10864
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 5º ano > Geometria

Plano de aula - Ampliando formas Ampliando formas

Plano de aula de Matemática com atividades para 5ºano do Fundamental sobre Figuras semelhantes

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Katiene Santos Paes

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Katiene Santos Paes

Mentor: Paula Massi Reis Pires

Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

EF05MA18 -Reconhecer a congruência dos ângulos e a proporcionalidade entre os lados correspondentes de figuras poligonais em situações de ampliação e de redução em malhas quadriculadas e usando tecnologias digitais.

Objetivos específicos

  1. Desenvolver o conceito de semelhança.
  2. Desenvolver a capacidade de ampliar e reduzir figuras estabelecendo  relações de proporcionalidade dos lados, bem como a congruência entre seus ângulos correspondentes.

Conceito-chave

Figuras semelhantes

Recursos necessários

  • Lápis
  • Borracha
  • Régua
  • Caderno com folhas quadriculadas ou malha quadriculada impressa
  • Atividades impressas

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Faça um levantamento do conhecimento prévio dos alunos, verifique se eles compreendem os conceitos de razão, proporção e constante de proporcionalidade. Estabeleça um tempo para que os alunos analisem as figuras e digam em que elas se assemelham, socialize com o grupo para saber se todos constataram os mesmos aspectos.

Propósito: Constatar relações entre os aspectos observáveis em uma ampliação ou redução de figuras planas, bem como a proporcionalidade dos lados e conservação das medidas dos ângulos.

Discuta com a turma:

  • O que ocorreu com as medidas dos ângulos ao ser ampliada ou reduzida a figura?
  • Ao serem reduzidas ou ampliadas as figuras permanecem com a mesma forma?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações: Reproduza os modelos de convite na lousa ou entregue as figuras impressas em folhas de papel A4 a cada aluno, solicitando que façam uma análise dos triângulos. Em seguida distribua uma folha com malha quadriculada para que eles façam a ampliação do modelo reproduzido.

Propósito: Explorar a relação entre os ângulos de uma figura ao ser ampliada.

Discuta com a turma:

  • Há alguma semelhança entre as figuras apresentadas como modelo pela professora?
  • As dimensões das figuras representadas como modelo pela professora, possuem a mesma proporção e o mesmo formato?
  • Ao ampliar as figuras elas terão as suas dimensões dobradas, o mesmo ocorrerá com as medidas dos ângulos?
  • Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução atividade principal

Guia de intervenção

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações: Reproduza os modelos de convite na lousa ou entregue as figuras impressas em folhas de papel A4 a cada aluno, solicitando que façam uma análise dos triângulos. Em seguida distribua uma folha com malha quadriculada para que eles façam a ampliação do modelo reproduzido.

Propósito: Explorar a relação entre os ângulos de uma figura ao ser ampliada.

Discuta com a turma:

  • Há alguma semelhança entre as figuras apresentadas como modelo pela professora?
  • As dimensões das figuras representadas como modelo pela professora, possuem a mesma proporção e o mesmo formato?
  • Ao ampliar as figuras elas terão as suas dimensões dobradas, o mesmo ocorrerá com as medidas dos ângulos?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Nesse momento, antes de mostrar os exemplos de ampliações, é importante que os alunos exponham e expliquem como construíram cada ampliação, socializando com o grupo para verificar se mais pessoas fizeram a mesma ampliação.

Propósito: Compreender que para ampliar uma figura não basta que ela tenha apenas os lados proporcionais ou sigam uma razão de semelhança é necessário que além de lados homólogos elas também possuam ângulos congruentes.

Discuta com a turma:

  • Ao ampliar as figuras quais alterações ocorreram?
  • Quais características foram mantidas ao ampliar as figuras?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Nesse momento, antes de mostrar os exemplos de ampliações, é importante que os alunos exponham e expliquem como construíram cada ampliação, socializando com o grupo para verificar se mais pessoas fizeram a mesma ampliação.

Propósito: Compreender que para ampliar uma figura não basta que ela tenha apenas os lados proporcionais ou sigam uma razão de semelhança é necessário que além de lados homólogos elas também possuam ângulos congruentes.

Discuta com a turma:

  • Ao ampliar as figuras quais alterações ocorreram?
  • Quais características foram mantidas ao ampliar as figuras?

Relação de semelhança select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Solicite que os alunos analisem e descrevam o que ocorreu com as figuras após serem ampliadas ou reduzidas.

Propósito: Compreender o que ocorre com os ângulos, a área e o perímetro de uma figura ao ser ampliada ou reduzida.

Discuta com a turma:

  • O que ocorre com a área da figura quando ampliada ou reduzida?
  • O que é possível observar no perímetro de uma figura quando ela é ampliada ou reduzida?
  • Ao ampliar ou reduzir uma figura, os ângulos são alterados ou conservam a mesma medida?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Discuta com a turma a importância da relação de semelhança para que possa ampliar uma figura.

Propósito: Estabelecer relação de semelhança (Conceito de razão, proporção e constante de proporcionalidade).

Discuta com a turma:

  • Como fazer para ampliar ou reduzir uma figura estabelecendo a relação de semelhança?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Reproduza a figura do projeto inicial na lousa para que os alunos a observem. Distribua folhas com a malha quadriculada para que desenhem o novo projeto, ampliando conforme as indicações da questão proposta. Em seguida, solicite que relatem como fizeram para determinar as dimensões da árvore de natal que será montada.

Discuta com a turma:

  • Quantas vezes a figura será ampliada?
  • Se as dimensões serão aumentadas o mesmo ocorrerá com os ângulos?
  • Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução atividade raio x

Resolução atividade complementar

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Reproduza a figura do projeto inicial na lousa para que os alunos a observem. Distribua folhas com a malha quadriculada para que desenhem o novo projeto, ampliando conforme as indicações da questão proposta. Em seguida, solicite que relatem como fizeram para determinar as dimensões da árvore de natal que será montada.

Discuta com a turma:

  • Quantas vezes a figura será ampliada?
  • Se as dimensões serão aumentadas o mesmo ocorrerá com os ângulos?

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Katiene Santos Paes

Mentor: Paula Massi Reis Pires

Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

EF05MA18 -Reconhecer a congruência dos ângulos e a proporcionalidade entre os lados correspondentes de figuras poligonais em situações de ampliação e de redução em malhas quadriculadas e usando tecnologias digitais.

Objetivos específicos

  1. Desenvolver o conceito de semelhança.
  2. Desenvolver a capacidade de ampliar e reduzir figuras estabelecendo  relações de proporcionalidade dos lados, bem como a congruência entre seus ângulos correspondentes.

Conceito-chave

Figuras semelhantes

Recursos necessários

  • Lápis
  • Borracha
  • Régua
  • Caderno com folhas quadriculadas ou malha quadriculada impressa
  • Atividades impressas
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Faça um levantamento do conhecimento prévio dos alunos, verifique se eles compreendem os conceitos de razão, proporção e constante de proporcionalidade. Estabeleça um tempo para que os alunos analisem as figuras e digam em que elas se assemelham, socialize com o grupo para saber se todos constataram os mesmos aspectos.

Propósito: Constatar relações entre os aspectos observáveis em uma ampliação ou redução de figuras planas, bem como a proporcionalidade dos lados e conservação das medidas dos ângulos.

Discuta com a turma:

  • O que ocorreu com as medidas dos ângulos ao ser ampliada ou reduzida a figura?
  • Ao serem reduzidas ou ampliadas as figuras permanecem com a mesma forma?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações: Reproduza os modelos de convite na lousa ou entregue as figuras impressas em folhas de papel A4 a cada aluno, solicitando que façam uma análise dos triângulos. Em seguida distribua uma folha com malha quadriculada para que eles façam a ampliação do modelo reproduzido.

Propósito: Explorar a relação entre os ângulos de uma figura ao ser ampliada.

Discuta com a turma:

  • Há alguma semelhança entre as figuras apresentadas como modelo pela professora?
  • As dimensões das figuras representadas como modelo pela professora, possuem a mesma proporção e o mesmo formato?
  • Ao ampliar as figuras elas terão as suas dimensões dobradas, o mesmo ocorrerá com as medidas dos ângulos?
  • Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações: Reproduza os modelos de convite na lousa ou entregue as figuras impressas em folhas de papel A4 a cada aluno, solicitando que façam uma análise dos triângulos. Em seguida distribua uma folha com malha quadriculada para que eles façam a ampliação do modelo reproduzido.

Propósito: Explorar a relação entre os ângulos de uma figura ao ser ampliada.

Discuta com a turma:

  • Há alguma semelhança entre as figuras apresentadas como modelo pela professora?
  • As dimensões das figuras representadas como modelo pela professora, possuem a mesma proporção e o mesmo formato?
  • Ao ampliar as figuras elas terão as suas dimensões dobradas, o mesmo ocorrerá com as medidas dos ângulos?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Nesse momento, antes de mostrar os exemplos de ampliações, é importante que os alunos exponham e expliquem como construíram cada ampliação, socializando com o grupo para verificar se mais pessoas fizeram a mesma ampliação.

Propósito: Compreender que para ampliar uma figura não basta que ela tenha apenas os lados proporcionais ou sigam uma razão de semelhança é necessário que além de lados homólogos elas também possuam ângulos congruentes.

Discuta com a turma:

  • Ao ampliar as figuras quais alterações ocorreram?
  • Quais características foram mantidas ao ampliar as figuras?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Nesse momento, antes de mostrar os exemplos de ampliações, é importante que os alunos exponham e expliquem como construíram cada ampliação, socializando com o grupo para verificar se mais pessoas fizeram a mesma ampliação.

Propósito: Compreender que para ampliar uma figura não basta que ela tenha apenas os lados proporcionais ou sigam uma razão de semelhança é necessário que além de lados homólogos elas também possuam ângulos congruentes.

Discuta com a turma:

  • Ao ampliar as figuras quais alterações ocorreram?
  • Quais características foram mantidas ao ampliar as figuras?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Solicite que os alunos analisem e descrevam o que ocorreu com as figuras após serem ampliadas ou reduzidas.

Propósito: Compreender o que ocorre com os ângulos, a área e o perímetro de uma figura ao ser ampliada ou reduzida.

Discuta com a turma:

  • O que ocorre com a área da figura quando ampliada ou reduzida?
  • O que é possível observar no perímetro de uma figura quando ela é ampliada ou reduzida?
  • Ao ampliar ou reduzir uma figura, os ângulos são alterados ou conservam a mesma medida?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Discuta com a turma a importância da relação de semelhança para que possa ampliar uma figura.

Propósito: Estabelecer relação de semelhança (Conceito de razão, proporção e constante de proporcionalidade).

Discuta com a turma:

  • Como fazer para ampliar ou reduzir uma figura estabelecendo a relação de semelhança?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Reproduza a figura do projeto inicial na lousa para que os alunos a observem. Distribua folhas com a malha quadriculada para que desenhem o novo projeto, ampliando conforme as indicações da questão proposta. Em seguida, solicite que relatem como fizeram para determinar as dimensões da árvore de natal que será montada.

Discuta com a turma:

  • Quantas vezes a figura será ampliada?
  • Se as dimensões serão aumentadas o mesmo ocorrerá com os ângulos?
  • Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução atividade raio x

Resolução atividade complementar

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Reproduza a figura do projeto inicial na lousa para que os alunos a observem. Distribua folhas com a malha quadriculada para que desenhem o novo projeto, ampliando conforme as indicações da questão proposta. Em seguida, solicite que relatem como fizeram para determinar as dimensões da árvore de natal que será montada.

Discuta com a turma:

  • Quantas vezes a figura será ampliada?
  • Se as dimensões serão aumentadas o mesmo ocorrerá com os ângulos?

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 5º ano :

Com o plano de aula sobre geometria os alunos aprendem representação de deslocamentos no plano cartesiano, Identificação de ângulos retos e não retos, Análise de figuras planas e suas propriedades, Classificação e representação de figuras não planas e Ampliação e redução de figuras poligonais.

MAIS AULAS DE Matemática do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05MA18 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano