10811
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 9º ano > Álgebra

Plano de aula - O uso das tecnologias na construção do gráfico de funções

Plano de aula de Matemática com atividades para 9º ano do Fundamental sobre Aplicativo Gráfico da Função

Plano 10 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Rodrigo Antonio Fernandes Pires de Melo

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Rodrigo Antonio Fernandes Pires de Melo

Mentor: Telma Regina França Rosso

Especialista de área: Sandra Amorim

Habilidade da BNCC

EF09MA06- Compreender as funções como relações de dependência unívoca entre duas variáveis e suas representações numérica, algébrica e gráfica e utilizar esse conceito para analisar situações- problemas que envolvam relações funcionais entre duas variáveis.

Objetivos específicos

Desenvolver o uso das tecnologias na construção do gráfico de funções.

Conceito-chave

Aplicativo Gráfico da Função.

Conhecimentos que a turma deve dominar

Construção e análise de gráficos de funções.

Recursos necessários

Lápis, papel, borracha e computador ou smartphone.


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (slides 3 a 6).

Orientações: Deixe que os alunos façam a leitura do slide e auxilie os alunos no aprendizado da utilização básica da interface do GeoGebra.

Propósito: Apresentar o aplicativo gráfico GeoGebra.

Discuta com a turma:

  • Qual a vantagem do uso de uma ferramenta tecnológica para a construção gráfica?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (slides 3 a 6).

Orientações: Deixe que os alunos façam a leitura do slide e auxilie os alunos no aprendizado da utilização básica da interface do GeoGebra.

Propósito: Apresentar o aplicativo gráfico GeoGebra.

Discuta com a turma:

  • Qual a vantagem do uso de uma ferramenta tecnológica para a construção gráfica?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (slides 3 a 6).

Orientações: Deixe que os alunos façam a leitura do slide e auxilie os alunos no aprendizado da utilização básica da interface do GeoGebra.

Propósito: Apresentar o aplicativo gráfico GeoGebra.

Discuta com a turma:

  • Qual a vantagem do uso de uma ferramenta tecnológica para a construção gráfica?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (slides 3 a 6).

Orientações: Deixe que os alunos façam a leitura do slide e auxilie os alunos no aprendizado da utilização básica da interface do GeoGebra.

Propósito: Apresentar o aplicativo gráfico GeoGebra.

Discuta com a turma:

  • Qual a vantagem do uso de uma ferramenta tecnológica para a construção gráfica?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Peça que os alunos façam leitura da situação- problema e em duplas resolvam sem que haja intervenções. Caso algum aluno apresente dificuldades no uso do aplicativo GeoGebra auxilie-o com a ferramenta.

Propósito: Desenvolver a análise do gráfico da função com auxílio de recursos tecnológicos.

Discuta com a turma:

  • Quais as diferenças em construir um gráfico através do aplicativo ao invés do papel?
  • É possível construir qualquer tipo de gráfico utilizando o GeoGebra?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 7 e 8).

Orientações: Peça que os alunos façam leitura da situação- problema e em duplas resolvam sem que haja intervenções. Caso algum aluno apresente dificuldades no uso do aplicativo GeoGebra auxilie-o com a ferramenta.

Propósito: Desenvolver a análise do gráfico da função com auxílio de recursos tecnológicos.

Discuta com a turma:

  • Quais as diferenças em construir um gráfico através do aplicativo ao invés do papel?
  • É possível construir qualquer tipo de gráfico utilizando o GeoGebra?

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 9 a 11).

Orientações: Discutir com os alunos a solução apresentada. Caso algum aluno tenha resolvido de forma diferente, peça que apresente para a turma. Aproveite para discutir com os alunos sobre a influência dos coeficientes angular e linear e estimule os alunos a expor suas conclusões a respeito da análise dos gráficos.

Propósito: Aplicar em uma situação prática os conceitos envolvidos no uso dos recursos tecnológicos.

Discuta com a turma:

  • Qual a facilidade que o recurso tecnológico trouxe na solução do problema?
  • A comparação dos diferentes gráficos é facilitada pelo recurso tecnológico?
  • Quais informações sobre o gráfico são possíveis obter com a utilizando o GeoGebra?

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 9 a 11 ).

Orientações: Discutir com os alunos a solução apresentada. Caso algum aluno tenha resolvido de forma diferente, peça que apresente para a turma. Aproveite para discutir com os alunos sobre a influência dos coeficientes angular e linear e estimule os alunos a expor suas conclusões a respeito da análise dos gráficos.

Propósito: Aplicar em uma situação prática os conceitos envolvidos no uso dos recursos tecnológicos.

Discuta com a turma:

  • Qual a facilidade que o recurso tecnológico trouxe na solução do problema?
  • A comparação dos diferentes gráficos é facilitada pelo recurso tecnológico?
  • Quais informações sobre o gráfico são possíveis obter com a utilizando o GeoGebra?

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 9 a 11 ).

Orientações: Discutir com os alunos a solução apresentada. Caso algum aluno tenha resolvido de forma diferente, peça que apresente para a turma. Aproveite para discutir com os alunos sobre a influência dos coeficientes angular e linear e estimule os alunos a expor suas conclusões a respeito da análise dos gráficos.

Propósito: Aplicar em uma situação prática os conceitos envolvidos no uso dos recursos tecnológicos.

Discuta com a turma:

  • Qual a facilidade que o recurso tecnológico trouxe na solução do problema?
  • A comparação dos diferentes gráficos é facilitada pelo recurso tecnológico?
  • Quais informações sobre o gráfico são possíveis obter com a utilizando o GeoGebra?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Encerre a atividade enfatizando as possibilidades de uso da tecnologia na discussão e análise do gráfico da função. Aproveite este tempo para questionar os alunos sobre sua experiência com o uso deste recurso.

Propósito: Conclusão do assunto abordado na aula.

Discuta com a turma:

  • Quais outras possibilidades de uso de tecnologia na Matemática?
  • Você conhece outro recurso tecnológico que seja utilizado no estudo da Matemática?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Após alguns minutos peça que eles compartilhem suas respostas com a turma. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. Ao final da atividade, comente algumas possíveis soluções. Caso os alunos não tenham acesso ao Geogebra é possível construir os gráficos em uma folha quadriculada e realizar as mesmas análises. Neste caso, será necessário um tempo maior para a execução da atividade.

Propósito: Examinar a habilidade na construção do gráfico com auxílio do programa GeoGebra e da interpretação do gráfico da função.

Discuta com a turma:

  • O uso das tecnologias é importante no estudo da função?
  • Baseado no exercício, a partir da observação de vários exemplos, podemos estabelecer generalizações apropriadas?

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Rodrigo Antonio Fernandes Pires de Melo

Mentor: Telma Regina França Rosso

Especialista de área: Sandra Amorim

Habilidade da BNCC

EF09MA06- Compreender as funções como relações de dependência unívoca entre duas variáveis e suas representações numérica, algébrica e gráfica e utilizar esse conceito para analisar situações- problemas que envolvam relações funcionais entre duas variáveis.

Objetivos específicos

Desenvolver o uso das tecnologias na construção do gráfico de funções.

Conceito-chave

Aplicativo Gráfico da Função.

Conhecimentos que a turma deve dominar

Construção e análise de gráficos de funções.

Recursos necessários

Lápis, papel, borracha e computador ou smartphone.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (slides 3 a 6).

Orientações: Deixe que os alunos façam a leitura do slide e auxilie os alunos no aprendizado da utilização básica da interface do GeoGebra.

Propósito: Apresentar o aplicativo gráfico GeoGebra.

Discuta com a turma:

  • Qual a vantagem do uso de uma ferramenta tecnológica para a construção gráfica?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (slides 3 a 6).

Orientações: Deixe que os alunos façam a leitura do slide e auxilie os alunos no aprendizado da utilização básica da interface do GeoGebra.

Propósito: Apresentar o aplicativo gráfico GeoGebra.

Discuta com a turma:

  • Qual a vantagem do uso de uma ferramenta tecnológica para a construção gráfica?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (slides 3 a 6).

Orientações: Deixe que os alunos façam a leitura do slide e auxilie os alunos no aprendizado da utilização básica da interface do GeoGebra.

Propósito: Apresentar o aplicativo gráfico GeoGebra.

Discuta com a turma:

  • Qual a vantagem do uso de uma ferramenta tecnológica para a construção gráfica?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (slides 3 a 6).

Orientações: Deixe que os alunos façam a leitura do slide e auxilie os alunos no aprendizado da utilização básica da interface do GeoGebra.

Propósito: Apresentar o aplicativo gráfico GeoGebra.

Discuta com a turma:

  • Qual a vantagem do uso de uma ferramenta tecnológica para a construção gráfica?
Slide Plano Aula

Orientações: Peça que os alunos façam leitura da situação- problema e em duplas resolvam sem que haja intervenções. Caso algum aluno apresente dificuldades no uso do aplicativo GeoGebra auxilie-o com a ferramenta.

Propósito: Desenvolver a análise do gráfico da função com auxílio de recursos tecnológicos.

Discuta com a turma:

  • Quais as diferenças em construir um gráfico através do aplicativo ao invés do papel?
  • É possível construir qualquer tipo de gráfico utilizando o GeoGebra?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 7 e 8).

Orientações: Peça que os alunos façam leitura da situação- problema e em duplas resolvam sem que haja intervenções. Caso algum aluno apresente dificuldades no uso do aplicativo GeoGebra auxilie-o com a ferramenta.

Propósito: Desenvolver a análise do gráfico da função com auxílio de recursos tecnológicos.

Discuta com a turma:

  • Quais as diferenças em construir um gráfico através do aplicativo ao invés do papel?
  • É possível construir qualquer tipo de gráfico utilizando o GeoGebra?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 9 a 11).

Orientações: Discutir com os alunos a solução apresentada. Caso algum aluno tenha resolvido de forma diferente, peça que apresente para a turma. Aproveite para discutir com os alunos sobre a influência dos coeficientes angular e linear e estimule os alunos a expor suas conclusões a respeito da análise dos gráficos.

Propósito: Aplicar em uma situação prática os conceitos envolvidos no uso dos recursos tecnológicos.

Discuta com a turma:

  • Qual a facilidade que o recurso tecnológico trouxe na solução do problema?
  • A comparação dos diferentes gráficos é facilitada pelo recurso tecnológico?
  • Quais informações sobre o gráfico são possíveis obter com a utilizando o GeoGebra?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 9 a 11 ).

Orientações: Discutir com os alunos a solução apresentada. Caso algum aluno tenha resolvido de forma diferente, peça que apresente para a turma. Aproveite para discutir com os alunos sobre a influência dos coeficientes angular e linear e estimule os alunos a expor suas conclusões a respeito da análise dos gráficos.

Propósito: Aplicar em uma situação prática os conceitos envolvidos no uso dos recursos tecnológicos.

Discuta com a turma:

  • Qual a facilidade que o recurso tecnológico trouxe na solução do problema?
  • A comparação dos diferentes gráficos é facilitada pelo recurso tecnológico?
  • Quais informações sobre o gráfico são possíveis obter com a utilizando o GeoGebra?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 9 a 11 ).

Orientações: Discutir com os alunos a solução apresentada. Caso algum aluno tenha resolvido de forma diferente, peça que apresente para a turma. Aproveite para discutir com os alunos sobre a influência dos coeficientes angular e linear e estimule os alunos a expor suas conclusões a respeito da análise dos gráficos.

Propósito: Aplicar em uma situação prática os conceitos envolvidos no uso dos recursos tecnológicos.

Discuta com a turma:

  • Qual a facilidade que o recurso tecnológico trouxe na solução do problema?
  • A comparação dos diferentes gráficos é facilitada pelo recurso tecnológico?
  • Quais informações sobre o gráfico são possíveis obter com a utilizando o GeoGebra?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Encerre a atividade enfatizando as possibilidades de uso da tecnologia na discussão e análise do gráfico da função. Aproveite este tempo para questionar os alunos sobre sua experiência com o uso deste recurso.

Propósito: Conclusão do assunto abordado na aula.

Discuta com a turma:

  • Quais outras possibilidades de uso de tecnologia na Matemática?
  • Você conhece outro recurso tecnológico que seja utilizado no estudo da Matemática?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Após alguns minutos peça que eles compartilhem suas respostas com a turma. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. Ao final da atividade, comente algumas possíveis soluções. Caso os alunos não tenham acesso ao Geogebra é possível construir os gráficos em uma folha quadriculada e realizar as mesmas análises. Neste caso, será necessário um tempo maior para a execução da atividade.

Propósito: Examinar a habilidade na construção do gráfico com auxílio do programa GeoGebra e da interpretação do gráfico da função.

Discuta com a turma:

  • O uso das tecnologias é importante no estudo da função?
  • Baseado no exercício, a partir da observação de vários exemplos, podemos estabelecer generalizações apropriadas?

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Álgebra do 9º ano :

Com o plano de aula sobre álgebra os alunos aprendem como explorar a fatoração de termos com fator em comum, diferença entre dois quadrados e trinômio do quadrado perfeito, relacionando-os com os produtos notáveis; resolver equações quadráticas; explorar o uso da proporcionalidade entre grandezas de diferentes espécies; analisar regularidades que levem à representação algébrica de uma função; explorar o conceito de função e sua representação gráfica.

MAIS AULAS DE Matemática do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09MA06 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano