas (incluindo contorno) e de polígonos, utilizando unidades de medida não padronizadas e padronizadas (metro, centímetro e milímetro) e instrumentos adequados.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 2º ano:

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas, os alunos aprendem medição e estimativa de medidas de comprimento, capacidade e massa com unidades padronizadas, resolução de problemas com essas medidas, reconhecimento de várias formas de medição do tempo e resolução de problemas com sistema monetário brasileiro.

MAIS AULAS DE Matemática do 2º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas