10812
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 9º ano > Álgebra

Plano de aula - Sistema de equações

Plano de aula de Matemática com atividades para 9º ano do Fundamental sobre Sistema de equações

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Lais Aline Casagrande Pires de Melo

Sugestão de adaptaçãoSugestão de adaptaçãopara ensino remoto
Código do plano (MAT9_06ALG10)
Ferramentas sugeridas- Essenciais: Alguma rede social (Whatsapp, Facebook, etc.) e papel para anotações, régua.- Optativas: Calculadora e tesoura.
Atividade principal- Determine que leiam a situação abaixo e responda o que se pede no tempo que você determinar. Se necessário, envie a imagem aqui disponibilizada. “Um terreno retangular possui uma área de 400m² e um perímetro de 82m.” Se os lados forem chamados de x e y, qual é a expressão que representa a área? E qual é a expressão que representa o perímetro?
Agora tente calcular o valor de cada lado desse terreno.

 

Discussão das soluçõeS

- Normalmente, se quer chegar a duas expressões que juntas formam um sistema para resolver a situação-problema:


- Pode tentar ser resolvida como se pensa na soma e produto das raízes de uma equação do 2º grau se dividirmos a segunda equação por 2: 


-  Mas pode-se usar o método da substituição e assim transformar o sistema em uma única equação do 2ºgrau onde as raízes devem ser testadas ao final:

x² - 41x + 400 = 0

Por uso da fórmula:

Encerramento

Faça um encerramento dizendo que todas as vezes que temos duas incógnitas para descobrir, precisamos pensar em pelo menos duas equações e, assim, configurar um sistema de equações.

Raio X

Determine que tentem realizar sozinhos, mas se coloque à disposição para orientar suas respostas, a situação similar:“Quais são os dois números naturais tais que a diferença entre eles é igual ao dobro do menor número e o produto desses números é igual a 192”.

Sugestão Enviada Por: Fabio Menezes


Código: MAT9_06ALG10

(EF09MA09) Compreender os processos de fatoração de expressões algébricas, com base em suas relações com os produtos notáveis, para resolver e elaborar problemas que possam ser representados por equações polinomiais do 2º grau.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Álgebra do 9º ano:

Com o plano de aula sobre álgebra os alunos aprendem como explorar a fatoração de termos com fator em comum, diferença entre dois quadrados e trinômio do quadrado perfeito, relacionando-os com os produtos notáveis; resolver equações quadráticas; explorar o uso da proporcionalidade entre grandezas de diferentes espécies; analisar regularidades que levem à representação algébrica de uma função; explorar o conceito de função e sua representação gráfica.

MAIS AULAS DE Matemática do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas