10832
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 7º ano > Números

Plano de aula - Jogo: Quem tem mais? (expressões com números inteiros)

Plano de aula de Matemática com atividades para 7º ano do Fundamental sobre Operações com números inteiros, expressão numérica com inteiros, regra de sinais

Plano 10 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Danilo Pires de Azevedo

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Danilo Pires de Azevedo

Mentor: Ferdinando Caíque Genghini Dantas Lobo

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF07MA04) Resolver e elaborar problemas que envolvam operações com números inteiros.

Objetivos específicos

  1. Realizar operações envolvendo números inteiros.
  2. Resolver expressões numéricas envolvendo números inteiros.
  3. Comparar números inteiros.

Conceito-chave

Operações com números inteiros, expressão numérica com inteiros, regra de sinais.

Recursos necessários

Folha impressa do tabuleiro e anotações da rodada, lápis, borracha, régua (se for construir o tabuleiro), lápis de cor, marcadores (feijão, milho, botão ou bolinha de papel).


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma. O objetivo dessa aula é representar o resultado do jogo em uma expressão numérica e depois resolvê-la de maneira adequada.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Materiais complementares:

Operações com números inteiros (página 1)

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientação: A proposta é relembrar qual é a ordem de resolução de uma expressão numérica, algo já trabalhado desde o 5º ano do ensino fundamental. Relembre com os alunos cada etapa e, se necessário, dê alguns exemplos.

Propósito: Relembrar a ordem de resolução de uma expressão numérica.

Discuta com a turma:

  • Qual é a ordem de resolução numa expressão numérica?
  • É importante utilizar parênteses?
  • A ordem de resolução altera o valor final?
  • Qual a diferença entre resolver 2+3x5 e (2+3)x5?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos (Slides 4 a 7)

Orientação: Explique como o jogo funciona. O tabuleiro encontra-se nos materiais complementares (abaixo), mas também pode ser construído facilmente em um papel de tamanho A4 com o auxílio de régua e lápis colorido. Explique qual é a função de cada material. Você pode adaptar a quantidade de feijões para deixar o jogo mais fácil ou mais difícil.

Propósito: Realizar operações envolvendo números inteiros.

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Leitura sugerida - Aprendizado do trabalho em grupo: aqui.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos (Slides 4 a 7)

Orientação: Explicar como é o tabuleiro é de fundamental importância.

Azul = positivo

Vermelho = negativo

A expressão numérica deve ser organizada de “fora para dentro” seguindo a ordem 1ª, 2ª, 3ª e 4ª. Caso os alunos organizem de forma diferente, o jogo poderá ter resultados diferentes. Se preferir, poderá colar o tabuleiro em uma tampa de caixa de sapato para não perder os marcadores.

Propósito: Realizar operações envolvendo números inteiros.

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Leitura sugerida - Aprendizado do trabalho em grupo: aqui.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos (Slides 4 a 7)

Orientação: Leia as regras com os alunos. Pergunte se compreenderam cada uma antes de ir para a próxima. Realize uma ou duas jogadas. Mostre como a contagem é feita, registre a expressão numérica e calcule o resultado. Ao separar os alunos em duplas, trios ou quartetos, certifique-se que estão jogando de acordo com a proposta.

Propósito: Realizar operações envolvendo números inteiros.

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Leitura sugerida - Aprendizado do trabalho em grupo: aqui.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos (Slides 4 a 7)

Orientação: Explique como as anotações devem ser realizadas na ficha. Aproveite o exemplo do jogo e já realize as anotações e o cálculo dos resultados de uma ou duas jogadas no quadro. As fichas de anotação para impressão encontram-se nos materiais complementares abaixo.

Propósito: Realizar operações envolvendo números inteiros.

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Leitura sugerida - Aprendizado do trabalho em grupo: aqui.

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 e 9)

Orientação: Converse com os alunos sobre o jogo. Pergunte quais foram as facilidades e dificuldades. Peça para que algumas duplas apresentem o registro de suas pontuações e o cálculo final para determinar o vencedor.

Propósito: Observar se os alunos compreenderam como organizar e resolver uma expressão numérica envolvendo números inteiros.

Discuta com a turma:

  • Organizar as expressões numéricas foi muito difícil?
  • E calcular o total de cada rodada?
  • Como você fez para determinar o total de pontos ao final do jogo?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 e 9)

Orientação: Veja se os grupos realizaram as expressões numéricas de forma adequada. Veja se resolveram adequadamente cada expressão e se seguiram a ordem de resolução.

Propósito: Observar se os alunos compreenderam como organizar e resolver uma expressão numérica envolvendo números inteiros.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Comente sobre a atividade realizada, discuta sobre as estratégias de resolução de cada dupla ou trio e ouça os alunos sobre as suas impressões em relação ao jogo.

Propósito: Finalizar a aula com comentários dos alunos sobre o que compreenderam da atividade.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientação: Essa atividade deve ser realizada individualmente. Os alunos necessitam lembrar as regras do jogo e analisar uma situação-problema envolvendo a rodada de Felipe e Maria.

Propósito: Resolver situações problema organizando uma expressão numérica.

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma. O objetivo dessa aula é representar o resultado do jogo em uma expressão numérica e depois resolvê-la de maneira adequada.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Materiais complementares:

Operações com números inteiros (página 1)


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Danilo Pires de Azevedo

Mentor: Ferdinando Caíque Genghini Dantas Lobo

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF07MA04) Resolver e elaborar problemas que envolvam operações com números inteiros.

Objetivos específicos

  1. Realizar operações envolvendo números inteiros.
  2. Resolver expressões numéricas envolvendo números inteiros.
  3. Comparar números inteiros.

Conceito-chave

Operações com números inteiros, expressão numérica com inteiros, regra de sinais.

Recursos necessários

Folha impressa do tabuleiro e anotações da rodada, lápis, borracha, régua (se for construir o tabuleiro), lápis de cor, marcadores (feijão, milho, botão ou bolinha de papel).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientação: A proposta é relembrar qual é a ordem de resolução de uma expressão numérica, algo já trabalhado desde o 5º ano do ensino fundamental. Relembre com os alunos cada etapa e, se necessário, dê alguns exemplos.

Propósito: Relembrar a ordem de resolução de uma expressão numérica.

Discuta com a turma:

  • Qual é a ordem de resolução numa expressão numérica?
  • É importante utilizar parênteses?
  • A ordem de resolução altera o valor final?
  • Qual a diferença entre resolver 2+3x5 e (2+3)x5?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos (Slides 4 a 7)

Orientação: Explique como o jogo funciona. O tabuleiro encontra-se nos materiais complementares (abaixo), mas também pode ser construído facilmente em um papel de tamanho A4 com o auxílio de régua e lápis colorido. Explique qual é a função de cada material. Você pode adaptar a quantidade de feijões para deixar o jogo mais fácil ou mais difícil.

Propósito: Realizar operações envolvendo números inteiros.

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Leitura sugerida - Aprendizado do trabalho em grupo: aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos (Slides 4 a 7)

Orientação: Explicar como é o tabuleiro é de fundamental importância.

Azul = positivo

Vermelho = negativo

A expressão numérica deve ser organizada de “fora para dentro” seguindo a ordem 1ª, 2ª, 3ª e 4ª. Caso os alunos organizem de forma diferente, o jogo poderá ter resultados diferentes. Se preferir, poderá colar o tabuleiro em uma tampa de caixa de sapato para não perder os marcadores.

Propósito: Realizar operações envolvendo números inteiros.

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Leitura sugerida - Aprendizado do trabalho em grupo: aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos (Slides 4 a 7)

Orientação: Leia as regras com os alunos. Pergunte se compreenderam cada uma antes de ir para a próxima. Realize uma ou duas jogadas. Mostre como a contagem é feita, registre a expressão numérica e calcule o resultado. Ao separar os alunos em duplas, trios ou quartetos, certifique-se que estão jogando de acordo com a proposta.

Propósito: Realizar operações envolvendo números inteiros.

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Leitura sugerida - Aprendizado do trabalho em grupo: aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos (Slides 4 a 7)

Orientação: Explique como as anotações devem ser realizadas na ficha. Aproveite o exemplo do jogo e já realize as anotações e o cálculo dos resultados de uma ou duas jogadas no quadro. As fichas de anotação para impressão encontram-se nos materiais complementares abaixo.

Propósito: Realizar operações envolvendo números inteiros.

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Leitura sugerida - Aprendizado do trabalho em grupo: aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 e 9)

Orientação: Converse com os alunos sobre o jogo. Pergunte quais foram as facilidades e dificuldades. Peça para que algumas duplas apresentem o registro de suas pontuações e o cálculo final para determinar o vencedor.

Propósito: Observar se os alunos compreenderam como organizar e resolver uma expressão numérica envolvendo números inteiros.

Discuta com a turma:

  • Organizar as expressões numéricas foi muito difícil?
  • E calcular o total de cada rodada?
  • Como você fez para determinar o total de pontos ao final do jogo?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 e 9)

Orientação: Veja se os grupos realizaram as expressões numéricas de forma adequada. Veja se resolveram adequadamente cada expressão e se seguiram a ordem de resolução.

Propósito: Observar se os alunos compreenderam como organizar e resolver uma expressão numérica envolvendo números inteiros.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Comente sobre a atividade realizada, discuta sobre as estratégias de resolução de cada dupla ou trio e ouça os alunos sobre as suas impressões em relação ao jogo.

Propósito: Finalizar a aula com comentários dos alunos sobre o que compreenderam da atividade.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientação: Essa atividade deve ser realizada individualmente. Os alunos necessitam lembrar as regras do jogo e analisar uma situação-problema envolvendo a rodada de Felipe e Maria.

Propósito: Resolver situações problema organizando uma expressão numérica.

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 7º ano :

Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem a resolver problemas com múltiplos e divisores de um número natural, conceituar os números inteiros e racionais como ampliação dos campos numéricos conhecidos, realizar as quatro operações e a potenciação com números inteiros, representar frações e porcentagens de todos discretos ou contínuos e explorar as quatro operações com números racionais positivos na forma decimal.

MAIS AULAS DE Matemática do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07MA04 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano